AplicativosNotícias

WhatsApp anuncia oficialmente que não cobrará mais anuidade

Esta notícia pode criar confusão em muitos, pois na prática, o WhatsApp (que provavelmente é o mais popular aplicativo de mensagens móveis no mundo) sempre foi grátis.

exatamente um ano, questionamos aqui o fato do aplicativo informar que cobrava uma anuidade de $0,99 após o primeiro ano de uso, coisa que nunca vimos acontecer. Agora, eles finalmente assumiram que não tinha sentido continuar com essa história e anunciaram o fim da suposta cobrança anual.

O fundador do WhatsApp, Jan Koum, comentou em uma conferência em Munique, Alemanha, o fim da assinatura. Ele admitiu que o formato era estranho e bloqueava o acesso para quem não tinha cartão de crédito

Isso realmente nunca funcionou direito. Nós não queremos que as pessoas fiquem com a sensação de que, em algum momento, podem ficar sem comunicação com o mundo.

Aparentemente, a cobrança realmente acontecia em alguns países da Europa e América do Norte, mas não em outros, como o Brasil. Apesar da tela de configuração do aplicativo avisar de que começaria a cobrar depois de um tempo, nunca soubemos de ninguém que pagou anuidade após um ano. No início, quando o aplicativo nasceu na App Store, era necessário pagá-lo para instalar. Vez ou outra ele ficava de graça para que a base de usuários aumentasse, mas depois voltava aos mesmos $0,99. Quando chegou no Android, o modelo era outro: podia-se baixar gratuitamente o app e usá-lo de graça durante um ano. Após este período, uma anuidade de $0,99 era teoricamente cobrada. O mesmo modelo chegou ao iPhone em 2013, solidificando de vez o uso do WhatsApp como comunicador universal entre plataformas.

Boas vindas

O WhatsApp sempre afirmou que cobrar uma anuidade era uma forma de não incluir propagandas no aplicativo. Com o fim da cobrança, volta a dúvida se este modelo irá mudar, mas eles garantem que o serviço continuará sem publicidade. Eles pretendem criar ferramentas que substituam o SMS em avisos de bancos, companhias aéreas e outras empresas que os usuários geralmente tem contato, o que deve arrepiar ainda mais as operadoras que nunca gostaram muito do aplicativo.

Todos nós recebemos essas mensagens de outra forma hoje – por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas – por isso, queremos testar novas ferramentas para tornar isso mais fácil de fazer no WhatsApp.

A mudança no sistema de cobrança deverá ser concluída nas próximas semanas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Considero isso como ruim, embora um caminho lógico.

    Veja, depois que o Facebook comprou o Whatsapp, ele tenderia para esse mesmo caminho do Facebook, que é basicamente “vender dados”. Possivelmente o Whatsapp é um negócio de apoio para o próprio Facebook em termos de inteligência de dados. Futuramente, pode ser até que ele venda propagandas para anunciantes, baseado nesses dados.

    Isso reforça aquela idéia de que se você não paga pelo produto, você é o produto.

  • Jayme Pires

    Eu paguei sim. Logo no começo do serviço. Que burro.

    • Tito Chase

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desculpe….nao foi a burrice, foi a sinceridade.

    • Gabriel Quiuli

      Eu paguei pelo app quando tinha o 3GS, na epoca custava 0,99 de dolar, não tinha como usar sem comprar hehe

      • Leonardo Negrisoli

        E um dólar custava tipo R$1,60 haha… somos 2

    • Mattheus Santos

      Pede reembolso 😉 kkkk

  • April

    Só uso o Whatsapp por ser um aplicativo universal mesmo, se não fosse isso eu usaria o Telegram, que além de mais leve tem muito mais funções.

    • João Ferreira

      Lamento, mas esse papo já não convence ninguém. O Telegram não tem mais funções do que o WhatsApp, nem sequer é tão seguro quanto o WhatsApp. Só em termos de conversação, o Telegram é um simples aplicativo de mensagens – não suporta chamadas – o que logo por aí prova que não tem algo que é essencial no WhatsApp. Depois, o Telegram não tem nada que se compara ao nível da interatividade do aplicativo (compartilhamento de fotos, vídeos, etc.), e não tem mesmo nada ao respeito da personalização e configurações. Compare a tela de configurações do WhatsApp com a do Telegram. O Telegram é um aplicativo inferior ao WhatsApp em todos os aspetos e não tem como entender as pessoas que ficam falando mal do WhatsApp constantemente. O que seria isso? Raiva do sucesso do aplicativo? Por amor, né…

      • Luís M.

        Raiva do sucesso do aplicativo? Rapaz, eu fui um dos pioneiros do WhatsApp, queria mais é que ele crescesse e ficasse melhor.

        E não vou dizer todas as vantagens do telegram pq são muitas e nem tempo eu teria para isso.
        Mas cara, o WhatsApp é um aplicativo que ficou parado no tempo, muito lerdo e problemático. O envio de dados do telegram é até melhor já que se pode enviar o arquivo original ou o arquivo comprimido.
        E cara, se eu quiser uma chamada voip, eu faço no WhatsApp e pronto, não vou ficar com raiva por isso não. O negócio é que se for mensagem de texto, eu usaria o Telegram por ser superior. Eu quero usar o que é melhor para mim e pronto, só isso…
        E o Telegram tem para computador, o WhatsApp não. O WhatsApp Web não passa de uma gambiarra, usei uma vez para nunca mais…

      • April

        Isso aí já é questão de gosto. Para mim pelo menos, essa função de chamada não faz nenhuma falta. E em nenhum momento eu falei mal do Whatsapp. Parece que você que está com raiva do Telegram, rs…

  • Diego

    Its great,Isso é ótimo.

  • cesar 1989

    acre news

  • André Silva

    Comecei a usar o Whatsapp no meu iPhone 3GS e ele era vitalício na época e este benefício se manteve até hoje, nunca recebi alerta de cobrança.

  • Renan

    O Blog do iPhone nos últimos meses está meio fraco? No sentido de produção de conteúdo em geral e notícias meio que “atrasadas”.
    Pode ser só impressão minha, mas estou achando outros sites/blogs com assuntos mais relevante à discussão.

    • Rafael Farina

      Eu ainda adiciono que a iThing também anda um pouco sem atualizações. Não teve nenhuma edição em dezembro, nem uma postagem explicativa. Porém houve cobrança no cartão. E ainda não há nenhuma informação sobre a edição de Janeiro, se é que ela vai sair.

      • Patrick Rademaker Burke

        Por essas e outras que cancelei a minha assinatura na iThing

      • Alexandra

        Acessei ela agora, tem uma revista nova de nome editorial lá…

  • Tito Chase

    Eu, iria falar que nao conhecia uma alma que tivesse pago pelo Whats….aí conheci o Jayme. Sim, esse do comentário abaixo. kkkkkkkkkkk

  • Leonardo VimpriO

    Eu baixei o WhatsApp em 2010 grátis e foi aqui que anunciaram. Depois tive que paga-lo, foi uma bagunça na época e não tinha quase nenhum contato.

    Falando nisso:
    iLex não mereço um presente por 6 anos de leitor do blog? 😀

    • Renan

      Depois de anos de leitor também, assim como você Leonardo.
      Não entendi o motivo, mas beleza.

      • Oi Renan.
        Você não sabe o mau que está nos fazendo.

        Você pode continuar tentando nos denegrir e nos machucar. Isso não ajudará em nada, mas mesmo assim continuaremos firmes e fortes, continuando nosso trabalho.

        Se você tomasse uma atitude mais positiva e não negativa, como está tomando, talvez você estaria ajudando as coisas que você gosta a se desenvolverem. Se você é leitor antigo, sabe que estamos sempre abertos a conversarmos diretamente, por email, para resolver absolutamente tudo. TUDO. Mas se você prefere ficar nos holofotes, querendo nos colocar para baixo, em vez de ajudar diretamente, é uma opção sua.

    • Kevin

      Acho que você ganha o presente quase que diariamente… Notícias, promoções até vouchers de sorteio já rolou, mas que menino “pedixão”! Kkkk brincadeira ?

    • Leonardo VimpriO

      kkkkkkkk… Brasileiro neh! sabe como é. Mas eu clico no links e ja comprei na Bdistore 😀

    • Marcus Malacarne

      Se for assim eu também mereço… Acesso o blog desde meados de 2009, quando comprei meu primeiro iPhone (um iPhone 3G)… Hahaha… Caramba, como o tempo passa rápido…

      Quanto ao WhatsApp, eu baixei ele de graça, logo no início, na época em que se pagava $0,99 pra comprá-lo (sem anuidade), porém ninguém mais dos meus contatos tinha na época… Só passou a ser útil pra mim, no fim de 2011, quando fiz meu intercâmbio pros EUA e a galera que conheci por lá usava, depois que voltei ao Brasil, aos poucos começou a ganhar força por aqui.

      • Luís M.

        Vish, olha o Marcus! Quanto tempo, cara. Tinha anos que eu não respondia um comentário seu.
        Lembro que me ajudou uma vez a comprar uma Apple TV 3ª Geração e também em outras coisas também, foi logo no lançamento. Nem lembro mais que ano foi também.

        E falando do WhatsApp, baixei de graça pq eu usava a conta da minha prima para tudo, já que eu não tinha cartão de crédito. E na época ela tinha pago o WhatsApp, mas era apenas 1 dólar, não valia quase nada naquele tempo…
        E sempre usei, muitos contatos já tinham WhatsApp naquela época.
        Hoje que uso menos o aplicativo pq forcei meus amigos a baixarem o Telegram, pelo menos os que eu mais conversava estão lá.

        • Marcus Malacarne

          Serio??? Nem lembrava mais… Espero que tenha sido útil minha dica da época, kkk…

      • Marcus Malacarne

        Resolvi voltar no tempo do blog e encontrei isso:
        http://blogdoiphone.com/2010/09/humor-a-combinacao-perfeita/

        Minha contribuição mais relevante ao site, ou não, kkkk….. 2010…

  • Felipe

    Mas pior foi o fundador explicando que não cobrava o serviço no Brasil porque “a gente não tem cartão de crédito nem estrutura para isso”.

  • Leonardo Negrisoli

    Como eu paguei US$0,99 láááááá atrás, no meu finado iPhone 3G. Sendo assim, meu WhatsApp não indicava cobrança dos possíveis US$0,99.

    Por um momento me achei exclusivo kkkk sqn

  • Maganeses

    Aproveitem, pois é o melhor jogo de corrida da atualidade: Horizon Chase está free.

  • Eu paguei pelo WA.