Rumores

WWDC: O que esperar do evento da Apple desta segunda-feira

Nesta segunda, dia 8 de junho, acontecerá a abertura da WWDC 2015, em que a Apple tradicionalmente apresenta diversas novidades. É um dos eventos mais importantes do ano no mundo da Maçã e você terá a cobertura completa aqui no Blog.

Confira antecipadamente o que podemos esperar (ou não) da apresentação da equipe de Tim Cook.

Novo sistema iOS 9

Talvez o anúncio mais esperado por nós seja a prévia do que será o futuro iOS 9. Ele não será lançado agora, mas a empresa irá apresentar para os desenvolvedores as novidades que deverão vir em setembro. Assim, todos nós já ficaremos sabendo como ele será.

Segundo informações obtidas pelo site americano 9to5mac (que geralmente costuma acertar sobre detalhes vazados do sistema), não devemos ter nada revolucionário, apenas evoluções e melhorias do que já temos. Melhorar ainda mais o nosso sistema é sempre muito bom, mas para aqueles que esperam novidades fantásticas, poderão ter suas altas expectativas frustradas.

A boa notícia é que a Apple parece estar desta vez preocupada com dispositivos de modelos antigos e preparará versões diferentes para eles. Com isso, o iOS 9 para iPhone 4S (lançado em 2011) existiria, mas traria menos novidades que as versões mais atuais. Em contrapartida, o sistema não ficaria lento e seria otimizado para ganhar mais velocidade, dando assim uma vida extra para ele. Mesma coisa para o iPad 2, lançado no mesmo ano, e o iPad mini 1, com o mesmo hardware. Nada disso, porém, foi oficialmente anunciado e teremos que esperar o evento para confirmar a informação.

nova fonte iOS 9

Ainda segundo as mesmas fontes, a letra usada no sistema iria mudar para a mesma usada no Apple Watch, chamada San Francisco. Mas quanto a isso, há uma curiosidade: quando anunciou a WWDC, em abril, a Apple usou a fonte San Francisco no logo “WWDC 2015“, o que poderia ser um indício que ela passaria a usar esta letra no sistema. Porém, depois de algumas semanas ela mudou e hoje é usada a Myriad Set Pro. Qual a razão? Não sabemos. Ainda.

WWDC 2015 fonte

Quanto à segurança, uma das principais novidades deverá dificultar bastante a vida de quem usa jailbreak. Um modo chamado Rootless faria com que nenhum aplicativo ou tweak pudesse acessar o modo root (de administrador) do sistema, o que na prática impossibilitaria o jailbreak. Em contrapartida, isto significa um ganho de segurança enorme no iPhone e iPad, que não permitiria que nenhum tipo de malware influenciasse no sistema.

Outra mudança importante seria uma nova versão da linguagem de programação Swift, que permitiria criar aplicativos menores do que são hoje. Isso é algo importante, principalmente para modelos antigos que são vendidos com a capacidade menor de 8GB.

A assistente vocal Siri poderia também receber uma interatividade maior com o Spotlight, que é o campo de busca do sistema. Uma função chamada de Proativa seria inspirada no Google Now e ofereceria opções de acordo com os hábitos do usuário. Por exemplo, se ele está acostumado a sempre abrir o app do Facebook por volta das 9h da manhã, quando ele for buscar algo neste horário, um atalho para o aplicativo apareceria sem ele precisar digitar nada.

Apple Music

O novo serviço de streaming de música poderia ser apresentado neste evento, e isso inclusive já foi confirmado pelo CEO da Sony Music em uma entrevista neste final de semana. Mas mesmo apresentado, ele talvez demore um pouco mais para chegar aos usuários, pois o iOS 8.4 poderia ser lançado apenas no final do mês, segundo algumas fontes.

Fica a dúvida em quais países este serviço musical estaria disponível, visto que até hoje não temos ainda o iTunes Radio, lançado em 2013 com o iOS 7.

Apple Pay

O sistema de pagamentos da Apple pode finalmente chegar em outros países este ano, e o anúncio pode ser feito na WWDC. Rumores afirmam que o Reino Unido e Canadá já estariam preparados e receberiam o serviço no início do segundo semestre. Mas nada impede que outros países também sejam anunciados. No Brasil, alguns bancos já estão em negociações desde os primeiros meses do ano para que seja implementado o quanto antes.

Apple Watch

É possível que também vejamos uma versão de testes do próximo SDK do relógio da Maçã. Tim Cook prometeu que até o final deste ano seria possível criar aplicativos que fossem independentes do iPhone, e uma versão beta poderia começar a ser testada agora.

Apple TV

Desde o ano passado que rumores afirmam que a Apple TV receberia uma nova atualização cheia de novidades, com a possibilidade de se instalar aplicativos. Isso não se concretizou no ano passado e talvez não se concretize ainda nesta WWDC. A ver.

Sistema OS X 10.11

O sistema dos computadores Mac também deverá receber uma atualização do mesmo nível que o iOS, com menos novidades e mais ajustes para ficar mais estável e eficiente. O suspense deve ficar quanto ao nome que a Apple irá escolher. Ultimamente ela tem escolhido nomes de locais da Califórnia, como Mavericks e Yosemite. Qual será o próximo?


A Apple transmitirá por vídeo a transmissão ao vivo do evento, a partir das 14h desta segunda, dia 8 (horário oficial de Brasília). Para quem não puder acompanhar, nós aqui faremos a cobertura completa por texto, em tempo real, em português, para que todos possam estar informados do que for apresentado em San Francisco. E claro, até o final do dia teremos artigos com todas as novidades. Não perca! 🙂

Banner live WWDC 2015

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Bernardo Côrtes

    Acho essa letra “San Francisco” tão feia, espero que eles continuem com a Helvetica

    • Gonçalo

      Eu espero que eles mudem. Na minha opinião, é maravilhosa!

    • Thiago

      É questão de costume mesmo, ela é uma fonte visualmente mais fácil de ser ler… Eu torço pra q eles mudem!

    • Gabriel Moura

      Sinceramente, não vejo diferença kkkk

      • Júlio Nevez

        Nenhuma. E isso não ia mudar minha experiência com o aparelho em NADA.

    • assadz0r

      Fonte, isso é FONTE.

      • Bernardo Côrtes

        FONTE* desculpe o engano!

    • Lu Lu

      Concordo.. Acho melhor essa nova fonte no relógio..

    • Gabriel Medina

      Tomara q usem ComicSans!! kkkkk brincadeira…..acho q a mudança seria bem vinda….não achei feia.

    • Junior Ferreira

      Helvetica Neue, a fonte mais bonita que tem, também espero que não mudem 😉

  • Bruno

    Que venham boas novidades
    Principalmente em perfomace

  • Suzanna Matarazze

    Creio que essa WWDC vai ser um tédio, 10 minutos falando sobre novas Apple Stores pelo mundo, balanço financeiro e um pouquinho sobre o Watch, 20 minutos para o iOS 9 e OSX, Homekit + AppleTV e o resto soh sobre o tal Apple Music. “Tomara estar enganada”.

    • João Lucas

      Também tenho essa impressão.
      iOS e OS X: a Apple tem que dar total prioridade a esses dois.
      O resto pode esperar. 🙂

      • Thiago Martins

        É verdade. O iOS 9 precisa melhorar a performance péssima do 7/8. Sinto saudades do 6 haha. Quanto ao OSX, vão lançar um novo SO e o Yosemite ainda continua com bugs de bateria (vide fóruns da própria Apple).

    • Danilo Ribeiro

      Acho a mesma coisa… Será a “pior” WWDC dos últimos anos…

    • steang

      WWDC não é para o público comum. Por isso, muitas vezes a sensação não é boa.

    • Lu Lu

      To com esse medo também!! Geralmente sempre vaza alguma coisa,mas dessa vez,vazou só aprimoramentos mesmo. Estou louco por novidades no iOS! Já ta na hora.

  • Daniel Luz

    iLex, essa fonte da WWDC certamente não é Helvetica! É Myriad, a fonte usada em logos e títulos do site e de documentos impressos.

    • Gabriel

      Eu vim aqui comentar a mesma coisa (Myriad Pro para ser exato). Você ve claramente a diferença no “C. O “C” na Helvetica é muito mais fechado, e o “C” da Myriad Pro é mais aberto.

    • Ia comentar a mesma coisa! 😛

    • Não sei o nome dessa fonte. Mas definitivamente não é a Helvética

    • Exato: a Apple usa uma versão própria da Myriad em sua identidade corporativa (fonte essa que, por sua vez, é uma criação da Adobe com forte inspiração na clássica Frutiger, do tipógrafo homônimo). Adrian Frutiger também foi o criador da Univers, clássica rival da Helvetica. Curiosamente, a nova San Francisco parece apresentar leve inspiração na Univers (sobretudo no “a” minúsculo, nos numerais e em algumas letras em caixa alta) — além da inspiração na DIN, é claro.

      • Para ser mais exato, a Apple usa a Myriad Set Pro. Já alterei o texto para corrigir a informação. 🙂

  • Felipe

    Vou estar em casa mas não vou assistir, acho que vai ser bem chata. iOS sem nada novo, Mac OS sem nada novo, detalhes do ano fiscal, palmas pros lucros obtidos, cutucada na concorrência, fim da apresentação. iLex, vocês nos últimos anos demoraram bastante pra postar no blog o resumo da conferencia, nesse ano vai ser mais rápido ou vai demorar também?

    • Lu Lu

      Seria ruim para a Apple,pois a Google e os concorrentes estão avançando e apresentando coisas novas. E a Apple para no tempo.

  • Matheus Siqueira Moreno

    Mountain View sera o nome do novo OS X(na minha opinião é o melhor nome e se não fosse a cidade sede da Google a Apple tambem escolheria esse)

    • Vinicius Alves

      Tou pagando pra ver a Apple escolhendo a cidade sede da Google como “inspiração” para o próximo OS X.

  • Luiz Fernando Ferreira

    Nem fico mais ansioso pra esses eventos, vejo um resumão depois aqui mesmo

  • A falta de perspectiva a curto prazo do ATV foi um balde de água fria….

    A performance e incrível melhoraria na segurança serão as coisas mais interessantes. Nada de revolução ou evolução…. Só o mínimo esperado….

    A revolução da TV acintosamente esperada fica pra próxima mais uma vez.

    • Wilan

      Está complicado mesmo essa novela com a ATV, um equipamento com um potencial incrível sendo capado sem motivo aparente a muito tempo pela Apple.

  • Murilo Herrmann

    Se não vai ter novidade o iOS poderia se chamar SEUL

  • Lu Lu

    Acho que a Apple deveria se preocupar com os bugs e os problemas do iOS 8 em vez da fonte. Coisa que todo mundo já está acostumado e não tem importância. Ou ela poderia dar a opção de escolher a fonte,seria melhor. No iPhone 5s eu já presencio algumas lags no sistema. Melhorias na central de controle,Siri,notificações,Spotlight que ainda não temos,um tema escuro e evolução com novidades e melhorias das funções já existentes seria ótimo.. O iOS 8 já não apresentou muita coisa,então espero que o 9 traga umas funções bacanas pro sistema,visto que só temos novidades no final de cada ano ;(

    • Tipografia é algo tão inerente à identidade corporativa da empresa — vide a anedota do jovem Steve Jobs demitindo o tal funcionário que não ligava para o tema — que é praticamente impossível ela permitir este nível de customização da interface. É a velha história de que “os usuários não sabem o que querem.”

  • Michel Peron

    Meu maior interesse no momento é o serviço de música por streaming. O spotify está decepcionando ultimamente com muitos bugs e cobranças indevidas.
    Mas acho que o preço da mensalidade vai assustar…. Chuto acima de R$20,00 o valor mensal.

    • Uoston Post

      Será de US$10.00 mensais. O mesmo que a versão Premium do Spotify nos EUA.

      • Michel Peron

        R$ 33,00 pra mim não dá não…. Vai ter que ser muito revolucionário o serviço pra justificar o valor.

        • Uoston Post

          Verdade. Bom, mas pelo menos haverá um Free Trial de três meses :/
          Mas o iTunes Radio continuará gratuito. :p

  • Robert Costa

    Apple nunca teve inovação , acorda .

  • Sempre acho a WWDC o evento mais legal da Apple, ainda achei a apresentação do Swift o ano passado uma revolução muito maior do que o Apple Watch e o Apple Pay. Aposto no OS X San Francisco por causa da fonte. No mais, um foco na estabilidade dos OS é o que faria toda a diferença, a estabilidade dos dois está muito comprometida.

  • JanjaBoy

    …..isto significa um ganho de segurança enorme no iPhone…..
    O pessoal da NSA não curtiu….

    • Jean Lavallé

      Se não tiver backdoor. Se a Apple não for boazinha com a NSA (segredo de Estado). E esse tal de Rootless somente seria mais um código. Com bugs, como tudo feito pelo ser humano. Acha o bug, jailbreak, como sempre foi, não vejo diferença. Graças a Deus. 🙂

  • Suzanna Matarazze

    Na verdade na Keynote passada eles já deixaram um “easter egg” mostrando a previsão do tempo em Big Sur, creio que esse deva ser o novo nome do OSX, mas gostaria de RedWood.

  • Lucas Alcalde

    Perai, não vai apresentar um novo iPhone? Porque me lembro que sempre apresentava o novo iPhone todo mês de junho e lançava em Setembro, se eu tiver errado, por favor me corrige!

    • João Lucas

      Os novos iPhones sempre são apresentados em setembro, e lançados em setembro mesmo. A WWDC não tem esse objetivo, é focada mais nos softwares e outras novidades.

  • Spotlight nos Estados Unidos é bem mais legal, aliás aqui tem bastante recursos capados… Com esse “Apple Now” o meu safari vai abrir sozinho o Blog do iPhone. Tem muita coisa pra resolver mesmo, os sistemas tem que ser lapidados. Recebo uma ligação telefônica a minha sala se torna um pandemônio, toca o Mac, o iPhone, o Apple Watch… e depois que já atendi ainda demora um pouco a parar de tocar o toque do Mac… O Marcos Mendes escreveu um post sobre os desejos que é a lista dos sonhos nessa lapidação. A lista de nomes que eu indicaria para se chamar o novo OS X: Mojave, Hillcrest, Sequoia…

    • João Lucas

      Aqui também toca o Mac e o iPhone, e mesmo eu já tendo atendido a chamada no iPhone, o Mac ainda demora pra parar de tocar.

      • Sim, verdade. E o pior é que tem aquelas chamadas que você não quer atender de jeito nenhum, mas não quer dar o end para a pessoa não saber, apenas silenciar o Mac. E não tem como fazer isso!

        • Henrique Imperial

          Pior é que não tem como nem deixar tocando em segundo plano, quando nao to afim de atender e estava fazendo alguma outra coisa no device, fico igual uma múmia olhando para a tela durante 1 minuto até parar de tocar kkkkk

          • Ana Cajuína

            Pensei que só era eu

    • Henrique Imperial

      Teve um dia que minha mãe me ligou e o iPad ficou tocando até eu acabar de falar com ela, tive que apertar o sleep para parar, nao quis recusar a chamada pois não sabia se encerraria a chamada no iPhone 😛

      De fato essa coisa incomoda um pouco…

    • Uoston Post

      Se chamará OSX Gala.

      • Achei que esse fosse o nome código, tem algum lugar na Califórnia chamado Gala?

        • Uoston Post

          Você está certo. Meu erro. Esse foi o codenome usado pelo pessoal interno. My bad! Vou até apagar meu post :/
          Mas pelo menos acertei que o Apple Music custará $10.00/mes com 3 meses gratuitos para testar 🙂

          • Melô do OS X, La Bamba : “… yo no soy marinero yo no soy marinero soy capitan soy capitan soy capitan…”

            • Uoston Post

              Kkkkkkkkkkk morri aqui!!!

  • André Carvalho

    Estava pensando aqui, pode ser também que a Apple tenha voltado a esconder seus segredos muito bem novamente e surpreenda a todos, não podemos descartar essa possibilidade.

    • Bruno Vinicius

      Eu também prefiro acreditar nisso, rs

    • Laylson Alves

      Quem me dera… quem sabe uma nova Apple TV, que assim como o Apple Watch, não foi ainda produzido em grande escala para não vazar e um sistema com mudanças significativas. Precisamos parar de olhar para o Android e invejar algumas coisas que a Apple por frescura não permite no iOS e até no OSX

  • Lindemberg Martins da Silva

    poxa queria mais segurança no proprio telefone..como pedir senha pra desligar ele….seria muito bom em caso de roubo.

    • Lu Lu

      E se a bateria acabar ou removerem o chip? Não tem senha pra isso

      • Welington

        Mesmo assim não deixaria de ser uma chance a mais para recuperar ele, acho que os ladrões não andam com o grampo para tirar chip.

        • Pablo Rangel

          “acho que os ladrões não andam com o grampo para tirar chip” 🙂 boa piada rs.

          • Lindemberg Martins da Silva

            a melhor piada achei ,se a bateria acabar…claro que acaba…mas como disse uma chance a mais de saber a localização,qualquer coisa a mais ajuda…entao pra que o busca iphone??

          • Welington

            Não foi piada rsrsrs tanto é que eles desligam para só depois tirar o chip do aparelho, se ele pedisse uma senha para desligar seria sim uma chance a mais para os usuários.

    • Jean Lavallé

      Jailbreak tem. Ainda tiro foto do ladrão e mando por SMS e email. 🙂 Enquanto isso, já vou correndo pro site do iCloud e vejo onde está o aparelho.

  • Well Mentz

    OFF TOPIC: Pessoal, alguem sabe como comprar um Apple watch, sendo que a apple nao manda pro serviço de caixa postal que tenho la? Aqueles que mandam pra outro país!!

  • Richard Santos

    sera que vai ter IOS 9 pra 4s ?

    • hecnpo

      vai

  • Richard Santos

    torcendo pra ter alguma versão do ios 9 para iPhone 4s

    • cesar 1989

      creio que sim! 50% de chances

      • Richard Santos

        bom pelo que eu vi tem varios rumores de que o “Guzman” disse que o IOS 9 fluiria bem no 4s e que provavelmente o iPhone 4s será um dos primeiros a receber o IOS 9

    • Yuri Moraes

      Né mano ! To nessa também , nem que seja uma versão mais simples , se ter o mesmo desempenho do iOS 7 já fico feliz..

      • Richard Santos

        bom pelo que eu vi tem varios rumores de que o “Guzman” disse que o IOS 9 fluiria bem no 4s e que provavelmente o iPhone 4s será um dos primeiros a receber o IOS 9.

        • Welington

          O iOS sempre sai para todos os iPhones anunciados no mesmo instante, não é como no Android que sai primeiro para os NEXUS para depois sair para a “ralé”

          Sim, já vazou que o 4s será atualizado e ao que parece no iOS 9 a Apple trabalha numa melhor estabilidade para aparelhos mais antigos.

  • Gustavo Franzoi

    Torcendo pra que o novo iOS venha mais leve.

  • Eu quero este fundo para colocar no meu Ipad, ficou muito Top

  • Uoston Post

    Será OSX ‘Gala’

  • Alan Furieri Bedim

    to ansioso pra ver a novidades!!

  • apenas como feedback (pra vocês aprimoragem o trabalho de vocês), estou deixando de seguir o blogdoiphone pq não consigo ler uma materia inteira pelo feeddly, preciso clicar par entrar aqui e mesmo aqui, a qualidade das materias, não explicar especificamente o que, mas não tem mais a mesma energia de antes, por isso estou deixando de seguir.

    Espero me sentir com vontade de voltar a seguir e comprar na loja, como ja fiz algumas vezes.

    Abs
    Igor

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Bah, jurava que iria ter novos iphones hj..

    • Ana Cajuína

      Hj é sobre software

  • Danilo

    Espero que a Apple faça alguma mudança visual no IOS. este Layout já está me cansando um pouco, não digo mudanças drásticas,mas um redesenho aqui outro ali…

  • Laylson Alves

    Minha maior expectativa é em torno da Apple TV… e a contar que os preços andaram caindo no último mês, mantive as esperanças, mas os rumores indicam o contrário, infelizmente

  • ansiosa.

  • Ana Cajuína

    Tomara que realmente comecem a disponibilizar versões para aparelhos antigos. Meu ipad2 guerreiro agradece. E meu iPhone 5c brevemente se tornará arcaico para o IOS. Seria uma boa, até pq no Brasil os produtos da Apple são muito caros( como todos já sabem).

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      ~bate na madeira~ 5c “brevemente”? NÃO NÃO! Faz 1 ano que comprei!! NÃO.. Vai durar mais uns 3 pelo menos!! HAHAHAHAH

      • Ana Cajuína

        Tomara Ricardo! Eu particularmente adoro o 5c. Comprei Pq achei bonito. Quando existia de 16Gb. Quero que dure muitão

        • Ricardo Cavalli Schmitt

          Eu tbm. Torcendo para que a Apple continue lançando modelos “com cores”. <3

  • hecnpo

    E o iPod Touch? Pra sempre esquecido?

    • O evento de hoje é sobre software, e o iOS ainda roda no iPod touch. Portanto…

  • Diógenes Magnus

    é mais um sistema de segurança para os hackers do JB terem que quebrar a cabeça achando uma brecha. Se antes já era difícil criar um JB sem este método de segurança, imagina agora com mais uma coisa pra dificultar a vida deles…

    infelizmente… muita diferença… 🙁

  • Andrieux Querido

    Tenho medo de ficar sem Jailbreak e gostar menos do meu iPhone 🙁

  • Júlio Nevez

    Querido Tim Cook…
    Queria mesmo que o teclado da Apple tivesse Swype eficiente sem ter que ficar com meu iPhone com aplicativos de terceiros cheios de restrições.

    Queria que meu iPhone 6 Plus não ficasse toda hora com a tela virada quando desbloqueado

    Queria poder limpar o cache de aplicativos e liberar memória no meu telefone…

    Queria que a Apple se juntasse ao Spotify e integrasse o spotify no App de música padrão.

    Obrigado, de nada! 😉

  • David Junqueira

    Nossa!!! Vão mudar a fonte do iPhone. Sem dúvida o melhor para dar e o brinde é não morrer de fome