Notícias

Funcionalidade perdida do Apple Pencil deve voltar no próximo beta do iOS 9.3

Vários usuários do iPad Pro que estavam testando o beta do iOS 9.3 se lamentaram de uma mudança desagradável no novo sistema: desde o primeiro beta (permanecendo até o quarto, liberado ontem), não é mais possível usar o Apple Pencil para abrir aplicativos e mexer no sistema, como se faz normalmente com o dedo. O acessório passou a funcionar apenas dentro de aplicativos gráficos compatíveis com ele.

Até então, acreditava-se que isso tinha sido uma decisão da Apple, mas a empresa desmentiu isso e já anunciou que o próximo beta trará de volta a funcionalidade plena da caneta.

Em uma declaração ao site The Verge, um porta-voz da maçã garantiu que todas as funcionalidades voltarão como eram antes.

Acreditamos que o dedo sempre será a principal maneira dos usuários navegarem em um iPad, mas entendemos que alguns usuários gostam de usar o Apple Pencil para isso também e temos trabalhado em formas de melhor implementar isso. Vamos adicionar esta funcionalidade de volta no próximo beta do iOS 9.3.

O assunto era tão levado a sério que muitos usuários de iPad Pro já estavam decididos a não atualizar para o 9.3 para não serem impedidos de usar o Apple Pencil em outras partes do sistema. Alguns se lamentam que, enquanto se está desenhando, vez ou outra é preciso abrir um email, ver uma anotação ou até mesmo usar outro app aberto na tela dividida do Split View. E no beta do iOS 9.3, cada vez que se faz isso, é preciso largar a caneta e usar o dedo, o que não é nada produtivo e prático.

Considerando que rumores afirmam que o próximo iPad Air 3 possa também ser compatível com o Apple Pencil, esta é uma boa notícia até mesmo para usuários no futuro.

A impressão que dá é que a Apple tinha tomado a decisão de retirar a funcionalidade, mas voltou atrás devido à repercussão que isso tomou. Se for isso, é um bom sinal, pois indica que a empresa está bem mais aberta à sugestões do que já foi no passado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabio Santos

    Eu atualizei a pouco no beta público 4 um iPhone 6 a bateria que no beta 3 estava ótima, agora está ruim pacas mais alguém ???

    • Victor

      Aqui no 6s Plus o Beta 3 foi o pior de todos! Beta 4 rodando bem e até agora sem bugs. Bateria normal tanto no beta 3, quanto no 4. ✌?️

      • Charlie

        Verdade, Beta 3 foi o pior até agora, apps reiniciando sozinhos frequentemente, telas pretas, bug do relógio da barra de status desaparecendo… To ansioso pela versão final do 9.3. Espero que consertam tudo que está de errado nesse iOS 9, por que o meu iPhone 6 não é o mesmo desde o 8.4.1.

  • Carlos Dasmer

    Taí um ponto que a Apple ainda precisa melhorar, ouvir um pouco mais seus clientes. – Essa obsessão desarrazoada por IPHONE cada ano mais fino por exemplo, ta claro que ninguém se importa e roga por uma bateria melhor, mas entra ano e sai ano e a APPLE só fala em espessura. – Alguém podia Hipnotizar Jony Ive e tirar do vocabulário dele as palavras Light and Thin.

    • Marco Túlio Rezende

      “Ninguém se importa” pega um iphone 4 e compara com o 6 depois vc fala isso de novo. Eu tenho um lg g4 e tenho saudade da expessura do meu 6 plus roubado até hj.

      • Gabriel Guimarães

        e mais: pega um ipod touch e imagina se o iphone fosse tão fino quanto ele!

        • Carlos Dasmer

          Mesmo que tivesse que carregar uma ogiva nuclear conectado a ele para a bateria durar mais? – Ainda prefiro que o Iphone 7 venha com a espessura do 4 /4s rsss – Vejo que você é aficcionado por finura também hehehe – Gosto não se discute não é mesmo?

      • 199X KID

        eu achava o iPhone 4 grosso demais, qualquer case que eu colocava nele eu me sentia segurando um tijolo, to com o 5s agora e não sinto mais isso e com um futuro novo iPhone que eu tenha vou sentir menos ainda

        • Carlos Dasmer

          Também tenho um 5S e acho a espessura dele ideal, se a bateria melhorasse a cada vez que eles lançassem um Iphone mais fino, eu nunca reclamaria de espessuras, mas todo ano é a mesma coisa, aparelhos mais finos, diferenças mínimas na bateria. – Eles estão obcecados. rss

      • Carlos Dasmer

        A espessura do 4 e 4s nunca me incomodaram, quando troquei pelo 5, mais fino e de material mais leve, senti uma grande diferença, lembro que ele caiu das minhas mãos varias vezes ate me acostumar, mas acredito que ja chega, a espessura do 5 estava ótima (por mim podia parar por ali), prefiro mil vezes um aparelho que dure o dia todo ligado, do que um aparelho mega fino que eu tenha que carregar duas vezes ao dia. – Agora se você curte aparelhos fininhos beleza, a APPLE esta agradando você, putz que inveja! rsss

        • Marco Túlio Rezende

          Carlos vc tem qual iPhone hj? Eu ja tive o 4 e achava ele extremamente desconfortável, e me corrija se estiver errado mas a bateria no decorrer do tempo nunca foi piorada mesmo o iPhone ficando mais fino.

          Obs.: Tbm acho a bateria de smartphones em geral muito ruim. Defender menor expessura não significa que eu goste da bateria do jeito que é hj.

          • Carlos Dasmer

            Em momento algum disse que a bateria tem piorado Marco, só acho que a preocupação deles no momento esta em afinar o aparelho cada vez mais, e a bateria tem avanços mínimos. – Uma bateria que dure mais não é só um desejo meu, tá claro que é geral! – A apple pode afinar o Iphone até que ele fique transparente se ela e vocês aficcionados por aparelhos fininhos quiserem, mas quando é que vão ouvir a maioria e se preocupar em criar uma bateria melhor, que dure mais? – Tenho visto a concorrência se esforçando, pelo menos tentando, e a APPLE diminuindo o tamanho da bateria pra colocar um 3D touch, dando fim a um conector de Audio pra afinar mais o aparelho e etc – Entendeu?

    • Douglas Ceretta Hamerski

      Voce com certeza tem mãos grandes, por que usar um smartphone com capinha não é nem um pouco comportável pra quem tem mãos pequenas, por esse motivo nunca coloquei capinha no meu iPhone 4S e nem agora no meu Moto X. Acredito que no iPhone 6 e 6s não tenha mais esse problema.

    • Eu acho correto sugerir que a Apple desenvolvesse as 2 linhas de iPhone:
      o iPhone Bonito (que é oq ela vende agora)
      o iPhone Funcional (que prioriza recursos importantes à estética).

      no modelo Bonito eles podem afinar até virar um cartão de crédito, de um jeito ou de outro tenho q andar com um Power Bank pra usar esses direito.

      no modelo Funcional, o que eles economizaram de espaço no bonito, eles podem preencher de bateria. Assim a grossura e peso que o aparelho ganha compensa o peso e grossura do Power Bank q você precisa carregar com o iPhone Bonito.

      • Carlos Dasmer

        Por um Iphone Bonito e Funcional então rsss – Ta difícil né companheiro?

  • Alexandre Diniz

    No podcast Cortex dessa semana (episódio #23) o pessoal comenta que obteve informações a respeito e isso não é um bug, mas uma decisão da Apple. Aparentemente, outras funções serão disponibilizadas (como markup), mas que a a navegação através da Pencil não deve voltar tão cedo. É interessante que em alguns foruns o pessoal defende que a navegação deveria ser pelo menos uma opção debaixo de acessibilidade, pois muitas pessoas com problemas motores e LER estavam se beneficiando da Pencil assim.

  • Victor Ribeiro

    Atualizei pro beta 4 do iOS 9.3 no iPhone 5s e as notificações não estão mais chegando no Apple Watch, somente no iPhone. Alguém teve esse problema?

  • Rodrigo Bocchese Faria

    Estou com o beta 4, e continua com um problema que surgiu no beta 3.
    Existe um delay quando coloco o aparelho no modo silencioso. E algumas vezes, mesmo com a chavinha no silencioso ele emite sons de alerta.

    mais alguém com algo parecido?