Curiosidades

Consumer Reports põe um fim definitivo ao chipgate

Todo novo iPhone vem com alguma polêmica criada para chamar a atenção. Este ano, ela foi chamada de chipgate, pois envolvia o chip A9 e a diferença de fabricantes. Nós já comentamos sobre isso aqui e na época afirmamos que, enquanto alguma instituição mais séria não fizesse testes precisos sobre as diferenças, era algo que não deveria preocupar ninguém.

Pois agora a Consumer Reports, que é conhecida por ser bem dura com a Apple desde os tempos do antennagate, fez testes de laboratório e comprovou que não há diferenças significativas entre os dois chips.

Eles realizaram diversos testes específicos de duração de bateria, utilizando dois exemplares do iPhone 6s com as mesmíssimas condições de luminosidade da tela, conexões, temperatura, versão do iOS, aplicativos instalados e em execução, entre outras coisas. Utilizaram instrumentos técnicos para medir os diversos parâmetros relativos ao consumo de bateria.

battery-test2

Chegaram à conclusão que a diferença entre os dois chips (um feito pela Samsung e outro feito pela TSMC) é muito pequena, não chegando nem a 1%, o que não é algo notável no dia a dia. Eles dizem mais: a performance da bateria de qualquer smartphone depende de diversos fatores, como temperatura ambiente, aplicativos que são executados e vários outros elementos particulares, fazendo com que cada usuário tenha uma experiência não padronizada com sua autonomia. Com isso, eles afirmam que caso alguém esteja enfrentando problemas com a bateria do seu iPhone 6s, com certeza não é por causa do “chip errado“, e sim algo relativo a outros fatores.

Seria bom se outras instituições realizassem mais testes sobre este caso, mas a princípio, estes da Consumer Reports são suficientes para enterrar de vez a tentativa de fazer uma polêmica sobre os novos iPhones.

Fonte: Consumer Reports

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor Volanski

    Sempre assim, noticia contra a apple atai cliques, compromisso com a verdade é raridade !

    • Wanderley Gigante

      Cara nem fala, pelo Flipboard fui para no Androidpit e lá tinha uma reportagem da tal da Camila Reinald que reclamava que uma função no do Android 6 não chegaria para todos, a referida função é a possibilidade de vc trocar de aparelho e recuperar 100% dos dados do aplicativo pelo backup, seria
      possivel recuperar o app mas ajustes, saves e detalhes do app se perdem, e o absurdo veio na frase: “nem mesmo o iOS é capaz de recuperar esses dados.”. Alguns se revoltaram nos comentários dizendo que logo se vê que ela desconhece completamente a plataforma que critica. Eu não vejo esse tipo de gente como profissional sério e de verdade. E já vi que todas as matérias dela são tendenciosas contra a Apple. Agora cá entre nós, um site de Android se preocupando em praticamente todas as reportagens citar o iOS, esquisito hein?

      • Felipe

        Eu fui um dos que falou que já tem nos iOS faz tempo haha

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Tanto não é possível que o backup do meu iPhone no iTunes é progressivo deste os tempos do iPhone 3G :p

        Troquei de aparelho, mas o backup é continuação do mesmo velho de guerra

        • JunioR

          eu tive o iphone 3Gs, 4s, 5, estou no 6 plus agora, e o backup veio desde o iphone 3Gs, nunca tive problema com recuperação de backup.

  • Gerinho Faustino

    Ainda vai chegar um dia em que a Apple vai lançar um iPhone tão “perfeito” que não conseguirão encontrar defeitos pra colocar, aí vão recorrer ao preço da máquina como sempre, sendo que, ele é vendido nos eua pelo mesmo preço de lançado.

  • Vitor Carvalho

    Estou esperando o blog fazer o review do iOS 9.0.x, que vem sendo motivos de reclamações de diversos usuários.

    • Tiago Pimenta

      Meus pontos: 1. A central de controle não está tão fluída quanto no iOS 8, quando ela sobe, sinto uns “mini lag’s” na hora que ela sobe… se deixar a central de controle aberta e abrir o AssistiveTouch, também acaba influenciando na fluides do AssistiveTouch, sem a Central de Controle aberta, o AssistiveTouch volta ao “normal”. 2. Quando abre o ajustes, em vez dele vim posicionado no topo, ele vem um pouco abaixo. 3. A unidade de medida do tempo da bateria agora está só em horas, ou seja, antigamente ficava 1 dia e 10 horas, hoje é só 34 horas.

      • 199X KID

        pra mim tá sendo um atalho esse negócio dos ajustes estar um pouco pra baixo

    • Juliano Huzalo

      Realmente

    • Ramon Damasceno

      Também estou na espera! No meu 5s vários problemas aparecem. Além desses que o Tiago falou, os erros do Apple Music que não foram sanados desde o 8.4, o aparelho que as vezes se superaquece (nunca havia acontecido), a barra “buscar” do Spotlight que as vezes aparece mais acima que o normal fazendo com que atravesse a barra superior de sinal/hora/bateria, 3G que as vezes não conecta após remoção do Wi-Fi e é preciso colocar/tirar modo avião, entre outros problemas de lentidão.

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        comigo no 5s só tenho problema da camera demorar pra abrir

    • Pablo Rangel

      Ai vai meu review! Nao atualizei e nem vou! Nao vi nada fundamental no ios9!

    • Yuri

      Não gostei desse iOS 9, acho que o pior defeito, que aliás vem desde o iOS 8, é que o Air Play fica caindo toda hora.

      • Ramon Damasceno

        Verdade! Ainda tem essa do AirPlay!

  • Tiago Pimenta

    Quero ver falar isso para o meu preconceito *rs*

  • Arley Martins

    É tanto mimi com Iphone, pow que coisa chata do kramba. Iphone não é a perfeição da engenharia, porem o pessoal critico ACHA que é e fica procurando chifre em cabeça de égua achando que vai descobrir o unicórnio sagrado. Pow que coisa chata. Não sei como não falaram asneira do 3D Touch.

  • Danilo Melo

    Sobre todos esses “gates” que vejo por aí ao longo dos iPhones , não vejo esse tipo de teste sendo executado em outros modelos / fabricantes … povo parece abutre no meio de uma carniça se tratando de Apple

  • Jefferson Soares

    Agora preciso de pelo menos mais um teste, feito por outro laboratório sério, para me convencer.

  • Luís M.

    Eu querendo qualquer um dos dois e tem gente reclamando e dizendo que o iPhone dela não é “o iPhone bom”

  • Degypto

    Ok, “fez testes de laboratório e comprovou que não há diferenças significativas ” mas elas existem, assunto encerrado>

    • Estanislaw Duarte

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Agora, quem vai por fim no “pricegate”? Kkkkk

    • Mubarak Nunes Machado

      Isso aí sim, é uma boa preocupação. Kkkkkk

  • Hades666

    Complicado….
    Todavia, Apple tem pisado na bola com alguns aparelhos, vide iPhone4 e sua antena….Esperemos que o controle de qualidade esteja atento…

  • Fabiano Rabaneda

    Tá, mas quem ganhou?

    • Hugo Ribeiro

      Na matéria do Consumer Reports não especifica, logo, aqui também não.
      CASO os resultados mostrados na matéria original estiverem na mesma ordem dos iPhones, o Samsung foi melhor, porém, que fique claro: isto é uma suposição.

  • Duane

    Por um “fim definitivo” com um teste realizado com 1 unidade de cada tipo é forçar a barra!

    Se ciência fosse fácil assim, eu já teria vários “papers” publicados!

    1º – Eles fizeram apenas teste de bateria;
    2º – Utilizaram 1 unidade de cada tipo;
    3º – Não especificaram os tipos de usos que fizeram com os celulares (aparentemente deixaram o celular visitando páginas da internet – e assistir vídeos, ouvir música, tirar fotos, fazer ligações [afinal, é um celular], etc.?) – enfim, metodologia ruim!
    O por fim, o ponto mais importante:
    4º – Até agora não houve replicação de dados!

    Este tipo de afirmação é a mesma que o pessoal do “fosfoetanolaminagate” vem fazendo para tentar argumentar sua legalização como medicamento, o que é um assassinato ao método científico! Ciência precisa de metodologia e replicação de dados! O que não é o caso deste experimento!
    Se for assim, eu já provei que Newton estava errado diversas vezes nas práticas experimentais da graduação!

    Não estou querendo dizer que, caso fosse feito um experimento cuidadoso, o resultado seria diferente (até porque eu não os fiz)! Só estou dizendo que isto NÃO COLOCA um ponto final na questão!

    Não concordo com a criação de um mito como estes. Duvido que a Apple se mancharia por tão pouco! Mas dizer que isto coloca fim à discussão, não é verdade!

  • Luiz Édipo

    Bom dia, alguém pode tirar essa dúvida? pode fazer a troca do cel em Apple Store diferentes aqui no Eua? ou tem que ser na mesma que comprou o cel ? Exemplo minha esposa comprou o 6s no Apple Store de uma cidade em new Jérsei porém ela que trocar pelo plus e nessa cidade não tá disponível só em outra vizinha, aí pode se fazer a troca lá ? Ainda tá no prazo que é até 14 dias, desde de já agradeço a ajuda caso alguém saiba informa 😉

  • Kareka_almeida

    “O raio de ação da calúnia, é 10 vezes maior do que o do desmentido”. Guimarães, ULYSSES.