Aplicativos

Alguns jogos estão sendo retirados da App Store por não serem compatíveis com o iOS 9

A atualização para o iOS 9 está trazendo dores de cabeça para certas produtoras de jogos para iOS, como as conhecidas TellTale Games e CAPCOM. Alguns de seus títulos estão tendo problemas de funcionamento no novo sistema.

Falta de compatibilidade com atualizações não é nenhuma novidade em sistemas operacionais e acontecem há décadas. É por isso que a Apple disponibiliza mais de dois meses de versões beta do iOS, para que os desenvolvedores tenham tempo suficiente para se adaptarem e consertarem qualquer incompatibilidade. Mas nem todos aproveitam este tempo para fazer a lição de casa.

A TellGames retirou do ar alguns títulos populares, como The Walking Dead, a série Back to the Future, The Wolf Among Us, o clássico Tales of Monkey Island, Sam and Max e Jurassic Park. A produtora afirma que estes jogos, no sistema novo, apresentam problemas de som e de conexão, e que foram retirados temporariamente até que se encontre o problema. E isso bem no mês de promoção do filme “De Volta para o Futuro”, pois na história, outubro de 2015 é o mês em que Marty McFly foi para o futuro.

Um caso ainda pior é o da CAPCOM, que possui problema similar com alguns jogos, mas não os retirou do ar e nem pretende atualizá-los.

CAPCOM

É bem triste vem uma produtora cobrar um preço alto por um jogo (pelo menos alto para os padrões da App Store) e abandoná-lo quando o sistema é atualizado, sugerindo apenas “ter isso em mente quando for atualizar o sistema“. Uma enorme falta de respeito com o cliente, mostrando que a empresa ainda não entendeu como funciona o novo mercado de jogos para dispositivos portáteis. Muitos, porém, dão a culpa à Apple, por não oferecer uma política de atualizações que possam ser cobradas dos usuários, considerando que toda a atualização tem um custo de desenvolvimento. Mas esta é a forma antiga de se vender software; hoje em dia, se ganha muito mais atualizando constantemente os aplicativos, para trazerem novidades e incentivarem ainda mais vendas.

via Gamespot

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bira Michels

    Culpa a Apple? Ué Apple da 2 meses de versões betas, culpar os usuários? Se tivesse culpa.

    • Alex da Costa

      Imagina uma empresa de desenvolvimento cheia de prazos para cumprir com seus projetos, e aí vem a Apple do nada e simplesmente lança um beta do iOS. Segundo o que você disse, a culpa não é da Apple se ela inventa uma dificuldade pra todo mundo em cima da hora. Porque no mundo do desenvolvimento, 2 meses é muito pouco tempo, visto que terá que ser demandado equipes para cuidar da compatibilidade, além de tempo, dinheiro e etc.

      • Estanislaw Duarte

        Verdade Alex das Costa, pessoa pensa que jogo nasce em dois dias, corrigir erros demanda mais tempo ainda.

      • Fernando

        Sua frase “Imagina uma empresa de desenvolvimento cheia de prazos para cumprir com seus projetos, e aí vem a Apple do nada e simplesmente lança um beta do iOS” esta completamente equivocada.
        Deixa eu te contar uma coisa em junho/2016 a apple vai apresentar o IOS 10 e em setembro irá lanca-lo para todos os usuário, e sabe como eu sei disse … TODOS OS ANOS É A MESMA COISA, portanto a parte que você fala “do nada” já não é mais válida.
        Tem empresas com mais titulos e apps mais complexos e estão sujeito aos mesmos problemas, e mesmo assim cumprem com prazos.
        Com tudo isso dito, eu não culpo, e sim a empresa de desenvolvimento, afinal de contas ela não se preparou para isso, mesmo sabendo as regras do jogo

        • Bira Michels

          Eu ia falar a mesma coisa =)
          Desde 2008 é assim os jogos precisam se adequar com os termos da Apple. Vejo jogos ai bem mas complicados do que esses ai e são compatíveis logo na primeira semana do beta 1. Sem mais..

        • Pelo jeito há desenvolvedores que pensam pequeno e preferem dar a culpa sempre aos outros de sua própria incompetência em se adequar às mudanças do mundo.

          Hoje em dia, a empresa que não é capaz de se adequar às mudanças, morre.

          • Alex da Costa

            você não conta, é fissurado e cego pela Apple. Então, nada de discussão, a menos que você tenha razão no final.

            • Realmente, Alex. Um comentário imbecil como o seu realmente não leva a discussão a lugar nenhum.
              Uma boa oportunidade do cara contribuir, mas prefere escrever merda. Aí fica difícil.

          • Fausto Paiva

            Se você chama a Sega e Capcom de “desenvolvedores pequenos” então tem algo errado aí. Às vezes a empresa opta por não dar mais suporte a um jogo. A Capcom mesmo já lançou Street Fighter IV, Super SF IV e Ultra SF IV. São basicamente atualizações do jogo original, mas que ela muda o nome só pra justificar a cobrança. A diferença pro setor mobile é que os jogos originais, mesmo sem atualizações, continuam funcionando. Adequar às mudanças de graça é uma opção, não obrigação, principalmente se o jogo não é rentável pra empresa.

            • Fausto, das duas uma: ou você é péssimo de interpretação de texto, ou está de má vontade.

              Onde eu disse que a Sega e a Capcom são pequenas?
              Se você está me dizendo que empresas grandes não podem pensar pequeno, então você não entende nada da história da informática.

            • Fausto Paiva

              Qualquer empresa ou ser humano pode pensar pequeno. Não precisa saber da história da informática pra entender isso.

          • Luis gustavo

            Falou tudo! eu ja nao compro nenhum jogo da CAPCOM, nao gosto disso, empresas que lançam produtos e nao pensam na continuidade, e nao importa a rentabilidade, quando se pensa no usuario tem que fazer por que tem que fazer, nao quer vai para o mundo android, ou outros que so pensa em vender, a apple tem isso consigo, levar a melhor experiencia ao usuario, nao quer thau! simples assim, somos exigentes, sou developer, trabalho com isso, e se se quero ser melhor que os outros, tenho que fazer aquilo que os outros nao fazem, e sim Atualização e compatibilidade esta intricico.

          • Thiago

            Sem querer brigar nem nada, mas li os pontos de vista aqui expostos e me parece um pouco de exagero chamar de incompetentes os desenvolvedores que deixaram de atualizar seus apps para os novos OS.
            Entendo que do ponto de vista do usuário, é algo ruim quando um app não se atualiza, porém temos que notar que o ciclo de atualizações do iOS é muito curto. As atualizações são muito frequentes (até demais para o meu gosto, vide iOS 7, 8 e 9 e alguns de seus bugs inconcebíveis em versões finais), sendo necessário toda uma estrutura para manter apps atualizados. Para desenvolvedores grandes pode ser tranquilo, mas acho que prejudica os pequenos.

            • Jonathan J.

              concordo

          • LessTech

            Ou muda de OS.

        • Cláudio Castro

          Amigo, todos sabem q todo ano a Apple lança uma atualização do iOS. Porém, vc só sabe como essa nova versão afetará o seu app quando ela lançar o beta e ela só lança o beta 2 meses antes da versão final. Ou seja, não adianta em nada vc saber que todo ano ela lança uma versão nova do iOS se no final das contas vc acaba sempre com os 2 meses para fazer ajustes. O outro detalhe é q uma mesma empresa as vezes possui N jogos, mas apenas uma equipe de desenvolvimento para corrigir todos os jogos em 2 meses de beta. Não acho q está errado ela lançar as atualizações e nem tenho uma solução para o problema, mas q não é simples, não é…

          • Estanislaw Duarte

            Justamente Claudio Castro. (y)

          • Fernando

            Não estamos falando em desenvolver um jogo novo, e empresas como essas, normalmente não possuem um único desenvolvedor que faz todos os jogos, são equipes de desenvolvimento, isso sem falar nos casos onde o próprio jogo tem sua própria equipe de desenvolviemtno (nos casos mais complexos), portanto 2 meses é mais do que suficiente de corrigir incompatibilidades de todos os jogos dessas grandes empresas.

            • LessTech

              Para afirmar isso, está claro que você não conhece a indústria.

            • Fernando

              LessTech, conheco e conheco muito e é por isso eu escrevi e assino em baixo… Mas tirando de lado se conheco ou nao, e muito facil ver essa situação. Todos estao expostos a mesma regra do jogo, muitos conseguem, infelizmente alguns não, a pergunta que fica é, pq um consegue e outro não?
              Sinceramente eu nao acredito que as que conseguem tiveram que parar tudo que estava fazendo para adaptar o código para a nova versão, elas simplesmente se programaram, dedicaram tempo para corrigir os problemas que apareceram.
              Outra coisa, ja que você conhece tanto, voce deve saber que a incompatibilidade acontece com uma pequena parte das APIs, e não com todas, portanto, estamos falando em adaptar uma pequena parte, e se o codificacao for feita descentemente essa adaptação nao ira “doer” tanto, e muito menos levar semanas para isso.

            • LessTech

              Se você usa apenas software da Apple, ok. Se você precisa de recursos de outros fornecedores para seu App rodar, não é bem assim. E se você trabalha só ou com uma equipe diminuta, fica ainda mais complicado.

          • alexandre m santos

            Parabens Claudio Castro, voce esta certissimo, provavelmente quem fala ao contrário não trabalha com desenvolvimento, tem um período de programação, de teste, aprovação, etc…2 meses é pouco sim. Adoro a Apple, mas nem por isso tudo que ela faz tem que estar correto.

        • LessTech

          O problema é que apesar de saber que haverá um lançamento, você não sabe quais serão as alterações no SO e os novos requerimentos.

          Se sua equipe de desenvolvimento é pequena (sim, nem toda empresa de games é grande), 2 meses são insuficientes. E, a depender das alterações requeridas, pode implicar em um custo (tempo/dinheiro) para atualização tão grande quanto o de desenvolver um jogo novo.

          O problema é como o iOS é concebido. Por incrível que pareça é mais fácil ajustar um app para Android (que possui uma infinidade de hardwares) que fazer o mesmo para o iOS.

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Pelo que você disse, parece que o “mundo do desenvolvimento” não se desenvolveu!

        • Alex da Costa

          O Windows 10 foi lançado, muitas empresas de desenvolvimento não se prepararam a tempo. Bom, o Windows 8 e 7 ainda possuem suporte e patches de segurança sendo fornecidos pela Microsoft. Portanto, essa me parece a melhor solução, manter compatibilidade com produtos mais antigos, para dar folego aos desenvolvedores.

        • LessTech

          O problema é que boa parte dos comentários está partindo da ideia de uma empresa grande, com várias equipes de desenvolvimento, o que não compreende a realidade da maioria dos Devs.

          • KB

            Infelizmente ou não, o mundo do desenvolvimento é mega-dinâmico. Ainda mais quando as coisas vem de forma digital e não mais de prateleira em loja. É até cruel, mas ou se adapta ao ritmo ou se extingüe. O ciclo da Apple é este desde que abriu sua plataforma iOS para desenvolvimento de terceiros. Quem opta por desenvolver nesta plataforma deveria estar ciente e de acordo.
            O usuário não quer saber, o que ele quer é iOS novo, com funcionalidades novas, seguro e que seus apps funcionem. A Apple tem cuidado da sua parte.

            • LessTech

              Em partes. Por isso Devs tem investido mais em outras plataformas.

              O Android, por exemplo, também tem atualizações anuais uma variedade absurda de versões e hardwares no mercado. Ainda assim é mais amigável ao Dev adaptar os apps às novidades dele do que tem sido no iOS.

      • KB

        Pessoalmente, acho desleixo. Todo mundo sabe o calendário da Apple de lançamento anual de novo iOS. A Apple não pode parar sua rotina de atualização de iOS porque desenvolvedor xyz não tem espaço no cronograma para atualizar o seu produto. Quem não está satisfeito, que não use a plataforma da Apple, oras.

        • LessTech

          Afirmar que é desleixo é desconhecer a realidade dos Devs.

          A Apple não precisa mudar o calendário dela. O que ela pode fazer é permitir uma atualização facilitada com o aplicativo de desenvolvimento dela.

      • Por alguns comentários, até mesmo agressivos, dá para perceber que o Alex da Costa é do tipo de desenvolvedor MEDÍOCRE que pensa pequeno e bate ponto. Aí fica realmente difícil discutir que o mundo mudou. Este tipo de “profissional” só se dá conta do perigo quando é tarde demais.
        Aí fracassam e dão a culpa no governo.

  • obitow

    Mas bem que a maçã podia deixar fazer o downgrade do iOS, né…

    • Gustavo Michels

      Ela não deixa porque se tem um erro que pode prejudicar os usuários ela vai evitar ao máximo de deixarem fazer downgrade, até o Jailbreak coisa que ela é CONTRA.

  • Dan Tavares

    2050 chegando e essas guerras idiotas ainda continuam: Problemas de compatibilidade, de adaptação… e que o consumidor se F***, pois eu (produtor) não dependo mais disso.

    • LessTech

      Claro que sim! Afinal tudo nesse mundo é simples e não tem custo, e inclusive até você trabalha de graça e tem uma penca de assistentes que lhe ajudam no trabalho (também de graça), assim como não tem que pagar as contas no fim do mês pois o mundo é colorido e lindo… E perfeito.

  • Fausto Paiva

    Discordo dizer que “é forma antiga” não cobrar por atualizações. Existe um custo envolvido em se atualizar um jogo para um novo sistema operacional, e simplesmente deixar o ônus em cima de desenvolvedora é injusto. Ela tem que ter a opção de não atualizar, caso não seja vantajoso pra ela. Quem comprou e baixou tem que ter ciência de que o jogo vai parar de funcionar caso atualize o SO. A garantia de funcionamento não é da Apple, é de uma empresa privada que visa o lucro. O que a Apple poderia fazer é permitir que se rodasse versões antigas do iOS nos aparelhos, coisa que hoje não está disposta a fazer.

    • Henrique A.

      Mas quem disse que o desenvolvedor não tem opção de não atualizar??

    • Acho que você está discordando de algo que interpretou mal.
      O texto não disse que a forma antiga é “não cobrar por atualizações”, conforme você citou. A forma antiga, no caso, é lançar um software e depois de um tempo, cobrar pela atualização. Assim foi feito durante anos no mundo dos computadores.

      Hoje a coisa é um pouco mais complicada.
      É claro que há o custo de desenvolvimento, e isso foi citado no texto, como você pode comprovar.
      Porém, várias empresas estão se adaptando a este novo mundo em que as pessoas não podem deixar de atualizar seus celulares, pois o usam diariamente (no PC, você pode usar o mesmo sistema operacional por anos, que não há grandes problemas). Assim como o próprio modelo de venda de software é completamente outro, com empresas ganhando milhões com aplicativos grátis, há também aqueles que conseguem bancar os custos das atualizações com novidades constantes, gerando assim mais e mais vendas. É o caso do Camera+, por exemplo.

  • Bruno d’El-Rey

    Eu nunca entendi programas que são compatíveis com OS antigo, mas não com novos. Por acaso o OS antigo tem alguma API que não tem no novo? Dúvida séria.

    • Fausto Paiva

      Você respondeu sua própria pergunta. Ela muda algo que acaba dando problema em jogos antigos.

      • Bruno d’El-Rey

        Na verdade eu considerei “Por acaso o OS antigo tem alguma API que não tem no novo?” como uma hipótese absurda, uma vez que sempre vemos a compatibilidade no seguinte formato: “iOS x.x or later”. Bom… Ou tem algo errado no desenvolvimento desse app ou tem algo errado no desenvolvimento do sistema.

        • Quem usa estritamente as ferramentas de desenvolvimento da Apple e segue a sua linha de código, não costuma ter problemas de desenvolvimento em atualizações.
          Mas jogos com gráficos mais elaborados geralmente usam ferramentas externas, que adaptam códigos de outras plataformas. Aí qualquer mudança no sistema pode dar problema no aplicativo.

          • LessTech

            Sem contar que hoje as empresas não podem se prender unicamente a uma plataforma, mesmo que a longo prazo.

      • obitow

        Não APIs que são retiradas (apesar que isso acontece as vezes – por exemplo a Apple anunciou que o El Capitan será o último a suportar o Garbage Collection), mas comportamentos do sistema. Por exemplo, o iOS 9 bloqueou o acesso HTTP por padrão, precisei mudar as configurações de segurança do app pra cada endereço que usava, senão os apps que desenvolvo não carregavam nada. Outro bug mais sério que acontecia é que um método que retornava sempre um valor até o iOS 8 começou a retornar nulo em alguns casos no iOS 9, daí era crash depois de crash no primeiro beta. 🙂

  • A capcom é bem desleixada nesse aspecto mesmo, pior é ver o Street Fighter para iOS que é compatível até o iOS 6 e ainda está na tela do iPhone 4S (!!!!!!!!!!!!!)

    • Fausto Paiva

      Tem vários jogos nessa situação.

  • Danilo

    Tem uma mulher aqui no serviço que tinha um IPhone 3GS,ela é daquelas que quer fazer backup de tudo.
    Quando trocou pro 5S fez um backup do 3GS e jogou no telefone novo,detalhe : ela tinha 3 paginas de aplicativos.
    Semana passada estava reclamando que o celular estava lento,me ofereci para restaurar pelo ITunes e começar como novo Iphone,ela aceitou.
    Quando ela fez login no ID e fui na loja baixar os apps de volta,vi que só tinham 15 aplicativos listados na nuvem,o restante das 3 paginas aquela tinha já havia saído da loja.

    • Andrsonsp

      Tenho um i6, se acha que zerando, ficará melhor? Desde que uso iPhone 4, nunca fiz essa limpeza geral Rs e venho trocando toda ano kkkk

      • Henrique A.

        Eu também sempre restaurei o backup via iTunes, desde o i4.
        Agora vou pegar o 6S no fim do mês e pretendo restaurar pelo iCloud pela primeira vez. Acho q o iCloud deve “filtrar” esse tal lixo que todos falam na hora de armazenar o backup…

  • Andrsonsp

    Faz bem!! tem que ter um determinado tempo para os apps se adaptarem, se não, fora!!! vejo app que até hoje não adotaram para o IOS7 imagina pro 9 Rs
    um ex: app Bradesco, webmotors e mais.. até hoje não estão com o layout novo ):

    • Apenas o app Exclusive do Bradesco ganhou o layout novo, e isso a partir da semana passada.

  • Vinicius Alves

    Sim e não. O iCloud filtra sim muita coisa desnecessária quando vai fazer o backup, porém já peguei meu iPhone com dados de jailbreaks antigos nas pastas do sistema, mesmo eu tendo restaurado do iCloud. Algumas pastas do sistema são copiadas por inteiro, e é nessas pastas Que os devs de tweaks guardam seus dados.

  • marlboropby pby

    Alguns não, muuuuuuuitos!
    Os melhores da SEGA que eu tinha não funcionam mais! Meu preferido STREETS OF RAGE (briga de rua), clássico do Mega Drive foi pro saco faz tempo!

    • Fausto Paiva

      Eu comprei Sonic 4 Episode II. O jogo saiu da App Store e nunca mais voltou. A Sega simplesmente resolveu não atualizar mais o jogo para funcionar no iOS 8 ou 9.

      Outro caso é do King of Fighters 2012. Eu comprei e agora a versão que comprei é free com propagandas e a paga é separada.

      • marlboropby pby

        Foda demais… Também tenho um jogo aqui comprado, que não tinha banner nenhum. Daí atualizaram, ficou free e com banner! Tenso! Neeeeem ó! Sapequei no lixo!

  • Estanislaw Duarte

    Seria bom se cobrassem a atualização anual, estávamos todos felizes com os iPhones com o iOS de fábrica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quer o novo? Compre oras, só a Apple iria perder, forçando apps compatíveis com os novos kkkkk

  • marlboropby pby

    Alguém lembra o dia exato de outubro de 2015 que o Marty foi para o futuro?

  • Bira,
    Uma coisa é segurança, outra coisa é atualização de software. (Sei que vc sabe disso, mas a Apple não sabe, ou finge não saber)
    A Microsoft dá aula neste sentido, pois até 2014 dava suporte e liberava atualizações de segurança ao Windows XP que foi lançado em 2001. (!!!)
    Ou seja, mais de 10 anos suportando o produto e permitindo que o usuário decida se quer ou não continuar utilizando o sistema, sem abrir mão da segurança.
    Ok, este tempo todo é até um exagero e a relação comercial muda um pouco entre PC e Smartphone.
    Porém é uma baita sacanagem a Apple parar de assinar o iOS anterior em menos de 10 dias.
    Por, pelo menos, 1 ano ela deveria continuar enviando atualizações de segurança e deixar o usuário escolher qual iOS quer utilizar.

    Uma vez li um comentário do Cook, que ele aprendeu com o Steve:
    “Se o usuário não souber fazer a melhor escolha, é dever da Apple fazer esta escolha.”
    Quando eu li isso, eu pensei: What?!?!?!

    Gosto dos produtos da Apple e por isso uso, mas algumas coisas – como esta – são deprimentes.

    • Danilo

      Fiz Login só pra dar um Upvote.
      No meio de tanto fanatismo um comentário sensato.

    • Alex da Costa

      Concordo, exatamente isso.

    • obitow

      Exato. Fazer o que ela já faz com o OS X. Pelo menos até pouco tempo atrás, os updates de segurança saíam para os últimos 3 sistemas.

      Aliás, fazer o que ela já fez uma vez com o iOS: o 7.0 foi lançado em Setembro de 2013, mas o 6.1 foi atualizado até Fevereiro de 2014. fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/IOS_version_history

    • LessTech

      Ótimo comentário. E há um detalhe adicional: A “melhor” escolha geralmente é a favor da própria Apple, já que ela tira o foco das equipes do OS antigo (que teria um custo em manter).

      Com isso aparelhos mais antigos vão ficando lentos. E nem adianta alguém querer contra-argumentar isso, pois, usando ainda a Microsoft como exemplo, o Windows Phone fica mais rápido a cada atualização devido às otimizações. Como eles fazem dinheiro com OS e software, ao contrario da Apple, que o faz no hardware, sinto uma maior dedicação deles junto aos Devs.

  • Vinicius Diagonel

    Falando em jogo , esse bug no Game Center de não abrir já está chato, alguém com o mesmo bug aí ??

  • Alex Bittencourt

    A culpa é da Apple, sim. É absurdo cada atualização (às vezes dentro da “mesma” versão do OS, como aconteceu com o 8) quebrar tantos jogos.

    Não se pode esperar que desenvolvedoras, principalmente as menores, fiquem atualizando eternamente. A Apple deveria criar uma solução de compatibilidade com versões antigas ou algo do tipo urgentemente.

  • Alex Bittencourt

    E é engraçado defender a Apple e dizer que as desenvolvedoras lucram com os produtos, como se a Apple não ganhasse nada e o trabalho fosse “pro bono”. Ela também tem responsabilidade por esse tipo de problema.

  • LeeEdwards2

    Pode tirar 5.000 jogos da app store que vai continuar tendo mais jogo que o windous pônei ahahaha

    • cesar 1989

      pior, um dia meu amigo me pediu dicas de jogos, todos que eu falava pra ele que tinha o WP, nenhum estava disponivel, depois desse dia finalmente me tornei hater OS pra mobile

  • Hades666

    Tenho notado: uns usam desse “artificio”, para depois relançar cobrando novo valor, por algo que vc já comprou. Isso é vc comprar algo que não é “palpável”……..

    • cesar 1989

      bom ponto, ja aconteceu comigo, tinha comprado o mesmo app no ios 7 e ele sumiu, dps voltou pra o ios 8 com maior cara de pau. NAO COMPREI

  • Danilo Souza

    Pra mim as minhas palavras são essas sobre isso : Mas nem todos aproveitam este tempo para fazer a lição de casa.
    Conversa fiada que não tem tempo
    Todos nós sabemos que Apple tem um cronograma de atualizações todo ano já deviam estar preparadas

  • Daniel Alencar

    Não sabem programar…

  • Matheus Stout

    Como programador compreendo o lado de que demanda tempo e outros “bla bla bla” . Mais cada desenvolvedor sabe dos termos de uso para colocar aplicativos na loja. E sabendo disso devem se adequar e ponto. Concordar com os termos e não seguir é complicado … E essa questão não é apenas com os jogos mais tbm com muitos apps. Quando saiu o iOS 9, o TomTom Brasil por exemplo, ficou todo em inglês. Identifiquei isso logo no primeiro beta. Entrei em contato com a TomTom e fui completamente ignorado e me disseram que minha versão era beta por isso está assim. Eu disse, por isso mesmo estou ligando. Para vcs se prepararem para a nova versão do iOS e ajustar essa falha. Depois disso não obtive respostas. Quando do foi liberado para todos o iOS 9, o app ficou do mesmo jeito e só depois foram lançar atualização pedindo desculpa e tudo mais. Analisando por esse caso, muitos desenvolvedores são sim muito desleixados e não se prepararam.

  • Allan Werneck

    Qual o jogo da imagem principal?

  • Fábio Laurindo

    Culpa sim da apple no fato de que ela não avalia que muitos podem ter gastado dinheiro ao adquirir, e também ao desenvolvedor pelo fato de também não pensar no consumidor, no geral Apple e desenvolvedor já lucraram então nem esquentam, ou seja 2 x 0 contra o consumidor

  • Diego Maciel

    Eu estou utilizando o iOS 9 no meu iPhone 4s e consigo jogar o Monster Hunter Freedom Unite perfeitamente (não há nem queda no framerate). Lembro que eles tinham colocado uma nota semelhante para o iOS 8 na época, mas nunca tive problemas lá também. Isso me parece mais uma desculpa por não revisar o app para o novo sistema e que se der algum problema, fica o “eu avisei”. Claro que ainda é um descaso da Capcom se pronunciar desta forma para os consumidores, mesmo que o jogo esteja funcionando.