Notícias

Apple repete o resultado fiscal recorde do ano passado

Há um ano, contávamos aqui do maior faturamento da história da Apple em um trimestre. E este ano, mesmo com a crise na economia mundial que fez o consumo diminuir em todo o mundo, os resultados fiscais da maçã foram tão bons quanto o de 12 meses atrás.

Em resumo, a Apple foi uma das únicas que conseguiu bater mais um recorde de faturamento no meio da crise. Nos últimos três meses, ela vendeu mais iPhones do que nunca: cerca de 34 mil unidades por hora, totalizando em 74,8 milhões de aparelhos. Em três meses.

A marca impressiona e é um novo recorde histórico, mas é bem parecida com o resultado do ano passado (quando vendeu 74,5 milhões de unidades). E é isso que costuma preocupar os investidores, pois as perspectivas de crescimento estacionam.

Tim Cook disse que o principal motivo de não terem faturado ainda mais foi o aumento do dólar frente à maior parte das moedas do mundo. Ele citou o Brasil, cujo Real desvalorizou cerca de 40% em 2015, e a Rússia, que perdeu 50% do valor de sua moeda. Como dois terços do faturamento da Apple vem de fora dos Estados Unidos, se outros países compram menos, isso afeta diretamente a empresa. Por isso, é de se admirar que a Apple, mesmo assim, tenha conseguido bater mais um recorde.

Um ponto que a Apple fez questão de destacar é que agora existem 1 bilhão de dispositivos da maçã ativos. Ou seja, iPhones, iPads, iPods, Macs, Watches, Apple TV que estão em uso no momento, potencialmente consumindo serviços da empresa, como App Store e Apple Music.

image image image image

Imagens: MacStories

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Victor

    A Apple deve muito a grande invenção que foi o iPhone pois não tem como imaginar a gigante Apple sem o revolucionário iPhone, que a cada dia representa ainda mais o coração da empresa. Pois um único produto ter 68% desse lucro, é algo fascinante!

    Quanto ao iPad, creio que ele cai as vendas por ser mais do mesmo.. iPad Pro é legal, sim, mas ele não faz nada a mais que os outros modelos.. Talvez esteja na hora da Apple reinventar o modo de usar o iPad para que ele realmente seja PRO. ?

    • Titanium

      o ipad pro é perfeito pra desenho, eu queria 1 só por causa disso pois nos outros é pessimo desenhar, porem o preço dele ta absurdo demais

    • Vitor Sá

      Só me preocupo que a Apple está muito dependente do iPhone, qualquer queda neste produto vai ter um grande impacto na empresa como um todo… Apple Watch podia ter dado uma melhorada neste quesito, mas ele nem conseguiu sair da categoria “outros”.

      • Victor

        Ela é totalmente dependente do iPhone, não tenha dúvidas disso! ?

        Mas o Apple Watch não me convenceu.. Eu acho que enjoaria fácil desse tipo de equipamento, pode ser falta de costume ou não, mas é algo que ainda não engrenou, e o preço dele também não ajuda muito né? Tanto no Brasil quando fora dele.. Mas quem sabe um dia ele não vire uma febre.

      • Geraldo

        O Apple Watch vai vender razoavelmente bem, mas vai ficar aí pela categoria de nicho mesmo, tipo para quem gosta de praticar exercícios físicos, etc, e também para quem faz questão de isentar um relógio de mais de 2 mil reais, cuja bateria não dura nem um dia inteiro direito. Agora se as vendas do iPhone caírem ou outra tecnologia altamente inovadora surgir, todos essa bilhões das reservas da Apple, serão usados para barrar os concorrentes. A cadeia de suprimentos do iPhone é mundial e seria afetada de maneira drástica. Tudo que era grande e “dominava” oundo em algum momento caiu, não sei se com o iPhone será diferente. Cadê o BlackBerry, a Nokia, a Palm, o CD, o DVD, etc.

        • João Pedro

          Mas o iPhone não domina nada. Só domina a Apple mesmo.

        • Anderson Camões

          A bateria do Apple Watch dura muito bem, melhor que o iPhone 6+. É o carregamento é super rápido, em 45 minutos já temos 100%, o que permite que seja utilizado até para monitoramento do sono.
          No mais concordo contigo, acho que o produto é de nicho. Estou muito satisfeito, uso bastante na academia, ele “me obriga” a superar metas de exercício, calorias, etc. Alem disto uso em pequenas coisas do dia a dia, como notificações, wallet, controle do Apple Music. Mas não é um produto must have. Um amigo meu comprou no embalo e se arrependeu.
          O único senão pra mim é o fato de não ser a prova d’Água.

          • Kalino Pereira

            Tive um e não consegui ver funcionalidade real!
            Eh um belo relógio q muitas vezes eu até esquecia que estava usado. ??

            • Rob Simões 

              É o device que mais uso depois do iPhone. Não sei mais ficar sem o meu. Mudou meus hábitos de exercícios. E funcionalidade é o que mais tem. Só não tem mais porque os devs não querem. Eu tenho um grupo sobre o Apple Watch no Telegram que tem uns 40 membros e trocamos muitas idéias ali. E todos usam bastante.

            • Anderson Camões

              Como entro nesse grupo?

            • Rob Simões 

              Se você já tem o Telegram instalado é só seguir o link: https://telegram.me/joinchat/AbOIvQIS_Ztw9yQcc8qHWA

            • Jef

              Consegue me enviar um convite para esse grupo?
              +554788977370

            • Rob Simões 

              É so entrar pelo link. https://telegram.me/joinchat/AbOIvQIS_Ztw9yQcc8qHWA

              No Telegram não precisa divulgar número de telefone como na porcaria do WhatsApp não.

          • ThiagoBarros

            Estamos todos em um mesmo consenso quanto ao iPhone e iWatch. Só não entendi a parte em que diz sobre o Watch não ser a prova d’Água. Tenho um e uso frequentemente na piscina e na praia.

            • Rob Simões 

              Você entra na água salgada com ele? Ele é resistente a água, não a partículas. Eu uso o meu no banho todos os dias, e na chuva também, mas na praia tem sal, que pode entrar lá dentro e dar problema. Na piscina dizem que faz mal por causa do cloro. Mas você não é o primeiro que diz que usa assim.

          • Rob Simões 

            Ele é resistente a água. Uso o meu há sete meses e tomo banho com ele todos os dias, suo pra caramba com os exercícios, já tomei muita chuva. Ele suporta até um metro submerso por até 30 minutos segundo a própria Apple.

            O Apple Watch foi minha melhor compra de 2015. Preferia ficar sem Mac e sem iPad do que ficar sem Apple Watch.

            • Anderson Camões

              Na academia eu sou bastante com ele. Mas no banho confesso que tenho medo.
              Já na praia, usei uma vez por menos de 1h e guardei. Não recomendo, acho que além das partículas tem a questão da temperatura, acredito que a temperatura seja muito elevada

      • Fabio Santos

        Mais ele deveria se encaixar na categoria etc eu tive um fiquei uma semana e vendi

    • Cássio Delmanto

      Eu acho que o problema com o iPad é que ele não dá aquela ‘coceira’ nas pessoas para ficar comprando o mais novo… troca pelo novo quem realmente depende dele, mas para pessoas normais, que só usam para internet e joguinhos, dá pra comprar um iPad e ficar anos e anos com ele… fora que está caro, e muita gente acaba preferindo usar o valor pra trocar de notebook, por exemplo…

    • JanjaBoy

      E saber que muita gente não acreditava no iPhone.
      Digo que eu mesmo tinha dúvidas até mechar num.
      http://youtu.be/eywi0h_Y5_U

    • Bruno

      68% é do faturamento, não do lucro! Do lucro é muito mais, já que sua margem é a maior entre os produtos (por exemplo, o iPad custa mais para fabricar, mas é vendido mais barato do que o iPhone).

    • Estanis Garcia

      Mas sinceramente no quesito sistema operacional do iPhone a Apple tem me decepcionado muito, muitas atualizações seguidas e agora travamentos constantes que parece android to muito decepcionado com esse novo iOS

  • Cássio Delmanto

    Eu juro que não entendo como tem tanta gente para comprar novos iPhones… 74 milhões em três meses!!

    • Fácil. Nos EUA/Europa/Australia/Canada boa parte das pessoas trocam todo ano (ou a cada 2 anos no máximo).

      • Cássio Delmanto

        o que me surpreende é o número… é muita gente… hahahaha…

      • Felipe

        O que preocupa também, com o estilo de vida desses países (principalmente EUA), parte desses iPhone vai pro lixo todo ano.
        Eu acho desnecessário trocar a cada ano ou dois anos, mas cada um faz o que quer.

    • Andre

      China, Cassio.

  • Roberson Annunziato

    E tem gente que ainda acha que a crise é só aqui.

    • JanjaBoy

      E que a daqui é muito pior.
      Se prepara para 2016 que o chumbo vai ser grosso.
      Com essa administração a coisa vai ser pior, muito pior.

      • Roberson Annunziato

        Nem vou comparar a minha crise com a da Apple. Realmente muito pior ahahahah. Mas não acho que seja diferente… Só resguardamos as proporções. E aqui temos a crise política intensificando a econômica.

        • Vinicius

          Aqui temos a crise social intensificando a crise econômica e política

          • Roberson Annunziato

            Ah não, em termos de desigualdade social estamos melhores que o mundo. Dá uma olhada na Europa com a questão dos imigrantes, eua com seus bolsões de pobreza… América latina no geral. Somos melhores que isso. Tem coisa boa por aí como Finlândia e etc. mas em questão social estamos melhores e melhorando aos poucos.

            • JanjaBoy

              Lenda.
              Distribuição de dinheiro dos outros acaba. Não é assim que se diminui a desigualdade.
              Esse socialismo só vai durar até acabar o dinheiro dos outros. E está acabando rápido.

            • Roberson Annunziato

              É que é difícil de entender o objetivo… Não se tira dinheiro de uns para dar para outros, se corrige as injustiças num primeiro momento distribuindo melhor a renda pra na sequência com as novas condições da população partir pra igualdade de oportunidades. Estamos só corrigindo um déficit, e não gerando pessoas que não fazem nada recebendo dos coitadinhos que produzem, isso sim é lenda.

            • JanjaBoy

              O único objetivo é fazer um curral eleitoral, nada além disso.
              Cadê tudo que foi prometido em infra estrutura/educação/saúde e segurança desde 01/01/2003 até hoje?
              O que vale é roubar e fazer curral eleitoral.

            • Roberson Annunziato

              Cadê o que foi prometido desde 22/04/1500 até hoje? Ahahahah

            • JanjaBoy

              Essa é a data do início da corrupção, as promessas vieram depois!
              E a promessa mor, mais mentirosamente falando, veio em 01/01/2003

            • Roberson Annunziato

              Nada, já prometeram de cara… Conto do vigário eterno, nunca vai mudar. Mas 2003 já começou uma melhora pra quem realmente foi enganado lá atrás… Agora vamos manter o foco pra 2018. Ahahahaha ?

            • Esse seu comentário era pra ser sério ou irônico? Fiquei na dúvida…

            • Roberson Annunziato

              Pesquise e descobrirá

            • Então foi irônico meu amigo, e eu não preciso pesquisar… Vamos rezar pelo nosso país, única salvação… Se é que existe…

            • Roberson Annunziato

              Pois é. Acho q nem deus arruma mais.

            • Concordo.

            • Vinicius

              Rapaz, estamos melhor que o mundo? Trabalhei em uma empresa em que a responsável pela contabilidade não sabia excluir uma coluna no Excel, a responsável de RH não conseguia fazer uma lista dos funcionários. Isso, entre outros exemplos que poderia dar, é reflexo de muita negligência na educação. Além disso, vejo pessoas desrespeitando o espaço dos outros sempre e, a cada dia que passa, aumenta mais a intolerância. Infelizmente não consigo ter uma perspectiva em que isso vai melhorar tão cedo….

            • Roberson Annunziato

              Falei exclusivamente sobre a direção na diminuição de abismo social. Não disse que somos o melhor país do mundo em educação e etc. tbm não vejo perspectiva.

      • Gerinho Faustino

        A crise aqui ta grande mas não é essa coisa toda, se fizermos uma comparação com a Grécia por exemplo veremos quem realmente esta afundando.

        • JanjaBoy

          Fique tranquilo, dentro de pouco a Grécia será um paraíso.

          • Roberson Annunziato

            E nós também! ?

            • JanjaBoy

              Gostei da piada!!!
              Hahahahahahahahahahahahaha!!!!!

    • Felipe Meyer

      A crise daqui é culpa da Dilma! Não confunda as coisas! O fato de outros países estarem com problemas não abona o PT de nada. Seu empadinha!

      • Roberson Annunziato

        Zzzzzzzzzzz….

  • Geraldo

    O iphone é um produto excelente, mas muito caro para um mundo em crise, mais cedo ou mais tarde, a venda desse aparelho vai estagnar, aliás, no caso do 6s, já estagnou. Mas com a chegada do iphone 7, com eventuais inovações, pode mudar esse cenário. Eu vou comprar o meu.

  • Geraldo

    O retorno financeiro do iphone feito na china para a apple, é fantástico. A margem bruta chega e até supera os 40%. Que produto dá uma rentabilidade dessa hoje?

    • JanjaBoy

      Na categoria droga: cocaína, maconha, remédios e afins.

      • Geraldo

        Kkkkk!!!

    • Pipoca. Um estudo indicou que a margem é de 1.000% 🙂

      • Bruno

        Conceitualmente a margem não pode ser maior que 100%! 😉
        E a da cocaína só é maior que do iPhone porque ela não paga imposto! 😛

        • Calcule a margem de um produto de custo $ 10,00 e preço de venda $ 100,00. 🙂

          • Bruno

            Lucro = Preço venda – custo
            Lucro = 100 – 10
            Lucro = 90

            Margem = Lucro / preço venda
            Margem = 90/100
            Margem = 90% 🙂

            • Victor Zavecz

              Tá SERTINHO, amigão.

              O lucro sobre o preço de venda é uma coisa, o lucro sobre o custo é outro, então conceitualmente você está errado 😉

              Se eu gasto 10 e lucro 90 no processo, meu lucro é de 900%, não 90%.

              LoL

            • JanjaBoy

              Amigo, a maconha era só um exemplo, não era pra fumar não.

            • Alexandra

              Melhor comentário!!!!!

            • Bruno

              Não entendi a piada, estou errado?

            • JanjaBoy

              Não entendeu?
              Ok.
              Tem quem entende.

    • Bruno

      A margem de 40% é a consolidada de toda a Apple. A margem do iPhone é bem maior, mais de 50% (ou seja, a Apple vende iPhone por bem mais do que o dobro do seu custo).

  • Cae Vecchi
  • Arley Martins

    Economia do Brasil impactando no lucro da Apple, e pais ridículo esse BraZIL……

    • Não impactou, pq o lucro dela aumentou. E a preocupação não é nem essa, é o impacto no NOSSO bolso…rsrsrs.

      • Victor Zavecz

        Pelo contrário.

        Não sei onde eu li, mas o market share da Apple no Brasil caiu pela metade em 2015.

        Ou seja, Brasil é insignificante para a Apple.

        Agora finja surpresa.

    • kkkkkkkk

  • Bruno

    A verdade mesmo é que o resultado foi muito ruim. Ninguém está falando que a empresa vai passar dificuldades, isso não faz nem sentido, ela é absurdamente lucrativa, mas em breve vai perder o posto de maior do mundo para o Google (Alphabet). As ações, que já vinham sofrendo muito, despencaram mais de 6% depois desses resultados.
    Sua relação P/L (preço/lucro), é de apenas 10, muito baixo, inferior à média das empresas na bolsa, e muito abaixo do Google, por exemplo, que é 30. A percepção geral do mercado é de que é uma empresa sem futuro. Tem um presente incrível, mas um futuro fraco/incerto.

  • André

    Esse ano não dei um dólar para Apple. Vamos ver se o próximo iPhone vai me estimular a gastar com eles.

  • Diego

    E infelizmente as Vendas dos Macs caíram.

  • Paulo Henriqe

    BLOG DO IPHONE JA FOI MELHOR… HOJE ELES POSTAM 1 POSTE POR DIA, TEM DIA QUE NÃO FAZEM POSTE NENHUM… JA FOI MELHOR..

  • Iggor Pereira

    Porque nos Q4 (2013, 2014, 2015) as vendas tem um leve aumento? É a queda de preço devido a proximidade de lançamento de novo aparelho?

    • Bruno

      Acredito que é pelo fato de entrarem no Q4 os primeiros dias de venda dos lançamentos em setembro.

  • E esse gráfico de vendas do iPad. Quando será que volta a crescer?