Artigo Promocional

Atendimento ao consumidor por aplicativo traz benefícios para empresas e consumidores

No ano passado, falamos aqui de uma iniciativa brasileira bem legal a respeito de um aplicativo que servia para facilitar a vida do consumidor que precisa entrar em contato com o SAC de algum serviço ou empresa. O Me Atende trouxe a proposta corajosa de facilitar a comunicação entre as duas partes e evitar que o cliente fique esperando no telefone para fazer uma reclamação ou solicitação. Nossos leitores gostaram muito da ideia e baixaram em peso o app.

Agora, este conceito está evoluindo e permitirá a todas as empresas, mesmo as que ainda não tem um aplicativo, oferecer essa facilidade aos consumidores e ainda economizar com isso.

O SAC não precisa ser um calvário

O relacionamento com o cliente é algo bem complexo. Do nosso lado (o do consumidor), somos muitas vezes obrigados a esperar vários minutos no telefone antes de finalmente conseguir falar com um atendente. Aí explicamos nosso problema e, muitas vezes, ele nos passa para outro setor, que nos obriga a repetir toda a história outra vez. Às vezes, uma simples reclamação se torna um calvário.

Do lado das empresas, a estrutura para montar um sistema de SAC é enorme, exigindo um investimento altíssimo. Para se ter uma ideia, o custo de uma ligação 0800 para a empresa muitas vezes é maior que uma ligação simples de celular para celular. Este modelo de atendimento ao cliente já está se tornando arcaico e ineficiente, principalmente por que o cliente o odeia. Quem aqui gosta de ligar para o SAC quando precisa?

Por isso que a nova solução do Me Atende é interessante, pois facilita a vida tanto da empresa quanto do consumidor.

Integrado ao app

Imagine que você está com um problema no seu fornecedor de internet. Sua conexão cai a toda hora e isso está deixando você irritado. Normalmente você teria que procurar o número do atendimento ao cliente (aquele que a gente nunca lembra), ligar, ficar apertando a opção 1, 9, 2, para ser encaminhado ao setor responsável, esperar a musiquinha passar e “um de nossos atendentes estar disponível“, e só então conseguir relatar o seu problema.

Agora imagine um mundo paralelo, em que você tivesse o mesmo problema com o seu fornecedor de internet, mas bastaria abrir o aplicativo dele, escolher as opções que correspondem à sua necessidade, tocar em um botão e esperar que a empresa lhe ligue, já sabendo de sua situação. Sem esperas, sem stress, direto ao ponto.

Este mundo paralelo, na verdade, já é realidade no Brasil e pode ser adotado por qualquer empresa que esteja realmente preocupada com o seu cliente. Isso porque o sistema do Me Atende agora pode ser incorporado ao aplicativo já existente da empresa, oferecendo ao usuário um canal muito mais eficiente, com custos de operação bem menores. É um formato ganha-ganha que só tem vantagens, tanto para o consumidor quanto para a empresa.

E se o prestador de serviços não possuir ainda um aplicativo, também é muito fácil criar um, com um gerador próprio do Me Atende. Confira o vídeo:

A ideia é muito bacana, pois traz uma real melhoria para o consumidor, sem grandes custos e complexidades para as empresas. Quem está realmente preocupado com seu cliente, deveria adotar este canal, que é bem mais simples e direto. Se você gostou e gostaria de ter sua vida simplificada assim, repasse o link deste artigo para as fornecedoras de serviço que você é cliente, para incentivá-las a adotar esta solução. Se você é uma empresa e se interessou por esta nova forma de relação com seus usuários, visite o site do Me Atende e veja como é fácil adotá-lo.

Quem sabe se, em pouco tempo, o stress com ligações ao SAC se torne coisa do passado? 🙂


Este é um artigo promocional, solicitado pelo Me Atende. Para conhecer nossa política para artigos deste tipo, confira este link.


Tags
Mostrar mais

Equipe do Blog

Este artigo foi elaborado com a ajuda de diversos integrantes da equipe do Blog do iPhone.
  • Rodrigo Vieira

    Sem mencionar que isto corta custos que não precisam mais ser repassados aos consumidores. Nubank está aí provando isso!

    • Gerinho Faustino

      Como funciona o nubank amigo?

      • Djair Casado

        Nubank fail. NUNCA me deram retorno. Muito fraco…

        • Rafael Pivatto

          Eu tenho Nubank, já usei (2 vezes) o atendimento por chat, foi bem rápido e prático.

        • Depende muito do perfil da pessoa, enviei a proposta ontem e hoje chegou o email de aprovação, ou seja, menos de um dia!

      • Leduar Staniscia

        Ele tem atendimento via chat dentro do app… A vantagem do chat é que um operador pode atender até 4 ou 5 clientes simultaneamente…

      • Fábio Laurindo

        É um cartão totalmente digital ate o envio da fatura, comprou na hora vem a mensagem no aplicativo deles, duvidas tem chat, email respondem rápido e no dia de fechamento da fatura ja vem o e-mail com a mesma, so achei estranho um cartão Platinum com limite inicial de 1300 reais o meu visa platinum do citibank iniciou com 25 mil a 6 anos atrás, porem como o nubank é Mastercard bom ter caso o visa esteja fora do ar kkk abs

  • A iniciativa é ótima! alguém sabe a lista de empresas que já utilizam o serviço do Me Atende?

    • José Adriano Camargo

      O próprio APP tem ess lista!!

    • Leduar Staniscia

      Gol, Azul, Sky, Tim, Oi, Vivo, Apple, Cacau Show, Linde, entre outras…

  • iRon

    Fiz o download ano passado e esqueci do app.
    Estou condicionado a usar o 0800, mas espero que depois dessa matéria eu pense diferente. Me estimulei a usar na próxima vez que entrar em contato com as operadoras, de celular, tv a cabo e cartão de crédito, pois já me deram muito chá de cadeira.

    • Leduar Staniscia

      Isso aí… via app é bem mais fácil…

  • Achei a ideia interessante, gostaria muito de ler um testemunho de alguém que usou o app e saber como foi a experiência dela.

    • Eu!
      Usei na semana passada pra falar com a Vivo e fiquei impressionado com o funcionamento, mesmo sabendo que a Vivo nao adotou o Me Atende.
      Entao, neste caso, o robo faz todo o trabalho na URA (opções faladas e escolhidas por numeracao).

      Apenas selecionei que queria falar com a VIVO e a resposta do app foi: Em até 4 horas você recebera a ligacao da Vivo.
      Sinceramente nao dei muito crédito e fiquei navegando e vendo TV (era mais ou menos 21h).
      Em menos de uma hora o celular toca e eu atendo. Como eu havia até esquecido do Me Atende, fiquei confuso por 1 segundo quando ouvi: “Vivo, pois nao?”.

      Simplismente inacreditável! Isso me custaria um bom tempo no telefone!
      O resumo da ópera é que resolvi meu problema com sucesso na Vivo e super recomendo este app e serviço realmente fantásticos!

      • Vou baixar agora mesmo! Obrigado!

      • Leduar Staniscia

        O tempo médio de espera la é superior a 20 minutos…

  • Andrieux Querido

    Gostei do App, ja usei muito para falar com a Apple

  • Roger Rocha Moreira

    Pena que pouquíssimas empresas participem. Não serve pra quase nada o aplicativo da maneira como está hoje. Já precisei, para empresa grande, e não tinha parceria.

  • José Adriano Camargo

    Só corrigindo o nome correto do APP é Me Atende e não Me Atente como está no prlmeiro paragrafo

  • José Adriano Camargo

    Não vejo vantagem nesse NuBank!! Desculpe

  • Saulo Rogério

    Mudando de pau pra cacete.

    iLex, porque que o iPhone trava quando usamos um cabo de carregador falso. Comprei um essa semana e estou notando que quando está carregando a tela trava, na verdade não consigo fazer praticamente nada. Será alguma interferência?

    • Lucas Ramos

      provavelmente. Comprei um na própria apple store e enquanto estou carregando o celular usando o cabo não-apple, ele da uns bugs cabulosos em todas as listas (tableviews).

  • Felipe

    Na NET eu quase nunca enfrento musiquinha, o atendimento deles melhorou muito, um dos melhores hoje, mas a Vivo… Tem muita gente desinformada. Infelizmente esse é o padrão na maioria, então vale elogiar os melhores. Vou testar o APP, deve ser bom.