Acessórios

Adonit lança concorrente do Apple Pencil que funciona também no iPhone

A primeira caneta para telas sensíveis da Apple foi uma das grandes novidades do iPad Pro, no final do ano passado. Com alta precisão e integração perfeita ao iOS, ela reproduz muito bem a sensação de se escrever na tela do iPad como se fosse uma folha de papel, com sensibilidade à pressão, ao ângulo de escrita e permitindo apoiar a mão na tela sem interferir no desenho.

O problema é que esta linda peça de alta tecnologia feita pela maçã é apenas para quem possui os novos modelos de iPad Pro. Quem tem iPhone ou iPads anteriores, não pode usar o Apple Pencil.

Demorou alguns meses, mas já tem empresas pensando em produtos “para o resto de nós“. A Adonit está lançando uma caneta que promete fazer concorrência ao Apple Pencil, compatível também com iPhones e outros iPads.

Adonit PixelAlém da vantagem da maior compatibilidade, a Adonit Pixel também traz botões de atalhos para facilitar o fluxo de trabalho. Tem sensibilidade à pressão e é capaz de identificar os toques que não são dela, permitindo apoiar as mãos na tela ao escrever. Confira o vídeo:

É claro que tudo isso é o que a empresa diz. Ainda não a testamos para avaliar se a resposta do desenho é tão boa e sem lags quanto a do Apple Pencil. Outro detalhe que diminui pontos dela é que a Pixel por enquanto só é compatível com poucos aplicativos: Goodnotes, Concepts, Notes Plus, Autodesk Sketchbook, AstroPad e alguns outros. Você não poderá usá-la, por exemplo, nas Notas do iOS ou outros apps que não tenham compatibilidade.

Adonit Pixel

Ela é mais barata que o Apple Pencil: US$80 (cerca de R$300) no site oficial. É claro que este tipo de caneta é voltada para profissionais e artistas que usam o iPad como instrumento de criação. Para usos mais comuns do cotidiano, há canetas mais simples e bem mais baratas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex iPilot

    Penso o mesmo quando vejo os pianos e teclados musicais: pena que TALENTO não esteja à venda…

  • JanjaBoy

    Apple criou e já tem quem faz com botões de atalho…..

    • Canetas para tablets gráficos com botões de atalho existem antes mesmo do iPhone ser lançado… 😉

      • JanjaBoy

        E mesmo assim a Apple deu bobeira?

        • Não acho que não colocar botões na caneta é “dar bobeira”.
          Acredito ser uma orientação de design. Os mouses na Apple nunca tiveram o botão direito e nem por isso dá para dizer que ela “deu bobeira” nos mouses. O atual Magic Mouse nem botão tem.

    • Alex iPilot

      Reza a lenda que Steve Jobs jogou o iPad pela janela quando viu a capa do MS Surface copiada do iPad, mas com bateria extra embutida e um teclado retroiluminado no verso, rsrsrs…

  • Helder Fonseca

    Eu adquiri uma Adonit Jot Script há um tempo atrás pois queria aposentar meu caderno e utilizar meu iPad Air 1 como tal. Antes de adquiri-la, usava o ótimo GoodNotes com uma stylus normal, aquelas de ponta mais gordinha. Bom, a Jot Script foi uma decepção pra mim, testei no GoodNotes, Notability, Noteshelf e etc., em nenhum deles o resultado foi satisfatório. Creio que mesmo essa nova Pixel não irá cumprir o papel com tanto louvor quanto às stylus do surface da MS.

    • Mubarak Nunes Machado

      Idem, em gênero, número e grau.

      • Helder Fonseca

        Já encontrou alguma solução, prezado Mubarak?

        • Juan

          comprei uma script tbm. hoje ela está no lixo, seu lugar definitivo.
          a caneta nunca funcionou direito e depois de um tempo nem funcionar funcionava. além de só funcionar (de acordo com a fabricante) com pilha de litio (absurdamente caras).

          comprei um ipad pro e uma apple pencil. 3300 (3000 a vista no mercado livre o modelo 12.9 e 300 uma apple pencil tbm no ML). finalmente aposentei o caderno rs.

    • Alexander

      Vai de galaxyzão (note, note pro ou tab) com caneta wacom que já vem nele

      • Helder Fonseca

        Ah. Já tive um galaxy note 10.1 e não me empolgou. Queria mesmo é poder testar o surface pro 4.

  • Mauro Filho

    Eu também adquiri uma Adonit Jot Script há um tempo atrás, uso o NoteLeadge no iPad 4 e NoteLeadge+ no iPhone 6 sem problemas. Estou muito satisfeito com ela. Acabei de testar no Notas e funciona sem problemas.

    • Inclusive com identificação do punho?
      Porque a Pixel, tema do artigo, identifica a pressão feita na caneta (para determinar a intensidade do traço) e também identifica quando apoiamos a mão na tela. Tudo isso precisa de um software adaptado, visto que ela não é integrada ao iOS.

      No seu caso, a sua caneta desenha no Notas, assim como qualquer outra (e se for um iPhone 6s com 3D Touch, também interpretará a pressão da caneta como qualquer outro objeto que você use), mas não terá as diferenças similares ao Apple Pencil. A Pixel tem uma proposta diferente dos modelos anteriores.

      • Rubens Aroeira

        Sim, identificação de punho. Tanto a Script 1 como a 2.

  • Mauricio

    Pessoal, minha pergunta não tem a ver com a matéria, mas como ela foi a última a ser postado no site talvez seja mais fácil alguém responder/me ajudar.
    Um amigo trouxe um iphone SE dos EUA essa semana pra mim. Porém, ele acabou comprando na BestBuy e não na apple store como eu tinha pedido. O aparelho ta bloqueado para o meu chip da vivo. Alguém pode me ajudar a saber como consigo desbloqueá-lo????

    • O forumdoiphone.com.br é o lugar ideal para você fazer perguntas do tipo, Mauricio, sem precisar ficar postando diversos comentários repetidos em vários artigos que não fazem parte do contexto.

      Como você mesmo notou, os comentários são um lugar terrível de perguntar porque os artigos passam e ninguém mais lê. No fórum, fizemos de uma maneira que a busca evidencia melhor as perguntas dos usuários, e as respostas que você tiver poderão ajudar outros usuários com a mesma dúvida. Contribua e colabore para que possamos ajudar outros também e não apenas você. Pensando nos outros, estamos fortalecendo ainda mais a nossa comunidade e ajudando cada vez mais gente. 😉

      • Mauricio

        Ok, obg!

  • Já usei quase todas as canetas existentes e pelo vídeo já digo logo que não é igual. Mas é bem boa.
    Se não possui a tecnologia de indução pela tela ou algo semelhante ao Apple Pencil, nem adianta comparar. É tipo comparar aquelas mesas que usam pilhas às Wacoms.

  • Alexander

    Surface pro 4 é super top, nem dá pra comparar. Talvez você goste do surface phone que chega ano que vem (com caneta embutida, espero!). Se for isso tudo que estão dizendo (8 gigas de ram, armazenamento de 500 g) vai ser *o* monstro, um pc portátil de verdade

    • Paulo Ricardo

      Com certeza vai ser um monstro de aparelho…Pena que a Microsoft vai dar uma de Van Helsing. kkkk Tudo que ela toca, morre. kkk

  • 9L

    Lançando Apple Pencil para iPhone em 3, 2, 1…

  • Paulo Ricardo

    Eu só não entendo porque existem tão poucas opções dessas canetas de ponta fina no mercado.

  • Gabriel Pires

    Pena que não achei essa adonit pixel pra comprar no Brasil. No site deles não envia pra cá. Alguém sabe outra forma?