Aplicativos

Facebook Messenger pretende também adotar mensagens encriptadas de ponta-a-ponta

Seguindo a atual tendência do mercado, em uma época que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua privacidade, o Facebook pretende replicar no seu aplicativo de mensagens (Messenger) o que já fez no WhatsApp: implementar criptografia de ponta-a-ponta.

Isto significa que, ao enviar uma mensagem pelo aplicativo, ela será encriptada (transformada em códigos embaralhados) e só poderá ser codificada no aparelho da pessoa que receber a mesma mensagem. Isto significa que, se algum hacker ou até mesmo agente do governo tentar interceptar o conteúdo escrito no meio do processo, só conseguirá ler conteúdo indecifrável. Mesma coisa caso alguém tente obter o conteúdo através do hardware, sem possuir a senha do dispositivo, como foi o caso do iPhone 5c de San Bernardino, em que o FBI ficou impossibilitado de pegar informações dele sem descobrir a senha do sistema.

Porém, como no recém anunciado serviço do Google, o Allo, a encriptação não estará ativada por padrão, sendo uma opção para o usuário. O motivo é a aposta nos bots, um sistema de inteligência artificial que “conversa” com o usuário sobre um determinado assunto ou permite incluir funcionalidades no mensageiro. Esses bots precisam “ler” e enviar para um servidor as mensagens dos usuários para funcionarem, e com criptografia isso fica impossível.

Facebook Bots

Ainda não se sabe quando o Facebook adotará essa nova medida de segurança.

via The Guardian

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • E parar de ver e censurar a conversa dos usuários, ele vai? Pq tenho um grupo de besteira com os amigos e sempre que alguém manda uma foto pornográfica de zuera ele acaba bloqueando ou o link ou a imagem de aparecer, por vezes suspende a conta do cara até ele confirmar. Tem um blog de humor aqui do brasil o pepper que já reclamou tb da censura que anda sofrendo com suas tirinhas no facebook. Então é esse o caminho que o Zuckerberg quer pros produtos dele, um mundo irreal? O Whatsapp já bloqueia links do telegram e outros apps concorrentes, o messeger bloqueia os links que quer na conversa, e o facebook apaga conteúdo conforme sua vontade, fora os boatos da semana passada de manipularem os tradingtops.. e a população “informada” de lá, continua usando.. 50 milhões de mensagens criticando a política do Brasil, mas aceita a política do facebook… #desabafo.

  • Marcelo Ferraz de Souza

    Eu só queria que o Messenger permitisse alterar aquele insuportável som de notificação…

    • +1

      • vc pode alterar o som do WhatsApp
        Abra o zazap e va em:
        Ajustes>Notificações>Som
        ae vc altera o som pro som que vc quiser…

        Se quiser, pode até alterar o som de um contato especifico, como de sua namorada(o) por exemplo. Clique sobre o nome do contato (dentro do WhatsApp), depois em Notificações, Som de Mensagem…

        Já o messenger só permite desabilitar o som… mas não permite troca-lo…

  • Alex iPilot

    Semana passada já começou a aparecer no meu Messenger uma “imagem codificada”, como no Whatsapp, semelhante a um código de barras, mas são arcos de círculo ao redor de minha foto.

    • PoderosoCastig4

      Na verdade aquele código é o seu User_ID do Facebook… Semelhante ao fantasminha do Snapchat, você pode escanear a imagem de alguém (que acabou de conhecer em uma festa, por exemplo) pra instantaneamente adicionar a pessoa no Facebook. Não tá relacionado à matéria.

      • Alex iPilot

        Obrigado pela informação! Não sabia! Bastante prático!

  • Rob Simões 

    Criptografia e bots, coisa que o Telegram já tem há tempos.

  • Giuliano Sosa

    Sou muito mais o Whats app que o telegram, afinal apesar de algumas vulnerabilidades do Whats app é algo que todo mundo tem como facebook