Curiosidades

Bug do iOS 9 permite deixar o sistema ficar mais rápido

Que o iOS 9 tem bastantes bugs, isso a gente já sabe. Mas alguns até podem ajudar a melhorar a usabilidade, por mais contraditório que isso possa parecer. Os mais comuns são aqueles que permitem esconder os aplicativos nativos, e agora descobriram outro que elimina as animações do iOS, deixando-o bem mais rápido.

É um bug e só funciona enquanto o aparelho não é reiniciado, mas já ajuda para quem quiser acelerar o sistema, principalmente na abertura de aplicativos, de pastas e na transição entre um app e outro.

Na verdade, sempre foi possível desligar as animações do sistema em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento. Mas apesar de tirar as animações, ainda fica um pequeno delay, graças a um efeito de fade-out. Com o bug, este fade é desativado.

Para reproduzi-la no seu aparelho, é preciso ativar o Assistive Touch (Ajustes > Geral > Acessibilidade > Assistive Touch) e colocá-lo no canto inferior esquerdo da tela. Aí basta chamar o Spotlight algumas vezes de forma rápida, até que o sistema não apresente mais o efeito de transição quando de abre uma pasta. Confira um vídeo (em inglês) com todo o processo:

YouTube video

Nós testamos no beta do iOS 9.3 e funciona, assim como outras versões do iOS 9.x. Já em um dispositivo com o iOS 8.x, o bug não pode ser reproduzido. Por ser algo involuntário, é bem possível que a Apple conserte isso em breve e não seja mais possível fazer. Mas enquanto der, tente no seu. Não prejudica em nada o aparelho e pode ser desativado reiniciando o iPhone ou iPad.

Botão Voltar ao topo