Rumores

WWDC: O que esperar do evento da Apple desta segunda-feira

Nesta segunda, dia 8 de junho, acontecerá a abertura da WWDC 2015, em que a Apple tradicionalmente apresenta diversas novidades. É um dos eventos mais importantes do ano no mundo da Maçã e você terá a cobertura completa aqui no Blog.

Confira antecipadamente o que podemos esperar (ou não) da apresentação da equipe de Tim Cook.

Novo sistema iOS 9

Talvez o anúncio mais esperado por nós seja a prévia do que será o futuro iOS 9. Ele não será lançado agora, mas a empresa irá apresentar para os desenvolvedores as novidades que deverão vir em setembro. Assim, todos nós já ficaremos sabendo como ele será.

Segundo informações obtidas pelo site americano 9to5mac (que geralmente costuma acertar sobre detalhes vazados do sistema), não devemos ter nada revolucionário, apenas evoluções e melhorias do que já temos. Melhorar ainda mais o nosso sistema é sempre muito bom, mas para aqueles que esperam novidades fantásticas, poderão ter suas altas expectativas frustradas.

A boa notícia é que a Apple parece estar desta vez preocupada com dispositivos de modelos antigos e preparará versões diferentes para eles. Com isso, o iOS 9 para iPhone 4S (lançado em 2011) existiria, mas traria menos novidades que as versões mais atuais. Em contrapartida, o sistema não ficaria lento e seria otimizado para ganhar mais velocidade, dando assim uma vida extra para ele. Mesma coisa para o iPad 2, lançado no mesmo ano, e o iPad mini 1, com o mesmo hardware. Nada disso, porém, foi oficialmente anunciado e teremos que esperar o evento para confirmar a informação.

nova fonte iOS 9

Ainda segundo as mesmas fontes, a letra usada no sistema iria mudar para a mesma usada no Apple Watch, chamada San Francisco. Mas quanto a isso, há uma curiosidade: quando anunciou a WWDC, em abril, a Apple usou a fonte San Francisco no logo “WWDC 2015“, o que poderia ser um indício que ela passaria a usar esta letra no sistema. Porém, depois de algumas semanas ela mudou e hoje é usada a Myriad Set Pro. Qual a razão? Não sabemos. Ainda.

WWDC 2015 fonte

Quanto à segurança, uma das principais novidades deverá dificultar bastante a vida de quem usa jailbreak. Um modo chamado Rootless faria com que nenhum aplicativo ou tweak pudesse acessar o modo root (de administrador) do sistema, o que na prática impossibilitaria o jailbreak. Em contrapartida, isto significa um ganho de segurança enorme no iPhone e iPad, que não permitiria que nenhum tipo de malware influenciasse no sistema.

Outra mudança importante seria uma nova versão da linguagem de programação Swift, que permitiria criar aplicativos menores do que são hoje. Isso é algo importante, principalmente para modelos antigos que são vendidos com a capacidade menor de 8GB.

A assistente vocal Siri poderia também receber uma interatividade maior com o Spotlight, que é o campo de busca do sistema. Uma função chamada de Proativa seria inspirada no Google Now e ofereceria opções de acordo com os hábitos do usuário. Por exemplo, se ele está acostumado a sempre abrir o app do Facebook por volta das 9h da manhã, quando ele for buscar algo neste horário, um atalho para o aplicativo apareceria sem ele precisar digitar nada.

Apple Music

O novo serviço de streaming de música poderia ser apresentado neste evento, e isso inclusive já foi confirmado pelo CEO da Sony Music em uma entrevista neste final de semana. Mas mesmo apresentado, ele talvez demore um pouco mais para chegar aos usuários, pois o iOS 8.4 poderia ser lançado apenas no final do mês, segundo algumas fontes.

Fica a dúvida em quais países este serviço musical estaria disponível, visto que até hoje não temos ainda o iTunes Radio, lançado em 2013 com o iOS 7.

Apple Pay

O sistema de pagamentos da Apple pode finalmente chegar em outros países este ano, e o anúncio pode ser feito na WWDC. Rumores afirmam que o Reino Unido e Canadá já estariam preparados e receberiam o serviço no início do segundo semestre. Mas nada impede que outros países também sejam anunciados. No Brasil, alguns bancos já estão em negociações desde os primeiros meses do ano para que seja implementado o quanto antes.

Apple Watch

É possível que também vejamos uma versão de testes do próximo SDK do relógio da Maçã. Tim Cook prometeu que até o final deste ano seria possível criar aplicativos que fossem independentes do iPhone, e uma versão beta poderia começar a ser testada agora.

Apple TV

Desde o ano passado que rumores afirmam que a Apple TV receberia uma nova atualização cheia de novidades, com a possibilidade de se instalar aplicativos. Isso não se concretizou no ano passado e talvez não se concretize ainda nesta WWDC. A ver.

Sistema OS X 10.11

O sistema dos computadores Mac também deverá receber uma atualização do mesmo nível que o iOS, com menos novidades e mais ajustes para ficar mais estável e eficiente. O suspense deve ficar quanto ao nome que a Apple irá escolher. Ultimamente ela tem escolhido nomes de locais da Califórnia, como Mavericks e Yosemite. Qual será o próximo?


A Apple transmitirá por vídeo a transmissão ao vivo do evento, a partir das 14h desta segunda, dia 8 (horário oficial de Brasília). Para quem não puder acompanhar, nós aqui faremos a cobertura completa por texto, em tempo real, em português, para que todos possam estar informados do que for apresentado em San Francisco. E claro, até o final do dia teremos artigos com todas as novidades. Não perca! :)

Banner live WWDC 2015

Botão Voltar ao topo