Aplicativos

Framework permitirá levar algumas animações do 3D Touch para outros iPhones e iPads

O iPhone 6s veio com uma novidade interessante: a capacidade de identificar a força da pressão do dedo na tela. A função chamada de 3D Touch permite que se visualize imagens sem abri-las, pré-visualize mensagens e e-mails antes mesmo que sejam abertos, além de atalhos nos ícones dos apps.

Graças a um framework open-source, agora é possível ter algumas dessas animações também em outros dispositivos que não contam com o 3D Touch.

Quando a Apple lançou o iPhone 6s, muitos se questionaram se esta mesma função não poderia ser implementada sem a necessidade de um hardware especial. Afinal, bastaria manter o dedo sobre a tela por algumas frações de segundo para ativar o popup dos atalhos. Para reforçar ainda mais o argumento, o aplicativo do Instagram mostrou que isso era possível, implementando animações similares ao 3D Touch na pré-visualização de fotos mesmo em dispositivos mais antigos.

Agora, qualquer desenvolvedor pode implementar isso em seu aplicativo, graças a um framework em Swift chamado PeekPop, que está disponível no Github. Como o próprio nome diz, ele reproduz o efeito “peek & pop” nas imagens contidas no aplicativo, sem precisar colocar força no dedo. É importante salientar que o aplicativo que tiver a função não poderá influenciar no resto do sistema, apenas dentro dele mesmo.

Claro que o 3D Touch não se limita somente às animações do Peek & Pop. Mas para quem não tem o novo dispositivo, pelo menos poderá se beneficiar de uma das novas interações que ele proporciona.

Por ser escrito em Swift, ele só é compatível com iOS a partir da versão 8. Agora depende dos desenvolvedores implementarem a novidade em seus próprios apps.

via TNW

Botão Voltar ao topo