Curiosidades

iOS 9 trará nativamente informações sobre voos

Quem viaja bastante deve estar acostumado a usar aplicativos que dão informações em tempo real de voos, como o ótimo FlightTrack (veja aqui como obtê-lo de graça). Mas um usuário do Reddit descobriu que isto poderá ser feito nativamente no iOS 9.

O sistema irá reconhecer automaticamente números de voos em e-mails, mensagens e notas, transformando-os em link. Ao tocá-lo, será possível visualizar as informações referentes a ele.

O número pode estar nos formatos Azul #5005 (NOME DA COMPANHIA #NÚMERO) ou JJ8026 (CÓDIGO NÚMERO), que o iOS 9 reconhece como sendo números de voo.

iOS9_flighttrack2 iOS9_flighttrack3

Você poderá saber se o avião decolou no horário ou atrasou, se já aterrissou e qual terminal ele parte e chega. Tudo muito prático. Esta mesma função estará disponível também no OS X El Capitan, do Mac.

Claro que alguns aplicativos de terceiros continuam fornecendo informações mais completas, como temperatura no local de chegada e organização de tickets de ida e volta, e não deverão ser abandonados por isso. Mas é prático poder apenas tocar em um link para visualizar rapidamente as informações básicas sem precisar abrir aplicativo nenhum.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Kbção £¬¬£

    Olha lá que legal.

  • Yuri Zanatta

    Apple gosta muito de adicionar funções inúteis pra 90% dos usuários. Isso só vai enchendo mais ainda o sistema, como aqueles apps que quase ninguém usa, mas você é obrigado a ter, como bússola e bolsa. E a cada versão eles enfiam mais um goela abaixo.

    • Gabriel Amaral

      É pra parecer que o sistema tem novidades pros mais leigos. u.u

    • cara eu concordo contigo. apesar de usar a bússola de vez em quando e o app da bolsa quase diariamente, acho que seria interessante a ideia do usuário poder apagar os apps de seu iPhone… eles até poderiam vir já pré instalados, como acontece hoje, mas poderia ter a opção de apagá-los e baixá-los novamente na appstore.

      • Gabriel

        Concordo plenamente com você. Outra liberdade que o iOS deveria ter é poder escolher o app padrão para navegador, email, calendário, etc.

    • Salun Marvin

      Isso pra mim não é nem um pouco inútil. Mandar mensagem para mãe / esposa / amigo / taxi / uber e ele só clicar no status e saber se seu vôo está atrasado ou whatever, é muito prático. E receber também quando tem de buscar alguém no aeroporto.

      • Yuri Zanatta

        Como eu disse, para 90% (ou mais) dos usuários é. E não poder apagar isso é o pior de tudo.

        • Luiz Fernando Ferreira

          Como se a maioria dos usuários viajassem loucamente de avião. O app bolsa acho uma inutilidade

          • Salun Marvin

            Podem falar de outros aplicativos se quiserem, mas isso NÃO é um aplicativo. É uma função nativa do sistema. Mesma coisa que querer apagar o spotlight, central de notificações, atalho para número de telefone e nome de contato no notas, mensagens e mail.

            • Rafael Pivatto

              Concordo com o Salun Marvin, isso é uma funcionalidade, não um aplicativo, um aplicativo que vem de “brinde” com o IOS como Bolsa, Tempo, Passbook e etc, poderiam muito bem ficar de fora e serem baixados conforme a demanda do usuário.
              Agora isso é uma função do sistema, não tem como ficar num app, se não, não facilitaria a consulta que é a ideia, caso contrario usaria qualquer outro app…

    • KB

      Discordo. Algo que não é usado em larga escala não significa ser inútil. Você esquece que existe um mundo corporativo que vai se beneficiar desta funcionalidade/praticidade. O app de Bolsa pode não ter muito uso para grande parte da população, mas por exemplo, dá para checar cotação de moeda também. Basta adicionar tipo BRL=x, GBPBRL=x, CADBRL=x, EUR=x, etc e se tem uma ótima tabela de conversão. Inútil? Não creio.
      Utilidade é uma questão de percepção; funções inúteis para ti, mas acho um pouco precipitado falar em nome de milhões de usuários de iOS.

      • Arlindo Neto

        Uso muito para ver o preço do dólar e acompanhar o gráfico para ver se vale a pena comprar no aliexpress.

    • Felipe

      Vocês tão falando do bolsas, não esqueçam do APP notícias do iOS 9, isso que e APP inútil.

    • BS

      Todo mundo fala mal da bolsa, mas vcs sabiam que o aplicativo permite ver cotações do dólar, euro, etc ?? E ainda na Central de notificações?? Muito útil para mim. Uso diariamente!

      • Rob Simões 

        Pra quem tem Watch é mais útil ainda, pois é possível colocar uma “complicação” junto ao mostrador do relógio, de forma que sempre que se for checar as horas dá pra ver também a cotação do dólar.

        • Fred Almeida

          Meu amigo, boa tarde
          Como Fazer para colocar a cotaçao do dolar no relogio da aaple ?

          • Rob Simões 

            É só adicionar a cotação do dólar no app Bolsa do iPhone (BLR=X) e depois selecionar a complicação da Bolsa em qualquer campo customizável da watch face.

            • Fred Almeida

              Obrigado.
              Eu coloquei o código do dolar no app Bolsa e esta OK.
              Porem agora não consigo colocar a cotação na tela principal do relógio. Não esotu sabendo customizar.
              Se puder me ajudar eu agradeço, pois ja procurei na net e não encotnrei nada a respeito do assunto,
              Um abraço

    • Cleberson Pertile

      Eu sou piloto de avião e no meu círculo social essa função é muito útil.

      • Salun Marvin

        E ninguém precisa viajar “loucamente” de avião pra ter isso aí não. Imagine para taxistas, motoristas particulares, parentes, amigos que vão no aeroporto para dar uma “carona”. Ver se o vôo está atrasado ou não. Isso é legal demais, prático. Mas o “mimimi” fala mais alto, hoje em dia é melhor reclamar que aplaudir um feature, nem que seja tão mínimo.

    • velociround

      Isso (e várias outras coisas) não afeta EM NADA o sistema (você disse “isso só vai enchendo mais ainda o sistema”), além de ser útil para as pessoas que viajam de avião.

      Eu sou desenvolvedor e sei o código que seria necessário pra fazer isso:

      – O aplicativo Mensagens já tem um parser de strings (“interpretador/analisador sintático”) para detectar o tipo de dados digitados (números de celular, endereços, dados de contato, datas de calendário etc);
      – Ele também já tem a pré-visualização desses tipos de dados.

      O que fizeram? Simplesmente adicionaram um padrão novo no interpretador (códigos de voo), e uma pré-visualização nova para ele, que consegue todas essas informações de voo pela internet de uma vez só para mostrar rapidamente ao usuário.

      Isso não afeta EM NADA o sistema, pensar que só porque tem mais funcionalidades em um sistema ele vai ficar mais lento, ruim ou afetado é a maior mentira que existe. Não venham com exemplos de computadores Windows que “instalei um monte de programas e ficou lento, como você explica isso??”

      Um sistema bem desenvolvido funciona em módulos independentes (como o iOS), e pode ser expandido quantas vezes for sem que isso afete em nada o restante do sistema.

      A única coisa importante é que cada módulo funcione da melhor forma possível separadamente, e que sejam feitos testes do funcionamento deles em conjunto, e isso a Apple sempre fez (e ultimamente está liberando betas públicos para conseguir testar em ainda mais dispositivos).

      Vamos aos fatos:
      – Isso vai afetar a performance do aparelho? Não

      – Vai aumentar o espaço necessário no aparelho? Eu diria que no máximo uns 50KB (0,05MB)… ou seja, não vai mudar nada

      – Vai enfiar “goela abaixo”? Não: a menos que você digite o código de um voo em algum lugar do sistema, você nem saberia que essa função existe

      – “Você é obrigado a ter”: o sistema não é seu, é da Apple; Se você não gosta de alguma coisa, envie um feedback para a Apple com sua sugestão de mudança (ela disponibiliza muitas formas de fazer isso, tanto pelo site quanto por aplicativos nos betas públicos e de desenvolvedor). Ela pode aceitar a sugestão ou discordar de você e seguir outro caminho. Existem muitos sistemas operacionais diferentes e você como consumidor tem a escolha de qual quer usar se não gostar do iOS.

    • Leandro Vinícius de Moura

      Problema das pessoas é achar que os sistemas são pensados para um único perfil de usuários. Se você não investe na bolsa, você realmente vai achar o app inútil, mas vários usuários não. Eu mesmo uso bastante pra ficar por dentro das cotações de moedas. A bússola uso bastante, pois ao passar para a segunda tela do app, surge a funcionalidade de nível que é extremamente útil ao instalar equipamentos, móveis etc. Pra quem viaja muito e principalmente em países em que o transporte aéreo é muito popular e mais barato (casa da Apple, os EUA, por exemplo) é uma função extremamente útil para quem voa e para quem aguarda quem desembarca/embarca. Acredito que a sua estatística de “inúteis para 90% dos usuários” é bastante arbitrária, principalmente se tratando de um universo gigantesco como o dos usuários do iOS. =)

  • Gabriel

    iLex isso já estava disponível desde o beta 2, olha só esse post no MacRumors.
    (Ele postou isso dia 24/06)

    • Bem, é possível então que esteja disponível desde o beta 1 e o tal usuário só descobriu no beta 2. 😉

      • Daniel Ventura

        Suposição errada. Sou desenvolvedor e acompanho os fóruns, está disponível deste o beta 2 e o “tal” está correto.

  • Anderson Diniz

    Essa foi boa, show!

  • Ruan

    Cada dia mais recalcada hein Semsunga ? Copiaram o Iphone 6 Plus até no nome ! Aff que empresa….

  • Gui

    Saiu a Atualização do iOS 8.4.1 🙂

  • Matheus a.

    galeraaa … meu itunes acabou de oferecer download do ios 8.4.1 e o pacote só fala sobre um bocado de correção para o apple music… alguém já viu isso?

  • André Kbção £¬¬£

    Como utilizar? Estou no beta 5

  • Felipe

    Achei que as pessoas reclamavam do Google ler seus emails e informar o status do vôo, invadindo a privacidade dos usuários.

    • Rafael Pivatto

      Não acho que seja invasão de privacidade, acredito que através de uma regex ele identifica um possível código de voo e se selecionado pelo usuário a opção “Pré-visualizar Voo”, daí sim ele faz uma requisição em algum serviço para obter os dados referentes.

      Se ele trouxesse os dados sem a permissão/interferência do usuário, daí sim seria uma invasão.

      O que acha?

      • Felipe

        Tem razão. Eu to com um Android atualmente, e devo adimitir que me assustei quando cheguei aos EUA e o Google Now me informou a cotação do dólar, temperatura onde eu estava e no Rio, o fuso-horario e notícias do local, além de transportes proximos. Mas eu autorizei, por mais que tenha achado até bizarro (e ainda tome um susto quando ele memoriza onde estacionei o carro sem eu nem tocar no celular). Eu desativei a leitura de emails por achar que o Google Now lendo meus emails ia ser meio de mais, mas isso que você falou tem sentido, o sistema identifica um código como código para se referir aos voos, e permite encontrar informações sobre. Nem é dos piores.

  • Junior Gaúna

    ele ja identifica também códigos de rastreamento de encomendas.
    fiz uma encomenda e o código para rastreio veio no email, mas não tinha um link ativo.. ao abrir o email no iphone que ja esta com ios 9 ele identificou que era um código de rastreio e encaminhou para a pagina da empresa ja na seção de rastreamento

  • Rodrigo Bocchese Faria

    Muito legal. Fiz um teste com exemplo da matéria e deu certo.
    Mas, amanha viajo de Sp para Rj, e o voo da Avianca “O6 6252” não é reconhecido como voo.