Notícias

iPhone SE: tudo sobre o melhor celular de 4 polegadas do mercado

Finalmente o iPhone SE chegou ao Brasil e já estamos percebendo que há muita gente interessada nele. Um iPhone com a cara do passado, mas com uma notável performance que o fará durar anos. Com o desempenho igual (e em certos casos, até melhor) que o iPhone 6s, mas com preço menor, o SE acaba sendo uma opção lógica para quem quer performance mas não liga para o tamanho da tela.

Confira abaixo todos os detalhes do iPhone SE, para poder decidir se ele é ou não a melhor opção para você.

Introdução

Como os mais antigos já sabem, a Apple demorou bastante para se render a telas maiores em seus celulares. Com o mercado todo apostando nos phablets (dispositivos com tamanho entre telefones e tablets), a maçã acabou ficando constrangida a também apresentar uma opção de tela maior.

Ela resistiu até quanto pôde, aumentando bem pouco a tela do iPhone 5 (passando de 3,5 para 4 polegadas), mas mesmo assim continuou sendo pressionada a aumentar ainda mais. Foi então em 2014 que ela apresentou o iPhone 6 e 6 Plus, com telas bem maiores, se adequando ao resto do mercado. As telas menores, ficavam no passado.

O problema é que nem todo mundo gosta de telas grandes. Muitos reclamaram do fim do investimento em iPhones de 4 polegadas, e estes clientes estavam limitados a comprarem aparelhos antigos (e defasados) se quisessem uma tela menor.

Foi então que a Apple decidiu oferecer uma nova opção para estes usuários, lançando uma versão muito melhorada do antigo iPhone 5s.

Design externo

iPhone SE

Por fora, o novo SE é exatamente igual ao iPhone 5s lançado em 2013, com uma leve diferença de material nas laterais, coisa que a maioria não deverá nem perceber. Ele também é disponibilizado em uma cor a mais: Ouro Rosa, mesma tonalidade do iPhone 6s.

É a primeira vez que a Apple usa o mesmo design em três diferentes gerações de iPhone: iPhone 5, 5s e agora, SE.

iPhone SE

Performance interna

Se na parte de fora ele lembra o passado, em seu interior ele claramente foi projetado para o futuro. Com praticamente o mesmo hardware interno do iPhone 6s, ele é uma fera em pele de cordeiro. Sua performance é muito melhor que o iPhone 6, por exemplo, que é mais caro e tem hardware de 2014.

iPhone SE

Ele se iguala bastante à performance do atual iPhone 6s, sendo mais rápido em alguns casos. A bateria, por exemplo, chega a durar 2 horas a mais que a do 6s, justamente por sua tela menor consumir menos energia. Ela também dura mais que o antigo iPhone 5s, porque o processador A9 consome menor energia que o A7.

O processador interno A9 é exatamente o mesmo do iPhone 6s. Isso faz o sistema ter uma performance extraordinária, o que o torna o melhor e mais rápido smartphone de 4 polegadas do mercado (claro, a concorrência desistiu da ideia de investir em telas menores).

iPhone SE Desempenho

As únicas coisas que não são iguais ao iPhone 6s é a falta de 3D Touch (a função que identifica a pressão física que você faz na tela) e o Touch ID, que no SE é ainda o de primeira geração (mas que é muito bom mesmo assim).

4G/LTE no Brasil

Todo o iPhone SE comprado do varejo oficial no Brasil é compatível com a rede 4G nacional. Mas há modelos vendidos no exterior que não são compatíveis com ele, não funcionando em nosso território.

Para quem pretende importar ou comprar o SE em outro país, deve prestar bastante atenção em escolher o mesmo modelo homologado pela Anatel, ou seja, o A1723. Ele é vendido em toda a Europa, Canadá, China (exceto China Mobile), Hong Kong, Japão, Oriente Médio, Nova Zelândia e Austrália. Nos Estados Unidos, apenas aparelhos da operadora Sprint comprados na Apple Store física (não online) é que funcionarão com o 4G no Brasil. Os comprados diretamente na operadora são bloqueados, mesmo quando comprados pelo preço cheio.

Câmeras de foto e vídeo

A câmera do iPhone SE é um dos grandes diferenciais em relação ao modelo antigo. Adotando os mesmos sensores do iPhone 6s, ela é capaz de fazer fotos em 12 megapixels e vídeos em 4K, além de Live Photos.

A câmera frontal também ganhou o recurso Flash Retina do iPhone 6s, que ilumina a tela intensamente no momento de realizar selfies, servindo como um verdadeiro flash fotográfico. Mesmo assim, ela continua tirando fotos de 1,2MP (como o 5s).

Selfie Flash Retina

Diferenças entre o SE, o 5s e o 6s

Nós fizemos uma tabela comparativa para você visualizar as diferenças entre os diversos modelos. Ela facilitará muito a sua escolha no momento de decidir:

iPhone 5s

iPhone SE

iPhone 6s

Opções de capacidade

16, 32 e 64 GB

16 e 64 GB

16, 64 e 128 GB

Peso

112g

113g

143g

Espessura

7,6 mm

7,6 mm

7,1 mm

Tela

Retina
4 polegadas

Retina
4 polegadas

Retina HD
4,7 polegadas

Contraste da tela

800:1

800:1

1400:1

Definição da tela

326 dpi

326 dpi

326 dpi

Pixels dual-domain

Não

Não

Sim

Processadores

Apple A7 64bits
1.3 GHz

Apple A9 64bits
1.6 GHz

Apple A9 64bits
1.8 GHz

Bateria

1.560 mAh

1.624 mAh

1.715 mAh

Bateria: Tempo de conversação

10 horas em 3G

14 horas em 3G

14 horas em 3G

Memória RAM

1GB LPDDR3

2 GB LPDDR4

2 GB LPDDR4

Câmera fotográfica

8 megapixels

12 megapixels

12 megapixels

   ➜ foco

Automático

Automático com Focus Pixels

Automático com Focus Pixels

   ➜ abertura

f/2.2

f/2.2

f/2.2

   ➜ estabilização de imagem

Digital

Digital

Digital

   ➜ redução de ruídos

Normal

Aprimorada

Aprimorada

Gravação de vídeo

1080p 30 qps

4K 30 qps
1080p 60qps

4K 30 qps
1080p 60qps

Câmera lenta

120 qps

240 qps

240 qps

Ajuste de foco em vídeos

Manual

Automático contínuo

Automático contínuo

Câmera frontal

1,2 MP

1,2 MP

5 MP

   ➜ HDR automático

Só para fotos

Só para fotos

Para fotos e vídeos

   ➜ abertura

f/2.4

f/2.4

f/2.2

   ➜ Flash Retina

Não

Sim

Sim

Compatibilidade com 4G brasileiro

Alguns modelos

Alguns modelos

Todos os modelos

NFC

Não 

Sim, para o Apple Pay

Sim, para o Apple Pay

Wi-Fi

802.11n

802.11ac

802.11ac

3D Touch

Não

Não

Sim

Touch ID

1ª geração

1ª geração

2ª geração

Para ver as diferenças para o iPhone 6, confira esta outra tabela comparativa.

Acessórios

Por possuir exatamente o mesmo design externo, todos os acessórios que serviam no iPhone 5s servem perfeitamente no novo SE, sejam cabos, capinhas, películas ou outros acessórios. Em nossa loja, temos uma variedade de capas para proteger o seu novo SE, assim como cabos Lightning certificados que combinam com o novo modelo Ouro Rosa. ;)

Novos cabos Lightning MFi

Preços no Brasil

Nos EUA, a Apple vende os novos SE por um preço um pouco menor que o que vendia o modelo 5s. No Brasil, adoraríamos ter também esta realidade, mas com a atual crise econômica e política e a disparada que o dólar deu no último ano, as regras nunca são as mesmas.

Para quem for comprar à vista, o modelo de 16GB sai por R$2.429,10 e o de 64GB, R$2.699,10, ambos os preços diretamente na Apple Store, que também parcela em 12x.

iPhone SE

Conclusão

Afinal, vale a pena comprar o iPhone SE?
Na nossa opinião, vale sim. E muito.

É a oportunidade de ter um iPhone com performance de última geração, com preço menor. E o fato de vir com o que há de melhor em hardware atualmente, fará com que ele possa ser usado normalmente por mais de 3 anos. Arriscamos dizer que, a longo prazo, é o smartphone com melhor custo/benefício do mercado. Principalmente se você considerar duas coisas: sistema operacional e valor de revenda. O Android, todos sabemos, apresenta problemas para atualizar depois de 18 meses (o próprio Google só dá suporte durante este período), o que pode piorar de acordo com o fabricante. Já a Apple costuma disponibilizar atualizações durante muito tempo, tanto que até hoje o iPhone 4S (que possui quase 5 anos) está sendo atualizado.

Se você pensar a longo prazo, o iPhone é a melhor opção até mesmo em termos econômicos. Se por algum motivo você decidir revender seu iPhone, ele valerá muito mais que qualquer Android com o mesmo tempo de vida. Um iPhone usado tem preço bom, justamente porque ele dura bem mais, com constantes atualizações que adicionam cada vez mais funcionalidades. Não há muitas outras marcas no mercado que apresentam este benefício.

Muitos estão entre comprar um iPhone 6 e o iPhone SE. Nossa opinião: se você não se importar muito com o tamanho da tela, escolha sem titubear o SE, que é mais rápido e tende a durar mais tempo em termos de atualizações.

Reflita, pense bastante e decida. O que podemos garantir é que você dificilmente irá se arrepender se escolher o iPhone SE. ;)

Botão Voltar ao topo