Notícias

O conector Lightning do iPad Pro tem velocidade de USB 3.0

Com o lançamento do iPad Pro em diversos países, o mundo começa a conhecer melhor este novo tablet gigante da Apple. Inclusive algo que pode fazer parte dos futuros iPhones: uma porta Lightning capaz de suportar maiores velocidades de transmissão de dados.

Quem diz isso é o site CNET, com confirmação do iFixIt, que já desmontou o brinquedinho para ver o que tem dentro. De fato, é o primeiro produto da Apple que traz uma porta USB 3.0 sem ser um Mac, permitindo transmissões de dados em uma velocidade muito maior. Visto que o plano de Tim Cook é posicionar o iPad Pro entre um tablet e um computador, faz sentido dar ao aparelho mais poder de fogo.

A mudança de conector significa também mudar os acessórios que você já tem. Apesar dos cabos que já usamos possuírem o mesmo exterior do Lightning do novo iPad Pro, será preciso cabos compatíveis com a alta velocidade, para poder tirar proveito dela. Ou seja, mesmo com conector anabolizado do novo iPad, se você usar nele o cabo do seu atual iPhone para transferir dados, funcionará com a mesma velocidade de sempre. Mesma coisa para acessórios não feitos especialmente para o iPad Pro.

Ligthning

Os cabos Lightning atuais (e adaptadores) usam USB 2.0, cuja velocidade teórica de transmissão pode chegar a 60 MB por segundo. Já o USB 3.0 é capaz de suportar velocidades de 640MB por segundo, mais de 10x superior. É de se questionar se nossos iPhones precisariam de um cabo assim, mas a verdade é que não temos a mínima ideia de como será o mercado móvel daqui 5 anos, e o que parece exagerado hoje, pode ser visto como algo defasado no curto futuro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hades666

    Para a proposta desse iPad, “PRO”, o mínimo que eu esperava era uma porta USB Type C, decepcionante e caro esse iPad. Para substituir um computador está bem longe, principalmente sem portas.

    • Resumindo è inutil esse connector deles. O que adianta ser rapido se o iPad não tem um gerenciador de arquivos? rsrsrs

      • Gonçalo

        Não saber que existe um gestor de ficheiros (gerenciador de arquivos) é diferente de não existir. Que eu saiba, a aplicação iCloud Drive é um gestor de ficheiros até bastante potente. Além disso, há N aplicações disponíveis na App Store que permitem fazer o mesmo — até localmente, sem nenhuma sincronização com o iCloud Drive.

        • ok. faz assim então.

          eu e você na rua “sem internet”

          estou com meu macbook e você com seu iPad “PRO”
          estou com o meu pen drive com meus arquivos. quero que você passa eles na sua entrada do seu “iPad PRO” e também modifica às pastas ou editando.

          ah lembrei, Gonçalo liberei o wifi por favor baixa um arquivo e cria uma pasta no iPad com os documentos que eu preciso e depois salva ele no pendrive.

          Gonçalo deixa teu iPad ligado em casa baixando os documentos depois mais tarde você abre o gerenciador de downloads e me envia.

          Gonçalo meu amigo não tem um Macbook não tem iTunes instalado no PC, por favor você pode connectar na porta USB e passar os arquivos do PC e fotos para o “iPad PRO”

        • se você baixar um arquivos no navegador do seu iPad e me mostrar onde está salvo porque nem o milagre do “iCloud drive” faz isso. e também quero que você deixa teu iPad baixando um arquivo de 2GB. quero que você cria dentro do iPad do gerenciador “pastas”

          existe um app que faz isso? existe mas quero saber do safari e também iclou drive fazendo isso e também fazendo tudo isso “offline”

          resumindo ipad pro é um iPad air 2 com uma tela maior com uma caneta.

          • Guilherme Salles

            Pessoal esquece da praticidade que existe no mundo “offline” e que em diversas ocasiões tu não vai ter o Wifi ou a 3G ali sempre a mão.

      • Rodrigo Freijanes

        Procure pelo app Documentos 5 e depois me agradeça.

        • Serio que voce acha que isso e um gerenciador?

          • Rodrigo Freijanes

            Bem, se eu posso criar pastas, arrastar arquivos, renomear, excluir, copiar, colar…. e ainda vincular tudo que é serviço cloud, SIM!
            Não só “gerenciador”, mas um gerenciador top.

            O que falta pra você?

    • Rodrigo Freijanes

      Procurem pelo app Documentos 5 e depois me agradeçam.

  • Luis Cesar

    Não me surpreenderia se a próxima geração de iPhones viesse com essa conexão.

  • Joao Paulo

    Pela bagatela de 7299 reais no modelo de entrada ele tem é que ser rápido mesmo.

  • Esse é um dos “brinquedos” da Apple que acho que nunca vou ter…Valor muito alto para um “tablet”. Dá pra comprar um Mac Mini i5 e um ipad Air e ter muito mais produtividade. Falo pela minha profissão, já que o Ipad Pro dizem que foi voltado para ela também. Sou Designer gráfico e Fotografo.

  • Sergio Ito

    Mudando de assunto, teve evento para a venda do Iphone ? E no site depois de muitas temporadas, observei pela primeira vez disponibilidade para entrega imediata em todos os modelos do 6S e 6S Plus. Efeito da crise e dos preços absurdos. Um cenário bem diferente de 2 ou 3 anos atrás.

    • Alexandre Baumgarten

      Moro em São Paulo e hoje passei no Shopping Morumbi, onde tem uma loja da Apple e uma Loja da Vivo, as lojas estavam sem nenhuma fila, realmente a procura é muito pequena e quando conversei com o pessoal da Vivo, eles falaram que não fizeram nenhum evento de pré lançamento, e a procura estava muito pequena.

      Quando perguntei os preços do 6S de 64 no meu plano e converti em dólar veio a grande surpresa, estava 9 obamas mais barato que nos EUA.

      Mas por enquanto so vontade mesmo kkkkkkkkkk

  • Douglas Gonçalves

    Nem me enche os olhos…

  • Gustavo Rezende

    Para esse iPad ser caro ele tinha que custar a metade do preço.

  • Samuel Wendell

    Ainda prefiro o iPad Air 2, comprei o meu recentemente. Acho que pelo tamanho dessa tela ele é meio incomodo para transportar, e a velocidade não é essas coisas toda. Acredito que ele vai ganhar um mercado exclusivo, que são os profissionais que necessitam expor algum trabalho para o cliente.

    • Rodrigo Freijanes

      Eu tenho um iPad Air 2 também, mas futjramente pretendo trocar pelo Pro.
      Porém, como sempre, vou pagar bem barato.
      No meu Air 2 paguei 1200 em perfeito estado com case e 3 meses de garantia ainda.
      Nesse Pro pagarei uns 1500, no máximo, estourando, 1700.
      Mas como o Air 2 é ótimo, não tenho pressa nenhuma.

  • João Galdino

    Pelo preço que a Apple está cobrando, deveria vir até porta paralela nesse troço. ¬¬

    • Rodrigo Freijanes

      Se viesse o teclado, Apple Pencil e um iPhone 6 junto, mesmo assim não teria lógica esse preço. rs

  • Zephon

    Eu pretendia trocar meu iPad 2 por um Pro para levar pra faculdade e usar como computador principal para as atividades acadêmicas, mas não tem jeito de pagar num iPad praticamente metade do que estão cobrando lá fora por um MacPro (a cafeteira).

    • Rodrigo Freijanes

      Parabéns. Você não é um brasileiro trouxa.

      • Zephon

        Não, sou só um brasileiro pobre, hahaha. Se pudesse, viajaria pra fazer o upgrade dos aparelhos por um preço justo, porque aqui não da, principalmente no caso da Apple…