Notícias

No iOS 9.3, aplicativos poderão enviar suas músicas para a Biblioteca do iCloud

A gestão de arquivos musicais no iPhone (e também no iPad e no iPod) sempre foi bastante limitada, em detrimento da usabilidade e praticidade. Até hoje, quem gosta de guardar músicas no iPhone ou no iPad para ouvir quando quiser, precisa de um computador para transferi-las ao aparelho e deixá-las disponíveis no app Música. Uma opção para isso é baixá-las via Apple Music ou iTunes Match, mas de qualquer forma, você precisa de um computador para enviar previamente seu próprio acervo para a nuvem.

Isso talvez mude um pouco no iOS 9.3.

No beta do futuro sistema, aparece uma nova opção no menu Privacidade, relativa ao acesso à Biblioteca de Mídia. Ainda não dá para saber com certeza como ela funcionará, porque só existirão aplicativos compatíveis com o menu quando o iOS 9.3 for liberado ao público. Mas na teoria, isso indica que os aplicativos de terceiros poderão pedir permissão para acessar a biblioteca musical (e talvez a de vídeos) nativa do iOS para possibilitar o envio de faixas para a Biblioteca de Música do iCloud.

Biblioteca de Mídia iOS 9.3

A Biblioteca de Música do iCloud é um serviço atrelado à assinatura paga do Apple Music ou do iTunes Match, que permite aproveitar a íntegra da sua coleção de músicas em todos os seus dispositivos conectados à mesma conta iCloud. Você pode enviar seus próprios arquivos de música existentes no seu computador (convertidos de um CD que tenha comprado, por exemplo) para a nuvem e aí eles ficam disponíveis para serem acessados no seu iPhone, iPad, Mac, etc, sem precisar de fios.

Um certo desenvolvedor, que há algum tempo estuda o acesso de apps de terceiros às musicas do sistema, já fez alguns testes e constatou que o novo menu permitirá que outros aplicativos enviem músicas do acervo pessoal do usuário para a Biblioteca do iCloud, sem precisar de um computador. Isso, porém, ficará limitado a quem possui uma assinatura do Apple Music ou iTunes Match.

Seria tão bom, porém, se isso permitisse também que se incluísse arquivos musicais (baixados do seu Dropbox ou do SoundCloud, por exemplo) direto na biblioteca nativa do sistema. Hoje, se você tenta importar um arquivo de música no iOS, é obrigado a ouvi-lo em outro aplicativo, porque o app Música não o incorpora.

Ainda não há nenhuma previsão oficial de quando o iOS 9.3 chegará aos iPhones e iPads de todos, mas acreditamos que isso possa acontecer até o final de março. Para saber as novidades que virão no novo sistema, confira nosso artigo especial.

via AppleInsider

Botão Voltar ao topo