Aplicativos

Facebook Messenger pretende também adotar mensagens encriptadas de ponta-a-ponta

Seguindo a atual tendência do mercado, em uma época que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua privacidade, o Facebook pretende replicar no seu aplicativo de mensagens (Messenger) o que já fez no WhatsApp: implementar criptografia de ponta-a-ponta.

Isto significa que, ao enviar uma mensagem pelo aplicativo, ela será encriptada (transformada em códigos embaralhados) e só poderá ser codificada no aparelho da pessoa que receber a mesma mensagem. Isto significa que, se algum hacker ou até mesmo agente do governo tentar interceptar o conteúdo escrito no meio do processo, só conseguirá ler conteúdo indecifrável. Mesma coisa caso alguém tente obter o conteúdo através do hardware, sem possuir a senha do dispositivo, como foi o caso do iPhone 5c de San Bernardino, em que o FBI ficou impossibilitado de pegar informações dele sem descobrir a senha do sistema.

Porém, como no recém anunciado serviço do Google, o Allo, a encriptação não estará ativada por padrão, sendo uma opção para o usuário. O motivo é a aposta nos bots, um sistema de inteligência artificial que “conversa” com o usuário sobre um determinado assunto ou permite incluir funcionalidades no mensageiro. Esses bots precisam “ler” e enviar para um servidor as mensagens dos usuários para funcionarem, e com criptografia isso fica impossível.

Facebook Bots

Ainda não se sabe quando o Facebook adotará essa nova medida de segurança.

via The Guardian

Botão Voltar ao topo