Notícias

App Saúde volta a funcionar após bug do Horário de Verão

Se você é daqueles que alterou o fuso horário do seu iPhone por causa do bug do Horário de Verão no aplicativo Saúde, saiba que agora você pode voltar ao horário normal do sistema. Ao que parece, o bug durou apenas alguns dias e agora o app voltou a marcar os passos diários dos usuários.

No meio da semana, o Blog do iPhone alertou sobre um problema que estava acontecendo no aplicativo Saúde, que deixou de registrar os passos do usuário após a mudança do Horário de Verão no Brasil.

O bug persistiu até mesmo após a atualização para o iOS 9.1.

Como solução paliativa, muitos leitores sugeriram trocar o fuso horário do sistema, colocando por exemplo o de Buenos Aires e adiantando manualmente uma hora. Isto solucionava o caso, pois o co-processador de movimentos registra internamente as informações durante um tempo, podendo ser recuperado dias depois. Porém, esta alteração manual no fuso estava influenciando usuários que usam token de bancos no iPhone, pois o sistema de segurança não considera o fuso alternativo como válido.

Agora, o bug desapareceu. Não se sabe se a Apple tomou alguma atitude e fez alguma alteração remota em seus servidores, ou se o problema durava apenas alguns dias. O fato é que agora os usuários estão conseguindo registrar suas atividades físicas no fuso real, sem precisar fazer gambiarras.

Esperamos que isto não precise se repetir toda vez que o horário oficial mudar.

Dica do leitor Marco Mesquita

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Enzo Lorenzon Tosi

    No meu iPhone, o problema persiste (na lista, a última informação é de 17/10)….

    Inclusive, no gráfico semanal aparecem os passos da última semana mas no gráfico mensal, acaba no dia 17/10 tb…

    Obs: não mudei o fuso horário.

    • Zina Xurupita

      No meu também.

    • William Youssef

      No meu está igual, também não fiz nenhuma modificação…
      iPhone 6, iOS 9.1

    • Gustavo Henrique M. A. Rocha

      idem por aqui.. =/

    • Estou com o mesmo problema também… ^^

      • Camila Bandeira

        Acabei de perceber que o meu tb esta com o problema ate hoje…a ultima data salva é de 17/10/2015 e ele esta com o IOS atualizado e eu não alterei o fuso!

  • Marcos Vinicius

    Estava usando fuso horário da Argentina e funcionou como quebra-galho, menos com a MiBand.
    Agora voltei para fuso horário do Brasil e o problema persiste, o último registro voltou a ser 17/10/2015.

    Vou deixar assim para ver se volta ao normal sozinho, a solução que a Apple fez ainda não deve ter se propagado em todos dispositivos. ?
    Espero que resolva o problema que também estou com a MiBand da Xiaomi pois também parou no mesmo dia ?

    • Lucas Pacheco Petrin

      A minha também parou! ? Pensei que era problema com a pulseira mas que bom que é do horário de verão.

      É decepcionante a Apple errar com algo tão básico, isso é coisa dos anos 2000. Hahaha
      Trabalho com T.I é isso é o que mais preocupa o pessoal nessa época ?

    • Marcos Vinicius

      Ja tentei de tudo, mas sem sucesso para a Mi Band voltar a funcionar.
      O App informa que existe uma nova atualização para a Mi Band, mas quando vai tentar fazer, ele trava. Sincronizei a pulseira com um celular android, fiz a atualização do firmware, e a sincronizei novamente com o iPhone, mas mesmo assim não funcionou.
      Outra coisa que percebi, no App Saude, a pulseira não aparece como Fonte de Dados.
      O jeito vai ser esperar uma atualização de software para ela… 🙁

  • Thiago Fonseca

    O meu voltou a funcionar a tabela semanal, porém quando abro a opção “Todos os dados” da tabela “Pulsação”, aparece “Sem Dados”. Mas o Apple Watch continua marcando normalmente. Alguém sabe me dizer como consigo ver esse histórico de pulsação do Apple Watch?

  • BS

    Estranho, aqui ainda não está ok. E ainda o que é mais sinistro é que no gráfico da semana os dados aparecem, mas qdo entro em “todos os dados” ou seleciono o gráfico mensal, ainda está parado no dia 17… Sinistro…

    • Daniel

      O meu está exatamente igual!!!

  • Zina Xurupita

    Vou continuar usando o de Fernando de Noronha até tudo voltar ao normal…

    • Igor Volanski

      Eu também, e como falei em um post anterior, colocar fernando de noronha é melhor que argentina. Não precisa nem adiantar uma hora……

  • Mateus Eduardo

    Pelo jeito é um erro nos Sistemas Operacionais móveis mesmo. No Google agenda do Android na semana do começo do horário de verão não dá pra marcar compromissos, agora, coincidentemente na primeira semana do horário de verão da pal no App saúde do iOS e depois que passa a semana ele volta ao normal.

  • Walter Viana

    Que pena, só voltarei a malhar quando isto for resolvido. Sem pressa rs!!!

  • Rob Simões 

    Comigo não resolveu nada. Continua parado como antes.

  • Fabio Correa

    Esse app Saúde e o Watch foram grandes decepções para mim. Esperava muito mais desta dupla.
    A Apple fez muito marketing, mas na verdade não entregou nada que fosse realmente útil.

  • Matheus Stout

    Que app de saúde ? Hehe

  • Luiz Fabiano Vinholi

    o meu também, continua igual, continua com problemas…pra funcionar faço o seguinte quebra galho : tiro a opção automaticamente, coloco fuso horário de fortaleza e adianto uma hora…funciona legal…

  • Nico Lunardelli

    Aqui segue zuado!!!! e o app Atividade esta sofrendo do mesmo problema!!!!

    • Daniel

      Complicado isso, que irresponsabilidade um bug tão banal como esse!

  • Pedro Lanas

    Essa questão do bug do horário de verão aqui no Brasil é perfeitamente compreensível, embora não aceitável. Na Europa e nos Estados Unidos, os maiores mercados do iPhone e para onde a Apple dá maior atenção evidentemente, a mudança de horário sempre acontece às duas da manhã do domingo e não à meia-noite como aqui. Justamente para que o relógio marque meia-noite apenas uma vez, tanto ao adiantar o relógio de duas para três da manhã, quanto para atrasar o mesmo de duas para uma da manhã ao fim do horário de verão. Esta medida foi adotada justamente para prevenir bugs nos sistemas de computadores. Como aqui isso não ocorre, e pelo visto é um país que o faz de forma isolada, modificando o relógio à meia-noite, não foi chamada a atenção da Apple para o problema. Claro, o ideal seria a empresa da Maçã considerar as particularidades de todos os países onde está presente para evitar esse tipo de bug. Também no meu caso, o app Saúde ainda não está marcando os registros mensais e anuais depois do dia 17. Na lista “Todos os Dados” os registros após o dia 17 também não aparecem.

    Uso também o app Argus para registrar meus passos. No dia que mudou o horário, o contador de passos não zerou de um dia para o outro. Se a alteração de horário ocorresse aqui no Brasil também às duas da manhã, nada disso aconteceria.

  • Zina Xurupita

    Com todo o respeito, o artigo tem boas intenções mas não reflete uma verdadeira informação. Deveria ser editado, incorporando novas informações, dicas de contorno, ou simplesmente deletado. Parece descaso em retificar uma informação.

  • Vladimir Machado Malaquias

    O bug continua da mesma forma, nada foi resolvido!

  • Marcus Isilva

    Alguma novidade sobre a solução do bug?

    • Nico Lunardelli

      Com a virada do mês o meu voltou a funcionar

      • Alexandre Cukier

        No meu, a opção “mês” no painel continua com bug, parando na troca de horário de verão.

  • Raphael Baez

    Ainda com o problema…. liguei para a Apple, pediram para zerar o Watch e o iPhone (sem restaurar o backup) e nada! A galera da Apple que me atendeu nem sabe do problema, e ninguém tem uma solução…

  • Mateus

    Também continuo com o problema…

  • Andre Lustosa

    Liguei lá na Apple tmb e nada.., parece mesmo que eles nem sabiam o que está acontecendo.., Fiz o esquema de colocar o Fuso para Fernando de Noronha e deu super certo!! Valeu pela dica!

  • Marcelo Bernardes

    iLex informa aí por favor como vc resolveu o problema. No meu continua bugado tb.

  • Gaby Buck

    o meu marcador de passos parou de funcionar dia 25 de dezembro eu nao sei o que fazer e como arrumar o erro alguem pode me ajudar….