Notícias

‘Pressure Point’ aflige alguns usuários do iPhone 6s Plus

Nota da Editoria: o Hector é um leitor do blog que já está com seu iPhone 6s em mãos. Ele leu sobre um suposto problema em fóruns da internet e conseguiu repeti-lo em seu próprio aparelho, o que o incentivou a escrever um texto para nós. O Blog do iPhone até agora não conseguiu reproduzir o problema em seus dispositivos, mas continua buscando mais informações sobre o caso, para saber se são casos isolados ou um real problema do modelo.

Texto de Hector Iankovski

Temos visto desde a última sexta-feira uma enxurrada de vídeos, reviews, unboxing dos novos iPhones 6S e 6S Plus, mostrando vários usuários maravilhados com a rapidez e fluidez do novo smartphone da Apple, o primeiro a contar com 2GB de memória. O 3D Touch e o rapidíssimo Touch ID também alegraram muitos que garantiram seus aparelhos logo na pré-venda.

Porém, começaram a aparecer também, em alguns fóruns de entusiastas, reclamações de um problema com os aparelhos, o que está sendo chamado de ‘pressure point’ blemish.

Os relatos apontam para uma pequena mancha no LCD no canto inferior esquerdo da tela. Alguns usuários afirmam enxergar uma espécie de borrão em imagens com grande quantidade de cor branca.

O caso parece ter premiado alguns usuários, principalmente do modelo 6s Plus, que disseram-se incomodados quando fazem a rolagem da tela de aplicativos ou páginas da internet. O problema parece ser algum componente magnético causando interferência na tela ou até mesmo algum clip pressionando o LCD que formaria essa pequena mancha.

imageimage

Alguns já encaminharam seus aparelhos para a assistência, outros estão trocando nas lojas no período de 14 dias aberto pela Apple. Porém, muitos entusiastas creem ser apenas um efeito causado conforme olha-se para o aparelho. Enfim, vamos aguardar os próximos capítulos de mais esse caso.

Tags
Mostrar mais

Um leitor do Blog

Este artigo foi uma gentil colaboração de um de nossos leitores. Quer contribuir também com o BDI? Escreva pra gente. ;)
  • Anderson Campos

    Pelas imagens não consigo perceber nada de estranho…

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    Não vi nada de errado nas imagens…

  • Roberto Jorge Dummar

    Qual “gate” será dado para esse ? #spotgate ? #blankgate #pressuregate ?

  • Victor Campos

    chip diferente, agora bicheira na tela… acho que não vai ser dessa vez que vou pegar o plus.

    • rafaelpz

      Você está criando desculpas para você mesmo. Não pode comprar, espere, não tem nada de errado nisso.

    • Se você fizer disso uma regra, nunca comprará um iPhone, então, porque todos os anos exageram em algum ponto. O que mais sofreu bullying foi o iPhone 4. Na época, a imprensa colocava como se o aparelho já viesse com graves problemas e não valesse a pena comprá-lo. O uso na vida real provou bem o contrário. 🙂

      • Victor Campos

        não é que não irei comprar o 6s, é entre escolher o 6s e o 6s+, até agora parece que o 6s+ apresenta mais problemas que o 6s.

        • Luiz Emilio

          Desculpe mas tenho um 6s+ e realmente se vc apertar MUITO sua visão tem um pequenino decréscimo de brilho provavelmente por uma fixação de algum componente em baixo do LCD mas novamente digo só se exagerar muito o brilho e deixar a tela toda branca não vejo isso como um problema pois no uso diário e com o brilho normal não se enxerga nada… A maioria dos TVs lcds do mercado a anos apresentam vazamentos de luz muito piores do que isso se aumentarmos o brilho da imagem e ninguém reclamou ainda, mas como estamos falando da Apple gritaria geral em 3,2,1…

          • Ah Emilio, não acho válido comparações negativas, principalmente com produtos da Apple… Se vangloriar que é o menos pior nunca foi característica da Apple, mas sim que é o melhor…

          • Fabrício

            A iluminação de tela por LED, principalmente as de borda, podem ocasionar variações de brilho na tela. Minha TV mesmo apresenta isto, mas de tal fabricante não espero muito. O problema é que, em se tratando da Apple, ela te vende a ideia de se preocupar com os detalhes e te assegurar uma ótima experiência. Pelo preço que se paga, não esperamos menos do que isto.

        • Jefferson Soares

          Quem usa o 6 Plus hoje não volta para uma tela menor de jeito nenhum.
          Experiência própria.

          • Mauro Elias

            Estou com o 6 plus de 128gb e não vou fazer up tão cedo, só quando a Apple colocar uma bateria mega power no iPhone de 5,5″.

      • thekillerdev

        Uso iPhone 4 até hoje, já molhou, já quebrou, e to aí até hoje com ele, firme e forte. Twitter, facebook, instagram e até alguns jogos de hoje (desde 2010) ainda rodam de boa como o “pokemon shuffle mobile”. E tinha gente que dizia que o iPhone 4 tava na pior, porram, se isso é ta na pior.

      • Fábio Laurindo

        Só comprei o 6s pois o desconto na Orange onde tenho pós pago aqui em Paris foi bom, é claro já vendi meu iPhone 6 em viagem ao Brasil, mais pro meu uso se tivesse que pagar preço BR só valeria um salto do 5s pro 6s, abs

    • Molinaro

      Infelizmente aqui vc não pode dizer o que realmente acha. Concordo com vc. O 6s veio com muito mais bugs que o 6

      • Luiz Emilio

        Desculpe mas quais bugs? Para mim tudo está funcionando perfeitamente sem grandes problemas, bateria durando muito… E sim nada como uma tela grande !

  • Fausto Paiva

    Seria interessante se o próprio Hector postasse imagens de seu aparelho com esse problema, já que estas fotos podem ter sido alteradas. Dá pra perceber uma manchinha sim, mas depende muito do monitor ou tela de que se vê.

  • Diego

    Tentando achar a mancha e até agora nada.

  • Yuri

    Já vim ler o artigo decepcionado, primeiro com o chip e agora com isso. Mas depois de ver as imagens, vi que não é nada, ainda mais pra mim que sou míope, essa mancha não consegui ver nem nas imagens. De qualquer jeito, só vou comprar em dezembro, da tempo de ver a performance do chip (que é minha única preocupação agora).

    • steang

      Não estou entendendo esse burburinho todo sobre chips, se esse acordo foi anunciado em 2013. [ http://www.digitimes.com/news/a20131218PD207.html ]

    • Carlos

      Então é o contrário. Já que você é míope, você enxerga melhor de perto. ?

      • Yuri

        Sim, mas passou de 12cm já começa a desfocar. Só fica perfeito em uma distância menor que isso.

        • Fabrício

          hipermetropia = dificuldade pra perto

  • Douglas Gonçalves

    Talvez seja algo perceptível pessoalmente pq pelas imagens n consegui ver absolutamente nada de anormal na tela… Aumentei o brilho da tela do Mac so pra tentar ver e nada…

  • É o que eu disse quando lançou: função nova, pelo histórico da Apple, sempre tem algumas unidades defeituosas. Esse é um dos motivos pelo qual prefiro esperar uns meses para cmprar. Meu 6 Plus atual mesmo preferi esperar até feveiro para comprar, tiro e queda, teve recall para alguns da estabilização da câmera. É o preço a se pagar para ter primeiro, e pela correria da Apple.

    • Fabrício

      Lançamento é assim mesmo. Por mais que tenham sido feitos testes, cada usuário vai explorar o aparelho de uma forma e nas mais diversas condições de uso.
      Pelo menos, o que acho bacana da Apple é que, em boa parte dos casos, ela troca o aparelho.
      Outras empresas simplesmente dizem que é algo “característico” do produto ou que foi devido ao mau uso.

  • Jefferson Soares

    Será o surgimento do Screengate? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Pegadinha do Malandro? Não vi problema nenhum.

  • Alguns leitores não viram, mas a mancha está lá sim, avistei com o meu Mac Retina, iluminação máxima da tela, ela é bem discreta. Entretanto, independente da intensidade da mancha, o nosso amigo Hector tem toda razão de se queixar, são mais de 4 mil reais num smartphone (128 GB nos EUA) e a expectativa de qualidade é alta. Achei a atitude do Blog muito solidária e com as cautelas que esperamos de um canal sério. É cedo pra conjecturas, vamos ver o desenrolar disso.

    • Fabrício

      Concordo com você. O aparelho não é barato e para alguns qualquer não conformidade causa frustração mesmo.
      Este blog sempre fui muito prudente ao comentar possíveis falhas nos aparelhos. Parabéns!
      Devemos lembrar também que os primeiros lotes tem mais chance de serem “contemplados” com defeitos.

      No PS4, por exemplo, muitos receberam o aparelho com o HDMI defeituoso. Lembro da saga que foi comprá-lo e o medo de ser premiado com um desses. Pois bem, HDMI veio ok, mas depois fui “presenteado” com o defeito de auto ejetar disco. Fiz a troca e o novo tb ejetava o disco sozinho. Nova troca e até agora, ok.
      Sony sabe tanto que deu mancada que o novo modelo lançado agora conta com novos botões de power e eject (abriu mão do touch e colocou um mais simples com sistema click).
      Ou seja, geralmente os entusiastas que compram no lançamento são Beta Testers e fazem um excelente e gratuito trabalho para os fabricantes que vão corrigindo as falhas.

    • Danilo

      Quando comprei o Iphone 5S,veio com a parte superior direita da tela com folga.
      Era só apertar que dava pra perceber a tela com folga.
      Lembro que vim aqui perguntar se alguém tinha visto algo do tipo,fui chamado de oportunista,que tinha deixado o iphone cair e queria um outro novo..
      Levei na Apple e constaram o defeito,trocaram por um novo.
      Não é padrão do povo que usa iphone consentir falhas no aparelho.

  • Carlos Dasmer

    Desde seu anuncio, nunca achei interessante esse esquema de apertar a tela para ter uma função extra, parece besteirinhas da Sony, tipo: Sorria pra disparar a câmera. – Agora o povo afunda o dedão inchado na tela e não quer que apareça borrões? – Tanta coisa pra se preocupar e me vem com essa de pressão do toque! – Espero que tenha a possibilidade de desabilita-lo – Desnecessário.

    • Zagueiro Baldochi

      Tem sim,mas o 3D Touch não tem nada a ver com o problema da mancha na tela.

      • Carlos Dasmer

        Pelo que entendi a mancha esta aparecendo na parte onde a pessoa pressiona com mais força e arrasta para a direita, para voltar ao aplicativo anterior, não é isso? – Essas apertadas não são legais. Continuo achando que não foi uma boa sacada – rsss

        • Zagueiro Baldochi

          Não. A mancha aparece sem pressionar nada.

  • Alex iPilot

    Com o devido perdão, rsrsrs… Mas sério, a gente sabe que problemas podem acontecer, mas o que chama a atenção é se a frequência não estaria aumentando muito… É aquilo: antes ouvíamos falar, agora já acontece conosco 🙁

    • Infelizmente, sou forçado a concordar. Ontem eu estava conversando isso com amigos. E o consenso é que a Apple está seguindo uma filosofia muito conservadora e que às vezes nos parece que opta também por economia ou produção ou pura beleza em prejuízo de outras grandezas…

      • steang

        Eu concordo em alguns pontos com você. Discordo no que se refere a ser conservadora. Ela está a meu ver, sendo muito relapsa. Está tentando agradar gregos e troianos e se afundando em muitos erros.

        • Temos um consenso de deslize de qualquer forma.

        • Alex iPilot

          Na minha opinião a razão de cortar custos em detrimento da qualidade visa manter o máximo possível o preço de venda dos iPhones. Entra ano sai ano, os modelos se aperfeiçoam muito e o preço permanece… Não tem mágica isso… E já houve a “manobra” de não disponibilizar capacidades intermediárias para levar o consumidor a desembolsar mais na compra… Talvez essa “manobra” revele SIM o quanto a arrecadação com vendas e política de preços estão pesando mais nestes tempos…

  • Alexandra

    Não vejo absolutamente nada de diferente!

  • Aparentemente, pode ser um efeito de luz (como um sobra mesmo) mais é algo muito imperceptível, não creio que seja defeito, pelas imagens não aparece nada de diferente, resumindo: Eu não vi nada de estranho.

  • Bruno d’El-Rey

    Procurando essa mancha até agora

  • iLex, eu estou lendo o Fórum do MacRumors, mas gostaria de pedir um esclarecimento. Foi escrito “Hector é um leitor do blog que já está com seu iPhone 6s em mãos.” Ele repetiu um problema que ocorre no iPhone 6S Plus em um iPhone 6S?

  • Leonardo Negrisoli

    Meu 6s não tem mancha nenhuma..
    A unica coisa diferente que senti no 1º dia com ele foi ele ele esquentava muuuuuuito “burngate” kkkkk…
    Mas agora ta normal 😛

  • O Hector Iankovski mora nos EUA?

  • Eu acho que consegui ver uma mancha, ou não. Não consegui identificar se é, mas se for mesmo não em incomodou em nada!
    Quando troquei meu iPhone 4 pelo 4S a tela não era branca como o anterior, tinha um tom meio amarelado, na tela inteira. Era tão pouco que com o tempo me acostumei, não interferia em nada o uso mas estava lá. Nem por isso fiz a troca do aparelho que está funcionando perfeitamente até hoje na mão do 3º dono já.

    • Fabrício

      Quando comprei o 4S, também recebi um com a tela com calibração mais para o quente. Mas no meu caso isso me incomodou. Retornei a Apple Store e mostrei para o atendente a diferença de cores para o 4, que também tinha comprado, e para o próprio 4S exposto. Ele queria me dar um refurbished na troca. Não aceitei. Como ainda estava no prazo de devolução, disse que iria optar pelo Return. Então, ele veio com outro novo. Pedi que o abrisse, mas, para minha decepção, também tinha tela amarelada. Então fiz o Return e dias depois comprei em outra Apple Store que dessa vez veio com a tela OK e está funcionando perfeitamente até hoje.
      Outros casos que ocorreram também:
      * iPhone 5 preto – muitos vieram riscados (o meu veio ok)
      * iPhone 5S – botão power com folga que acabava por fazer barulho que era captado no audio de gravação se o aparelho fosse movido (tive isto e fiz troca do aparelho).
      Uma coisa que deve se ter em mente é que o nível de exigência de grande parte dos consumidores Apple é maior mesmo.

      Pagamos pela excelência e não deveríamos nos conformar com menos que isto.

      Agora, uma coisa é fato: aqueles que não ligam para estes inconvenientes acabam por aproveitar melhor o aparelho.

      • Verdade. Quando surge alguma coisa como risco na tela ou o aparelho cai e amassa o canto fico incomodado e apesar do funcionamento perfeito a usabilidade não é mais a mesma.

  • Matheus Garrido Naumann

    Se você inverter a cor da pra reparar que tem uma pequena mancha bem mais forte que a sombra (eu vejo uma linha nas bordas então…).

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    Pelo amor de Deus os kras querem caçar mosca aonde tem mosquito…
    Ficam inventando problemas! Não da pra ver defeito nenhum.

  • Daniel

    Já vi muita gente falando que não compra iPhone porque esquenta…

  • Luan Pacheco

    iLex, poderia produzir um post sobre o consumo de dados móveis do iOS9? O meu está consumindo demais! Principalmente a função “geral” que não sei o que significa. Li em alguns lugares que seria a Assistência WiFi. Não sei de outro canal pra lhe enviar isso, me desculpe por mandar nos comentários desse post. Obrigado!

    • Danilo

      Desativa o Assistência WI-FI

      • Luan Pacheco

        Já fiz isso, mas foi tarde demais haha, agora tenho que esperar virar minha franquia.

    • Essa bos** aí conseguiu comer 500Mb da minha franquia em 2 dias, que antes durava o mês inteiro sem problema.

  • Alex iPilot

    Seria essa manchinha mais escura no centro do círculo? Difícil de ver, mudei os ajustes da imagem para tentar “realçar” alguma diferença, mas está difícil… Isso escuro pode ser até da captura da foto… Não era o iPad que tinha um “vazamento” branco em alguns cantos? Seria semelhante? Interessante postarem mais fotos…

    • Alex iPilot

      Faltou a imagem

      • Ricardo Cavalli Schmitt

        Não sei como é a estrutura de iluminação da tela do iPhone.. mas em alguns dispositivos a iluminação acontece na base, por uma “lâmpada” que preenche toda a largura.. e em outros existe uma embaixo e uma em cima… e em outros há diversos pontos ao redor do display… pode ser que nesse caso, um dos pontos está “apagado”, deixando a mancha.

        Sei lá, estudei isso há muito tempo.. rsrsrs

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    É uma pequena partezinha escura.

    Nessa imagem dá pra ter uma noção melhor.. http://forums.macrumors.com/attachments/image-jpeg.587218/

    Aqui tbm dá pra ver melhor… http://fcdn.macrumors.com/data/attachments/502/502386-f267b5d78077c2b7f498da87fad9a93c.jpg

  • Arley Martins

    Eu não vi nada de diferente.

  • Alan Fernandes

    Dá pra perceber sim mas só se você fixar muito seu olho no ponto descrito. Passa “batido” se a pessoa não for muito rigorosa com detalhes.

  • Fernando

    A tela é fabricada por quem?? começou os boicotes para conseguir novos usuário… Ahhh essa Samsung

  • Isso não é novidade do 6s, não!

    Acho que a Apple mudou o fornecedor ainda no 6.

    O meu tem essa mancha que apareceu do nada. Mas o meu é canto superior esquerdo.

    Quando usa o Acessibilidade “Zoom” (mas ao invés do zoom usar o Diminuição de Luz, a mancha fica completamente visível…

    Zoado.. Kk

  • Bruno Serrão

    Nível HARD de psicose.

    • Fabrício

      Ué, não falavam que Jobs tinha o dom de distorção da realidade? 🙂
      Mas pela imagem é muito difícil ver algo errado.
      Seria até mais fácil dizer que a parte final da tela (em cima do 1:33 PM) é que teria variação de brilho.
      Mas por experiência própria, tentar mostrar variações na tela é bem difícil por meio de fotos.
      Ao vivo, caso haja problema, ele sempre será mais perceptivo.
      Lembrei das fotos rosadas do iPhone 5 em algumas situações e que nos anteriores iPhones saíam perfeitas (dada à refração que ocorria na borda de safira do 5).
      E aí? Paranoia? Bom, nos seguintes não teve mais o tal efeito que foi tratado como “característico” em condições não usuais.

  • Murilo

    Ilex saiu o beta 3

  • Anderson Ribeiro

    Aí pessoal, A Apple acabou de liberar mais uma atualização o (IOS 9.0.2) Fica a dica aí Valeu 😉

  • RACLA

    Eu não vi nada.

  • Maxwel

    A concorrência vai meter o pau, mas em resumo: vai dar em nada.

  • to procurando a mancha e não achei, sério.

  • Lu Lu

    Da pra reparar uma mancha escura na foto 1.

  • Vander Júnior

    Caraca… O iPhone 6 da minha namorada está com esse problema há uns 2 meses. Só não mandei pra garantia porque não tem na minha cidade. Estranho…

  • Marccus Phillipe

    Cara, de boa? Não consegui ver nada nos prints.

  • Júlio Neves

    Alguém me aponta aonde está Wally, prfvr!!! No dia-a-dia, eu NUNCA ia reparar algo assim… rs

  • Felipe Manga

    Pelo que venho acompanhando a galera está reportando bastantes falhas/defeitos a respeito dos novos iPhones.
    Pessoal do Blog, vcs estão sabendo de algo concreto? Tiveram algum problema com seus novos iPhones, como o superaquecimento? Já estão montando algum tópico para falar a respeito?
    Gostaria bastante de saber, pois confio no trabalho de vocês e tenho intenção de adicionar um S na minha vida quando lançar aqui no Brasil rsrs.

    Valeu!

    • Zagueiro Baldochi

      Não sei quais fóruns você lê, mas eu tenho lido vários e o único “problema”, que gerou bastante discussão sobre o iPhone, até agora foi justamente esse do ponto de pressão. E ainda sim não se trata de um baita problema, porque nem sempre é visível e tem atingido uma minoria de pessoas.

      • Felipe Manga

        Vi em alguns canais falando sobre superaquecimento, ocasionando bloqueio do flash, superaquecimento do botão home e divergência na leitura das intensidades de pressão do force touch para alguns aplicativos.

  • Alekssy Alves Souza

    Vamos la. Comprei um iPhone 6 Normal e percebi uma mancha parecida com essa so que na parte superior e era um pouco maior, fui na Apple Store Morumbi e trocaram a tela, mesmo assim nao resolveu, apresentava a mesma mancha, fui entao novamente e trocaram o aparelho todo, pra minha surpresa apresentou a mesma mancha no mesmo lugar, comparava com outros iPhones de amigos e era bem vivível principalmente quando a tela estava com pouco brilho. Entao vendi o iPhone 6 e comprei um 6 Plus e agora sim, nao tem mancha nenhuma.

  • Daniel Alencar

    Acho q se colocasse tb imagens sem o circulo daria pra comparar a area, se realmente há uma mancha… Acho q vi uma pequena marca mais escura, mas apenas nas duas primeiras imagens. A ultima de longe nao notei nada…

  • André Henrique

    Meu iPhone 6 tinha exatamente esse problema!!! Só que em uma posição diferente….. Levei na assistência oficial aqui de Brasília e trocaram por um aparelho novo e normal rapidamente.

  • Kalino Pereira

    O meu tem esse problema. Porém no canto superior esquerdo. O branco nesse canto não tão branco, tende a ser azulado.

  • Marcio Henrique Lucena

    Comprei iPhone s6 Plus faz 2 dias percebi ontem essa mancha no meu iPhone também quando faço rolagem de tela

    • Kalino Pereira

      Já levou na Apple?