Notícias

Novo Bluetooth 5.0 será 2x mais rápido e 4x mais amplo

A Apple foi uma das primeiras a adotar o Bluetooth 4.0 e também as suas atualizações. Então, não seria absurdo imaginar que o próximo iPhone a ser lançado no segundo semestre de 2016 já venha com o novíssimo padrão da indústria: o Bluetooth 5.0.

Está semana, o grupo que regulamenta o protocolo Bluetooth anunciou que a nova versão do padrão (a 5.0) trará ótimas melhorias. Será duas vezes mais rápido que seu antecessor e será capaz de quadruplicar a distância máxima de captação, o que significa que você poderá se distanciar mais do acessório, sem que a conexão sofra falhas.

Mas os maiores beneficiados disso tudo deverão ser os dispositivos de automação doméstica, a chamada “Internet das Coisas“, que cresce cada vez mais, principalmente nos EUA. O Bluetooth também é usado nos iBeacons, dispositivos para determinar a localização do usuário dentro de um lugar fechado.

É sempre bom lembrar que, mesmo que o novo iPhone venha com o novo padrão, ele só funcionará em sua plenitude com acessórios também compatíveis, coisa que só deve começar a aparecer no mercado em grande quantidade em 2017.

E não, o novo padrão provavelmente não fará com que o iPhone permita transferência de arquivos entre celulares de marcas diferentes. Em tempos de internet, isso nem é mais necessário.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabio Ferreira

    Ótima novidade!!!

  • Lukas Podolski

    Quem nao tem iPhone sempre vem sempre com o mesmo discurso: ” O Bluetooth dele é bloqueado, não da pra transferir arquivos, celular fechado, pra que tem então?”

    • Jefferson Soares

      Algumas pessoas apenas têm para ostentar. Infelizmente.

    • Fabio Correa

      O bluetooth do iPhone é bem limitado é difícil de se conectar a outros dispositivos, mas é o preço q se paga pela segurança

  • Luciano Assunção

    “Em tempos de internet, isso nem é mais necessário.
    ” necessário não é, mas é uma mão na roda você poder contar com transferência de arquivos imediata. Eu sempre que posso utilizo o AirDrop, por exemplo, já que consigo transferir arquivos de maneira rápida, sem compressão e sem depender da internet.

    • Jonas

      Verdade , até pq nem sempre a internet está rápida ou as pessoas têm um super plano.
      Ex: Transferir um video de 350mb filmado com o iPhone msm , ou um filme de 600mb não da, se não acaba com a internet do outros. E ter que esperar pra fazer download em casa , é um saco.

  • Alex iPilot

    Depende de hardware ou é apenas software? Porque seria EXCELENTE se já funcionasse no Watch…

    • Mark

      Software

    • Tiago Pimenta

      Está respondido na própria publicação >>> “É sempre bom lembrar que, mesmo que o novo iPhone venha com o novo padrão, ele só funcionará em sua plenitude com acessórios também compatíveis”

      • Alex iPilot

        Isso eu entendi, minha dúvida é se basta um upgrade de firmware (software) ou se requer um hardware diferente para que os devices se tornem compatíveis.

        • Hardware.

          • Alex iPilot

            Valeu! Era o que eu temia por conta do Watch…

  • O AirDrop usa o bluetooth ou usa o wifi? Aliás, quer uma novidade estupenda, esquece bluetooth 5.0, basta a Apple compatibilizar troca de arquivos com gadgets de outras plataformas…

  • Mas entre dois iphones eles se falam né! Posso mandar uma Foto do meu iPhone pra outra pessoa que tem outro iPhone ou nem isso?!