Aplicativos

Framework permitirá levar algumas animações do 3D Touch para outros iPhones e iPads

O iPhone 6s veio com uma novidade interessante: a capacidade de identificar a força da pressão do dedo na tela. A função chamada de 3D Touch permite que se visualize imagens sem abri-las, pré-visualize mensagens e e-mails antes mesmo que sejam abertos, além de atalhos nos ícones dos apps.

Graças a um framework open-source, agora é possível ter algumas dessas animações também em outros dispositivos que não contam com o 3D Touch.

Quando a Apple lançou o iPhone 6s, muitos se questionaram se esta mesma função não poderia ser implementada sem a necessidade de um hardware especial. Afinal, bastaria manter o dedo sobre a tela por algumas frações de segundo para ativar o popup dos atalhos. Para reforçar ainda mais o argumento, o aplicativo do Instagram mostrou que isso era possível, implementando animações similares ao 3D Touch na pré-visualização de fotos mesmo em dispositivos mais antigos.

Agora, qualquer desenvolvedor pode implementar isso em seu aplicativo, graças a um framework em Swift chamado PeekPop, que está disponível no Github. Como o próprio nome diz, ele reproduz o efeito “peek & pop” nas imagens contidas no aplicativo, sem precisar colocar força no dedo. É importante salientar que o aplicativo que tiver a função não poderá influenciar no resto do sistema, apenas dentro dele mesmo.

Claro que o 3D Touch não se limita somente às animações do Peek & Pop. Mas para quem não tem o novo dispositivo, pelo menos poderá se beneficiar de uma das novas interações que ele proporciona.

Por ser escrito em Swift, ele só é compatível com iOS a partir da versão 8. Agora depende dos desenvolvedores implementarem a novidade em seus próprios apps.

via TNW

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dyorgio Nascimento

    Se o framework realizar o fallback para o 3DTouch em dispositivos compatíveis será de uso obrigatório por todos os desenvolvedores.
    Para ficar mais claro, caso o framework utilize o 3DTouch quando disponível e o delay de um dedo pressionando a tela nos dispositivos que não tem, o programador nunca irá ter que se preocupar com isso.
    Acho interessante a apple não ter disponibilizado a API do 3DTouch desse jeito.

    • Ainda não testei, mas pelo o que diz na página do GitHub, o framework utiliza o 3D Touch quando disponível (“Uses Apple’s beautiful peek and pop interaction for devices with 3D touch.”). Na página também é dito que a utilização é “quase idêntica à API da Apple”, então parece mesmo um excelente modo de implementar o Peek & Pop! 🙂

      • Dyorgio Nascimento

        É isso mesmo!
        Só espero que a apple não barre apps que simulem o 3DTouch, pelo que vi nos fontes fica muito parecido, em 90% dos casos igual.

  • Tarlan Brunet

    Outro app que também implementou o”peek and pop” para além do 6s foi o Tumblr. Como cita o texto, apenas dentro do próprio app, mas é interessante. Consigo reproduzir os mesmos atalhos que uso no 6s no iPad mini e iPod touch.

    • Tiago Lima

      Como por exemplo?

      Estou montando uma página no Tumblr e quero saber mais à respeito…
      No Instagram já utilizo, Consegue exemplificar com print aqui nos comentários?

      • Tarlan Brunet

        Sim.
        1º O peek tradicional onde você pressiona sobre o nome de qualquer blog. (este exclusivo no 6s)

        2º Pressionar o botão de reblog, segurar e arrastar até a foto de perfil, o reblog é automático. (uso muito esse atalho, é bem pratico. só utilizo o modo tradicional quando quero adicionar algum comentário sobre o conteúdo) [consigo reproduzi-lo em outros aparelhos não 3d Touch)

        3º Também exclusivo no 6s são aqueles atalhos do ícone do app.

      • Tarlan Brunet

        4º Print no iPod Touch

  • Juliano

    As live photos que já vem nativas no Iphone 6S tem uma característica que não dá pra reproduzir com as live photos tiradas pelo usuário. Por exemplo, você consege controlar a velocidade das animações, basta pressionar mais forte ou fraco. Outra coisa tb é que depois que a foto chega ao fim, quando vc solta o botão, a animação retorna pro início num efeito “rewind”. Nas live photos tiradas pelo usuário isso não acontece.

  • E tem um detalhe muito interessante sobre essa framework: ela reconhece a “pressão” na tela analisando o raio de contato do dedo com a tela (quanto mais forte se pressiona, mais “área” de contato o seu dedo tem com a tela). Isso é diferente do funcionamento do Instagram, onde tocar a tela por alguns segundos ativa o “Peek”, sem precisar aplicar a “pressão”. Ainda não testei, mas a ideia do framework parece bastante promissora!

    • Nos conte como foram seus testes, depois de feitos. 😉

    • Dã Levy Araújo

      Existem alguns tweaks no Cydia que utilizam exatamente esse reconhecimento de “área” de pressão. Eu uso no meu iPhone e é realmente muito parecido com o 3DTouch do 6s. Mas como no caso é um tweak, consigo usar o Peek & Pop em quase todo o sistema como no Mail, links do Safari, fotos e assim vai…

  • Alex iPilot

    É off, porém interessante… O Ministro do STF Gilmar Mendes usa um Rolex no pulso esquerdo e um Watch no direito… Esse cara subiu no meu conceito!

  • Alex iPilot

    A utilização de uma função de tempo e diâmetro da área pressionada é bem interessante em contraposição à tecnologia por hardware da Apple… Mas creio que não irá funcionar bem com a pressão feita pela caneta do iPad…

    • Dyorgio Nascimento

      Alex, são tecnologias diferentes.
      A caneta funciona apenas no iPad Pro, e o mesmo não tem 3DTouch, ou seja, os desenvolvedores que dão suporte a caneta utilizam uma API exclusiva para ela, sendo assim não é necessário o uso desse framework, pois a caneta não se comunica com dispositivos diferentes do iPad Pro.

    • Exatamente como o @dyorgionascimento:disqus falou, e acrescento: a pressão da caneta é reconhecida NA caneta, não na tela. Por isso a sensibilidade dos níveis de pressão é bem maior usando o Apple Pencil, comparada com o 3D Touch (até porque esse último não se destina a desenhos, logo não precisa ter toda essa precisão).

  • João Ribeiro

    prefiro pro android :/

  • Victor Hugo

    UI, UI, UI, UI… ainda não fui bloqueado pelo iLuthor…opa, parece que eu falei uma besterinha HUEHEUEHEUEHEUEHEUEHEUHUEHUEHEUEHE

  • Ubirajara Batalha

    Não entendo porque não consigo comentar nas postagens feitas pelo Blog do iPhone no Facebook! Existem diversos comentários de outros usuários, mas para mim só aparece Compartilhar, como se eu tivesse sido bloqueado nos comentários, por que isso iLex?

    • Gustavo Zanandrea

      Ué derrepente tu é meio chato sei lá. ???

      • Ubirajara Batalha

        SE for assim vou começar a criar várias contas e começar a falar o nome do site concorrente aqui! Qdo bloquearem faço loguin com a nova conta, simples assim! Presepada isso!

        • Sim, agindo de forma infantil assim, você realmente quer resolver alguma coisa?
          Isso pode explicar muito do fato de você (talvez) ter sido bloqueado.

          Ameaça e terrorismo não são coisas de gente madura.
          Se o tal “site concorrente” aceita babaquices como essa, talvez seu lugar seja mesmo lá. Porque aqui a gente não aceita não.