Aplicativos

Apple tira da App Store aplicativo que permitia gravar a tela do iPhone

Gravar o que acontece na tela do iPhone ou do iPad é algo bem útil para se fazer vídeos de tutoriais ou demonstrações de jogos. É possível gravá-los conectando o aparelho pelo cabo USB no Mac e registrando com o programa QuickTime, mas seria ótimo se fosse possível gravar o vídeo diretamente no iPhone como já é possível com algumas soluções do jailbreak.

Esta manhã apareceu na App Store um aplicativo que fazia exatamente isso: permitia gravar em vídeo o que acontecia na tela do iPhone ou do iPad. Mas a Apple tirou o app do ar.

A solução era ótima: o Vidyo usava o AirPlay (função de espelhar a tela do iOS na Apple TV) para captar todas as imagens, como se ele mesmo fosse um dispositivo externo. Aí era só gravar o que se queria e depois editar ali mesmo no dispositivo, sem precisar de computador nenhum.

Mas a Apple não gostou, porque ela não libera a funcionalidade AirPlay para aplicativos. Segundo ela, a finalidade da função não é essa e por isso ninguém pode inventar outras utilidades, mesmo que funcionem e sejam feitas para facilitar a vida do usuário. Por isso, baseado nas regras da App Store, o aplicativo foi retirado.

É uma pena, pois seria uma coisa bem legal poder gravar a tela direto no dispositivo. Mais um “doce” que a Apple roubou de nossa mão.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Apple sendo Apple! ?

    • Apple sendo Apple!

    • Luiz Assis

      Baixei antes dela retirar ??

      • Luiz André

        Quem baixou vai poder continuar usando normalmente ?

        • Luiz Assis

          Tá funcionando.

        • Diego Azevedo

          sim. Não vai mais poder baixar da Apple Store, caso delete do aparelho, mas pode transferir para o itunes do seu computador para manter um backup.

      • David

        Tem backup? Não tem como mandar por email?

  • Hades666

    Alguém conseguiu pegar antes???

    • Luciano Valadão

      Eu comprei antes de sair do ar! Ja imaginava que isso iria ocorrer!

      • Ubirajara Batalha

        pode mandar o arquivo pra mim que não tinha visto há tempo? mesmo que eu te pague algo por ele tb?!

        • Não é assim que funciona, man! O app é autenticado com a senha da pessoa que o comprou. Ele não pode só te mandar o app, ele teria também que passar a senha para você. Logo, é inviável… =

          • Ubirajara Batalha

            Eu sei amigo que o app é autenticado com a senha da pessoa que o comprou, mas não precisa ninguém passar a senha, apenas o arquivo, a senha só será necessário para atualização do app, coisa que não vai acontecer tendo em vista que o app foi tirado da loja on-line! Com todo respeito ao seu conhecimento, mas eu sei que isso é possível pq eu já fiz isso, minha conta tem MUITO, mas MUITO app mesmo comprado, inclusive comprado pago e eu já passei alguns pra minha mulher e pra alguns amigos os arquivos e funcionam perfeitamente até hj, o único problema é que não atualiza pq pra atualizar sim precisa da senha de quem o comprou, simples assim! Duvida? Faça o teste com alguém e verá isso que estou te dizendo!

            • Junior Taylor Allderdice

              manda o aquivo pra mim man ?

            • Ubirajara Batalha

              Tb quero!

            • Alex Silva

              Você só vai conseguir importar pro iTunes e instalar se a conta for autorizada no computador, sendo que para isso você precisaria da senha… Ou seja, inviável.

    • Jennifer Roberts

      Sem sorte! Eu tenho que usar essa ferramenta para gravar a tela indiretamente.
      http://goo.gl/2euvSF

  • Vi algumas pessoas que compraram, uma pena que não grava as ligações, se não tinha cmprado tb. Alias é complicado algumas restrições que a Apple te impõe, se eu quero gravar ligações a escolha tinha que ser minha, não dela. E isso anda fazendo falta quando ligo para alguns callcenters como NET ou GVT.

    • Igor Volanski

      Vc não precisa gravar nada pois tudo já é gravado, basta solicitar a gravação baseada no protocolo de atendimento. Desta maneira, a credibilidade da gravação, perante a um processo por exemplo, é ainda maior, pois foi feita pela própria empresa.

      • Igor eu já tive diversos problemas com a GVT, terminou judicialmente. Pergunta se ela atendeu a solicitação de fornecer a gravação de algum protocolo? O juiz deu risada na hora de dar causa ganha para mim. Se tivesse a gravação ia ser pior para eles pq em uma delas me chamaram de “espertalhão tentando passar a perna neles” por não honrarem o acordo de preço feito na hora da venda. Atualmente sempre q preciso de um callcenter eu deixo no viva voz e gravo tudo com um grvaador externo.

        • Gabriel Tensol

          Custei a achar uma boa solução no Jailbreak. Vários programas precisavam de fazer uma chamada em grupo para poder gravar. Outros já usavam um servidor externo e cobravam para enviar as mensagems.
          Acabei achando um antigo, que funciona no IOS 9 e iPhone 6s que chama Call Recorder, que funciona com quase tudo (skype, facetime, ligações normais) e não depende de nada disso.
          O reposiório é: http://hacx.org/repo e está em promoção nos últimos dias por 0,99.

        • Adriano

          Verdade esse negócio da gravação é um saco, porque se for para vias juridicas a empresa nunca vai liberar a gravaçao, até mesmo porque ela tem o direito de não produzir provas para sí mesmo.

        • Fabricio Bezerra

          amigo vc ja fez reclamação na anatel? tmb já tive problemas com a gvt e consegui resolver junto a anatel.

          • Já teve GVT? De todas as mensagens que abri na anatel responderam com a mesma mensagem padrão, foi meio que “dane-se, não vamos ler”. Foi um dos argumentos que o juiz usou para dar causa ganha, falando que a empresa em momento algum se mostrou interessada em resolver o problema. Sério, não recomendo a ninguém essa empresa.

        • João do pé de feijão

          Poxa, comigo nunca aconteceu nada disso. A GVT é ótima no atendimento (moro em Goiânia). Tenho Internet e Telefone e sempre foram cordiais e respeitosos no atendimento. Vc tinha TV? Pq se teve, o pessoal do atendimento da TV é meio ridículo mesmo. Já tive SKY e tive problemas na hora do cancelamento tbm, mas penso em assinar novamente…

        • Igor Volanski

          Ganhou a causa, a responsabilidade é da empresa de ter a gravação

      • Duane

        Eles NUNCA enviam! Já solicitei na VIVO e na SKY.
        A VIVO até me enviou um CD só que vazio e a SKY sempre enrola!

        NUNCA confie nesta gravação!

        • Igor Volanski

          Anatel na Vivo, te garanto que resolve

          • Duane

            Posso te mostrar 7 protocolos referentes às reclamações que fiz na ANATEL! Nenhum deles teve retorno positivo para mim. Inclusive, a ANATEL me deve várias cópias de documentos.

          • Não sei bem qual o papel da Anatel no mundo. Qdo tive o problema da GVT q citei fiz 5 reclamações lá, nas 5 recebi a mesma resposta no copia-cola mesmo, e a Anatel cagou e andou para isso.

      • Paulo Getirana Cotta Junior

        O senhor já procurou solicitar uma gravação e foi atendido? Já tive um sério problema com cartão de crédito com o Itaú e a atendente me xingou no meio do atendimento. Para começar ela se negou a oferecer protocolo de atendimento, alegando que o canal não possuía tal. E aí? Você acha que vale a pena processar, sem ter prova em mãos e sequer um protocolo de atendimento?

        • Igor Volanski

          Já sim, exatamente como no seu caso mas a empresa era a Net. Abri reclamação na Anatel e em 3 dias estava tudo resolvido. Quem tem que provar algo é eles e não vc. Já que o poder de gravar está na mão da empresa, cabe a eles provarem que vc não ligou ou que não aconteceu o que vc afirmou.
          Um bom advogado teria obtido um bom resultado!

    • Rodrigo Abdalah Freitas

      Jailbreak é solução para isto e muito mais.

    • Vale lembrar que caso você não obtenha a autorização para gravação, a gravação não é válida em um processo judicial. Vcs autorizou eles a te gravar, mas eles não te autorizaram a serem gravados.

      • Jef

        Capaz! Legalmente uma gravação é válida se uma das partes tem ciência da gravação. Por exemplo: Pessoa A conversando com pessoa B, a A grava a conversa e abre um processo judicial. A gravação terá validade pois uma das partes (pessoa A) tem conhecimento/ciência da gravação.

        Agora, em um segundo caso, pessoa A conversa com pessoa B, num estacionamento por exemplo, e pessoa C fica gravando sem conhecimento nem da pessoa A nem da pessoa B. Neste caso a gravação não é válida caso a pessoa A processe a pessoa B, e nem para a pessoa C processar, pois ela não teve interação com as outras envolvidas.

        • Jef

          É complicado, pois necessita de muito estudo e interpretações de diversas leis “privacionais” e outras mais.

    • Além do mais, as gravações efetuadas pelas empresas são em âmbito de treinamento, e não em âmbito de arquivos. As mesmas são gravadas em aleatório e o atendente não tem controle sobre estas gravações.

      • Jef

        Em alguns casos, sim, em outros não. Uma empresa de cobrança me ligou, para tentar negociar, e eles informaram que estavam gravando e que poderia ser utilizada em cenários judiciais.

  • Junior Taylor Allderdice

    sacanagem da Apple eu já tinha visto esse App ontem pela manhã estava esperando baixa o Preço pois custava U$4,99 ou seja mais de R$20 achei muito caro e por isso não comprei

  • Marquinho Cavalari

    Amigos, comprei este app e deu o maior problema em meu iPhone,,,, logo após a instalação o app não estava funcionando e ao perceber que algo estava errado resolvi apagar e instalar novamente…. mais ai foi minha supresa…. o WIFI do iPhone havia parado de funcionar…. tive que restaurar o device… não me perguntem isso aconteceu talvez tenha cido apenas uma coincidência!! Mais o fato que após a restauração o problema foi resolvido…. PARA QUEM BAIXOU FIQUEM ATENTOS…

    • Daian Vanius Rech

      Marquinho pra mim avonteceu a mesma coisa… o wifi parou de funcionar, ele até exibia as redes disponíveis mas mesmo as já salvas não conectava. Apenas fechei todos aplicativos abertos inclusive o Vidyo e reiniciei o iPhone 5s. No inicio achei que fosse problema de meu dispositivo ter jailbreak, mas agora com seu caso confirma a teoria de que esse recurso que utiliza o Airplay trava alguma coisa na wifi. Enfim ainda estou com o aplicativo pois todos que tentei existentes no jailbreak não funcionaram!

  • Leonardo Damasceno

    Ridícula!

  • Rob Simões 

    Dancei. Comprei o app hoje cedo no iPhone mas não deu tempo de chegar em casa e instalar no iPad e baixar no iTunes. Agora não tem nem nos apps comprados. Vou ter que pedir estorno.

    • Se fizer backup do iPhone no computador, ele nao irá fazer backup do app? Aí voce sincroniza ele com os outros devices…

      • Rob Simões 

        Isso funcionava até o iOS 8. No iOS 9 por causa do app thinning este recurso não está mais disponível, pois o iPhone baixa somente a versão dele, e não a de iPad junto como ocorria antes.

    • Diego Azevedo

      No iTunes tem a opção “transferir compras”. Transfere o app que vc comprou no iphone e sincroniza ele no iPad

      • Rob Simões 

        Isso é o que eu queria fazer, mas como o app foi retirado da loja não é mais possível.

    • Jef

      Me manda um e-mail, para conversar acerca 🙂
      [email protected]

      • Rob Simões 

        Já pedi o estorno.

    • Rafael Ramos

      Rob, para mim aparece no historico.

  • Leonardo Negrisoli

    E volta o cão arrependido… ?

  • Felipe

    Essa é a parte ruim do iPhone

  • Titanium

    só falta na proxima atualizaçao do iOS eles liberarem a gravação de tela nativamente por algum app deles igual aconteceu quando surgiu aquele app que tirava foto com o botao de volume q foi retirado da loja pois “botão de volume é somente para volume”

  • Duane

    Os aplicativos não passam por um “crivo” antes?!
    Eles avaliam, dão OK e depois retiram!?

  • A ideia de usar o AirPlay é realmente interessante, e a gravação de tela é algo extremamente útil, deveria existir uma opção mais prática que usar o Quicktime no Mac. Entretanto, não existe nenhuma API pública da Apple que permita usar o AirPlay dessa forma, até onde sei.

    Se o aplicativo usou APIs privadas da Apple, ele tem que ser banido mesmo, por pior que seja para os usuários. Isso abre precedentes para outros aplicativos usarem APIs privadas que podem inclusive prejudicar o usuário. É chato, é uma merda, mas… A regra existe por algum motivo e deve valer pra todos. 🙂

    P.S: Não sou contra de NENHUMA FORMA aplicativos para gravação de tela. Acho que a Apple devia mesmo disponibilizar ao menos alguma solução nativa, ou um app próprio, ou uma API pública para que desenvolvedores criassem suas soluções. 😉

    • Diego Azevedo

      Ele realmente usou a API pública, fazendo com que o airplay enviasse a imagem da tela normalmente. A ‘gambiarra’ foi colocar o próprio aparelho como receptor, gravando tudo que recebia de si mesmo.

  • KB

    Fico pensando se não há uma questão relativa à segurança por trás. Um aplicativo que captura tela em tese poderia capturar informações privadas do usuário (senha, dados pessoais, info de online banking, etc) e enviar para algum servidor para uso mal-intencionado ou nesmo para efeitos de monitoração (vide algumas agências governamentais por aí), sem que o usuário tenha ciência do fato. De repente, vale pecar pela extrema segurança, do que falta de.

  • Frederico Martins

    Mais um doce que ela roubou e que provavelmente implantará daqui uns tempos, como se fosse uma super novidade.

  • William Ryan

    Eu não posso encontrar este app na loja. É removido?