Notícias

Seu atual iPhone 6 e iPad Air 2 pode já ter Bluetooth 4.2 e você nem sabe

É bem provável que seu atual iPhone 6 (e também o iPad Air 2, caso tenha um) tenham recebido uma discreta atualização no bluetooth, sem você saber. Pelo menos é isso que dá para entender em uma página da Apple, que afirma que estes dispositivos já possuem conexão Bluetooth 4.2.

Nós já falamos aqui do novo padrão 4.1, que podia ser atualizado via software em determinados dispositivos. O iPhone 6 e o iPad Air 2 são dois deles, que poderiam, na teoria, ter seu padrão evoluído para o 4.1 ou até o novíssimo 4.2, apenas com um upgrade de firmware (coisa que pode acontecer na atualização do sistema).

Na página americana de comparação dos novos iPhones, é possível ver a nova informação, que ainda não foi atualizada na página brasileira.

Bluetooth 4.2

Bluetooth 4.2

Segundo a página oficial do padrão Bluetooth, a versão 4.2 é 2,5x mais rápida e capaz de transportar pacotes de dados até 10x maiores que as versões precedentes. Ela também é mais eficiente em segurança e consumo de energia.

Bluetooth 4.2

Mesmo o padrão permitindo a atualização via software, há quem afirme que para poder aproveitar de todas as melhoras de velocidade e capacidade de dados, seria necessário também uma mudança no hardware, o que deixa a dúvida se a informação da Apple seria apenas para novos iPhones 6 comprados agora ou se vale também para os que já foram comercializados. A empresa não se manifestou ainda e não conseguimos encontrar nenhuma ferramenta capaz de identificar qual a versão do Bluetooth do aparelho.

A lógica é que todos os iPhones 6 que existem tenham tido seus firmwares atualizados com o iOS 9. Mas ainda não há nenhuma confirmação disso. Mesmo assim, é bom ver que a Apple está melhorando os seus produtos, mesmo os que foram lançados no passado.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Andrsonsp

    Uso o AirDrop, e sinto que está mais rápido, não sei se isso tem a ver…

    • David

      Não consigo usar mais o airdrop porque desde quando atualizei não consigo conectar o Mac ao iPhone via bluetooth.

      • Talvez seu iPhone (ou Mac) esteja configurado para fompartilhar dados apenas com contatos…

        E caso não se tenha adicionado nos contatos, já sabe que não vai rolar, hehe.

        • David

          Obviamente que tenho meu contato na lista de contatos, e claro, eu já configurei para compartilhar com todos, tanto no iPhone quanto no Mac e não funciona porque o bluetooth não conecta. O próprio iPhone avisa que houve falha na conexão.

          • Estranho, não era pra acontecer isso. Na verdade eles só deviam se enxergar e depois de selecionar o arquivo passar. Só esperando uma próxima atualização, mesmo.

            Mas faz uma reclamação pra Apple. Eles sempre respondem e fica registrado que existe o problema.. Tem até chance de te auxiliarem a solucionar isso.

            • David

              Quem sabe não é. Obrigado pela dica.

            • Frederico Martins

              Tb estou com esse problema desde q atualizei pro el captain. Antes com o iOS 9 senti uma melhora considerável. Estava automático o reconhecimento. Agora nem enxerga.

          • Murilo Herrmann

            Eu também não consigo mais compartilhar entre iPhone e Mac. Mas pra mim não dá o erro, eles simplesmente não se encontram mais.
            O estranho é que o resto das aplicações do Handoff continuam funcionando de boas.
            Deve ter algum bug aí mesmo

    • O airdrop usa tranferência de arquivos via wifi “direct”…

      O bluetooth serve só pra um dispositivo enxergar o outro!

      🙂

      • Caio, eu sempre li que funciona assim como vc disse. Mas diversas vezes já compartilhei arquivos enormes com um amigo meu sem ter wifi perto, inclusive, em áreas desérticas, e o Bluetooth sozinho passou fez a transferência.

        • Deivid Cavalcante da Silva

          Você não precisaria estar conectado com um WiFi para usar o wifi direct. Ele é um protocolo que comunica ad hoc com o outro aparelho. Por isso precisamos de Bluetooth ou NFC, que é para que cada aparelho saiba qual o MAC do outro, e assim eles possam se comunicar. Fazendo uma analogia, é como se eles trocassem o cartão de visitar que diz o endereço que eles podem se encontrar e conversar.

        • Complementando e explicando o que o Deivid falou.

          Os Wifis dos iPhones se comunicam sem precisar estar conectados em um roteador sem fio.

          O bluetooth de um iPhone conversa com o do outro trocando informações de qual é a identificação do Wifi do outro (Se chama endereço mac.

          Após essa info, um iPhone passa a enxergar o Wifi do outro e assim trocam arquivos até 12 vezes mais rápido que o antigo bluetooth 4.0.

          Espero que tenha ajudado 🙂

  • Elisa Lima

    E de que adianta? Não pode passar arquivos…

    • Rodrigo Brandão Ferreira

      Por AirDrop se passa arquivos…

  • Hades666

    E no caso do AppleWatch que é o 4.0?? Será que tbem tem/teve atualização via software???

  • Hades666

    Pelo app Lirum; iPhone6, ainda continuaria com bluetooth 4.0?!?!

    • Depende como o aplicativo identifica o hardware. Se ele não for capaz de identificar apenas com software, o desenvolvedor pode informar a versão manualmente, baseado nas informações que a Apple dá, sem realizar nenhum teste específico.

      Isso explica porque no iPhone 6s, por exemplo, o app não informa a versão do Bluetooth, pois ele não possui informações pré-gravadas do aparelho na base de dados do app.

      • Hades666

        Tem lógica, Tnx 🙂

  • Mauro Elias

    Com essa última atualização eu estou sentindo meu iPhone 6 Plus mais lento e pequenos travamentos ?

    • Elton Fabricio

      Não é só você, tbm to com o mesmo problema no 6 Plus.
      Pela primeira vez vou fomatar um iPhone e fazer a instalação limpa pra ver se o sistema fica melhor.
      Pq pelo menos aqui…Pelo amor de Deus, tá uma bosta. Animações cheias de lags… Irrita demais!

      • Juarez Teixeira Segundo

        Achava que era o único também tenho um 6 Plus e está com pequenos travamentos!! Já fui na assistência me pediram para restaurar e nada adiantou, já não sei mais o que faço…

        • Elton Fabricio

          Você formatou e não funcionou? Puts, então até já desanimei de fazer isso aqui. Estou com 70 GB em uso é um Apple Watch pareado… Vai dar um trabalho do caramba e nao vai solucionar o problema. ?
          sera que dá pra fazer downgrade pro 8.4? Vou pesquisar…. Pq do jeito que está não dá.
          Minha namorada tem um iPhone 5 e o desempenho do iOS no aparelho dela da de 10 a 0 no meu… Rodando fluido! Isso é inadmissível… Vi no fórum da Apple o pessoal recomendando diminuir as animações do sistema é desativar as sugestões da Siri, mas tbm me recuso a fazer isso.
          A Apple cagou nessa versão do iOS. ?

          • hecnpo

            Cara, a 9.1 dizem que tá muito mais fluida, não perca tempo tentando voltar pra 8.4, só aguarde sair a 9.1.

            • Elton Fabricio

              Mas eu acho que tem algo errado com meu iOS.
              Veja isso, há pouco eu encerrei todos os apps abertos usando o App switcher do iOS e em seguida reiniciei o aparelho.
              Depois que o SO subiu a primeira coisa que fiz foi ver o App switcher e eis que me surpreendo. Ao dar dois cliques no home o iOS já estava com uns 6 apps rodando em segundo plano, tipo Facebook, Ajustes, Telefone, WhatsApp, Spotify (que inclusive não executo a meses). Estranho isso não? Eu acho que minha instalação do iOS esta com algum problema, além dos que já conhecemos.

            • Elton Fabricio

              Consegui resolver! 😀
              Entrei em contato com o suporte da Apple e eles falaram pra eu redefinir todos os ajustes, mas mantendo os dados no aparelho. Finalmente o desempenho melhorou e muuuuuito!
              A única coisa chata é ficar permitindo acesso à localização, notificações, etc… toda vez que abro um app pela “primeira vez”. Mas isso foi rápido.. em 30 minutos reconfigurei o iPhone inteiro e o bom é que não precisei reinstalar nada, todos os dados foram mantidos.
              Pra quem tiver com o mesmo problema, fica aí a dica.

            • hecnpo

              Vc já tinha tentado uma instalação limpa e não resolveu? (restaurar)?

            • Elton Fabricio

              Não tinha feita ainda a instalação limpa… Mas esquece meu comentário anterior. 1 dia depois é o desempenho foi pro espaço novamente.
              Hoje fiquei com tanta raiva que tive vontade de jogar o aparelho na parede! Tirei umas fotos e quando abri o App Fotos e vi que elas estavam indo pra nuvem o aparelho virou uma carroça! Sério, demorou uns 10 segundos pra abrir o WhatsApp.
              A câmera tá levando 5 segundos a partir do momento que clico nela e a imagem aparece no display.
              Estou realmente de saco cheio! É o pior é que os iPhones 6S virão tão caros pro Brasil que não consigo sequer cogitar a possibilidade de trocar de aparelho esse ano.

            • hecnpo

              Cara, faz uma instalação limpa do iOS (Restaurar através do iTunes).

            • Elton Fabricio

              Pô, dá um trabalhão fazer isso. Meu iPhone tá com 60 GB em uso… Só de música vou ter que sincronizar 20 GB de novo. ?
              Acho que vou esperar sair o iOS 9.1 pra fazer isso.

          • Ricardo Leme

            Não dá pra fazer downgrade. Fiz a instalação limpa no meu iPhone 6 e tirei o paralax e os efeitos de abrir e fechar os aplicativos. Melhorou bastante! Recomendo fazer isso também

            • Elton Fabricio

              Eu não quero tirar os efeitos. 🙁
              O iOS roda fluido com todos os efeitos num iPhone 5, pq não roda assim no 6 e 6 Plus?
              Acho muita mancada da Apple lançar um sistema tão mal acabado… E isso pq essa versão era pra “aparar as arestas” do iOS 8.

            • Killswitch

              Era esse meu medo de atualizar! Ainda bem que me mantive no iOS 8 mesmo!

              meu pai comprou um iPhone 6 Plus e já foi atualizando, e me surpreendi ao ver o sistema todo lagado!

            • Elton Fabricio

              Cara, dá uma olhada aí nos comentários… eu consegui resolver redefinindo todas as configurações, mas mantendo os dados de aplicativos. 😉

    • Hades666

      Aqui os dois….I6 e o I6Plus O_o

    • O meu esta atualmente nas mãos da apple, ele não funcionava o wifi e qüando entrava nas configurações do wifi o celular travava, se tentava abir um app, travava, se ia usar o iMessage, não carregava nenhuma msg e não enviava, se abria o safari, não abria nada, a central de controle não funcionava… Estou esperando pela solução da apple.

      • Elton Fabricio

        Nossa senhora! E eu achando que o meu estava ruim… Rs
        Boa sorte com seu aparelho!

  • Carlos

    Tem algum App que faz essa análise?

  • Rafaela Esteban

    [OFF] Pessoal, vou comprar um iPad mini usado mas estou em dúvida entre o 1 e o 2. O 1 com 32GB sai por 600 e o 2 com 16GB sai por 800, ambos com carregador e capa. Minha dúvida é se ainda tá valendo a pena comprar o 1, pois já vi alguns usuários reclamando sobre a perda de desempenho dele depois de atualizado com a nova versão do iOS. Esse será meu primeiro produto Apple (até então, só uso WP. Android nem de graça), vou comprar mais para o uso em leitura, redes sociais, vídeos, alguns apps mais voltados pra área de exatas/engenharia e astronomia.. Então queria saber de vocês que já são usuários qual seria a melhor opção. Valeu desde já!

    • Andre Fernandes

      iPad mini 2, sem duvida nenhuma!! Tem tela retina e maior capacidade de processamento. Vai ganhar 1 ano a mais de iPad. A capacidade é a metade, mas ainda assim vale mais a pena. Boa sorte…

    • Rubens Aroeira

      Tenho os dois! O mini 2 é infinitamente melhor, nem consigo mais usar o 1 de tão lento….

  • André

    A cada atualização do iOS 9 beta o desempenho da bateria do meu iPhone 6 Plus melhora, e muito.

    • hecnpo

      vc tá na 9.1?

      • André

        Sim. A quinta versão BETA do 9,1.

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    [Off] por que quando eu coloco meu dedo no Touch ID ele não reconhece automaticamente e desbloqueia? Preciso apertar o botão. Tenho que mudar alguma configuração?

    • Juliano Andrade

      Vc ta falando com a tela desligada? Se sim, todos iPhones tem que alertar o botão, ué.

      • Ricardo Cavalli Schmitt

        Eh? Pois tava lendo, e na apresentação do Touch ID disseram que a “coroa” metálica ao redor do botão serve para identificar quando um dedo está apoiado, dai ele ativa sozinho. Hehehehe

        • Juliano Andrade

          Sério que falaram isso? 😮

          • Ricardo Cavalli Schmitt

            Bom, foi o que entendi.. não sei se entendi corretamente HAHAHAHA

    • Elton Fabricio

      Só o iPhone 6S funciona assim, visto que houve uma melhora significativa no reconhecimento da digital. 😉

  • Jose Geraldo Machado

    A informação que o app Linum Info Lite diz é que o bluetooth do meu iPhone 6 Mod. A1549 é o 4.0

  • Meu Airdrop tbm não está mais funcionando com o iOs 9 e com o El Capitain

  • Rafael Oliveira

    Estou com o mesmo problema que alguns do fórum, fiz a atualização para o El Capitan no Mac e meu iPhone passou a não enxergar o Mac e vice e versa via AirDrop.
    Entrei em contato com o suporte da Apple, fizemos uma série de procedimentos incluindo a reparação total do sistema, porém sem sucesso.
    Fica aqui minha sugestão de não efetuarem o mesmo procedimento com os equipamentos que eu tenho (Mac Pro Retina 13″ meados 2013 e iPhone 6) pois não irá funcionar, o problema está mesmo em algum dos sistemas mais novos, iOS 9 ou El Capitan.

    Aguardando posicionamento e correção por parte da Apple.

  • Paulinho Henrique

    O aplicativo lirum ele mostra qual versão do Bluetooth o aparelho usa. O meu 6 ele mostra 4.1