O Smart Connector promete mudar a forma como recarregaremos nossos iDevices

Em novembro passado, o iPad Pro trouxe ao mundo iOS um novo conector lateral, que a Apple chamou de Smart Connector. Em um primeiro momento, muitos pensaram que a sua única função seria conectar o tablet em um teclado físico sem precisar parear com Bluetooth ou outras redes (até porque foi o único acessório que a Apple mostrou na época). Porém, a verdade é que o conector é também capaz de transmitir dados e eletricidade, o que abre um imenso leque de possibilidades em termos de acessórios.

O novo conector foi adotado no último iPad de 9,7 polegadas e há boatos de que ele possa também ser incorporado nos próximos modelos de iPhone. E já começam a aparecer utilidades para ele, que podem mudar a maneira como fazemos algumas coisas no futuro.

Smart Connector

A Logitech, conhecida marca de acessórios, acaba de lançar um suporte para iPad, que carrega o aparelho assim que o apoiamos, sem precisar conectar o cabo Lightning nele. O cabo, na verdade, vai conectado na base, permitindo mais liberdade ao manipular o seu iPad.

Smart ConnectorLogitech

Um dos pontos não muito legais é que, como o conector fica na lateral, o usuário é obrigado a carregar com o iPad sempre na horizontal, o que, dependendo do que você esteja fazendo, pode atrapalhar. O preço nos EUA também é um pouco salgado para uma base de iPad: US$99 (cerca de uns R$350) .

Este novo produto nos faz pensar nas possibilidades que podem surgir caso o próximo iPhone também adote o Smart Connector. Muitos sempre pediram que a Apple adotasse o carregamento sem fios do iPhone, que se limita apenas a energia elétrica. Se ela optar pela solução do conector que basta encostar, sem precisar ficar plugando e desplugando fios, acessórios poderão também sincronizar dados além de carregar a bateria, facilitando ainda mais a nossa vida.

via iMore

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Estanislaw Duarte

    Sempre achei arriscado os suportes baseados apenas no plug lightning.

    • Saulo Benigno

      Porque?

      • Estanislaw Duarte

        É frágil, danifica fácil essa entrada, ou o plug para de funcionar corretamente.

    • tipo aqueles docks do 30 pinos que sempre existiram?

      • Estanislaw Duarte

        Sim, é o mesmo caso.

    • Zephon

      Também não gosto não. Por mais que os aparelhos estejam cada vez mais leves, as dimensões do lightning fazem com que ele quebre muito mais fácil do que o conector de 30 pinos

  • Felipe

    Na verdade eu acho que o bagulho do carregador sem fio é um mix de carregamento sem fio com NFC, que aí, por exemplo, você pode encostar seu celular numa dessas caixinhas de som, e sem conectar nada a ele, ele estaria carregando e tocando as músicas.

    E sem querer ser daqueles “a Apple está copiando”, os celulares da Sony da linha Z tinham algo parecido (só servia pra carregar), e chegou a fazer algumas bases do tipo. Eu, sinceramente, não gostei de usar. Sei lá, o celular fica meio que muito pequeno pra ser usado assim. Mas também piora que a qualidade da base e do conector da Sony era bem ruinzinha…

  • Pelo menos se vier no iPhone 7, vai poder carregar no suporte enquanto escuta uma música pelo lighting…

    Triste 🙁

  • Arthur

    os fabricantes de cases com bateria embutidas vão gostar quando essa novidade chegar ao iphone

    • Pedro

      uma coisa não tira a utilidade da outra! pense bem…

      • Arthur

        Muito pelo contrário, uma coisa ajuda a outra
        Imagina uma case com bateria conectada pelo smart connector deixando a porta Lightning livre vc usar o fone de ouvido (já q a saída p2 vai sumir). Ou então deixando a porta Lightning livre pra vc carregar tanto a bateria do iPhone quanto à da case de uma vez só
        Isso sem falar que o design das cases vai ficar bem mais enxuto, já q vai se conectar pela parte de trás do iPhone

        Vai dar uma aquecida legal no mercado de acessórios

        • Pedro

          Entendi a sua ideia Arthur… eu não tinha pensado na case conectada pelo smart, achei que o smart fosse somente nos docks, por ser uma tecnologia “nova”, teria q estar conectado na energia… mas a tecnologia evolui mt rapido, jaja ta nas cases mesmo!! Legal

  • Conde De La Roche, o benfeitor

    Me lembrou o conector do Surface RT, que era só encostado e ficava preso por magnetismo. Só chegar perto que ele já “puxava” e “clac”, estava carregando.

    • João Vitor Bortolotti

      Ou o próprio MagSafe dos macbooks desde 2006…

  • Leonardo Negrisoli

    Ansioso

  • Verde

    Enquanto isso o carregamento por indução está no mercado já faz anos e nada da apple utilizar essa tecnologia, muito mais pratico que esse conector aí.

  • Verde

    O esquema do Iphone 7 vazado tem esse conector e não tem entrada p2 para fones