Notícias

No iOS 9.3, aplicativos poderão enviar suas músicas para a Biblioteca do iCloud

A gestão de arquivos musicais no iPhone (e também no iPad e no iPod) sempre foi bastante limitada, em detrimento da usabilidade e praticidade. Até hoje, quem gosta de guardar músicas no iPhone ou no iPad para ouvir quando quiser, precisa de um computador para transferi-las ao aparelho e deixá-las disponíveis no app Música. Uma opção para isso é baixá-las via Apple Music ou iTunes Match, mas de qualquer forma, você precisa de um computador para enviar previamente seu próprio acervo para a nuvem.

Isso talvez mude um pouco no iOS 9.3.

No beta do futuro sistema, aparece uma nova opção no menu Privacidade, relativa ao acesso à Biblioteca de Mídia. Ainda não dá para saber com certeza como ela funcionará, porque só existirão aplicativos compatíveis com o menu quando o iOS 9.3 for liberado ao público. Mas na teoria, isso indica que os aplicativos de terceiros poderão pedir permissão para acessar a biblioteca musical (e talvez a de vídeos) nativa do iOS para possibilitar o envio de faixas para a Biblioteca de Música do iCloud.

Biblioteca de Mídia iOS 9.3

A Biblioteca de Música do iCloud é um serviço atrelado à assinatura paga do Apple Music ou do iTunes Match, que permite aproveitar a íntegra da sua coleção de músicas em todos os seus dispositivos conectados à mesma conta iCloud. Você pode enviar seus próprios arquivos de música existentes no seu computador (convertidos de um CD que tenha comprado, por exemplo) para a nuvem e aí eles ficam disponíveis para serem acessados no seu iPhone, iPad, Mac, etc, sem precisar de fios.

Um certo desenvolvedor, que há algum tempo estuda o acesso de apps de terceiros às musicas do sistema, já fez alguns testes e constatou que o novo menu permitirá que outros aplicativos enviem músicas do acervo pessoal do usuário para a Biblioteca do iCloud, sem precisar de um computador. Isso, porém, ficará limitado a quem possui uma assinatura do Apple Music ou iTunes Match.

Seria tão bom, porém, se isso permitisse também que se incluísse arquivos musicais (baixados do seu Dropbox ou do SoundCloud, por exemplo) direto na biblioteca nativa do sistema. Hoje, se você tenta importar um arquivo de música no iOS, é obrigado a ouvi-lo em outro aplicativo, porque o app Música não o incorpora.

Ainda não há nenhuma previsão oficial de quando o iOS 9.3 chegará aos iPhones e iPads de todos, mas acreditamos que isso possa acontecer até o final de março. Para saber as novidades que virão no novo sistema, confira nosso artigo especial.

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hades666

    Prefiro “importar” do meu HD 😀

  • Guilhermedeodes

    Escuto muita música no meu iPhone e ter que usar o iTunes para sincronizar e não poder executar músicas de um determinado app no aplicativo nativo de músicas, foi uma das coisas que mais me chateou quando migrei do Android para o iOS. Cogitava até em voltar para o Android principalmente por isso. Hoje já me acostumei e não me incomoda nem pouco, mas mesmo assim ainda tenho esperança de que um dia a Apple faça algo que facilite ou dê mais liberdade quanto ao gerenciamento de músicas diretamente pelo iPhone e outros dispositivos iOS.

  • Marcelo_Machado

    Agora que o Google Play Musicas permite fazer upload de até 50.000 musicas facilmente inclusive no plano free a Apple tem que se mexer. Tenho músicas que não estão no acervo desses apps de streaming e pra mim é importante telas todas no mesmo lugar para ouvir junto. Por isso estou cancelando o Apple Music para assinar o Google Play Musics.

    • Tarlan Brunet

      Mas o Apple Music também armazena nossas músicas, tal como o Google.

      • Marcelo_Machado

        Pagando o iTunes Match. No Google é free. Eu faço upload das músicas que eu tenho e não tem no acervo deles. Assim todas ficam num só lugar

        • Você não está falando do Google Play Music, né? Porque só o primeiro mês é grátis.

          • Marcos

            Acho que sim, eu uso o Google Play Music já a mais de um mês e não tenho cartão de crédito atrelado à minha conta Google. Eles oferecem guardar até 50.000 músicas mesmo, eu. No entanto, o acesso offline fica só para quem assina mesmo. Porém, para mim, que quero ter acesso à todas as minhas músicas quando estou (na maior parte do tempo com internet), é uma boa. Mas sempre guardo as favoritas comigo no app music mesmo. =)

          • Cristiano Costa

            O primeiro mês é grátis pra usar o serviço de streaming, se fizer upload de suas músicas não paga nada com o limite de 50000 músicas.

          • Marcelo_Machado

            O acesso online com propaganda é free, como no Spotify. E o upload de 50.000 musicas tb é free e vc pode escuta-las online. Se vc quiser ter acesso offline ai precisa pagar.
            É como no Spotify, mas com a vantagem que vc pode fazer upload das músicas que vc tem e não estão no acervo deles.
            Na Apple vc precisa pagar 2 serviços o Music e o Match

        • Lim 

          Não precisa pagar o iTunes Match se vc for assinante do Apple Music para ter acesso a Biblioteca de Músicas do iCloud.

          • Marcelo_Machado

            Mas e as músicas que eu tenho em mp3 e não estão no acervo deles? Na Apple preciso pagar o Match para ter tudo no mesmo app.
            No Google não.

            • Lim 

              Não. No Apple Music as musicas que não estão no acervo deles serão upadas assim como acontece no iTunes Match.

              https://support.apple.com/pt-br/HT204962

            • Anderson Camões

              Não precisa pagar o match. Se vc tiver o Apple Music, TODA a sua biblioteca vai ficar em todos os seus aparelhos.
              E se vc quiser, poderá tb disponibilizá-la off-line.

              Não precisa pagar os dois serviços. Apenas o Music já é suficiente.

            • Marcelo_Machado

              Eu tenho acesso a biblioteca deles. Mas eu tenho musicas que eles não tem e para te-las no mesmo app preciso pagar o match tb, justamente para fazer o upload das músicas que eu tenho e eles não tem.
              No Google isso é free

            • Marcelo Lopes Cairuga

              Não precisa!

        • Tarlan Brunet

          De fato o armazenamento do acervo pessoal é grátis, mas ter o acervo do Google Music também requisita assinatura, o que dá quase no mesmo do Apple Music, que oferece parte do acervo do iTunes e permite armazenar o nosso também. O lado ruim, é que as músicas correspondidas com as do iTunes ficam protegidas, tendo o Match não. De qualquer modo é algo que precisam melhorar. O 1º passo ja deram, o aumento quase substancial de 25.000 faixas, para 100.000 faixas armazenadas.
          Ainda assim, o Google é uma ótima pedida.

          • Marcelo_Machado

            Para acessar seu acervo precisa pagar Match

            • Henrique Mafra

              Marcelo não precisa pagar o iTunes Match se você tem a assinatura do Music. O iTunes Match já está atrelado ao Apple Music. Se sua música não foi usada para o Music verifique se ela tem no mínimo 128kb acho que é o limite, algum erro ocorre. Qual a mensagem que aparece na nuvem do lado do nome da música?

    • Davi

      No Apple Music são 100.000 musicas.

  • Marcelo_Machado

    Deixo aqui uma pergunta. Pq só o Apple Music tem app para o Watch? Os outros serviços de streaming não tem pq não querem ou não podem?

    • Murilo Herrmann

      acredito que porque não querem

    • Geovane da Silva Coelho

      Aguardando Spotify lançar o app, aí eu vejo alguma vantagem de ter um Watch.

      • Rafael Boiko

        Mas você pode controlar o Spotify com o Apple Apple Watch …

        • Marcelo_Machado

          Não como vc pode fazer com o Apple Music que tem app para isso. Nele vc acessa todos os albuns e playlist.
          No Spotify e similares vc acessa pelo reproduzindo que só regula volume e passa musicas ma por vez.
          No Apple Music para Watch vc acessa e visualiza todas as músicas como no celular

  • Paulo Eduardo Bueno Silva

    se eu assinar a apple musica eu não preciso assinar a itunes match ? o apple musica além do acesso ao acervo da apple também hospeda minha biblioteca ?

    • Tarlan Brunet

      Ele hospeda sua biblioteca sim. O lado ruim é que as músicas ficam protegidas por DRM. Já com o iTunes Match junto elas não ficam protegidas. É algo que eles realmente precisam melhorar, afinal o Google armazena suas músicas gratuitamente e não põe DRM nelas.

      • Paulo Eduardo Bueno Silva

        Obrigado Tarlan

    • Anderson Camões

      Sim

      • Paulo Eduardo Bueno Silva

        obrigado Anderson

  • Lucas Mendes

    Acho até legal a ideia, mas no brasil temos a internet móvel limita, se a pessoa curti ouvir músicas por Streaming o consumo vai daquele jeito, tem que ter uma boa franquia, que dependendo da operadora não fica barato. Mas o que importa é que a Apple está sem mexendo, pois a concorrência está cada vez crescendo e evoluindo.

  • Alex iPilot

    O app Músicas é bisonho! Acontece sempre comigo: as músicas ficam duplicadas da 2ª em diante, em quase todos os álbuns. Para corrigir só excluindo tudo e sincronizando de novo. Outro problema que persiste é que alguns álbuns não são mostrados no iPhone quando seleciono “Álbuns”, as músicas desses álbuns aparecem apenas se eu seleciono “Gênero” para exibição. Já conferi os campos de dados nessas músicas e todos tem o nome dos álbuns preenchidos. Não encontro explicação!

  • kadu

    Estou com um “problema” meio fora do tema mas queria saber se alguém está passando por isso também… A minha configuração de perfis simplesmente sumiu, e o perfil de beta também, inclusive não consigo instalar nenhum outro. Mas alguém ?

  • Felipe

    Uma das coisas mais interessantes que eu vi sobre esse assunto veio da Microsoft, no Windows Phone. Lá você pode colocar quantas músicas quiser no OneDrive, e ouvi-lás via streaming, totalmente de graça.

  • Fabio Correa

    Se a Apple não flexibilizar um pouco o sistema, vai perder mais clientes para o Android.
    O iPhone e o iOS estão começando a ficar ultrapassados.
    Os dispositivos Android são atualmente superiores aos iPhones.
    Adoro o iPhone, mas a Aplle precisa se movimentar rápido. Não é apenas colocar recursos especiais como o Touch ID, mas toda uma reformulação do iPhone.

  • Digoloureiro

    Sinceramente acho uma confusão a organização que tem no sistema de música da Apple, é uma guerra conseguir organizar tudo! Poderia ser mais simples!

  • Thiago

    ou o menu poderia permitir que se acessem as músicas da biblioteca, como alguns apps já fazem. Tipo o djay

  • Alex iPilot

    E o tal CarPlay morreu… Ainda não temos os apps Mapas e nem podemos assistir os vídeos de nossa biblioteca… Absurdo! Por enquanto, continua desabilitado, não mostrou aqui ao que veio… 😛

  • Rodrigo Lima Tropão

    bom dia, tenho um 6S de 16gb, meu icloud esta com 50gb de armazenamento. sou assinante do apple music, como faço para baixar os discos para escutar off line nas nuvens, sem que eu use a memoria do celular?

  • Depois que assinei o Spotify, praticamente não me preocupo mais com essa questão, mas pra quem gosta de ter seu próprio acervo de músicas, creio que será uma boa vantagem.

  • Marcelo_Machado

    O que esta escrito nesse link não aconteceu comigo.
    Tenho algumas músicas que não tem no acervo da Apple e não foram para a biblioteca do iCloud qdo assinei o Music.
    Elas ficaram no iTunes do computador e só.
    Ate qdo eu crio uma playlist com uma dessas musicas a playlist não sincroniza no iCloud, fica restrita ao pc

    • Lim 

      Que estranho, comigo e com minha irmão funciona perfeitamente, tanto no Mac quanto no PC e olha que ela é usuária de Android e mesmo assim funciona pra ela.

  • Fabianno Cabral

    Eu amo o iTunes Match! Vou renovar agora no mês 5 e pagar mais de 100 reais é duro. Mas vale a praticidade.