AplicativosNotícias

WhatsApp anuncia oficialmente que não cobrará mais anuidade

Esta notícia pode criar confusão em muitos, pois na prática, o WhatsApp (que provavelmente é o mais popular aplicativo de mensagens móveis no mundo) sempre foi grátis.

exatamente um ano, questionamos aqui o fato do aplicativo informar que cobrava uma anuidade de $0,99 após o primeiro ano de uso, coisa que nunca vimos acontecer. Agora, eles finalmente assumiram que não tinha sentido continuar com essa história e anunciaram o fim da suposta cobrança anual.

O fundador do WhatsApp, Jan Koum, comentou em uma conferência em Munique, Alemanha, o fim da assinatura. Ele admitiu que o formato era estranho e bloqueava o acesso para quem não tinha cartão de crédito

Isso realmente nunca funcionou direito. Nós não queremos que as pessoas fiquem com a sensação de que, em algum momento, podem ficar sem comunicação com o mundo.

Aparentemente, a cobrança realmente acontecia em alguns países da Europa e América do Norte, mas não em outros, como o Brasil. Apesar da tela de configuração do aplicativo avisar de que começaria a cobrar depois de um tempo, nunca soubemos de ninguém que pagou anuidade após um ano. No início, quando o aplicativo nasceu na App Store, era necessário pagá-lo para instalar. Vez ou outra ele ficava de graça para que a base de usuários aumentasse, mas depois voltava aos mesmos $0,99. Quando chegou no Android, o modelo era outro: podia-se baixar gratuitamente o app e usá-lo de graça durante um ano. Após este período, uma anuidade de $0,99 era teoricamente cobrada. O mesmo modelo chegou ao iPhone em 2013, solidificando de vez o uso do WhatsApp como comunicador universal entre plataformas.

Boas vindas

O WhatsApp sempre afirmou que cobrar uma anuidade era uma forma de não incluir propagandas no aplicativo. Com o fim da cobrança, volta a dúvida se este modelo irá mudar, mas eles garantem que o serviço continuará sem publicidade. Eles pretendem criar ferramentas que substituam o SMS em avisos de bancos, companhias aéreas e outras empresas que os usuários geralmente tem contato, o que deve arrepiar ainda mais as operadoras que nunca gostaram muito do aplicativo.

Todos nós recebemos essas mensagens de outra forma hoje – por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas – por isso, queremos testar novas ferramentas para tornar isso mais fácil de fazer no WhatsApp.

A mudança no sistema de cobrança deverá ser concluída nas próximas semanas.

Botão Voltar ao topo