Notícias

Apple (a outra) irá liberar música dos Beatles em serviços de streaming a partir de amanhã

A história entre a gravadora dos Beatles (a Apple Records) e a fabricante de computadores (a Apple Inc) se cruza há muito tempo. O nome semelhante sempre foi um motivo de tensão entre as duas, que no início firmaram um acordo de que elas não disputariam o mesmo ramo (musical). Algumas disputas judiciais mais tarde, hoje as duas vivem em harmonia, com a discografia dos Beatles disponibilizada para a venda na iTunes Store desde 2010.

Agora, mais um acontecimento importante na tão protegida obra do quarteto de Liverpool: a discografia será disponibilizada pela primeira vez em serviços de streaming, como o Apple Music e o Spotify.

A notícia foi confirmada na conta oficial da banda no Twitter.

Serviços de streaming se tornaram bem conhecidos como forma de ouvir música. Você se inscreve neles e pode ouvir a música que quiser, como em um grande buffet livre sonoro. Os mais famosos no Brasil são o Spotify, o Deezer e, mais recentemente, o Apple Music. Porém, nem todos os artistas liberam a totalidade de suas músicas para o streaming, como é o caso de Adele, Prince, Coldplay e Taylor Swift. Os Beatles também impediam que suas obras históricas fizessem parte deste tipo de serviço.

Pelo menos até hoje. A partir da meia-noite desta quinta, dia 24 (véspera de Natal), a discografia completa estará disponível no Apple Music, Spotify e diversos outros serviços, para todos os usuários. O Spotify permite que usuários escutem música gratuitamente, com a inserção de propagandas. Já o Apple Music oferece os três primeiros meses de graça.

YouTube video

Talvez nem todos aqui se lembrem, mas em 2010 os Beatles fizeram milhares de usuários do iOS se decepcionarem. A Apple criou uma enorme expectativa para “um dia que nunca seria esquecido“, sem revelar o que era. Marcou um horário dizendo que anunciaria algo histórico, que depois demostrou ser o lançamento digital da discografia dos Beatles. Foi algo realmente histórico, mas que decepcionou muita gente. Veja o resumo da história neste artigo da época.

dica do Renato Doná

Botão Voltar ao topo