Curiosidades

Uma descoberta acidental pode melhorar as baterias de celulares

Baterias de celulares e equipamentos eletrônicos sempre foram uma grande preocupação, não só pela sua duração, mas também pela sua vida útil e seu perigo constante de explodir. Felizmente, alguns pesquisadores estão descobrindo uma maneira dela se tornar menos inflamável e, ao mesmo tempo, ter uma vida útil bem mais longa.

As baterias mais comuns hoje são feitas de lítio e perdem lentamente a capacidade de manter carga ao longo de milhares de ciclos de recarga. É o estado líquido do lítio que permite o funcionamento da bateria, mas isso também a faz altamente inflamável e sensível à temperatura.

Ao buscarem outro tipo de material menos perigoso, os pesquisadores da Universidade da Califórnia Irvine fizeram testes com nanofios de ouro, que consegue manter bastante carga elétrica durante um bom tempo. O problema é que estes nanofios, depois de algumas milhares de cargas, começam a se corromper.

Isto acabou sendo solucionado ao experimentarem revestir os fios com diversos materiais, descobrindo que o óxido de manganês é capaz de evitar a corrosão do ouro. Eles substituíram o lítio por gel eletrolítico e chegaram a uma bateria que não perde seu poder de carga mesmo após centenas de milhares de ciclos.

Bateria Manganes

O grande problema desta solução é o preço, pois ouro é caro mesmo quando são apenas nanofios. Se os estudos concluírem que esta tecnologia funciona, eles então procurarão outro tipo de metal que possa substituir o ouro, com os mesmos resultados.

via Engadget

Botão Voltar ao topo