Curiosidades

GeoHot volta à cena, e quer fazer jailbreak no seu carro

Quem é novo no mundo iPhone talvez não conheça o nome George Hotz, um jovem hacker apelidado de Geohot que, aos 17 anos, foi a primeira pessoa do mundo a desbloquear um iPhone e permitir que se instalasse aplicativos em um tempo que a App Store nem existia. Ele fez história ajudando a criar diversos métodos de jailbreak, até se cansar do iOS e tentar outras plataformas, sendo o primeiro a desbloquear um PlayStation. Isto lhe rendeu um grande processo nas costas por parte da Sony, o que lhe incentivou a fazer um rap de protesto.

Depois disso ele ficou mais calmo e chegou a trabalhar de estagiário no Facebook e no Google, mas não ficou muito tempo; ele prefere criar as próprias coisas do que trabalhar para os outros. E sua última investida está desafiando os grandes da indústria tecnológica: está desenvolvendo em sua própria garagem um sistema barato de carros autônomos, que dirigem sem a intervenção humana.

A moda agora entre os gigantes da tecnologia é investir em carros que dirigem sozinhos. O Google é o que mais aparece nos noticiários, mas a Tesla (empresa de carros elétricos) e até a Apple estão realizando suas próprias pesquisas, criando uma corrida para ver quem levanta voo primeiro (fazendo uma alusão à época de Santos-Dumont). O problema é que no momento elas estão realizando testes em protótipos caríssimos, usando equipamentos cujo custo impossibilita atualmente uma produção em série.

geohot-carro2

Geohot está desenvolvendo ele mesmo seu próprio sistema de carros autônomos, com a grande diferença que está usando sensores e câmeras de baixo custo, que podem ser adquiridos no mercado comum. Em uma entrevista ao Bloomberg Business, ele mostrou como está o avanço de suas pesquisas, inclusive mostrando um carro dirigindo sozinho na estrada. Confira o vídeo (em inglês):

“Eu acredito que muitas empresas atualmente estão fazendo um trabalho realmente ruim.”

É impressionante ver que ele já chegou em um ponto que muitas grandes empresas ainda não conseguiram, mesmo investindo milhões.

O próprio CEO da Tesla, Elon Musk, procurou o jovem e lhe ofereceu um contrato milionário para desenvolver e incorporar o seu sistema na atual solução da Tesla, o Mobileye. Geohot respondeu:

“Agradeço a oferta. Mas como eu disse, não estou procurando um emprego. Eu ligo para você quando eu aniquilar o Mobileye.”

Com o talento que tem, é bem possível que Geohot faça este mercado avançar alguns anos mais rápido com suas descobertas e experimentos. O cara que mudou o iPhone (forçando a Apple a criar a App Store) pode também influenciar o modo como dirigiremos o nosso carro no futuro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas Jesus

    Esse cara é f****

  • Philip Borges

    Eu ligo quando eu aniquilar ?? e ele vai conseguir

  • Como é fantástico ver pessoas lutando por idéias e ideais!
    O sistema pode até ficar uma porcaria, mas apenas a resposta que ele deu a empresa Tesla vale meu respeito.

    Visionário esse garoto!

  • Luis Alfredo Filho

    Só queria poder lembrar esta galera que agora está 100% focada em carros autônomos que ainda não esgotamos a tecnologia de aplicativos. Ainda dá para fazer apps melhores e mais úteis. Eles podiam deixar uns três ou quatro carinhas da “pesquisa e desenvolvimento” trabalhando em apps ainda… ?

  • LessTech

    Gosto desse cara. É bom desafiar padrões e empresas de vez em quando. E ele faz isso bem.

  • JanjaBoy

    Esse cara é “o cara”!
    Vai fazer melhor e mais barato.

  • Luis gustavo

    ele é foda

  • Leonardo Negrisoli

    E eu aqui sofrendo pra tentar aprender lógica de programação e me jogar na linguagem Swift kkkk
    O cara é bom demais…
    É bacana lembrar dos primórdios do Jailbreak, sendo ainda mais bacana saber que eu pude presenciar isso 🙂

  • Rafael SS

    Esse pode ser chamado de gênio!!!

    • JanjaBoy

      Mas isso é redundância.

  • Jonas

    Peixe morre pela boca.

  • Carlos Frederico

    Achei maravilhoso… porra viu.

    Duas coisas que realmente preciso escrever… se você gosta de ler, continue, pois vai ser um pouco longo! Senão, paciência 😛

    – A genialidade de uma pessoa acompanha, sempre, alguma deficiência. As coisas são sempre dialéticas. Não tem como você ser gênio em tudo. Se você é, alguma coisa você é péssimo. Morro de curiosidade de saber qual a dele. Pura e simples curiosidade, pois fico extremamente feliz de ver uma pessoa mudando o mundo dessa forma. É uma cabeça contra milhares de cabeças, todas de altíssimo nível. Ou vocês acham que os engenheiros de software da Apple são “pouca bosta”? 🙂
    Digo isso por experiência própria: sou analista de sistemas e adoro o mundo eletrônico. Mas para você manjar em todos aspectos, é preciso de muita dedicação e, nesse caso, de genialidade. Envolve tanta coisa, mas tanta coisa que para construir um sistema desse, você precisa ir desde o conceito de arduíno (que hoje eu vejo como caminho mais fácil de ingressar na eletrônica digital) até engenharia de sistemas de alto e baixo nível.

    – A genialidade do cara é o que permite que ele seja, de tal forma, livre para fazer o que quiser. Quando ele entrou no Facebook como estagiário, eu já imaginava que ele não ficaria por lá: não iam deixar ele fazer o que ele quisesse. Tenho curiosidade de saber como ele se mantém: consultoria? família? Bem, só de ele divulgar esse vídeo, já garante uma boa grana… kekekeke.

    • Gustavo Duran

      Como ele se mantém?
      Ele deve hackear contas bancárias (no estilo Robin Hood). Ele só não divulda isso… =p

    • Daniel Alencar

      Comentário incrível. Me indentifiquei com esse começo… Valeu ?

  • Anderson Camões

    Eu acredito que quando esta tecnologia vier forte, a sua maior aplicação não será nos automóveis de passeio e sim nos Ônibus e caminhões, tornando as viagens muito mais seguras.

  • Dalbert Batista

    e como se Fosse o Mestre Yoda da Tecnologia o até hoje se usa exploit feito por ele em JAilbreak do iOS ele faz por merecer com estudo e novas descoberta GEOHOT vai longe, agora so e aguardar su próxima aparição

  • Roney Cezário

    Esse merece meu respeito!
    Palmas, palmas, mais palmas.

  • Tchaikovsky

    Um mito.