Notícias

Firefox para iOS já está em fase de testes

Quem é fã do navegador Firefox provavelmente ficará feliz em saber que ele finalmente está chegando no iPhone e no iPad. Depois de declarar que nunca faria uma versão do seu navegador para o iOS, devido às limitações impostas pela Apple, a Mozilla deu o braço a torcer e resolveu preparar um browser alternativo para o sistema móvel da Maçã.

Mas ele ainda não está disponível para todo mundo. A empresa quer fazer primeiro alguns testes com uma versão de pré-lançamento e por enquanto irá liberar apenas para alguns países, antes de lançá-lo mundialmente. Em um primeiro momento, apenas usuários da Nova Zelândia estão testando; em seguida, outros países testarão (não sabemos ainda quais) e até o final do ano, o aplicativo deve chegar nos lojas do mundo inteiro.

Nosso objetivo é criar uma grande experiência de navegação no iOS com o Firefox. Com esta prévia pública, estaremos recolhendo o feedback de um país inteiro antes de estender a disponibilidade dele para obter feedback em mais alguns países antes de um lançamento público final. Os resultados desta versão de pré-lançamento nos ajudarão a construir novos recursos para o Firefox para iOS.

Nós testamos a versão preview e ela não mostra nenhuma novidade em relação aos outros navegadores existentes na App Store. Ela permite a sincronização de abas e favoritos entre dispositivos (incluindo computador), e já está toda traduzida para o português.

firefox_iOS_4 firefox_iOS_3 firefox_iOS_2

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Gabriel

    Eu acho que um grande problema é a imposição do WebKit, e não ser permitido a troca de browser padrão. Pode até ser que o Safari (e o WebKit) seja mais econômico na bateria, mas eu acho que o usuário deveria ter a escolha (coisa que acontece no OS X).

  • Danilo

    Depois que comprei Mac nunca mais quis usar outro navegador no IPhone sem ser o Safari.
    A integração pelo ICloud nos dois é ótima.

    • Mesma coisa comigo. Ainda mais com a Continuidade e o Handoff. Isso sem falar na questão de consumo de bateria. A simplicidade e a velocidade do Safari me lembra o finado Netscape, aquilo era uma bala a frente do tempo na Internet, pena que o Bill Gates o enterrou.

      • Danilo

        Se a Apple não tivesse abandonado o Safari para Windows hoje em dia ja estaria entre os mais usados,duvido que quem usa IPhone não gostaria de ter tudo sincronizado num navegador só.

        • Hugo Santos

          E as extensões como o Adblock? Hoje em dia são fundamentais…

          • Sinceramente não vejo necessidade do AdBlock. Hoje em dia as propagandas são bem menos invasivas (em sites honestos). Além disso, é o ganha-pão de quem produz conteúdo. Não acho justo consumir um conteúdo e privar quem o produz de receber por isso. E olha que nem somos nós que pagamos!

            Se todos usassem o AdBlock, a Internet não seria tão farta de bom conteúdo como é hoje em dia. Provavelmente nem o BDI existiria. 😉

            De qualquer forma, o AdBlock também está disponível como extensão para o Safari.

            • steang

              Como? Bem menos invasivas? Então, tá!

      • iCardeX

        Quando a Netscape abriu o seu código-fonte o Firefox nasceu. Ou seja, núcleo do Firefox pertence ao finado Netscape.

  • Wagner Vasconcelos

    Dentre todos esses anos como usuário Apple sempre usei o Safari tanto no iPhone quanto no iPad. Só não utilizo no Windows pq a Apple abandou-o.

  • Renato Abreu

    Eu uso o Firefox no PC (faz muitos anos, não consigo trocar), mas no iPhone e iPad provavelmente continuarei usando o Safari.
    Não sei, eu fico incomodado de usar outros navegadores, me sinto obrigado a usar o Safari haha.

  • Jean Lavallé

    O Firefox, sendo de código aberto, será o único que você poderá confiar 100% em não ter backdoors. O resto é o resto.

    • iCardeX

      Não tanto. Código-fonte aberto também significa que podem ser analisados por crackers para serem passíveis de exploração por técnicas Exploits direcionados. Outra questão é que os concorrentes diretos poderiam incorporar inovações (valendo-se de algoritmos do concorrente) sem muitos esforços ou quebra de patentes. A abertura do código-fonte do Netscape deu origem ao Firefox, e o Firefox com os seus códigos aperfeicoados deu vida longa aos concorrentes.

      • Jean Lavallé

        Talvez você não conheça os chamados testes de segurança caixa preta e caixa branca. Softwares fechados somente permitem testes de caixa preta, pra começar. E você ficaria espantado em saber que entre os 500 maiores supercomputadores do mundo, inclusive o número 1 chinês, rodam Linux. Eles não são bobos, não querem backdoors da NSA nas suas máquinas.

        • iCardeX

          A- Todo sistema possui bugs.

          B – Todo sistema pode
          ser suscetíveis à invasões.

          A Apple e seus sistemas baseados unix, com um dos melhores times de engenheiros de software do planeta, sabe bem disso.

          • Jean Lavallé

            Tudo isso não inválida nada do que citei. Continua o código aberto ser auditavel, e os 500 supercomputadores do mundo não são bobos em deixar o Obama dizer “puxa, espionamos vocês, foi mal “

            • iCardeX

              Aham! Sei…

            • Jean Lavallé

              Contra fatos não há argumentos. Se o sr. não consegue aprender as coisas que escrevi, permaneça na distorção da realidade da Matrix, que a Apple é linda maravilhosa. A ilusão deixa as pessoas mais felizes mesmo. Encerro por aqui os comentários.

            • alexandre

              Encerre mesmo. Pq só falou merda

            • alexandre

              E vc acha que não espiona? Não duvide dos americanos

  • Nunca usei o Firefox no PC, e não vai ser no iPhone que vou começar.

  • Veio tarde demais. Hoje nem é mais tão bom quanto no passado e o Chrome acabou pegando a fatia que cabia ao Firefox.

  • Gustavo Rezende

    Apesar de não pretender usá-lo agora, pois uso e estou satisfeito como Safari no iOS e OS X acho q é bem-vindo mesmo sem novidades no momento, pois é mais um grande navegador para aumentar a concorrência e incomodar um pouco os concorrentes Chrome e Safari. Espero q em breve surjam melhorias puxadas pela competição por usuários.

  • Gutenberg Barros

    Embora hoje considere o Mercury o melhor navegador para iOS, estou curioso qnto a esta versão no iOS, principalmente pela sincronia entre os dois aparelhos, já que uso o Firefox no PC pois, para mim, tem o melhor e mais funcional leque de extensões.

  • Antonio

    Sempre adorei o Firefox para PC, não usava outro. Até que comecei a ter um problema enjoado com algum site (acho que do BB, se não me engano). Eu instalava as atualizações, os plug-ins requeridos, e nada resolvia. Tive que baixar o Google Chrome (porque o nativo Explorer era outra carroça) para conseguir usar tal site. Daí acabei abandonando o Firefox, que por tantos anos usei. Provavelmente tentarei o Firefox para iOS agora… (Obs: hoje meu computador é MAC, e apesar de intencionar usar somente o Safari nativo, fui obrigado a baixar o Chrome porque, para o site MEGA.nz, aparece a mensagem de que ele não funciona direito no Safari… daí fui obrigado a baixar um segundo navegador também no OS ¬¬).