AppleNotícias

Brasileiro Romero Britto perde na justiça contra a Apple

Responda rápido: de quem é a ilustração abaixo?

O desenho completo da dupla Craig & Karl

Se você respondeu Romero Britto, errou. Mas não se culpe, porque o estilo é muito semelhante.

um pouco mais de um ano, o artista brasileiro entrou na justiça contra a Apple e a dupla de artistas responsável pela ilustração acima, isso porque a maçã divulgou uma campanha publicitária em que destacava profissionais que usavam o iPad para criar coisas novas, entre eles, a dupla Craig & Karl. Romero exigia que a Apple retirasse do ar as gravuras e que a dupla pagasse uma compensação financeira pelo “uso indevido do seu estilo gráfico”.

Na semana passada, a Corte Federal de Miami (EUA) resolveu encerrar o caso, aparentemente por falta de elementos que comprovassem uma real cópia. As partes concordaram em cada uma arcar com os próprios custos de advogados.

Romero Britto nasceu no Recife (PE), mas mora há anos em Miami, onde se tornou popular mundialmente por suas ilustrações coloridas e ricas de texturas.

Romero Britto

fonte: Miami Herald

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Amaral

    Ainda bem que perdeu, as ilustrações dele são péssimas.

    • Lucas Gouveia

      Eu também acho horrível e brega o estilo que ele usa. Mas nesse caso temos que ser certos e justos. As duas imagens parecem ser do mesmo artista. Para mim é evidente que é praticamente um plágio. Ele deveria ter ganhado, mesmo sendo uma bosta rsrs.

      • Gabriel Amaral

        HAHAHAH De fato… foi uma cópia bem descarada mesmo.

        • Lucas Gouveia

          O meu amigo que é advogado disse concordar também com a decisão tomada. Talvez por eu viver no Brasil seja dificil não enxergar nesse estilo ele como o artista. Mas o meu amigo disse: Não vejo ele como dono do estilo

          E é tão sem criatividade que até por um aplicativo vc consegue criar a mesma coisa

          Se pesquisar, Leonardo DaVince pode ser considerado plagiador de Michelângelo é assim por diante

          Pq ninguém criou arte como Picasso, por exemplo?

          Lá sim existe criatividade e estilo

          Acho muita pretenção que a pessoa entre com ação contra uma empresa que conseguiu recriar o “estilo” por um aplicativo

          Se achando o dono da marca.

          Se for assim ele deveria processar todas as lojas de 1,99 que sempre tem algum objeto no mesmo estilo

          E falando sério, qual a dificuldade em fazer recortes coloridos com coracoeszinhos, estrelinhas, bolinhas?

          Pesquise um artista chamado Vic Muniz

          Tbm brasileiro

          Aquilo sim é estilo.

          Ou então Adriana Varejão

          Tbm brasileira

          Cheia de estilo

          Todos esses dificilmente teriam o “estilo” reproduzidos por aplicativo de celular.

          • Peterson

            Pow Lucas, parabéns pelo comentário e exemplos!

            Simplesmente ‘ainda bem que perdeu’, não agrega nada.

            Isso aqui, de um modo geral, está cheio de gente mimimi, que não pensa no todo e só fala besteira.

            A percepção de cópia, plágio, sempre foi um assunto delicado. As vezes pra gente falar do assunto, temos que pensar com a cabeça do “acusado”, de “acusador”, entender o contexto, como as coisas funcionam naquele mundo, etc., básico né. Pra aí sim gerarmos uma discussão ou opinião sobre.

            O enriquecimento das discussões só ocorrem assim, expondo as opiniões, com respeito, hora você muda sua opinião, hora você reforça, clichê né. rs

            Não sou fã do artista acima, assim como também acho o valor das obras absurdamente fora de mercado para o que é. Há milhares de artistas excelentes, com a qualidade intelectual e criativa tão boa quanto (sem menosprezar o talento do artista, é minha opinião), por valores menores.

            Menos mimimi, menos terra de ninguém, mais debate, mais opinião e mais respeito!

            Abraços!!!

          • Alexander

            Se ele pudesse patentear um estilo tão banal assim, seria o caos, funcionou o bom senso

            vic muniz não conhecia, mas parece muito com filtro de photoshop e claramente feito “por cima” de foto. Pelo menos nas imagens que vi no google images, parece que ele faz mosaicos no dedo, o que vários programas de montagem de fotos fazem baseado em algoritmos, sendo que os do vic ficam um pouco mais “loose” obviamente

            • KB

              Quem não lembra do Macintosh lá atrás e seu Paintbrush… criava-se figura-se e com o Fill podia-se preencher as partes com texturas! Mágico… só que era em preto-e-branco.

            • Felipe

              A Apple tem patente de um retângulo com bordas arredondadas

            • Kleyson Klesller

              Pois eh, se fosse no caso a Apple processando alguma empresa (como já fez) por ter um celular com essas características, muitos aqui estariam defendendo que ela era “dona” desse estilo/característica.

            • Eu também acho absurdo uma patente de “retângulos arredondados”. Mas não foi isso que a Apple fez; a informação foi distorcida por parte da imprensa e foi repetida tantas vezes por “tecmundos” da vida que virou “verdade”. Muito cuidado com a desinformação generalizada.

          • Leticia Barreto

            Concordo com você , alguém não se pode considerar um “dono” do estilo !

          • Gabriel Amaral

            Belo argumento e ponto de vista. Não tinha parado pra pensar no fato de, por não ser algo tão não inovador ou caracteristico, até um app recria. E claro que foi pretensão, imagina o quanto o ego dele inflaria por conseguir ganhar um processo contra à Apple.

      • Tomy Sakazaki

        Se fosse fácil assim, a família de Picasso poderia processar Brito por usar estilo derivado do Picasso, e outro processo por difamar o estilo. Caberia ganhar no processo tão somente se alguém vender obra dos “copiadores” como algo do Brito ou vice versa, que não foi o caso.

        • Alexander

          zeeero chance da família de picasso dar o mínimo de atenção a cada fulano que aparece, isso criaria visibilidade. Mais fácil deixar dissolver com o tempo

      • Marcelo

        que é parecido eu concordo.. agora o que não faz sentido é alguem querer patentear um “estilo” ai já é demais.. imagina se isso virasse moda? ninguem mais poderia fazer um traço em um papel sem ter que pagar algo pra alguem..

      • Anderson Nilton Hurtado Antune

        Fico imaginando quanto de publicidade gratuita isso rendeu….kkkk

    • Maiky Braga

      Brasileiro é foda, não gosta de outro brasileiro prosperando. Não valoriza ninguém da própria terra.

    • Jefferson Brunelli

      Voce e os outros que o criticam: faz melhor, entao!

      • Gabriel Amaral

        Típico comentário de quem não sabe argumentar. E ainda acha que essa resposta é WOW estou sambando na sua cara. Eu não preciso fazer arte para poder expressar que, pra mim, as ilustrações dele são péssimas. Afinal, não sei se você notou, mas eu estou falando o que eu acho de acordo com as minhas convicções de arte. E minhas convicções de arte dizem que, eu até posso não fazer melhor, mas eu sei que existem muitos outros melhores. 😉

        • Jefferson Brunelli

          Nossa! Agora estou realmente me sentindo uma formiguinha…parabens!!!!

  • Diego

    AHHAHAHAHA, toma ;D

  • Alex iPilot

    Romero Jucá!!! Não! Espera…

    • Francis

      Kkkkkkkkkkkkkkkk, boa.!!

  • Paulo Ricardo

    Tentar patentear um estilo é errado e por isso o Romero Britto perdeu, mas eu dou os parabéns a esse pernambucano que trabalhou e conquistou seu sucesso no mundo. É impressionante a mania de brasileiro de torcer contra outros brasileiros que tiveram sucesso no exterior com seu trabalho só porque não gosta disso ou daquilo na pessoa.
    É o tipico brasileiro que critica a Anitta e bate palma para a Rihanna sem se dar conta que as DUAS são estrume do mesmo pasto.

    • O enojo é maior ainda ao ver alguns criticarem que o estilo dele é uma porcaria e fácil de reproduzir.. se é mesmo, pq vc não teve a ideia antes?.. No Brasil temos a mania de não valorizar o trabalho das pessoas, uma característica nossa qdo vc ganha bem é precisar exaltar “nossa trabalhei mtos finais de semana e a noite..” para não parecer errado seu enriquecimento.

      • CDelm_

        Já diria Tom Jobim, “no Brasil, sucesso é ofensa pessoa”…

  • Lu Ix

    perdeu porque além do estilo não ser de ninguém…a ilustração está sempre a inspirar-se nos movimentos das artes plásticas….o que ele faz não passa de uma poparte tardia (a poparte é dos anos 60 e teve seu maior expoente em roy lichenstein) e é bem mal feita por sinal…

  • Alexander

    Nunca vi ninguem falando mal de João Carlos Martins

  • Vinicius Diagonel

    Vai ter que processar um monte de crianças kkk não vejo arte alguma nisso kkkk

  • Johannes Georg

    Inspirado sim. Copiado, não.
    Romero Britro tem linhas que não tem uma espessura linear. Nem todas as texturas são “hachuradas”. E além disso, não são todas curvas e lineares.

    Eu não entendo lá muito de arte e direitos autorais de criação (e estilo de arte). Mas acho que está correta a decisão tomada.
    Não sou um fã de Romero Britto, mas respeito toda a sua força de vontade, que o fez ser o que ele é hoje.

  • Gabriel Amaral

    Você entrou na minha mente agora pra saber se eu gosto de ver brasileiro prosperando ou não? Jura que você tá achando que me conhece por um comentário que eu fiz? Antes de vir bostejar pensa um pouco, generalize outra coisa mas não eu.

  • Pepe

    Mesmo não gostando ele é multimilionário e vive bem pra caramba. Enquanto isso nós seguimos criticando cada matéria.

  • Ricardo Alexaris de Oliveira

    Vou patentear o estilo hiperrealista, que está em voga agora. Com, os lucros, depois patenteio o impressionismo eo cubismo e encosto o burro na sombra.

  • Paulo Rocha

    É lamentável que gringos copiarem descaradamente artistas como Romero Brito, que tem suas obras reconhecidas mundialmente e são até temas de trabalhos em escolas. Mais lamentavel, e ver brasileiros aplaudirem essa iniciativa. A ignorância é que atravanca o progresso.

  • Vin Diesel

    Esse, de raiva nunca mais vai usar um iPhone, a Samsung que poderia aproveitar o “artista”.
    .

  • Para qualquer simples mortal que conheça o mínimo de design sabe que o estilo da arte é do Romero Brito e tanto no Brasil como lá fora essa cópia é considerada plágio. A Apple perderia em qualquer tribunal que ele não tem o $ como verdade. Errou feio a corte americana e a Apple. A Apple adora proteger seus “desenhos” de telefones, aplicativos e tudo mais, mas lesiona o artista brasileiro colocando o $ na frente. Fez feio Apple, fez feio corte americana.
    Vão no site do INPI e pesquise sobre propriedades de desenhos e arte. Obs: o Romero pode ter tido péssimos advogados, incompetentes e comprados pela Apple. Pense nisso.