OpiniãoRumores

[opinião] Uma troca de design a cada 3 anos não é algo tão ruim assim para o iPhone

Hoje, a blogosfera tecnológica está noticiando algo que já estava ficando óbvio há algum tempo: o ciclo de mudança do design do iPhone pode aumentar de 2 para 3 anos. Mas não é preciso ser nenhum jornal asiático para concluir que isto já estava prestes a acontecer, bastava olhar em volta e perceber os movimentos da Apple nos últimos meses.

Desde o iPhone 3G, as mudanças de design dos novos iPhones têm seguido um ritmo constante e bem preciso: a Apple lança um novo modelo em um ano, completamente reformulado por fora, e repete o seu exterior no ano seguinte, incluindo um “S” no nome. Foi assim com o iPhone 3GS, 4S, 5s e 6s, todos visualmente semelhantes ao modelo anterior, só mudando os componentes internos que adicionaram mais performance e rapidez ao aparelho.

Primeiras fotos iPhone 3G S

Mas este paradigma parece estar prestes a mudar, e isso ficou um pouco evidente com o novo iPhone SE. Ele é o primeiro modelo a ser a terceira geração usando o mesmo design exterior, apenas mudando os componentes internos. A Apple nunca tinha feito isso até então.

iPhone 5-SE

Os rumores atuais que estão circulando ainda divergem em um ponto aqui, outro acolá, mas todos são unânimes ao afirmar que o design do modelo que será lançado no segundo semestre deste ano não deverá ser muito diferente por fora do que o iPhone 6 e 6s. Como este tipo de rumor nos últimos anos se mostraram uma boa indicação do que está por vir, é bem lógico considerar que realmente o tal “iPhone 7” (ou seja lá como Tim Cook o pretende chamar — talvez iPhone 6sE?) não sofra muitas mudanças no seu exterior, deixando as novidades na sua forma para o modelo do ano que vem, quando a linha iPhone completará 10 anos de vida.

E se querem saber, não acho tão absurdo ficar três anos sem mudanças radicais. O mercado de smartphones está desacelerando e “novidades” no mundo do design de produtos também não são infinitas. Não tem como reinventar a roda todo o ano, a não ser fazer o aparelho ficar cada vez mais fino (em detrimento da bateria). Se lembrarmos a década passada, a moda era lançar telefones cada vez menores, mas depois do StarTAC, não se tinha muito mais para onde correr, e os que tentaram fazer aparelhos ainda menores, acabaram sacrificando a usabilidade. No momento atual, ou lançam algo realmente diferente (como telas dobráveis e coisas que vemos em filmes de ficção) ou então será apenas uma releitura do “mais do mesmo“.

Mas isso não significa que as gerações estacionaram. O iPhone 3G não foi igual ao 3GS, nem o 4S igual ao 4. É importante termos evoluções internas constantemente e isso já é uma tradição no mundo da computação há décadas. Mas se formos comparar com os computadores, eles sempre melhoraram o processador, sem mudar o aspecto exterior. Aliás, foi a Apple quem deu uma mexida nesse sentido em 1998, quando lançou um computador que não era bege, e nem era um monitor ligado a uma torre. Por alguma razão, aceitamos que computadores fiquem 5 anos sem mudar seu design exterior, mas quando isso acontece com um celular, o chamamos de ultrapassado. Por que isso?

Eu acredito nestas evidências que indicam que a Apple lançará pelo terceiro ano consecutivo um iPhone com o mesmo design. E não vejo razão para acharmos que isso seja algo ruim.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    Não é algo ruim. Mas é algo chato, assim como cada movimento estratégico realizado pelo Sr. Tim Cook desde 2011! Demorou algum tempo, mas a Apple tá pegando o espírito desanimador e pragmático do seu CEO. #triste

    • Arthur

      #triste

    • Estanislaw Duarte

      #triste

  • Arthur

    Nossa. Senhora. Que coisa péssima. Steve Jobs, mais uma vez, se revirando no túmulo. Impressionante a diferença que um gênio faz, não é mesmo?
    De qualquer sorte, acho extremamente problemático esse conformismo. O design é algo tão importante, e sinceramente… existem sim infinitas possibilidades dele – é algo óbvio. Ninguém quer que “invente a roda” todos os anos – até porque entre um modelo mais reto (5) e outro mais curvilíneo (6) não teve nenhuma roda inventada; só algum tipo de respeito pelo consumidor que preza pela mudança, pelo design, por qualquer tipo relevante de inovação.
    Isso sem contar o que não deve causar naqueles que têm ojeriza ao design do 6 – como eu. Mais um ano convivendo com essa aberração…

    • Celso Aimola

      Também acho o 6 horrivel: estou com ele na mão e pensando: um celular que nasceu pra ser usado com capa, pois escorrega que é uma beleza. Isso é design digno da Apple?

      • Pois é, a primeira tela quebrada da minha vida foi a do iPhone 6+

        • Emmano Frota

          Igualmente

    • Estanislaw Duarte

      Parei no 5S e não me esforcei e nem me interessei pelo 6… Coisa horrível… Parece celular de pobre(não financeiramente).

      • Gustavo Zanandrea

        Pobre . Nossa,essa tu forçou hein ?

        • Estanislaw Duarte

          É uma opinião pessoal, igualmente acho forçado quem acha o design bonito. 😉

      • Leonardo Adams

        Sem querer ofender, só opinião. Pra mim o 5s é que parece de pobre, ele é grosso, ultrapassado, pequeno, de acabamento inferior e tem cara de velho perto de qualquer celular atual. O 5se veio dar um salvada em quem tem 5s. Pra mim esse modelo morreu faz tempo. Quando eu tinha ele na época do lançamento, lá em 2013, eu já achava ultrapassado visualmente.

        • Estan Duarte

          Leonardo eu já tenho essa impressão com o 6 kkk… Incrível essa questão de gosto. Eu não curto muito o design que o 6 lançou, parecido com os galaxys, o formato de saboneteira achatado, somado com as linhas das antenas, acho estranho demais. E a pegada dele na mão, parece algo mais espesso do que parece visualmente.

      • Kleyson Klesller

        Parece, só parece que o amigo curte um status!

        • Rafael Valentim

          Qual seria o problema do cara curtir um status? Como se ninguém curtisse…

          Não concordo com a opinião dele, mas nem por isso vou ficar especulando.

        • Estanislaw Duarte

          Não é status, e sim identidade visual de aparelho, aquele mimo que você pagou caro por gostar dos detalhes, e nisso o iPhone 6 me incomoda.

          • gabriel bez

            Para mim o design do 5s é o mais bonito de todos já lançados, o 6 deixou a desejar

  • Henrique Mafra

    Pra mim o Design do iPhone 3 anos esta bom, com os preços que custa o aparelho hoje e as novidades poucas acho inviável antes de 3 anos trocar, só troco mesmo quando o iOS deixa de ser atualizado para o aparelho. Mais acho que seria bom se investissem no iOS que acho que falta muita coisa interessante que tem no jailbreak e Android que poderia ter. Além desses serviços da Apple que são lentos como upload do iCloud Drive.

  • Rei

    Jogada de mercado. Lançaram rumores para baixar a expectativa do público, fazendo com o que estiverem para lançar seja um espetáculo.

    • Gabriel Moura

      Deus te escute, ou melhor Jony Ive

    • Antigamente era assim, não existiam vazamentos, os rumores eram poucos e a satisfação era garantida.
      Agora com tantos rumores, mesmo que sejam chutes, podem acabar acertando uma coisa ou outra, noque da aquele ar de: “ah, já sabia ?”.

      • Fernando

        Discordo..absolutamente sempre tiveram muitos rumores.. desde o 3g.. 3gs.. a gente sempre sabia quais seriam as grandes novidades antes..

        • Mas ainda assim, sempre tinham coisas pra nos surpreender, inclusive design que eram poucas as opções de rumores a respeito.

  • Celso Aimola

    Isso é péssimo para um empresa que lança um ou dois modelos por ano! Se tem uma empresa que TEM de mudar, mesmo que a cada dois anos, é a Apple!
    É JUSTAMENTE pelo mercado desacelerar que tem de mudar: os outros já são a prova d’Água, com vidro que não quebra, bateria que dura muito, etc, e se eles vierem com “mais do mesmo” quem tem um iPhone 6, por exemplo, não terá motivos pra trocar…
    Dois anos com o mesmo design faz com que muitas pessoas comecem a olhar para outras marcas e pensar:
    QUE LEGAL! QUE BONITO! PUTZ, NÃO MOLHA?
    SAMSUNG deve estar sorrindo de orelha a orelha com a possibilidade de um modelo ser relançado pelo TERCEIRO ANO seguido…

    • Titanium

      mas ainda assim, as outras marcas não tem o iOS que na minha opnião ainda é o sistema mais amigavel, fluido e bonito e eles não são realmente a prova d’água, são só resistentes, mas isso o iphone também é, a apple só não fala isso pra galera não sair por ai tirando foto em baixo da água e estragar o celular igual acontece com a samsung q teve amigo meu que estragou o celular assim, demorou uns messes para estragar mas aconteceu e a garantia custou a trocar, pois na propaganda dizia que era a prova d’água então acabaram cedendo depois de insistir muito

      • Felipe

        Depende, qual aparelho é o do seu amigo? Tem alguns que são sim A PROVA dagua, e tem alguns outros que são apenas RESISTENTES. Depende da classificação dele.

        • Wilan

          Ser a prova dagua pra mim é o de menos, na minha lista de prioridades isso está no fim, mas que a Apple precisa melhorar precisa, porque o iOS também não anda melhorando tão rápido como a concorrência, ele ainda é o melhor disparado na minha opnião, mas está andando a passos bem lentos

      • Luiz Fernando

        Não amigo, o S7 é realmente à prova dágua

        • Titanium

          bem, no caso o dele era o Galaxy S5 que diziam ser a prova d’água na propaganda mas mesmo assim estragou

  • Cauê Basso Pucci

    Ótimo! Assim não se perde todos os acessórios como capas, docks, etc por uma mudança de design.

    • Anderson Prado

      Depende! Se no próximo aparelho vim com o conector Tipo C, aí já era as docks.

    • Wilan

      Por mim pode ser, o numero de usuarios que usam esse tipo de acessorio com dock hoje em dia é baixo, capas? Hoje são descartáveis, pra mim hoje o p2 não serve pra nada, mas isso é pra mim.

  • Diego Azevedo

    O StarTAC tem 2 décadas já…

    Bem, Acho algumas decisões da nova Apple vêm sendo bastante interessantes. O próprio iPhone SE é uma delas, oferecendo o hardware mais moderno no iphone mais barato. Menos mudanças de design podem ser interessantes também, pois dá mais tempo de refinar ideias que realmente tragam benefícios, ao invés de apenas arredondar as bordas e diminuir a bateria.

  • Bruno Mello

    Eu gosto bastante do design do 6, pra mim é o melhor design feito até hoje pela apple, tem uma ótima pegada, principalmente pelas bordas arredondadas, mas como disse, é a minha opinião.

    • imLuciano

      Eu acho lindo, mas a usabilidade é uma porcaria. Não dá pra segurar o celular sem capa, do contrário ele arrisca a escorregar e cair.

      • Fábio Silva

        Eu gostaria de um iPhone do tamanho do 5S, mas com o design do 6S.

        • Andre Bilha

          No Aliexpress tem varias dessas tampas a venda.

        • Henrique A.

          hehe, e eu preferia um iPhone do tamanho do 6S, mas com o design do 5S.

        • Caio Ferreira

          eu tambem, tela e design do 6 no tamanho do 5s=perfeito

      • Bruno Mello

        Eu nunca usei sem uma case, então não posso te falar, mas vou testar!

      • JanjaBoy

        Todos os iPhone escorregam. Desde o primeiro já escorregava, o segundo (3G), também escorregava, o 3Gs escorregava também, o iPhone 4 escorregava e quebrava o vidro da tela ou de trás, o 4s também, o 5, o 5S, o 6, o 6s escorregam e, o SE escorrega como o 5/5s.
        Essa característica não é exclusividade do iPhone 6/6s
        Estou escrevendo no iPad que escorrega e muito!

        • Tarlan Brunet

          Em um breve momento de descuido qualquer celular/smartphone pode deslizar da mão e se espatifar no chão, mas o 6 é danado pra isto. Você tá lá digitando e de repente parece que tem algo puxando para baixo. É preciso segurá-lo firme mesmo. Digo porque vim de um 5s e passei pro 6s e nem se compara a “escorregabilidade” do 6, que preciso usar com capa (algo que odeio, mas me vi obrigado; para ter o telefone realmente seguro nas mãos).

          • Henrique A.

            Ta aí um bom item para a Apple acrescentar nas “features”: índice de escorregabilidade!

            • Leticia Barreto

              Melhor comentário

        • Estanislaw Duarte

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Salun Marvin

          Eu já tive o 3G, 3GS, 4, 5S, 6 e 6+. O único que eu nunca deixei cair foi o 6+. Fora o 4 que caiu e quebrou a tela pelo menos 3 vezes. Meu irmão e um amigo têm o 4S, ambos com telas quebradas pelo menos duas vezes.
          De todos iPhones que já tive, o único que eu tive realmente problemas com quedas, foi o 4. E o 6+ nunca caiu.

        • Alex iPilot

          Mas uma coisa eu digo, e NUNCA usei capa ou película (apenas agora no 6+ quando embarco uso uma capa tipo livrinho), esse iPhone 6+ é MUITO MAIS resistente à marcas de quedas e riscos na tela principalmente… A tela não risca! Percebo o mesmo pelas PORRADAS que já dei na Safira do Watch…

          • “marcas de quedas e riscos”

            Não mais que o iPhone 5 preto. Aquele bastava olhar pra ele e já arranhava.
            Meu iPad mini 1 (com o mesmo acabamento em preto) já veio riscado dentro da caixa…

            • Alex iPilot

              Não, iLex, eu disse que o 6+ e o Watch safira são MAIS RESISTENTES… Principalmente as telas!
              Aquele 5 preto era uma tragédia…Quebrei 2 telas…

          • No verão fica mais fácil usar ele sem capinha porque a mão está sempre umida e ajuda a segurar um pouco, mas é só a temperatura abaixar um pouco que começa a escorregar..
            Sempre tive pavor a capas e películas, mas já me rendi às películas e pelo menos uma vez por semana saio com a capa.
            Pago caro num telefone pra logo em seguida esconder ele numa capa que atrapalha a colocar e tirar do bolso

            • Alex iPilot

              Eu sempre digo que a Apple pode melhorar muito olhando a concorrência, como ela já vem fazendo de maneira discreta, ultimamente… Eu tenho um laptop-tablet da Dell (ele vira a tela completamente para trás) e o acabamento dele é visualmente idêntico ao prateado do iPhone mas ele tem uma cobertura de teflon incolor nele todo, fazendo o toque ser “emborrachado”… Perfeito!

            • Então, confesso que já considerei muito tentar colocar papel contact nele pra mudar o toque. Mas tenho quase certeza que vai ficar estranho e sair rápido.

            • Alex iPilot

              Com paciência e habilidade no estilete eu recortaria FITA DUPLA FACE e aplicaria apenas nas laterais, envolvendo toda a borda arredondada… Depois com um pano bastaria remover um pouco da cola da fita, colando e descolando o pano, sem deixar fiapos… Isso deixaria as bordas com um “grip” para ele não escorregar.

            • Esteticamente não sei se ficaria bonito, o contact daria um aspecto brilhante pra ele, a dupla face apenas nas laterais ficaria estranho

        • Luciano Assunção

          Eu tive todos e o único que é definitivamente impossível usar capa é o 6. Os outros também não eram mil maravilhas, mas eu sentia mais segurança do que com o 6s. Eu realmente não posso tirar uma foto com uma mão, do contrário do 5s, por exemplo. Enfim é algo mt pessoal, não dá pra discutir, mas o formato arredondado do iPhone deixa o que já era difícil impossível.

        • Marcelo

          Triste isso mesmo! Gastar uma grana em um celular e já sair da loja procurando capinha e película de vidro porque segurar ele com a mão é suicídio!

          O pior é que muda completamente a sensação de utilizar o iPhone 6 sem capinha, mas ele escorrega TANTO que é um misto de prazer com medo de deixar cair e pagar 500 reais em uma tela.

          Quero saber um dia que farão celulares – não só a Apple – o qual possamos usá-lo sem capinha, aproveitando todo o seu design e potencial, sem medo de ser feliz!

          O pior é que no 6 ainda colocaram aquela câmera pra fora que parece que vai arranhar aquela lente todinha! Como pode?

          • Alexander

            500 reais só? É pirata

  • Alex iPilot

    Não é tão ruim para um celular “comum”, mas é péssimo para um produto Apple… A menos que admitamos que a magia acabou, que não há mais o “diferencial Apple”. Na minha opinião, admitir isso é ruim, mas verdadeiro, e fico triste. A Apple perdeu seu “timing”… A concorrência saiu disparando para todos os lados, numa briga até covarde, sim, TODOS contra um, mas nesse tiroteio acabou por acertar várias vezes, como a tela com bordas arredondadas e funcionais, coisa que seria esperada da “Apple do passado”… O que acontece agora? A Apple ficou acuada em seu design! Sem a inspiração e a velocidade de materialização do passado, o que ela lançar agora será cópia da concorrência! A solução: não lançar design novo! Triste…

    • Paulo Getirana Cotta Junior

      Confesso que gostaria de entender onde está o funcional nos celulares com bordas “usuais”. Toda vez que eu pego em um Galaxy Edge eu penso o quanto é inútil essas bordas, apesar de ser relativamente bonito.

      • Alex iPilot

        Claro, as bordas foram apenas um exemplo, o ponto central é a inovação no design, funcional para alguns mas não para outros, o que é perfeitamente normal… Outro exemplo são os pequenos leds piscando cores diferentes, com significados diferentes, na tela apagada do Galaxy: simples, inteligente e funcional como os projetos da Apple sempre foram…

        • Conde De La Roche, o benfeitor

          Você falou, e eu me lembrei. Há muito tempo tive um Android (não lembro o modelo), e ele tinha um pequeno LED acima da tela e era possível até configurar a cor do LED piscante conforme o aplicativo.
          Por exemplo, SMS configurei pra piscar verde, facebook azul, lembretes e calendário vermelho, chamada perdida amarelo. De longe já dava pra perceber que tinha notificação.
          No Galaxy S2, quando pegava o celular na mão, se tivesse alguma notificação, ele dava uma vibradinha. Como vc disse, são coisas simples e funcionais e que agradam.

  • Romario Araújo

    O forum está off no tapatalk. 🙁

  • Marcio Gomes

    Ótimo !
    Assim vc fica com seu aparelho ainda mais valorizado por ainda mais tempo, só acho que pra isso deveria ter no mínimo versatilidade do Android.

  • Jefferson Soares

    Só vou trocar o 6s Plus por um iPhone com tela AMOLED e bateria superior (de verdade).

    • Glaucio Bastos

      entao melhor você esperar sentado ou vai comprar um galaxy S7 Edge logo… ele seria um iphone perfeito se rodasse ios, rsrs

  • Fabio Correa

    Descuple, mas penso diferente da matéria.
    A geração atual é mais impaciente que a geração anterior.
    Se a Apple insistir em manter o mesmo visual por 3 anos e com poucas novidades como ocorreu do 6 para o 6S, terá grandes problemas e perderá mercado. Hoje eu só não troco o iPhone 6S pelo Galaxy S7, por causa da segurança do iOS e do suporte da Apple. Porém, o Galaxy S7 é mais completo e bonito do que o iPhone 6S.
    Eu não trocarei meu iPhone pelo 7, aguardarei o iPhone 7S, 8, ou 10 (10 anos). Acredito que muitos pensaram como eu. Até porque o iPhone está caro demais.

    • Anderson Camões

      O galaxy é realmente muito mais bonito, minha irmã tem um. As fotos tb são muito melhores.
      Não troco porque confio no IOS e tb porque perderia o Apple Watch.

  • Lu Lu

    Eu adoro o design do iPhone como é. O que me deixa insatisfeito é apenas a falta de inovação e novidades no iOS,esse sim que nunca mudou desde o dia em que existiu.

    • mark

      Nossa.. Discordo TOTALMENTE! O iOS mudou e muito. E para melhor.

  • Carlos Muniz

    Saudades, StarTAC! Era o iPhone dos anos 90, quando ter um celular pequeno era onda.
    Quanto a Apple manter o design dos iPhones, acho bom. Só não concordo com essa fixação deles em afinar o aparelho e consequentemente, termos uma bateria que dura menos.

    • Alexander

      Quando a apple fizer um iphone do tamanho do celular do zoolander vai ser um sucesso
      http://imgur.com/HyeCbg0

  • Lampião

    Custo em acreditar nesta falta de mudança do iPhone por três anos, embora todos os veículos estejam noticiando. Todos perdem com isso: os sócios da apple, os usuários e, até mesmo, os blogs especializados, como é o caso do nosso querido BDI, que sofrerá uma substancial queda de acessos diante do mesmismo em que a Apple se encontra.

    • Saulo Rogério

      Quer dizer que os blogs deixarão de noticiar porque um celular não muda seu design por um certo período? Nada haver!

      • Lampião

        Não foi isso que eu falei. Leia de novo e interprete. Vlw

  • Que tire aquelas “listras” do iPhone e está tudo certo o/ Pra mim o design do iPhone 6 foi o pior justamente por isso, e o melhor, do 5 por ter um ar ou detalhes que realmente dão um charme no aparelho (bordas chanfradas, cortadas a diamante etc c: )

  • 9L

    Acho que menor que o Motorola “baby” ou “vader” (sei lá), não existia ?

  • Anderson Camões

    Se for pra manter esse design do 6…
    Muito feio, comprei porque sempre quis um iPhone com tela maior, no caso optei pelo plus.
    Essa protuberância da câmera para fora é muito feia. Depois de celulares como o 4 e o 5, ambos muitos bonitos, esse 6 deixa muito a desejar.

  • Meu Helicoptero Minha Vida

    Melhorar a bateria urgente. Esquece o resto. Ja ta otimo

    • Francis

      Também acho.!!

  • André

    Está na hora de mudar o design do sabonete esmagado. ?

    • Estanislaw Duarte

      Alguém pensa junto comigo kkkkkkkkk

  • Welington

    Jobs tinha um conceito de que as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos para elas, e realmente o iPhone 4/4s5/5s seguia esse conceito, você olhava para esses aparelhos na epoca ( eu até hoje ) e notava o belo design e acabamento, era impulsionado a comprar, mas o design do iPhone 6/6s para mim parece algo que ficou inacabado, não transmite esse impulso, estava até com perspectiva de que a Apple ia colocar um detalhe nele, não mudar completamente mas algum detalhe para melhorar isso, mas pelo visto não.

    • Estanislaw Duarte

      Concordo.

  • Danilo

    Apple caiu na realidade,essa ultima queda nas vendas do iPhone deve ter aberto o olho de muita gente por la.Não tem mais como convencer as pessoas que todo ano tem que trocar de celular.
    Com a computação foi a mesma coisa.

  • Leonardo

    muitos criticando o design, a suposta “falta de inovação”, ou “benefícios dos SAMSUNG”. Aham, vai lá e compra um então pra ver como é bom! E digo mais, esses ainda vão ser os primeiros nas filas pra ter o novo iPhone 7, ou como quer que ele se chame. Certeza.

    • Saulo Rogério

      O comentário mais verdadeiro de todos aqui, todos ficam com mimimi e no final acabam sempre com um iPhone na mão!

    • Alex iPilot

      Sempre usei iPhones mas só dou Samsung de presente: todos gostam, sabem usar, e podem fazer TUDO com o celular… As tais limitações que a Apple IMPÕE (sem entrar aqui no mérito) são decisivas para mim, pois não quero “forçar” alguém à elas só porque foi presente… 😉

      E acrescento: o que me segura mais agora à Apple é o Watch! E vale! A “armadilha” me pegou, rsrsrs…

    • Leticia Barreto

      Comentário mais realista !

  • Glaucio Bastos

    O Suporte do S7 está espetacular, procure saber do samsung concierge. eles até buscam o celular na tua casa e te deixam um s7 emprestado até consertarem o seu!

    ainda uso iphone mas to juntando dinh pra comprar meu S7 à vista.
    serio, hoje em dia não tem porque ser fiel a marca nenhuma…
    você perde algumas coisas no ios mas ganha ganha muitas outras no android.
    tenho tudo da apple, mas hoje isso esta claro pra mim, mesmo perdendo a interação com meu mac com iphone por Handoff

  • MalcriadoSP

    Apple tá mesmo se esforçando pra ser a futura Blackberry. Com essas decisões vai acabar perdendo relevância em 3 anos.

    • Saulo Rogério

      Até parece, Apple sempre será Apple!

      • MalcriadoSP

        Os executivos da Blackberry (ex-RIM) também falavam isso. Steve Ballmer também desdenhou na época do Windows Mobile, dizendo que ninguém compraria um smartphone sem teclado físico.

        • Rei

          E vale lembrar que a Apple já passou por uma crise no passado, recuperando-se com o retorno do SJ…

  • Estanislaw Duarte

    Já não basta o iPhone 6 ter marcado a época de iPhone “galaxyado” e causado asco em alguns clientes, atraindo mais usuários de outras fabricantes. O iOS é algo que a Apple deveria ter um olhar mais minucioso, pois o sistema está desleixado com as regras sobre os apps, e ainda assim continua perdendo para o Android em praticidade, pois a fluidez não é mais um diferencial…

    • Rei

      Concordo. É só ler os comentários na internet para observar que a justificativa para se manter no iphone é a preferência/dependência pelo IOS. E pode-se observar também a quantidade de bugs, não implementações e reclamações dos usuários quanto às novas versões.
      Quando muitos usuário afirmam preferir ficar na versão 8.4 do IOS, é para se pensar se a fragmentação da concorrência tem alguma relevância na escolha do sistema operacional.

      E, convenhamos, quando até os chineses cresceram e estão lançando produtos interessantes (cópias do iphone ou não) a Apple não deveria se reinventar e se adaptar para não ficar dependente dos usuários fãs da marca que a compram por comprar.

      • Estanislaw Duarte

        A empresa acha que todos são fãs incondicionais, algo como esse texto ‘apaixonado’ da matéria, que ver com bons olhos a estagnação da Apple em desenvolvimento, seja em que área for(iOS, design), enfim, é algo a se pensar, os produtos da Apple não oferecem diferenciais a curto prazo, apenas usa a prisão de comprar do iTunes, graças a Deus me livrei.

  • Design?
    Nem ligo pra isso.
    Uso o iPhone pelo iOS e pela AppStore.

    O resto é frufru.

  • Francis

    Excelente post! Suscitou comentários muito interessantes da galera. Gostei?

  • Marco A. Matsunaga

    Para mim, o design do 5, 5s e SE é perfeito (até quando não sei…hahahah), acho que ele encaixa perfeito na mão, e é um design de sucesso se não fosse a Apple não estaria relançando o mesmo design, e é correto na minha opinião, dizem que em time que está ganhando não se mexe.

    • Caio Ferreira

      Concordo. só queria que a tela do SE tivesse o mesmo contraste da do 6, o restante é perfeito, não tem mesmo muito o que precisar ficar mexendo

      • Marco A. Matsunaga

        Nem sabia desse detalhe Caio, pois nunca tive um 6… A tela do 5 pro 6 de tamanho eu sei q muda, mas a sua configuração técnica também eh diferente?

        • Caio Ferreira

          Na verdade a densidade de pixels é a mesma mas o 6 e 6s tem uma tecnologia que melhora a visualização de varios angulos e o contraste do 5s é 800:1 e do 6 é 1500:1 … o Preto é muito preto haha

        • Caio Ferreira

          A densidade de pixels é a mesma mas a do 6 e 6s tem uma tecnologia melhor pra visualização de diferentes ângulos e tem contraste de 1500:1 contra 800:1 do SE . . . O Preto é muuito mais preto . . .rss

  • Cizenando G de Lima Junior

    “…a não ser fazer o aparelho ficar cada vez mais fino (em detrimento da bateria).”
    [Minha opinião] – Não é primeira vez, e com certeza não será a última, que vejo esse tipo de comentário. Não discordo dele, acho válido termos uma bateria que dure uma semana ou mais num smartphone. Mas vamos falar especificamente do iPhone:

    Durante anos a Apple vem reduzindo a espessura do aparelho, porém o mesmo sempre manteve o tempo de duração média igual e acho isso louvável. Independente de como cada usuário utilize seu aparelho (e por favor, todos sabemos que se utilizar com mais freqüência e por mais tempo a bateria vai acabar mais rápido) o tempo de permanência dele ligado, na média foi o mesmo em todas as suas versões.

    O que quero dizer é que mesmo com uma bateria menor que a concorrência, as implementações de software (otimização) mantém o iPhone muito bom. Deste modo, se o tempo de 3 anos permitir, além de um design diferente, melhorias no que já é bom, não vejo problema nenhum!

  • Felipe Zanatta Pereira

    Eu mesmo ficaria impressionado se a Apple decidisse por não lançar um novo iPhone este ano, justamente para lançar algo realmente “surpreendente” no ano de 2017, quando fará 10 anos do iPhone.

    Já imaginaram isso? 2016 com o lançamento apenas de um iOS 10 e 2017, um novo iPhone, com um novo iOS?

    São muitas especulações… mas o jeito é aguardar Setembro… e ver qualé a da Apple!

  • Hades666

    Trocava de 2 em 2 anos os iPhones e Macs aqui de casa, vou passar para 3 em 3 anos….sinto muito Apple 😛

  • Don Fanucci

    Eu gosto muito da Apple mas levando em conta custo/beneficio e a concorrência não mais andar um ou dois passos atrás, como antigamente, não consigo evitar de ter a sensação de declínio da marca. Esse tipo de anúncio – pra mim – reforça a idéia…

  • Wilan

    Realmente o 6S foi ridiculo ao meu ver, essa livephotos foi lançada como uma coisa de outro mundo, e parece feature da samsung, você mostra para o amigo uma vez e depois nunca mais, os proprios atalhos usando o forcetouch(3d) são totalmente fora de usabilidade.

  • Não é algo ruim, mas cada dia a luz a apple vem perdendo um pouco do seu charme. Iphone color, iPhone relançado com design antigo, atualizações que mais causam medo do que vontade de atualizar, Novo OSX basicamente com toques estéticos, enfim… Eu sempre assisti às convenções da apple com a maior empolgação do mundo sabendo que naquele momento seria mostrado algo incrível que mexeria com os jornais e com a vida das pessoas nos próximos anos.

    Hoje é feito um hype para eventos que trazem mais do mesmo e menos alterações impactantes.

    Isso me faz pensar uma coisa… É natural a desaceleração de inovações? Talvez. Mas que bate uma saudads imensa da verdadeira alma que movia a Apple (Steve Jobs) ahh bate mesmo…

    E o mercado de ações está sentindo essa saudade também

    • Estanislaw Duarte

      “atualizações que causam medo…” Pura verdade amigo.

    • Estanislaw Duarte

      Acredito que a falta de inovações sempre esteve presente no iOS. Ele nunca lançou algo realmente novo, o que diferenciava mesmo era a estabilidade e a ideia já madura da função, assim foi multitarefa, 3G, thetering, facetime, mms e outros. Hoje vejo uma cobrança grande em comparação com o Android, o que fez com que os engenheiros lotassem o iOS de funções pouco maduras: Maps 3D, Air Drive, Extensões, Multitarefa em tempo real (iOS 9), e outros… Falta regras verdadeiras no desenvolvimento de apps no iOS.

  • O fato de procurarem motivos bons e ruins para esta notícia só mostra que usar um smartphone, deixou de ser utilidade para se tornar um artigo consumista.

    Smartphone tem que funcionar e atender às necessidades. Eles fazem isso atualmente? Sim, atendem e muito! Falta alguma funcionalidade? Sempre irá faltar, mas será que acrescentar algumas coisas novas justifica a troca de celular a cada 1-2 anos?

    Com smartphones tão potentes em termos de hardware que superam PCs, será que é necessário mesmo ter que aumentar suas especificações todos os anos apenas pra ter alguma funcionalidade inédita?

    Enfim, Apple é uma empresa que visa lucro, etc, etc. Mas antes de tudo, tem que pensar nos seus consumidores. Caso esta notícia seja confirmada, com certeza foi feito um estudo de mercado pra atestar que, a grande maioria no mundo, não tem vontade de trocar de sartphone a cada 1-2 anos. Da maneira que são feitos hoje, com atualizações de software, um iPhone durará no mínimo 5-6 anos em pleno funcionamento (meu 5s já faz 3 anos e ainda está em pleno funcionamento, e creio que irá durar mais 3 anos tranquilamente).

  • Deivd Thonni

    Essa opinião se confirmada poderá desagradar alguns, eu por exemplo estou achando excelente…
    Sempre senti necessidade de trocar de iPhone sempre que saía um novo modelo, acho que vou poder passar mais tempo com o 6. Em tempos de crise meu bolso agradece…
    Só acho que se a apple resolver manter o mesmo modelo esse ano deverá sofrer uma baixa em suas vendas, pois não é possível que só eu pense dessa maneira.

  • Marcello Molleri’

    Não vejo problema, não acho o design do iPhone 5 ultrapassado, lançaram o 5Se e não acho ele feio. Só não sei se é uma boa estratégia de marketing, particularmente acho que não.

    Eu por exemplo, e alguns amigos, trocamos de iPhone a cada 2 anos, comprei o 5 quando saiu, comprei o 6 quando saiu, e caso não haja mudança estética significativa (até por que de hardware o 6 é um bom aparelho) eu não me importaria em passar mais um ano com meu velho e bom amigo iphone 6.

  • Giuliano Sosa

    Acho que já está na hora de mudar o design eu espero o iPhone 7 como algo bem a mais que os outros aparelhos algo que vai ter um diferencial

  • iamyourfather-your mom likes1

    Estão querendo justificar o injustificável…

    O bom é que vão ficar comendo poeira…

  • Gaius Baltar

    Não é algo ruim, mas vai passar uma imagem de que a Apple está parada. É provável uma nova queda nas vendas.

  • Essa ideia do ler é sensacional, lembro de um motorola e380 que tive que era cheio dos leds e possibilitava escolher as cores também.

  • Estanislaw Duarte

    O S5 não oferece proteção na tampa USB, uma falha grave da Samsung, PORÉM o sistema exibe um alerta toda vez que o dispositivo é iniciado. Já o S5 MINI oferece proteção à agua mesmo com a tampa USB exposta.

  • gabriel bez

    O complicado vai ser aguentar os haters (até que a Samsung adote a mesma estratégia) e chatonildos de plantão, que acham que a Apple tem que revolucionar o mundo da tecnologia a cada ano, enchendo o saco com isso

  • ale

    O iphone 3g e o 3gs sempre foram meus favoritos! Parecia um sabonete, encaixava direitinho na mao.