Notícias

Filme sobre Steve Jobs concorre ao Oscar em duas categorias

Depois de ter ganho dois prêmios Globo de Ouro esta semana, o mais recente filme sobre Steve Jobs agora concorre ao Oscar, com duas indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet) e Melhor Ator (Michael Fassbender). Ambos já tinham sido indicados ao Globo de Ouro, mas apenas Kate ganhou.

Mas há uma coisa muito curiosa nisso tudo: um dos concorrentes a melhor ator é Leonardo DiCaprio, pelo filme “O Regresso“. Ele está concorrendo pela 5ª vez e há quem já faça piada na internet a respeito de sempre “morrer na praia”. O curioso é que DiCaprio foi um dos primeiros convidados a fazer o papel de Steve Jobs no filme de Aaron Sorkin, mas depois acabou desistindo sem dar explicações. Tempos depois, ficou-se sabendo que a viúva de Steve Jobs, Laurene, fez lobby com a indústria e com diversos atores, na tentativa de fazer o filme não ser finalizado. Isso teria sido uma das razões de DiCaprio e até mesmo Christian Bale (que também concorre este ano por ter sido coadjuvante no filme ‘A Grande Aposta’) desistirem de fazer o filme, que só saiu graças à determinação de seus produtores e do ator Michael Fassbender, que aceitou o papel mesmo não sendo nada parecido fisicamente com Jobs.

DiCaprio este ano é um dos favoritos, com ‘O Regresso’ sendo o recordista de indicações. Mas a Academia pode querer dar um recado ao mercado dando o prêmio a Fassbender, destacando que a arte do cinema deve sempre estar acima de influências externas e politicagens de interesses pessoais. A viúva até pode ser contra a forma como o seu falecido marido está sendo exposto, mas não deveria nunca usar de influência para impedir que o filme fosse realizado. Apesar da indústria de Hollywood render muito dinheiro, filmes ainda são uma das formas de arte mais bonitas que existem.

Jobs tinha uma personalidade forte e quem convivia com ele tinha que saber lidar com isso. Mas ele também tinha qualidades excepcionais que o filme não mostra, pois não é o seu objetivo. É importante que quem assista o filme saiba disso.

A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 28 de fevereiro. E será irônico se DiCaprio perder mais um Oscar justamente para o ator que aceitou fazer o papel que ele recusou.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Elder Bruno

    Dicaprio era pra ter no minimo umas 3 estatuetas se não fosse briguinhas internas no oscar, ou, até mesmo “politicagem”.

    • Arley Martins

      Concordo. Isso prova que não é o melhor quem ganha e sim o que mais puxa o saco.

  • Leonardo Damasceno

    “Mas a Academia pode querer dar um recado ao mercado dando o prêmio a Fassbender, destacando que a arte do cinema deve sempre estar acima de influências externas e politicagens de interesses pessoais.”

    Não mesmo.

  • Guilherme Salles

    Achei beeeem abaixo das expectativas esse filme do Steve Jobs. Primeiro, que o filme inteiro se concentra na relação dele com a filha dele (o que pouca gente quer saber sobre Steve Jobs). Segundo, as discussões no filme demoram demais, as vezes duas discussões acontecem ao mesmo tempo, e poucas acabam por se resolver. E terceiro, só vemos o Steve “backstage”, isso agonia muito, porque todos os momentos em que ele vai apresentar algo são cortados, sendo que uma das principais razões por ele ser conhecido é seu desempenho em cima de um palco.

  • DiCaprio vai levar melhor ator, porque merece, pelos anos de injustiça e porque O Regresso é simplesmente genial, tudo no filme é bom, do roteiro, passando pela direção, pelos efeitos de camera, pela fotografia, atuações… tudo é bom nesse filme, mereceu as 12 categorias que foi indicado. Mas, Steve Jobs também é sensacional, não tão impactante como O Regresso e nem é comparável, tendo em vista que são roteiros bastantes diferentes, mas se Leo não for ganhar (espero que ganhe), eu não acharia ruim se o Michael levasse, pois o Steve Jobs dele foi sensacional.

    • Gabriel

      Pessoalmente, não curti tanto O Regresso como esperava. O roteiro é o ponto mais fraco dele e o filme se estende muito: poderiam facilmente reduzir o filme para 2h15 ou menos. E tambem, o grande gatilho da trama foi anunciado não havendo surpresa quando aconteceu. Mas não posso negar que os demais aspectos técnicos são espetaculares! Não merece o premio de “Melhor Filme” mas sem duvida alguma, Alejandro G. Innaritu, merece um premio de “Melhor Diretor” por essa incrivel realização.

  • Cássio Delmanto

    O Oscar, na verdade, é um prêmio dado por votação feita entre membros da Academia, que são pessoas da própria indústria de Hollywood. Ou seja, se a viúva do Jobs fez lobby nestas mesmas pessoas, com certeza não darão o prêmio ao Fassbender. Pode ser justamente por isso, inclusive, que o filme foi esnobado em tantas outras categorias, como roteiro e filme.

  • Filipe Marcelo

    “A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 28 de fevereiro. E será irônico se DiCaprio perder mais um Oscar justamente para o ator que aceitou fazer o papel que ele recusou.”

    Lembrando que a premiação é pela atuação e não pelo personagem, então mesmo se o DiCaprio perder pro Fassbender, isso não quer dizer que ele deveria ter aceitado o papel, como insinua o post…

  • Concordo, olha como o DiCaprio está depressivo por não levar o Oscar.

  • Dorinhavasc

    Tá… esse é um filme ( de Steve Jobs) pelo qual nem despertou em mim vontade de ir ao cinema para assistir, mas Regresso sim.

  • April

    Esse ano as categorias estão uma pior que a outra. Ano passado ainda tinham uns filmes que eu achei bons, como por exemplo Boyhood.