Notícias

Apple não gostou do iFixit ter desmontado a Apple TV antes do tempo

O iFixit adora desmontar produtos eletrônicos assim que eles são lançados, para mostrar a todos as novidades escondidas que eles descobrem. É algo bem interessante, principalmente em produtos da Apple, em que alguns detalhes técnicos não são revelados pela empresa.

Mas eles talvez tenham ido longe demais ao terem desmontado a nova Apple TV 4, que nem chegou ao mercado ainda.

Como é um produto novo e que começará a rodar aplicativos, a Apple resolveu distribuir algumas unidades antes a desenvolvedores interessados. Ela fez um sorteio entre aqueles que se inscreveram e apenas os mais sortudos conseguiram levar o aparelho antes do tempo.

Mas havia uma espécie de contrato, um acordo entre a empresa e o dev, que proibia de expor para o público qualquer detalhe sobre o novo aparelho antes que ele começasse a ser vendido no mercado.

O que o pessoal da iFixit fez foi usar sua conta de desenvolvedor (na qual eles tinham um aplicativo na loja) para tentar conseguir um aparelho no sorteio. E conseguiram. E fizeram o desmanche.

A Apple, claro, não gostou disso e usou das cláusulas do contrato para banir o desenvolvedor e tirar do ar o aplicativo.

Em um post, eles explicam que sabiam do risco que corriam, mas mesmo assim decidiram desmontar o aparelho “proibido”, pois este é o negócio deles.

Eles ficaram sem o aplicativo na loja, mas se mantiveram como referência entre os que querem saber o que tem dentro dos dispositivos eletrônicos. No fim, acabaram ganhando com tudo isso.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Melo

    Triste é “ganhar” agindo de má fé.
    E o pior é a maioria achar o máximo…

    • Henrique Imperial

      Né, concordo… A empresa tenta fazer uma coisa pra melhorar o produto final depositando confiança nas pessoas que, escolhidas a dedo, recebem o aparelho numa situaçao dessa e o resultado é gente avacalhando…

    • Triste é uma empresa lucrar 300% em cima do custo de fabricação de um produto.

      • Edmon

        É pq a Apple não gastou nada desenvolvendo o produto né? P&D é de graça,.. ¬¬
        Seria muito bom de os custos diretos de materiais fossem os únicos a influenciar o custo de fabricação de um produto. Eles são os mais fáceis de medir, mas estão bem longe de ser os únicos.

      • Rodrigo Melo

        Ela lucra se você quiser comprar. Ela te oferece algo, não te obriga.
        Essa desculpa aí não cola…

        • Alexandre Reis

          Verdade. É muito mimimi

      • Vinicius Cabrera

        Tem uma paradinha quase nada importante que se chama posicionamento de mercado, dá uma olhada nisso… Ai você vai começar a entender um pouco melhor sobre precificação de produtos e serviços. Abs!

      • Se está incomodado em pagar o preço da qualidade e o trabalho de quem pesquisa, desenvolve e inova, vai lá comprar de quem copia.
        Tem sites vendendo o HiPhone 6S Plus por R$ 899,90. Menos do que a Apple gasta para produzir o aparelho original.
        Fisicamente ele é igual, até a interface da tela de apps engana os mais humildes que não conhecem.
        Boa compra!

        • Pra você vale a mesma resposta que postei acima. Mas deixei anotado aqui no caderninho, obrigado pelo conselho mestre!

      • Alexandre Reis

        Ninguém te obriga a comprar. Acha caro, não compre.

    • Deixa de ser mala…

      • Rodrigo Melo

        Quando postei isso, tinha certeza que receberia um comentário desse tipo.
        Só me dá mais certeza do que penso…
        Abraço e fique com Deus.

        • Ok, vou desenvolver melhor então:
          a primeira coisa que devemos saber é que o mundo não gira em torno da Apple. É, eu sei, pode ser chocante para alguns de vocês, mas é a verdade.
          A segunda coisa é que a Apple foi bem clara: há uma condição, se essa condição for quebrada, haverá uma punição.
          Ela foi quebrada, veio a punição. Se realmente fosse “má fé” a Apple, por contrato, imporia multa contratual.
          É simples.
          Mas não, muita gente acha que fazer algo minúsculo que vai contra a vontade da Apple é o fim do mundo.

          • “o mundo não gira em torno da Apple. É, eu sei, pode ser chocante para alguns de vocês, mas é a verdade.”

            Hater da Apple detectado.
            “Haters” são geralmente frustrados que não são felizes com o que tem e por isso não se conformam quando veem outras pessoas felizes com o produto que usam. Haters da Apple, especificamente, não possuem nenhum produto dela, mas afirmam que ela não presta e quem os usa, é acéfalo.
            Eles não percebem que, agindo assim, eles mesmos agem como acéfalos, por odiarem uma coisa sem conhecer realmente o produto.

            Nós aqui chutamos a bunda de haters.
            Agner, se você foi mal interpretado e não for realmente um hater, escreva-nos um email e nós conversaremos para resolver numa boa isso. Mas até lá, estamos chutando a sua bunda para fora daqui. Por que discutir com acéfalos, é impossível. 🙂

  • Marcos

    “é o negócio deles”. Bela desculpa. O negócio deles é fazer o que quiserem mesmo que isso desrespeite os outros…

    Perdeu respeito.

  • Jefferson Soares

    Não custava nada esperar pelo lançamento, mas a vontade de serem os primeiros a mostrar o trabalho deles foi maior que os direitos que tinham para fazer isso.
    Agora, que sofram as consequências.

    • Pedro Lanas

      É o ímpeto capitalista. O dinheiro vindo na frente da ética e do respeito. Atitude lamentável do iFixit. Precisava quebrar o contrato? Como diz a velha máxima, “Money makes the world go round.” E assim a vida segue. É importante que os contratos sejam respeitados, mesmo na mais capitalista das sociedades. Para o bem de todos.

  • Juliano Huzalo

    Não dá para confiar em mais ninguém

  • Arthur Rovere

    É errado, mas não é motivo pra tanto. Considerando que eu por exemplo, esperei eles confirmarem que o iPhone 6S realmente tinha 2GB antes de decidir comprar. Creio que várias pessoas também usam o iFix como referencia.
    Obviamente poderiam ter esperado mais um pouco, mas que eles dão uma “forcinha” pra Apple, é inegável.

    • E qual seria o limite desse “tanto”?
      Essa é uma visão que aqui no Brasil nós temos muito deturpada do certo e do errado. Quando uma coisa é errada, é errada pronto. Não tem meio errada ou meio certa, claro, salvo as mega exceções, que não é o caso). A Apple tinha uma cláusula, não respeitaram, colocou ela em prática. Não há “motivo para tanto” nisso, apenas fizeram o que estava escrito.

      Do jeitinho de deixar as coisas passar o Brasil está essa nhacá. Certo a Apple de cortar logo.

      • Arthur Rovere

        Realmente, olhando por esse lado você está certíssimo. Acho que abrir o aparelho e mostrar suas “entranhas” é ótimo, mas nesse caso realmente foi mancada.
        Seu comentário mudou minha opinião, esclareceu mais as coisas haha 🙂

    • CDelm_

      não sei sei se eles realmente dão ‘forcinha’… hahaha… eles só pegam o negócio, desmontam e publicam o resultado… se o produto é bom, é mérito da Apple… é diferente de um inmetro, por exemplo, que atesta a qualidade de um produto…

    • Henrique Imperial

      Pela sua visão, adiantaria alguma coisa então os caras falarem tudo o que tem dentro antes do lançamento, para as pessoas decidirem se vão ou não comprar o aparelho, que ainda nem pode ser comprado!

      • Arthur Rovere

        Adiantar realmente adianta, afinal é sempre bom saber exatamente o que estamos comprando. Mas nesse caso eles erraram e é isso, toda ação tem uma reação.

    • Daniel Regis

      Aguardar o que eles dizem pra comprar tudo bem, mas fazer contra o que foi acordado está errado sim. Aceitar isso é o que faz chegarmos na situação atual em nosso país. Se coisas simples não são respeitadas por que outras de maior importância seriam? Vergonha!

      • Arthur Rovere

        Calma cara!
        Foi só uma opinião pessoal, não precisa se exaltar

    • Hermann

      Usam o ifix como referência para o que, exatamente? Não entendi a sua colocação. Acho que abrir o aparelho não influencia em nada uma decisão de comprar ou não determinado produto.

      • Jeferson

        Talvez influencie em você saber detalhes sobre os produtos, e decidir se vale ou não a pena a compra/troca/upgrade.

        Porém, isso só é relevante quando os produtos já foram lançados, ou que não existam regras/leis/contratos que impeçam de realizar este compartilhamento.

      • Arthur Rovere

        Exatamente como o Jeferson descreveu. Eu tinha um iPhone 6 e quando o pessoal do ifix abriu o aparelho e confirmou os 2GB de RAM eu decidi vender o atual. Já haviam rumores mas esperei eles confirmarem pois possuem uma credibilidade enorme.

  • Cassio Delmanto

    Não adianta… infelizmente, dado o estado atual do mundo, as pessoas não são confiáveis… li em algum lugar que alguns desenvolvedores estão inclusive vendendo essas Apple TV 4 no eBays e afins… a Apple devia ter incluído no contrato uma multa multimilionária, aí queria ver gente se aproveitando…

    • Eles formaram o aparelho e vende sem nada dentro. Dessa forma não conseguem rastrear, por isso estão vendendo. Para quem compra, se vc é uma empresa, é a oportunidade de ter um kit de desenvolvimento e lançar seu aplicativo primeiro que todo mundo já no lançamento dela, é um investimento. Esse mercado sempre vai ser assim, não tem jeito

      • Cassio Delmanto

        depois pessoal acha que só aqui tem ‘jeitinho brasileiro’… hahahaha…

  • barbazul

    Se o iFixIt fosse brasileiro ia estar cheio de comentários aqui do tipo “maldito jeitinho brasileiro”
    “brasileiro é um povo perdido mesmo” “nos EUA a gente não vê esse tipo de coisa”
    desconstruam esse complexo de vira-lata besta. gente desonesta existe em todo canto.

    • Rodrigo Melo

      O engraçado é que vc começou dizendo “SE o iFixIt fosse…”, e depois já foi falando como se tivesse alguém com o tal complexo…
      Acho que o complexado é você.

      Mas pelo ocorrido, podemos ver que o problema é apenas o ser humano mesmo…

      • barbazul

        Se junta com o Guilherme e exercitem suas interpretações textuais. Tá difícil entender um comentário tão simples?

    • Guilherme Salles

      Tri que só tu que veio com esse teto enquanto todo mundo está falando mal da atitude deles. Acho que tem que começar por ti essa desconstrução, cara.

      • barbazul

        Talvez você precise exercitar sua interpretação textual.

        • Jeferson

          Eu acho, só acho, que a interpretação deles (Gruilherme e Rodrigo) foi correta, e você que fez colocações errôneas.

          • barbazul

            po, eu vou ter que explicar mesmo esse comentário?
            ok: sempre que sai alguma notícia negativa que envolve o Brasil, especialmente em sites de tecnologia, uma onda de complexo de vira-latismo se instaura, com um mol de pessoas dizendo que tal fato só aconteceu porque foi no Brasil e em outros lugares não aconteceria, porque essa cultura da desonestidade só existe no Brasil e é tão nossa que chamam até de “jeitinho brasileiro”. Na verdade, esse jeitinho brasileiro deveria ser chamado de jeitinho humano, pois acontece em todo canto.
            Sobre o comentário do Guilherme: se você reler meu comentário, vai ver que eu não falei em momento nenhum que tinha alguém comentando aqui nessa publicação sobre isso, mas que SE o iFixIt fosse brasileiro, estariam. Da mesma forma que acontece em outras publicações sobre o brasil.
            Sobre o comentário do Rodrigo: mesmo erro de interpretação do Guilherme.
            Então, tendo em vista que os dois interpretaram erroneamente meu comentário da mesma forma e você concordou com eles, os três precisam sim reinterpretar.

          • barbazul

            Sinceramente, essa discussão aqui é bem inútil.

  • Hades666

    Eles ganham com esse tipo de coisa, bem como publicidade. Portanto……faz parte 😛

  • Thiago Andrade

    O iFixit errou. Mas gostaria de dizer que muitos (não todos) que estão aqui criticando compraram seus iGadgets fora do Brasil e não pagou imposto. Isso é crime de sonegação e constitui do mesmo “jeitinho” que os caras fizeram.

    • Rodrigo Melo

      Meu camarada, eu sou um desses que vc falou, mas eu tenho o direito de comprar 1 pro meu próprio uso.
      Apenas exerci o meu direito. Não acuse do que vc não conhece.

      Fonte (site oficial do governo):
      http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/07/confira-o-que-e-permitido-trazer-do-exterior-sem-pagar-imposto

    • Ronaldo Nascimento

      Isentos de taxa de importação

      – itens de uso pessoal desde que usados na viagem e compatíveis com sua duração, destino e motivo
      – livros e periódicos
      – bens para atividades profissionais, desde que com termo de responsabilidade pelo uso
      – presentes e itens novos que somem, no máximo, US$ 500
      – uma máquina fotográfica, um celular e um relógio de pulso, desde que usados na viagem
      – compra de, no máximo, US$ 500 feita em free shops na entrada do Brasil.

      • Elisa Lima

        Legal a galera que compra um para a pessoa, outro para mulher, filhos, tia, avó, papagaio…. Compra Macbook, iPod..

        • Ronaldo Nascimento

          Cabe a receita federal fiscalizar e punir o individuo que agir de tal maneira, afinal se ele trouxer todos esses produtos que você comentou na mesma bagagem, ele ultrapassara a cota que ele tem prevista por Lei, porém se a pessoa fazer de boa fé terá que pagar o excedente, agora se agir na má fé vai ver sua mercadoria ser apreendida.

  • Ber

    Acho que não custava esperar o lançamento e postar o video assim que fosse oficialmente lançado… Eles iam ficar na frente de todo jeito – mas de um jeito legal.

    • Hugo Ribeiro

      Exatamente. Era só postar 1 minuto após o lançamento que causaria o mesmo efeito.

  • igor

    gosto da empresa IFIXIT, ela ja me ajudou e muito, inclusive com a manutenção de aparelhos apple, acho que erraram na publicação do “desmanche”, poderia muito bem ter esperado o lançamento pro publico, ainda seria “proveitoso” pra ifixit lançar o desmanche no mesmo dia do lançamento oficial pro publico

  • Danilo

    Pra mim isso soa tão fajuto quanto aquele IPhone Rosé que chegou antes no endereço da menina.

  • Deivid Cavalcante da Silva

    O que as pessoas não entendem é que o iFixit tem um negócio bem definido como muitas outras empresas. Esse é o negócio dele e faz de tudo para conseguir êxito. Cada empresa tem suas estratégias, seja contratando Chineses pagando 1 dólar por dia (como a Apple e muitas outras que conhecemos), ou seja abrindo um aparelho e expondo suas entranhas. Ambas devem ser punidas? Sim, pois são contra regras e leis impostas por diferentes razões. Foram punidas? O iFixit teve sua punição, já outras tantas empresas ainda escravizão chineses e deviam ser punidas por isso. Portanto, ninguém precisa ficar de frescurinha e fanboyismo besta. Essa geração excedeu o nível de criticismo mimimizeiro.

  • Mais uma vez a maldita mania do FIRST que a Web criou, e que o nosso amigo Marcus Mendes comentou em uma iThing (não lembro o número), dando as caras das formas mais inusitadas possíveis.
    Os caras aceitam quebrar regras, perder app, ficar em descrédito com muitos para sustentar a fama de ter descoberto algo antes?
    Se fosse uma descoberta revolucionária ainda seria muito errado, mas de alguma forma, mesmo que longínqua, eu entenderia existir uma motivação.

    Mas só pelo First?

    Triste.

  • Genovez

    Acham os produtos da maçã caros e ficam reclamando, gostava eu da época em que não era qualquer um que podia ter um aparelho da Apple e imagina só não era qualquer um que poderia falar sobre eles.

  • Molinaro

    O site errou feio, mas os que condenam hoje, são os mesmos que correrão para ver um novo iDevice desmontado pelo site amanhã.

  • como eu li em algum outro lugar: “se quer trabalhar com a apple, siga as regras da apple”. não custava esperar até o lançamento, sofreram as consequências.

  • Victor Santana

    Errado da parte da galera do iFixit, eles assinaram um contrato né gente?

  • Fabio Correa

    Acho que na verdade perderam.

  • Júlio Saggiomo

    Sacanagem… Infelizmente em todas as esferas existem os famosos “Olho de Lula”…

  • Interpretação ‘ta tendo’ pelo jeito, aos que faltaram nas aulas de português, não disse em nenhum momento que acho caro ou que não vou comprar por esse motivo, só expressei minha opinião sobre o que eu acho “certo e errado” como mostraram no texto.