Notícias

Editores se mostram decepcionados com o Apple News

Com o iOS 9, a Apple introduziu o News, um novo aplicativo com o objetivo de centralizar notícias de interesse do usuário, em um só lugar. Ele permite que os editores criem páginas que pareçam revistas interativas, atraindo a atenção do leitor. Em um primeiro momento, apenas alguns países de língua inglesa é que têm acesso ao app, mesmo que alguns brasileiros já o tenham visto de relance em seus dispositivos, devido a um bug que o faz aparecer por alguns segundos e depois desaparecer.

Mas o que deveria ser um diferencial acabou decepcionando os produtores de conteúdo, por vários motivos.

Um dos que mais manifestou este descontentamento foi Joe Ripp, CEO da Time Inc. (empresa responsável por mais de 90 publicações, incluindo a revista Time). O tráfego gerado a partir do aplicativo News é decepcionante, em relação às expectativas iniciais. Mesmo que a Apple tenha anunciado 40 milhões de usuários, as estatísticas ficam limitadas ao que a Apple fornece. Não há uma maneira dos editores saberem exatamente quantos leitores leram suas notícias, nem suas características particulares.

Apple News

Algumas falhas na interface também são alvo de reclamação, como por exemplo, o fato de ser sugerido ao leitor a mesma notícia, publicada por veículos diferentes, o que se torna repetitivo e cansativo para o usuário. Uma das promessas era a curadoria humana das notícias, para que o leitor tivesse uma seleção especialmente feita para ele, o que não está acontecendo realmente. O resultado atual está bem similar aos feeds RSS que sempre existiram.

Enquanto isso, o resto do mercado parece ter gostado da ideia da Apple e tenta melhorar o conceito. O Facebook começa a experimentar formas de introduzir notícias nas publicações dos seus amigos, algo que promete ser mais eficiente visto que milhões de pessoas acessam a rede social diariamente, sem precisar ficar abrindo um aplicativo especial somente para ler notícias (como é o caso da solução da Apple).

Enfim, o Apple News ainda parece estar em desenvolvimento e talvez por isso ele esteja limitado a poucos países no momento. Vamos esperar para ver se, um dia, este app mostre a que veio.

via Digiday

Botão Voltar ao topo