Notícias

iPhone SE: tudo sobre o melhor celular de 4 polegadas do mercado

Finalmente o iPhone SE chegou ao Brasil e já estamos percebendo que há muita gente interessada nele. Um iPhone com a cara do passado, mas com uma notável performance que o fará durar anos. Com o desempenho igual (e em certos casos, até melhor) que o iPhone 6s, mas com preço menor, o SE acaba sendo uma opção lógica para quem quer performance mas não liga para o tamanho da tela.

Confira abaixo todos os detalhes do iPhone SE, para poder decidir se ele é ou não a melhor opção para você.

Introdução

Como os mais antigos já sabem, a Apple demorou bastante para se render a telas maiores em seus celulares. Com o mercado todo apostando nos phablets (dispositivos com tamanho entre telefones e tablets), a Apple acabou ficando constrangida a também apresentar uma opção de tela maior. Ela resistiu até quanto pôde, aumentando bem pouco a tela do iPhone 5 (passando de 3,5 para 4 polegadas), mas mesmo assim continuou sendo pressionada a aumentar ainda mais. Foi então em 2014 que ela apresentou o iPhone 6 e 6 Plus, com telas bem maiores, se adequando ao resto do mercado. As telas menores, ficavam no passado.

O problema é que nem todo mundo gosta de telas grandes. Muitos reclamaram do fim do investimento em iPhones de 4 polegadas, e estes clientes estavam limitados a comprarem aparelhos antigos (e defasados) se quisessem uma tela menor.

Foi então que a Apple decidiu oferecer uma nova opção para estes usuários, lançando uma versão muito melhorada do antigo iPhone 5s.

Design externo

iPhone SE

Por fora, o novo SE é exatamente igual ao iPhone 5s lançado em 2013, com uma leve diferença de material nas laterais, coisa que a maioria não deverá nem perceber. Ele também é disponibilizado em uma cor a mais: Ouro Rosa, mesma tonalidade do iPhone 6s.

É a primeira vez que a Apple usa o mesmo design em três diferentes gerações de iPhone: iPhone 5, 5s e agora, SE.

iPhone SE

Performance interna

Se na parte de fora ele lembra o passado, em seu interior ele claramente foi projetado para o futuro. Com praticamente o mesmo hardware interno do iPhone 6s, ele é uma fera em pele de cordeiro. Sua performance é muito melhor que o iPhone 6, por exemplo, que é mais caro e tem hardware de 2014.

iPhone SE

Ele se iguala bastante à performance do atual iPhone 6s, sendo mais rápido em alguns casos. A bateria, por exemplo, chega a durar 2 horas a mais que a do 6s, justamente por sua tela menor consumir menos energia. Ela também dura mais que o antigo iPhone 5s, porque o processador A9 consome menor energia que o A7.

O processador interno A9 é exatamente o mesmo do iPhone 6s. Isso faz o sistema ter uma performance extraordinária, o que o torna o melhor e mais rápido smartphone de 4 polegadas do mercado (claro, a concorrência desistiu da ideia de investir em telas menores).

iPhone SE Desempenho

As únicas coisas que não são iguais ao iPhone 6s é a falta de 3D Touch (a função que identifica a pressão física que você faz na tela) e o Touch ID, que no SE é ainda o de primeira geração (mas que é muito bom mesmo assim).

4G/LTE no Brasil

Todo o iPhone SE comprado do varejo oficial no Brasil é compatível com a rede 4G nacional. Mas há modelos vendidos no exterior que não são compatíveis com ele, não funcionando em nosso território.

Para quem pretende importar ou comprar o SE em outro país, deve prestar bastante atenção em escolher o mesmo modelo homologado pela Anatel, ou seja, o A1723. Ele é vendido em toda a Europa, Canadá, China (exceto China Mobile), Hong Kong, Japão, Oriente Médio, Nova Zelândia e Austrália. Nos Estados Unidos, apenas aparelhos da operadora Sprint comprados na Apple Store física (não online) é que funcionarão com o 4G no Brasil. Os comprados diretamente na operadora são bloqueados, mesmo quando comprados pelo preço cheio.

Câmeras de foto e vídeo

A câmera do iPhone SE é um dos grandes diferenciais em relação ao modelo antigo. Adotando os mesmos sensores do iPhone 6s, ela é capaz de fazer fotos em 12 megapixels e vídeos em 4K, além de Live Photos.

A câmera frontal também ganhou o recurso Flash Retina do iPhone 6s, que ilumina a tela intensamente no momento de realizar selfies, servindo como um verdadeiro flash fotográfico. Mesmo assim, ela continua tirando fotos de 1,2MP (como o 5s).

Selfie Flash Retina

Diferenças entre o SE, o 5s e o 6s

Nós fizemos uma tabela comparativa para você visualizar as diferenças entre os diversos modelos. Ela facilitará muito a sua escolha no momento de decidir:

iPhone 5s

iPhone SE

iPhone 6s

Opções de capacidade

16, 32 e 64 GB

16 e 64 GB

16, 64 e 128 GB

Peso

112g

113g

143g

Espessura

7,6 mm

7,6 mm

7,1 mm

Tela

Retina
4 polegadas

Retina
4 polegadas

Retina HD
4,7 polegadas

Contraste da tela

800:1

800:1

1400:1

Definição da tela

326 dpi

326 dpi

326 dpi

Pixels dual-domain

Não

Não

Sim

Processadores

Apple A7 64bits
1.3 GHz

Apple A9 64bits
1.6 GHz

Apple A9 64bits
1.8 GHz

Bateria

1.560 mAh

1.624 mAh

1.715 mAh

Bateria: Tempo de conversação

10 horas em 3G

14 horas em 3G

14 horas em 3G

Memória RAM

1GB LPDDR3

2 GB LPDDR4

2 GB LPDDR4

Câmera fotográfica

8 megapixels

12 megapixels

12 megapixels

   ➜ foco

Automático

Automático com Focus Pixels

Automático com Focus Pixels

   ➜ abertura

f/2.2

f/2.2

f/2.2

   ➜ estabilização de imagem

Digital

Digital

Digital

   ➜ redução de ruídos

Normal

Aprimorada

Aprimorada

Gravação de vídeo

1080p 30 qps

4K 30 qps
1080p 60qps

4K 30 qps
1080p 60qps

Câmera lenta

120 qps

240 qps

240 qps

Ajuste de foco em vídeos

Manual

Automático contínuo

Automático contínuo

Câmera frontal

1,2 MP

1,2 MP

5 MP

   ➜ HDR automático

Só para fotos

Só para fotos

Para fotos e vídeos

   ➜ abertura

f/2.4

f/2.4

f/2.2

   ➜ Flash Retina

Não

Sim

Sim

Compatibilidade com 4G brasileiro

Alguns modelos

Alguns modelos

Todos os modelos

NFC

Não 

Sim, para o Apple Pay

Sim, para o Apple Pay

Wi-Fi

802.11n

802.11ac

802.11ac

3D Touch

Não

Não

Sim

Touch ID

1ª geração

1ª geração

2ª geração

Para ver as diferenças para o iPhone 6, confira esta outra tabela comparativa.

Acessórios

Por possuir exatamente o mesmo design externo, todos os acessórios que serviam no iPhone 5s servem perfeitamente no novo SE, sejam cabos, capinhas, películas ou outros acessórios. Em nossa loja, temos uma variedade de capas para proteger o seu novo SE, assim como cabos Lightning certificados que combinam com o novo modelo Ouro Rosa. 😉

Novos cabos Lightning MFi

Preços no Brasil

Nos EUA, a Apple vende os novos SE por um preço um pouco menor que o que vendia o modelo 5s. No Brasil, adoraríamos ter também esta realidade, mas com a atual crise econômica e política e a disparada que o dólar deu no último ano, as regras nunca são as mesmas.

Para quem for comprar à vista, o modelo de 16GB sai por R$2.429,10 e o de 64GB, R$2.699,10, ambos os preços [eafl id=52814 name=”iPhone SE – Apple Store” text=”diretamente na Apple Store”], que também parcela em 12x.

iPhone SE

Conclusão

Afinal, vale a pena comprar o iPhone SE?
Na nossa opinião, vale sim. E muito.

É a oportunidade de ter um iPhone com performance de última geração, com preço menor. E o fato de vir com o que há de melhor em hardware atualmente, fará com que ele possa ser usado normalmente por mais de 3 anos. Arriscamos dizer que, a longo prazo, é o smartphone com melhor custo/benefício do mercado. Principalmente se você considerar duas coisas: sistema operacional e valor de revenda. O Android, todos sabemos, apresenta problemas para atualizar depois de 18 meses (o próprio Google só dá suporte durante este período), o que pode piorar de acordo com o fabricante. Já a Apple costuma disponibilizar atualizações durante muito tempo, tanto que até hoje o iPhone 4S (que possui quase 5 anos) está sendo atualizado.

Se você pensar a longo prazo, o iPhone é a melhor opção até mesmo em termos econômicos. Se por algum motivo você decidir revender seu iPhone, ele valerá muito mais que qualquer Android com o mesmo tempo de vida. Um iPhone usado tem preço bom, justamente porque ele dura bem mais, com constantes atualizações que adicionam cada vez mais funcionalidades. Não há muitas outras marcas no mercado que apresentam este benefício.

Muitos estão entre comprar um iPhone 6 e o iPhone SE. Nossa opinião: se você não se importar muito com o tamanho da tela, escolha sem titubear o SE, que é mais rápido e tende a durar mais tempo em termos de atualizações.

Reflita, pense bastante e decida. O que podemos garantir é que você dificilmente irá se arrepender se escolher o iPhone SE. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alisson Rocha

    Excelente matéria! Sobre o Touch ID o comparativo que tem lá no site da Apple diz que o do SE é de segunda geração. Qual é o correto?

    • O site brasileiro está mal traduzido e AINDA não foi alterado. Confira na versão em inglês e você verá o correto. 🙂

      • Thiago C. Carvalho

        Esta correto agora no site. 🙂

  • R1SX

    Eu tenho um e não posso reclamar dele, vendi meu 6s pra pegar o SE e não me arrependo, alguns vão dizer que a tela é pequena, design ultrapassado, mas eu acho esse o design mais bonito de todos os iphones lançados até agora sem falar que como ta no post o hardware é excelente. Mas ai vai de cada um, mesmo porque gosto não se discute. E pra finalizar ótimo post iLex.

    • Renato Gomes

      concordo plenamente com tudo que vc disse, inclusive já estou negociando meu iphone 6, 64GB, Gold, para pegar um iphone SE! também acho o design do 5, 5S e SE o mais bonito de todos já lançados!

  • 1bigbolt

    Comprei o meu importado versao A1723 por 1700 temers. Esse preço de lançamento do Brasil é simplesmente uma pa-lha-ça-da.

    • R1SX

      Concordo mas se comparar com o 6s que é outra palhaçada ele não tá tão caro…mas se for pegar o valor dele só realmente ta caro mesmo porque paguei no meu 2300,00 de 64gb A1723.

    • Provavelmente você não pagou imposto nenhum, por isso este ótimo preço.

      • Lucão Arruda

        porque pagar imposto se o governo não fez absolutamente NADA……

        • Eu entendo o seu sentimento anarquista. Mas a solução para um mau governo não é descumprir as leis e sim votar melhor.

          • Elder

            Acabei de comprar um A1723 16G em NY para minha esposa, por 432U$ já com imposto local. Pelo preço que compramos o dollar saiu a R$1.519,00.

            Um absurso o valor que a apple brasileira cobra. independente da crise ou seja la o que for a desculpa. O preço praticado no Brasil é um verdadeiro CRIME.

          • Fernando Coutinho

            Resposta melhor que essa. Merece palmas! O fato de descumprir as leis é completamente errado. Vou pegar um de 64 essa semana por 2500 na fast.

          • Alex Vause

            Eu comprei um SE por £339 em Londres, convertendo pro real na época deu R$1625. Eu descumpri a lei por isso? Eu acho que nao. Porque eu paguei todo o imposto aqui no Brasil quando fiz o câmbio do real pra libra. Pra vc ver que até pagando quase 5x o valor da moeda ainda fica mais barato do que comprar aqui nesse país.

    • Danilo

      O meu com os impostos de Miami e dolar a 3,70 ficou R$1975

      • André Santos

        Comprou quando? Estou monitorando diariamente e não consigo achar nenhuma loja com ele disponível.

      • Marcelo Silva

        Olá amigo…como comprou?

    • ou entao pode ser a hora de comprar um iphone 5s que vai estar mais barato…

      eu tenho o 5s de 32gb que comprei ano passado por 2.400 temers e o iphone se de 16gb ta custando o mesmo preço, entao se eu quizesse investir ficaria na duvida entre um aparelho de mais capacidade x aparelho de mais hardware, tendo em vista que nao usaria metade dos recursos que o SE oferece

      e quando eu comprei o iphone 5s de 32gb comprei por esse tamanho pra ter que fugir de smartphone de 16gb que na atualidade é um tamanho bem pequeno

    • Lucão Arruda

      palhaçada demais

    • Marcelo Silva

      Poxa… como vc fez essa compra..fiquei interessado.

    • chico cheg

      oi, bigbolt o seu iphone SE A1723 é de 64gb??
      Como fez pra comprar?? OBRIGADA!

  • Jorge

    Tbm tenho dúvidas sobre o Touch ID. O do iPhone 6 é de 2° geração?

    • Davi

      Não, só o 6s tem o Touch ID de 2ª geração… Nem o iPad Pro 9.7 tem. Muita mancada da Apple.

    • Alexander

      O touch id ser de geração anterior nem é tanto um problema (quem tem problema cadastra o mesmo dedo várias vezes por exemplo). Essa camerazinha frontal xurumela é que é meio triste. Fora isso, aparelho espetacular…

      Ah… o SE2… com amoled, camera frontal de 5mp e camera traseira de 20 com ois…

  • Francis

    Excelente post! Ajudou muito na minha decisão de comprar um de 64Gb para substituir o meu i6.!!

  • BebosPVH

    Já comprei.. agora é só aguardar chegar 🙂

  • Felipe

    Li o texto todo esperando chegar no fim e ter o aviso que é um daqueles textos patrocinados

    Mas o que eu acho que é a grande diferença mesmo dos iPhones é o conjunto, e a única que hoje pode bater de frente é a Samsung mesmo. Deixa eu explicar melhor:
    Eu tinha um Sony Z3 Compact, o aparelho era bom, mas muito mal construído. Quebrou com água (detalhe: o aparelho é a prova dagua, mas a aconstrução dele era tão ruim que uma pecinha na lateral soltou, e acabou entrando agua ali). Eu não queria gastar muito, então vendo por aí via que todo aparelho tem seu defeito: o X é muito bom nisso e naquilo, mas a câmera… Já o Y, tem uma câmera incrível, mas a potência… No iPhone não, você pode não ter a melhor camêra entre todas, nem a melhor bateria, mas é um conjunto quase perfeito de características tops. Tudo funciona bem.
    Aí tá, decidi vencer meu preconceito e comprar um Samsung Galaxy A5 2016, por R $1350 numa promoção (o aparelho é o que eles chamam de intermediário-top), e é tudo muito bom, é realmente muito bom esse aparelho (e tem até Touch ID haha), mas tem um probleminha: o sistema. Eu tive esperiência bem ruim com a Samsung no inicio do Android, e vou te contar que a experiencia existente hoje é 100% diferente daquele sisteminha velho cheio de bugs e lento. Mas mesmo com tantas melhorias, ele aida demonstra que o software e o aparelho não foram exatamente feitos juntos (coisa que não existe no iPhone). Algumas horas você sente que o Android realmente não foi feito pensando no seu celular, já o iOS é feito para o iPhone.

    Enfim, acho bom é a Apple tomar cuidado, porque a concorrência deu um grande salto nesses últimos anos, e a maçã não mudou muita coisa. Só eles começarem a prestar mais atenção nos detalhes do sistema que a Samsung fica 100%

    • Alan Andreani

      O Problema da Samsung é à má qualidade de seu Hardware e um sistema falho (Android), tirando isso elá tem evoluído e muito, basta agora ela sair do Android e criar um sistema nativo.
      A Samsung sempre ficou de olho na Apple, tanto que ela trabalha para Apple em construção de Chip, parceiras em negócios e rivais em Produtos finais.

  • Sonia Silva

    Já viram o iPad que esta na mesa do Dep. Marcos Rogério? Quem comprou para ele hem?

  • Leonardo VimpriO

    Parabéns pelo texto, muito bacana, mas gostaria de saber qndo vão sortear um e o q devemos fazer para a apple demitir o Ive para que o iOS 10 venha com tema padrão jobs.

    • Alexander

      Vambora fazer um abaixo assinado:

      assine aqui: _________________________________

      • Carlos Dasmer

        hashtag Ive passa no RH

        • Leonardo VimpriO

          kkkkkkkkk… boa! #ivegorh

    • João Vianini

      Acho mais fácil o Tim Cook se demitir do que demitir o Ive.

  • Leonardo VimpriO

    Ué, no site da appel esta falando que o de 16 GB custa R$ 2.699,00 e o de 64GB R$ 2.999,00.
    Diferente do texto acima.

    • Gabriel Guimarães

      o valor a vista tem 10% de desconto

    • Julio Barros

      Leonardo o valor da matéria é referente apagamento a vista, onde tem um desconto se 10% no valor

  • CHC

    Excelente post iLex, parabéns!

    Única decepção quanto SE (Embora ele seja o meu próximo iPhone,
    com certeza) é o Touch ID ser de primeira geração (e olha que eu tinha ficado
    muito animado durante a apresentação onde mostrava que era de 2 geração, uma pena realmente).
    iLex, só faltou mencionar uma coisa, que inclusive achei
    muito bacana e deve ser útil, a possibilidade de se ativar a SIRI sem as mãos.

    • imLuciano

      Cara, não o Touch ID ser de primeira ou segunda não faz diferença nenhuma no uso. Eu tenho um 5s e 6s e prefiro o leitor do 5s rs

      • Confesso que me incomodo quando vou apenas acender a tela para ler as notificações e aí elas somem porque o Touch ID foi rápido demais no 6s.

        • Salun Marvin

          Enquanto isso eu continuo tendo problemas com meu dedo. 5S, 6 e 6 Plus, nunca consegui usar o TouchID satisfatoriamente. 90% do tempo não funciona 🙁

        • Gerinho Faustino

          Eu pensei que fosse o único kkkkk, eu também me incomodo, pra evitar isso eu pressiono o botão power porque o celular é tão rápido mas tão rápido que o Touch ID lê a impressão digital e já vai destravando o celular.

      • Rasico

        Simples. Não atualize. Vou fazer isso nos proximos meus. Infelizmente, não existe uma preocupação da Apple de manter a performance em aparelhos antigos então cabe a voce.

    • HiPhone

      Realmente, o Touch ID é mais “calibrado” no iPhone 6 e na minha opinião a única bola fora da Apple nesse SE foi a camera frontal de 1.2mp que ainda assim vendo alguns videos no youtube de usuários que tiraram fotos usando a frontal não parece ser tão ruim quanto nos números.

  • alexandre m santos

    Sou fã da Apple, tenho vários produtos, mas essa história de ser vantagem porque atualiza durante vários anos é a maior furada. Todos os aparelhos que já tive da Apple e são muitos, ficaram obsoletos devido à atualizações. Então o fato do Google atualizar durante apenas 18 meses talvez signifique honestidade com o consumidor.

    • O iPhone 5s hoje funciona muito bem no iOS 9.3. Claro que ele sofre com a idade, como todo o computador, mas mesmo assim ele funciona ainda muitíssimo bem para um celular que foi lançado em 2013. Não vejo com o isso possa ser “desonestidade” da Apple.

      Tá certo, você gosta do Android, mas dizer que a curta duração dos aparelhos “talvez signifique honestidade com o consumidor” é uma das desculpas mais esfarrapadas e sem sentido que já li na internet.
      E olha que já li muita coisa.

      • alexandre m santos

        Gosto dos dois. Acho que ambos tem qualidades e defeitos como quase tudo nessa vida. Hoje uso um iPhone 6, que pra mim já não está com a mesma performance do OS que veio de fábrica. Meu iPad mini 1, estou sendo obrigado a comprar outro justamente por ter atualizado o OS, pois no meu trabalho já me fez passar vergonha de tao lento que está. Acho errado disponibilizar uma nova versão para determinado produto sem deixar claro que haverá perda de
        Performance. Obsolencia programada como já dizia a música do engenheiros.

        Obs.: acho que a sua resposta não precisava ser nesse tom, mas tudo bem. Faz parte.

      • imLuciano

        Desculpa, Ilex mas eu discordo com você quanto a honestidade da empresa. É notório que o sistema operacional da Apple vai deixando os aparelhos antigos mais lentos e problemáticos sem motivo aparente. Consegui ver isso quando comprei meu 5s, que ao ser atualizado para o iOS 9 passou a apresentar diversos lags e uma leve lentidão.
        Não consigo entender o que o iOS 9 trouxe de tão diferente do 8 a ponto de fazer o aparelho começar a mostrar lentidão.
        Acredito também que um dos motivos da Apple não liberar o downgrade do sistema seja para manter os usuários com uma experiência menos fluida e querer que os mesmos mudem de aparelho.
        Comprei meu 6s após não aguentar os lags do 5s e já sei que não vou atualizá-lo para o iOS 10. O 5s que comprei para minha mãe já veio cheio de lags, enquanto o da minha irmã que está no 8 está redondissimo. Da vontade de devolver o aparelho

        • Eu também não gosto da impossibilidade de fazer downgrade, mas acho que isso não é feito por “desonestidade” ou má fé da Apple. Acredito que seja mais questão de excesso de zelo com usuários iniciantes, a velha fixação de limitar as possibilidades para ter controle da qualidade.
          Não acredito que ela faça propositalmente os aparelhos antigos ficarem mais lentos, eles ficam porque isso faz parte da evolução dos sistemas (isso acontece desde sempre na informática).

          Se a teoria da conspiração fosse verdadeira, não acredito que ela manteria vivos por tanto tempo aparelhos antigos como o iPhone 4S e o iPad 2. Aliás, o iPad 2 é a prova, pois muita gente ainda o usa e não quer saber de comprar outro modelo mais novo.

          • Thiago Furquim

            Limitar downgrade e manter iPhone 4s e iPad 2 vivos é facílimo de explicar. Em determinado momento da Keynote a Apple ama mostrar estatísticas da quantidade de usuários no novo iOS, e comparar isso com o Android, claro (sendo que é uma comparação absurda). Quanto maior a fatia de iPhones e iPads com o novo iOS, melhor nos números finais.

            Mas isso quer dizer que a Apple não se importa com a performance do aparelho, e sim com mantê-los atualizados para por em evidência nas estatísticas? Seria ótimo se fosse só por isso, mas manter-los COMPROVADAMENTE mais lentos significa que uma hora o usuário perderá a paciência e comprará um iPhone mais novo. Isso vale principalmente para os países subdesenvolvidos (nós). Como as pessoas se habituaram com o novo iOS, não haverá estranheza no salto de perfomance.

        • Alan Andreani

          Meu amigo, vamos lá, você tem um fusca de 1988 e quer que com a tecnologia de hoje ele rode igual em 2016 ? Pare para refletir sobre seus argumentos, o 4S é de 2001, à Apple precisa evoluir com base em novas tecnologias que surgem, impossível se manter por tanto tempo tal performasse, faça como eu: venda e compre um 5S para se manter no mediano amigo.

          • imLuciano

            Mas quem disse que eu estava falando do 4s? Eu estava falando dl 5s mesmo.
            E outra: não quero recursos dos novos aparelhos no aparelho antigo. Quero apenas que o antigo continue funcionando sem problemas, mesmo com recursos ultrapassados.
            O que eu reclamo é que a Apple do iOS 8 para o 9 não trouxe nada significante a ponto de fazer o 5s apresentar os lags que apresenta hoje. Eu acho que está bem óbvio que a Apple diminui propositalmente a performance dos aparelhos com o tempo.
            Essa questão de não poder fazer downgrade deveria ser proibido. Sério, fiquei mt chateado de ter comprado esse 5s pra minha mãe já cheio de bugs porque foi atualizado. Seriously, Apple?

            • Se seu 5s está lento, então o problema talvez seja outro, não o sistema. Digo isso porque centenas de usuários nos dão feedbacks constantes sobre a performance do sistema e o 5s ainda não é alvo de reclamação geral. Aconselho restaurar o sistema para dar uma limpa no seu iPhone e torná-lo novamente performático como é para todo mundo.

              Ontem fui mexer no meu Android Nexus 7, modelo 2012. Um tablet da mesma geração do meu iPad mimi 1. Atualizei o Nexus até onde pude, com as atualizações que apareceram sempre com atraso (mesmo sendo um Nexus). Está quase impossível de mexer nele, porque ele é absurdamente lento. Já o iPad mini eu consigo utilizar muito bem, claro, com algumas lags, mas nada que seja comparável ao Nexus 7. Ninguém me disse isso, verifiquei com meus próprios olhos.

              Ou seja, o que você reclama não é exclusividade da Apple e sim da indústria tecnológica. E por mais incômodo que possa ser, os produtos da Apple ainda estão melhores neste quesito, você concorde ou não.

            • Alan Andreani

              Mas ai fica complicado não é amigo ? Eu tenho um 5S e sei que daqui mais um tempo ele será ultrapassado, não da para transformar em item de colecionador como carros e outros itens por ai a fora.

  • Julio Barros

    Parabéns pela matéria! Excelentes explicações!

  • A abertura da câmera frontal do iPhone SE é maior que o do iPhone 6S, f/2.4 e f/2.2. Na prática isso gera muita diferença?

    • Amoracyr Nuñez

      Não sou fotógrafo, mas se não me engano a abertura de f/2.2 é maior que a de f/2.4. Acredito que, na prática, uma abertura maior e um sensor melhor vão produzir fotos bem melhores na câmera frontal do 6s.

      • Mas acho que quanto menor o número maior é a abertura.

  • Gabriel Silva De Brito

    iLex, excelente post! Parabéns. Sou mais um que vendeu o 6S e adquiriu o SE, excelente aparelho em todos os requisitos. Forte Abraço

    • CHC

      Olá Gabriel, sério mesmo que trocou o 6S pelo SE, eu até pretendo comprar um SE, mas já tendo um 6s não sei se trocaria, você não acha o 3D Touch um excelente motivo para permanecer com o 6s? Valeu!

      • HiPhone

        Tenho um iPhone 6 e estou querendo muito pegar um SE, conversando com várias pessoas que tem o 6S que também querem trocar por esse novo aparelho, elas me disseram que as vezes até esquecem da presença do 3D Touch no aparelho. Então é uma questão de uso particular de cada um, e para mim, o 3D touch não me faz querer trocar pelo 6S.

      • Gabriel Silva De Brito

        Olá, boa tarde! Não senti falta nenhuma dessa função, vejo como algo novo que podemos viver sem. que de certa forma é apenas um complemento. Estou bastante satisfeito com o SE em todos requisitos. Abraço

        • Michelle Ferreira

          A câmera frontal que deixa a desejar né? Eu estou super em dúvida, de sair do meu i6 e ir para um 6S ou SE…Adoro o design antigo, mas a readaptação à tela menor… Me deixa em dúvida mesmo. Pois faço muitas coisas no celular.. :/

          • Gabriel Silva De Brito

            Sim ela não é igual a do 6S mas até o flash para selfie tem é o 6 não tem. Quanto ao tamanho eu tb estranhei, me senti retrocedendo, mas foi apenas dois dias de uso e já me acostumei.

  • Lucão Arruda

    achei sacanagem não parecer com o 6! por dentro é até legal mas ainda esta caro, só compensa pra quem ja tem um iPhone e se vender bem o dele pra injeta mais um pouco em cima e trocar, se for o primeiro iPhone pra paga esse preço de cara é um absurdo !! negocio é comprar de fora

  • Ibiel

    Gente, pq meu comentário não vai ?
    old on, this is waiting to be approved by Blog do iPhone.

  • Denis N. Espindula

    E quem tem o 6? Tô bem em dúvida sobre a troca. Não sei se consigo voltar pra tela menor mas tambem não tenho grana pra um 6S agora. 🙁

    • Bruno Mello

      Penso o mesmo, será que vale a troca? Ou vale esperar o 7 ou o 7s?

      • Fabio De Campos Zenari

        Eu não acho o desempenho do 6s tão superior ao 6 não, o mesmo posso dizer do SE claro.
        Tenho o 6 e meu cunhado o 6s, comparamos os dois e a diferença é minima ou quase nenhuma para abertura de jogos/apps etc.
        Ele mesmo se diz arrependido de ter desfeito do 6.
        a apple trabalha muito bem seu marketing e nós como fãs da marca ficamos tentados.
        botando na balança e sem fanboyzismos não compensa a troca.

        • Bruno Mello

          Verdade, Fabio. Vou esperar o 7 ou o 7s (que pelo visto terá uma mudança no design, segundo rumores). Vida longa ao iPhone 6! hahahah

  • CHC

    iLex, na sua opinião, o que acontece daqui para frente com o
    SE, ele deve evoluir, ou seja, a Apple continuará com telas de 4”, ou será
    apenas a última pá de cal no velho e saudosíssimo formato?

    • Tudo depende das vendas. Se vender muito, dificilmente ela irá abandonar o formato.
      É difícil dizer o que vai acontecer com o modelo e quais são os planos da Apple. Pelo nome “SE” (sem nenhum número específico), até poderíamos chutar que ela possa vendê-lo sem atualizar o modelo durante um ciclo maior (dois anos), mas por enquanto é apenas chute. Só o tempo dirá. 🙂

  • “com uma leve diferença de material nas laterais, coisa que a maioria não deverá nem perceber.”

    Fiquei curioso, qual material? Ficou melhor ou pior?

    • CHC

      Olá Daniel, até onde eu seu o material em si é o mesmo, o
      que acontece é que nesse novo aparelho, o SE, a borda de alumínio não tem mais
      aqueles chanfros que são cromados, na minha opinião fizeram a escolha certa
      pois desta forma era muito fácil bater nessa parte e marcar o aparelho. Obs.: Infelizmente
      ainda não vi o aparelho pessoalmente.

  • Thiago Iusim

    Alguém comprou o modelo da Sprint nos Estados Unidos? Funcionou normalmente aqui no Brasil?

    • Funciona tudo. Mas tem que ser o comprado na loja física da Apple Store, pois em outro lugar ele pode vir bloqueado.

      • Antonio Andrade

        iLex, planejo comprar um SE nos eua e verificando a apple store online percebi a opção “Pay in Full”. Será que dessa forma ele viria desbloqueado???

  • Thiago Furquim

    Uma palhaçada aqui no Br.. Já vejo o slogan dele: Pequeno no tamanho, enorme no preço.

  • Wagner Carvalho

    Excelente texto!! Estou pensando em voltar para o iOS, alguém poderia me tirar uma dúvida? Quando possuía meu 5s, quando eu estava sem rede ativa (3g ou wi-fi) eu não conseguia confirmar a mensagem pelo whatsapp para que quando a rede conectasse a mensagem fosse enviada, assim como faço no android. Tipo, estou sem rede, envio a mensagem e fica apenas com um relógio ao lado, quando a rede é ativada a mensagem é enviada. Era algo do sistema mesmo ou apenas configuração? Se for do sistema, continua assim? Obrigado.

    • Wagner, isso é opção do WhatsApp, que disponibiliza isso apenas para o Android.

      • Wagner Carvalho

        Obrigado, iLex. Uma das poucas limitações pra mim. Trabalho num lugar onde a área móvel é bem ruim é fica oscilando. Pra mim é bastante útil poder enviar a mensagem e quando detectar área a mensagem ser enviada realmente.

  • Leticia Barreto

    Não vejo a hora de lançar o 7 ??

  • Ibiel

    ILEX, ainda estou sem entender pq meu comentário não foi aprovado. Prefiro ficar sabendo, pra isso não se repetir novamente….. /=

  • BebosPVH

    Galera eu tava vendo a minha nota fiscal da compra do Iphone SE.. os impostos: Valor aproximado dos impostos federais R$ 763.47 estaduais R$ 524.82 calculados com base na Lei 12.741/2012.
    Diferencial de Aliquota de ICMS devido ao Estado de Destino R$ 161.94.
    Se não fosse essa maldição de impostos.. o preço sairia a menos de 2 mil reais.. que horror

  • Michelle Ferreira

    Há quanto tempo está com o S6 Edge? Ele é bom de fato? Tenho um i6, vou trocar agora, mas sinceramente não sei se continuo com o iPhone, uso desde o 3G… Mas é tanta mesmice que estou pensando seriamente, mas tenho super medo de me arrepender… Afinal, são muitos anos né. Confesso que achei o S7 Edge incrível, mas está super caro pra mim, e o S6 Edge daria… Mas tenho dúvida nisso…

    • Ibiel

      Estou com ele a 1 Ano e indo pra 2 meses. Ele é incrível, eu também usava o Iphone desde o 3G e fiquei com medo de ir pro Android, principalmente a tão polemica Touch Wiz. Ele é ótimo. Acho que você não vai se arrepender não, só acho que você vai ficar um pouco perdida no começo, pois é muitas configurações e sensores que pelo eu sei, só a TW tem. S7 EDGE é incrível mesmo, mas ele ta bem caro mesmo, então, vale a pena pegar o S6 EDGE ainda, acho que uma das coisas que vai chamar a sua atenção e que chamou a minha também é a câmera, a qualidade da tela, e a tela EDGE. Acho que você não querer ter mais celular flat não. Pode ir com fé kkkkkkk

      • Michelle Ferreira

        Certo 🙂 Estou pensando… Li muito sobre superaquecimentos! Me assustou até. Já teve algum problema com o seu?… Vou levar em consideração a sua dica 😉

        • Ibiel

          Não, só quando eu jogo que esquenta um pouco, mas nada que possa me incomodar, só esquenta MESMO se vc usar ele carregando, como o carregamento dele é rápido, 100% em 30 min, isso esquenta bastante, e mexendo com ele carregando pode te incomodar, mas de resto, não.

        • Ibiel

          Então, ele esquenta quando eu jogo um game pesado, fora isso de boa, ou se eu estou muito tempo com ele ligado mexendo sem parar. Agora ele esquenta muito a ponto de incomodar se você mexer nele carregando, pois o carregamento é rápido, 100% em 30 MIN, ai ele esquenta bastante, e se mexer com ele carregando, vai te incomodar. Mas de resto, de boa.

          • Michelle Ferreira

            Obrigada! Vou pensar nisso 😉

            • Ibiel

              Nossa, achei que não tinha ido a minha resposta, por isso escrevi de novo! Magina (;

  • Rodrigo Alves da Silva

    Ola, excelente materia! Vou para Miami agora dia 29/05 e pretendia comprar o Iphone SE de 64GB. Gostaria de sanar apenas uma duvida: como mencionado na matéria, para trazer de fora tem de ser o modelo A1723 da Sprint comprado na loja física da Apple, correto? Como eu faço: peço um modelo da Sprint unlocked ou Sprint full price?

  • Juliano Miguel

    Galera onde encontro o Iphone SE para comprar? Depois dessa matéria fiquei interessado hein…

  • Eu não tenho dúvida que o iPhone SE é a melhor escolha pra quem quer ter o primeiro iPhone, assim como eu. Não me importo com o tamanho da tela do SE. Esse 5s da foto do avatar era de uma amiga, e a pegada dele era muito agradável. Além disso, eu sempre gostei do design do 5s, e juntando o hardware e câmera do 6s pra mim é a cereja do bolo. O preço é um pouco salgado, mas minha expectativa é que abaixe no final do ano na famosa Black Friday e será minha oportunidade de ter meu primeiro iPhone. 🙂

  • Gabriela Mendes

    Sobre a importação do Canadá, alguém pode me dar uma ajuda? O modelo A1723 só pode ser comprado na loja física da Apple também, igual nos EUA? E além disso, tem que ter vínculo com alguma operadora pra ser desse modelo?

  • Renan Rufino

    Só uma correção:

    O 5S é compativel com Wi-Fi AC sim.

    “All models 802.11a/b/g/n/ac Wi‑Fi “

  • Alex Vause

    Dá onde você tirou que sou feminista? eu heim.. todo viadinho debatedor de comentário quando quer tentar humilhar uma mulher ou chama de puta ou de feminista, vocês são uns coitados, estou CAGANDO pra sua opinião ao meu respeito! Sim, sou uma criminosa!!! Viajei de férias me diverti na Europa, fui na Inglaterra, em Paris e na Itália, comprei um iPhone pela metade do valor cobrado nesse país e não apresentei a nota fiscal na alfandega!! Que delícia! A sensação de não se sentir roubada é maravilhosa! Chupa!!!