Comparativos

Os 4 GB de RAM do iPad Pro fazem a diferença na navegação do Safari

O novo iPad Pro é um aparelho bem mais “parrudo”, voltado para profissionais que gostariam de substituir o computador por um dispositivo mais portátil. Entre as várias coisas que ele é capaz de fazer, a sua grande memória permite rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, sem interferir na performance do sistema. Um exemplo disso é na navegação internet pelo Safari, que possibilita abrir diversas abas paralelas sem precisar recarregá-las.

O Safari, aliás, sempre foi o primeiro lugar em que se nota as vantagens de mais RAM. Nos primeiros iPhones, se você quisesse passar de uma aba a outra, tinha sempre que recarregar toda a página novamente. Com o tempo, isso foi melhorando e o acréscimo de RAM permitia retornar à aba anterior sem recarregar. Mesmo assim, tente abrir 20 sites ao mesmo tempo em seu iPhone, para ver o que acontece.

Bem, com o novo iPad Pro, fizeram exatamente isso. Colocaram ele ao lado de um iPad Air 2 (que possui generosos 2 GB de RAM) e abriram 20 abas diferentes, para ver se elas precisariam recarregar cada vez que se retornasse à elas. Veja o resultado (em inglês):

É sempre bom lembrar que isto é apenas um exemplo das vantagens que uma boa quantidade de RAM traz no uso cotidiano e não significa que abrir abas no Safari seja o motivo principal de se comprar um iPad Pro. Há muitas outras coisas que são possíveis fazer com ele, principalmente em parceria de uma boa caneta de desenho compatível.

via iDownloadBlog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor Volanski

    Só o tempo vai nos dizer o que será do iPad Pro !

    • André Silva

      Com este preço delirante aqui no Brasil não tem futuro. Ainda assim, qual a vantagem contra um Macbook com SO mais completo, mais opções de software. É esperar para ver mesmo.

  • Patrick Rademaker Burke

    O Safari no meu iPhone 6 Plus funciona bem, mas já no meu Mac ele é horrível. Não entendo isso…

    • Luís M.

      Comigo é o contrário kkkkkkkkkk
      Na verdade o do Mac só começa a ficar ruim e meio lento quando eu começo a abrir abas demais. Acredito que quando passa de 40-50 ele já começa a ficar lento na troca de páginas.
      (E não fica recarregando as páginas)

      • Emerson Leite

        Cara, 40-50 abas?
        hahahaha

        • Gustavo Rezende

          Engraçado né? As vezes faço isso aqui também, isso com apenas 4GB de RAM, imagina com 8? Rs

  • como faz download das coisas pelo Safari ?

    • Rodrigo

      O Safari do iOS não deixa você fazer downloads, pra isso você precisa de aplicativos tipo o Goodreader 😉

      • Gabriel

        Como assim não deixa fazer download? Você pode baixar qualquer coisa desde que você tenha o app certo para rodar.

        • Rodrigo

          Sim mas para todos os outros o Goodreader é ótimo

    • Guilherme

      Vc está no S.O. errado pra fazer esse tipo de coisa Eduardo kkkk

  • Danilo

    Pra mim,é assim que a apple vai forçar todo mundo daqui pra frente a trocar de iPhone.
    Vão começar a investir em multitarefas,sucateando todos IPhones antes do 6S,logo logo quem tem IPhone com 1Gb de RAM vai começar a comer o pão que o diabo amassou.

    • KB

      Não acho que a mentalidade da Apple será esta. Aposentou o 4S agora. O iPad 2ª geração lançaram release iOS 9. A evolução de hardware e memória têm sido constantes ao longo dos modelos. Mas sempre eles seguram 1 ou 2 linhas de modelo anterior.
      E com a receita dos iPhones sinceramente não precisam mexer na fórmula e modelo estratégico. Opinião pessoal.

      • Luís M.

        Não sei se você chegou a usar um 4S mas de qualquer forma ele está praticamente inutilizável. Fora que tive que fazer o downgrade do iOS 9 para o 8 porque nada funcionava no celular e ele ficou absurdamente lento.
        Fora que coisas simples como ouvir um podcast se tornam tarefas complicadas para ele. Meu iPhone reiniciou várias vezes ontem simplesmente porque eu clicava para ouvir um podcast e ele não ia. Fico impressionado é como que antigamente o iPhone 3G fazia isso sem nenhum problema e hoje não tem mais como…
        Pois é, depois peguei meu 6S e abriu tão rápido quanto qualquer outro aplicativo.
        Sei que vão falar que a tecnologia avança, que as coisas ficam mais pesadas e que é assim mesmo. Mas cara, acredito que coisas simples não deveriam ficar assim nos iPHones antigos. Se a Apple realmente quisesse ajudar as pessoas com iPhones antigos, ela criaria alguma coisa para que a experiência não ficasse prejudicada com coisas que nunca foram um problema antes. Agora a dificuldade em abrir um jogo com gráficos lindos e recém lançado é super normal e aceitável. O problema é que antes o podcast abria e hoje, por algum motivo, não abre mais… Algo muito simples.

        • Even com meu 6+, após atualizar pro 9.1 já notei demora em algumas tarefas que antes eram fluidas, o engraçado é que quando estava usando jailbreak com o speedintensifier, não dava pra notar lentidões do sistema como tenho notado agora, e mesmo ele sendo um tweak que apenas acelera coisas simples como efeitos de transição e animações (não um overclock ou algo do tipo), alguns apps abriam mais rápido, o que dá a entender que em algumas coisas o tempo de abertura é predefinido, e não que ele esteja realmente carregando.

      • Jefferson Soares

        Eles já deixam as pessoas atualizarem o 4s para que elas percebam a diferença entre os modelos rodando o mesmo sistema. É uma estratégia que dá certo, pois é mais fácil acreditarmos que o aparelho está defasado com o mesmo sistema -que exige mais do hardware- do que se estiver com um sistema antigo, mais adequado ao hardware.

        Uma analogia um pouco distante desta estratégia é o que a Microsoft faz com seus sistemas Windows, onde temos que atualizar também o hardware para podermos usufruir de todos os recursos do SO mais recente.

        • Como assim, véi?! Onde é que você leu isso?
          Desde quando precisa atualizar hardware pra colocar o Windows 10 num computador que roda atualmente o Windows 7? Inclusive, há uma melhora no desempenho geral do computador e um menor uso de memória…
          E não tem essa de recursos capados quando você atualiza, você ganha até mais coisas (como fazer casting de uma aba no navegador ou pelo app de vídeo, nativamente, para um dispositivo que suporte). E, eles colocaram o DirectX 12 no Windows 10, ganhos bem significativos em jogos, por exemplo, e é suportado por todas as placas de vídeo que suportem Directx 11.

          • Jefferson Soares

            Windows 10 foi exceção. Eu nem sei como está o SO da Microsoft hoje em dia. Eu falei que era uma analogia distante porque era algo um pouco mais antigo.
            Na verdade, eu estava me referindo ao que aconteceu com Windows Vista em relação ao XP e os que vieram depois. Obrigatoriamente era necessário atualizar a máquina para poder usufruir das melhorias. Inclusive eles adotaram nessa época o sistema de pontuação para poder rodar o SO.

            P.S.: Desde 2009 utilizo MAC e me livrei dos problemas que a Microsoft me trazia! ?

            • Não completamente, do Vista para o 7 já teve uma otimização bastante grande. Do 7 para o 8 também, mas o 8.1 foi muito mais polido, e agora o 10. 🙂

              E o motivo de ter saído do Mac OS X foi porque meu iMac de 2007 e meu Mac Mini de 2011 ficaram capado de recursos e lentissímos conforme foram lançadas novas versões do OS X. (eu usava mais Windows do que Mac por causa disso, e eu me desfiz quando percebi que não valia a pena ter Mac rodando Windows (e também, com o dinheiro dos dois montei um belo PC e peguei um ótimo notebook). :

            • José Lopes

              Exatamente isso. O Windows 7 foi (e ainda é [utilizo ainda no trabalho]) um ótimo sistema, bem mais leve que aquela porcaria do Windows Vista. Daí veio o Windows 8, que utilizei por pouco tempo, mas senti que era até mais leve que o 7. Depois o 8.1, mais leve ainda e polido. Agora o Windows 10, que mesmo com seus defeitos iniciais ainda assim é mais leve que o 8.1. Tive todos esses sistemas em casa, instalados na mesma máquina do ano de 2009 que eu tinha, um simples Phenom 2 X2 com 4GB RAM. Só atualizei esse ano pq o hardware já vinha dando problemas frequentes, mas os sistemas continuavam rodando de boa.

    • Guilherme Mitrut

      amigo você já ouviu falar em retardamento programado de OS? o iOS é capaz de rodar perfeitamente em um 5S com 1GB de RAM contra um iPad Pro de 4GB sem engasgamentos.. logico que em velocidades diferentes mas engasgar não. hehe

  • Yuri

    Interessante. Pena que ele é caro demais e não tem o 3D Touch. Depois de 1 dia usando e me viciando nele, tentei apertar a tela do meu iPad sem perceber.

    • Arley Martins

      Realmente ´o 3D touch é viciante e eu apertei tbm a tela do meu ipad. Mtas pessoas por ai devem esta fazendo a mesma coisa.

    • Lim 

      Eu estava apertando a tela do 4S da minha prima…. Kkkkkkkkk
      Só depois eu fui lembrar

      • Luís M.

        Já fiquei apertando a tela do meu iPad, no meu iPhone 4S e do 5S do meu irmão. E só percebo quando fico estressado já que nada acontece.
        Ainda acho que o 3D Touch não é necessário mas mesmo assim é uma função legalzinha. É legal mas não deve interferir na compra do aparelho.
        De qualquer forma é viciante :S

  • JanjaBoy

    Achei que seria melhor.

  • Lim 

    No meu 6S eu consegui abrir as 20 paginas sem precisar recarregar nenhuma. ‘-‘
    Que estranho…

    • Guilherme

      Deve ser porquê o iPhone abre a versão mobile dos sites, e o iPad a versão Desktop.

      • Danilo

        Touché

    • Michael

      Antes. As pessoas reclamavam que toda vez que saiam do Safari ele recarregava as páginas quando voltava. Agora ele preserva seu estado no flash memory do aparelho( não RAM). Para atualizar a página tem que apertar o círculo com seta dentro da barra de pesquisa. Por isso não recarrega. Isso dá uma sensação de que ficou mais rápido.

  • Felipe

    É o que eu espero, porque ontem eu fui editar um texto no safari no meu iPad (iPad Air 1), e eu não podia abrir mais de uma aba, se eu abrisse uma segunda e passasse mais de 10 segundos lá, a primeira aba fechava. Tive que ligar o PC.

  • Heiki

    Na teoria é ótimo, mas quem abre 20 abas ao mesmo tempo no uso comum?

    O iPad Pro pode ter um hardware superior, mas, na prática, é apenas um iPhone gigante, limitado pelo iOS.

    Não que eu ache que a Apple esteja errada ao utilizar o iOS num tablet. Desastre seria se tentassem colocar o OSX no iPad (coisa que a Microsoft fez com o Windows e não satisfez os usuários de desktop nem os de tablet).

  • Hades666

    Vai demorar para precisar usar 20 paginas, rsrsrs

  • Alcides Rogério de Brito

    Vende-se um Ipad mini 16gb wifi only. Preço R$ 3.200,00, já em reais.

  • Andre Matos

    Sério que foi necessário abrir 20 abas pra provar que existe diferença entre o iPad Pro e o Air?