Notícias

iOS 9 mostra esforço da Apple em melhorar o desempenho da bateria do iPhone

Desde o surgimento do primeiro iPhone, em 2007, uma das maiores reclamações dos usuários sempre foi a respeito da duração da bateria. E a cada novo sistema ou modelo de aparelho, o pedido de muitos sempre é o mesmo: “queremos uma bateria melhor“. A concorrência logo viu nisso uma brecha para vir como um diferencial competitivo, e por isso começaram a fazer dispositivos maiores, para trazer uma maior bateria que durasse mais tempo. Assim nasceram os phablets, smartphones de tela maior que acabaram caindo no gosto popular. Com o tempo, as baterias foram melhorando de performance e hoje podemos ver aparelhos do mesmo tamanho do iPhone 6, com melhor capacidade de bateria.

Para tentar amenizar isso, a Apple estudou maneiras de melhorar a performance do sistema, sem precisar mudar o hardware. No iOS 9, diversas melhorias no sistema farão com que demore um pouco mais para você precisar ligar seu iPhone na tomada.

Claro que não será feito nenhum milagre, mas a Apple promete adicionar pelo menos mais 1h na autonomia do aparelho. E ela fez isso mudando o comportamento do sistema em algumas situações.

Uma das coisas que mais gasta bateria no dia-a-dia é a tela acesa do aparelho. Por isso, ela resolveu identificar momentos em que o dispositivo não está sendo usado e, nestes casos, a tela não irá acender nem quando receber notificações. Graças aos sensores de luminosidade e de proximidade, o sistema saberá quando o iPhone ou o iPad estão com a tela sobre uma mesa, alguma superfície ou até dentro do bolso ou mochila, e aí, mesmo quando chega uma ligação ou alguma notificação, a tela não acende até o usuário pegar o aparelho para ver o que é. Parece pouco, mas isso economiza energia em uma situação que ela seria desperdiçada, sem utilidade prática.

A Apple também adotou sua própria tecnologia para seus aplicativos nativos, que passam a usar o framework Metal para que eles usem menos a CPU e a GPU para animações, scrolling e performance em geral. Isso também se reflete em menor consumo de energia, coisa importantíssima em um dispositivo móvel.

Também será adicionado um modo de emergência para o sistema em geral gastar menos energia. Se chama Modo de Pouca Energia e poderá ser ativado quando o iPhone estiver com pouca bateria (no iPad isto não estará disponível). Este modo reduz o brilho da tela, desliga a verificação automática de emails, as atualizações em 2º plano, os movimentos do sistema e o paralaxe das imagens de fundo. A velocidade de conexão também cai e o símbolo da bateria fica em amarelo. Tudo isso, segundo a Apple, pode garantir 3h adicionais de autonomia comparado com o uso normal. (algumas telas ainda não foram traduzidas para o português no primeiro beta)

iOS 9 bateria

Quando a bateria fica com menos de 20%, um aviso mostra a opção de ativar, caso se deseje, o Modo de Pouca Energia. (imagem de Chrystiano de Castro)

iOS 9 bateria

Como a intenção deste modo econômico é de ser algo temporário, ao carregar a bateria, a função é automaticamente desligada quando ela atingir 80% da carga, podendo ser reabilitada se quiser. (imagens de Dã Levy Araújo)

iOS 9 bateria

iOS 9 bateria

Como já dissemos aqui, a Apple preferiu este ano investir em melhorias do que já se tem, ao invés de adicionar coisas novas. E isso é muito bom, pois mais do que novidades mirabolantes como “abanar as mãos no ar para a tela desbloquear” ou “notificações que aparecem na lateral do aparelho”, o que a gente precisa é de um sistema que funcione bem e melhore nosso dia-a-dia. E parece que este é o objetivo da Apple no momento.

Conteúdo original © Blog do iPhone


 OBS: versões beta gastam sempre mais bateria, pois além de instáveis, estão sempre em comunicação com os servidores da Apple. Por isso, quem estiver usando a versão beta e não gostar do consumo excessivo de bateria, há uma solução que resolve o problema na hora: deixar de usar versões beta. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabricio

    Tomara que até a build final essa opção melhore pois não vi muita diferença com ela ativada. Meu i5S continua sugando bateria. Tá tenso carregar ele 3x ao dia.

    • Eduardo

      EM Absoluto, Todo beta mama bateria igual um cãozinho esfomeado. Depois do Beta 4 / 5 / 6…. a coisa muda de figura.

    • Star-Lord

      normal, versão beta

    • Wilan Carlos da Silva

      O cara coloca uma beta no aparelho e reclama de gasto de bateria kkkkkkkkk

    • Carlos Alves

      A velha história da versão beta. Sempre me pergunto o motivo de tanta pressa pra instalar um sistema que ainda está cru e obviamente vai consumir mais bateria.

    • Edson Passos

      Caramba é um BETA!!!, estranho fosse se ele estivesse gastando menos bateria!

    • Felipe Borges

      Óh que dózinho dele! Ele está nervoso porque o iPhone dele esta sugando muito a bateria e tem que ficar carregando 3x por dia! Alguem avisa ele que se ele não sabe ainda que versões beta são totalmente normais ter consumo de bateria alto.. Pois parece que ele não descobriu ainda.. A Apple não obriga ninguem a instalar e usar o beta no seu aparelho!

      • Vitor C. Castro

        O cara simplesmente comentou que o beta do iOs está sugando a bateria, e está mesmo, qual o problema de comentar uma verdade? Vocês estão se doendo demais rs.

      • Fabricio

        É por pessoas como você que me atento a não participar dos comentários….não tem nada de positivo a comentar, nada de inteligente a pensar, guarde para você, aqui não é sua mesa de bar, muito menos seu picadeiro.

        Eu instalei pois quero e sempre testo as betas e estou informando e querendo debater com pessoas interessadas sobre o assunto e não aos trolls.

        Porque prezado @Ilex esses tipos de pessoas não são banidos? Tremenda falta de desrespeito , e a moderação não banir e bloquear comentários como os devidos aqui.

        • Felipe Borges

          Debater uma coisa que voce sabe que é FATO em versões Beta? Principalmente a primeira versão! Seu comentário é claro e demonstra indignação com o sistema porcausa da bateria, então entenda que não adianta reclamar sobre isso aqui no blog. Todos ja estão cansados de saber que é assim e não vai mudar, porisso é uma versão beta!

          • Cowboy Up

            Ele não está reclamando, ele só está compartilhando o comportamento inicial do beta no iPhone 5s dele. Sugiro a vc mais respeito e tolerância com os comentários e colegas aqui sabichão.

            • steang

              No meu humilde entendimento, ele está reclamando, sim. “Ta tenso carregar ele 3x ao dia.”

            • Fabricio

              Exatamente, enfim um ser pensante!

              A minha bateria já estava ruim no 8.3 e dei ênfase ao novo modo de economia de energia, que mesmo, por ser BETA, podia demonstrar alguma evolução já, mesmo que mínima, mas não.

        • João Carlos Dell’Agnolo

          “Falta de desrespeito”

        • Pedro Barbosa

          “Falta de desrespeito” é excesso de respeito?!? Fiquei confuso agora…

          • Cowboy Up

            Vc nunca teve erro de digitação ou gosta mesmo de uma ironia e sarcasmo barato?!

        • Fabrício, o Felipe foi excessivamente irônico, mas não chegou a efetivamente ser ofensivo, no nosso julgamento. O que ele escreveu não fere nenhuma regra.
          O que as regras proíbem é questionar a moderação aqui nos comentários, isso sim pode ser motivo para “banir é bloquear”. 😉

          O que observo é que os leitores aqui já cansaram de pessoas que reclamam sem razão. Reclamar da bateria do beta é ERRADO e sem sentido, e o pessoal não está mais perdoando isso. É apenas uma reação a um comportamento que, segundo a comunidade, “já deu”.

          • Fabricio

            Prezado @iLex,

            de acordo com os “Termos de Uso dos Comentários”, no

            item 6: “Não saia muito do tema do tópico. Os comentários são feitos, como o nome diz, para comentar o texto que foi publicado.” – pelo que vi nenhum comentário fora o meu foi para isso.

            item 15: “Faça comentários relevantes, que adicionem à discussão. Frases sem sentido ou de baixa relevância para o contexto deverão ser evitadas e podem ser moderadas sem prévio aviso.” – pelo que vi também nenhum deles fora relevantes, pelo contrário, apenas críticas ao meu.

            item 17: “Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas. Não faça apologia a drogas ilegais, pornografia ou qualquer outro assunto que desrespeite a Legislação Brasileira.” – como você mesmo disse que ele foi “irônico”, ironia então não pode ser considerado uma falta de ofensa?

            item 18: “Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.” – Se o comentário irônico, sem educação dele fosse feito na minha frente assim, “dózinho dele”.

            item 19: “Opiniões contrárias são bem aceitas, desde que feitas com educação e coerência.”

            * Reclamo da bateria desde o iOS anterior. O meu foque no comentário foi sobre o “novo modo de economia” que mesmo sendo BETA, ao meu ver não mudou nada na autonomia.

            • Fabrício, que bom que você conhece todas as regras do blog, pois assim fica mais fácil de você entender porque você está sendo banido: regra 3. 🙂

            • Danilo

              HAHAHAHA

          • John Diego

            ilex, eu uso o beta pq desenvolvo(so tenho 1 iphone), só q esse beta está demais, suga a bateria em 5h sem mexer no celular, isso q eu estava estranhando, desligando o wifi a bateria está durante bastante

            • O que descobrimos aqui é que a atualização em 2º plano é uma das responsáveis por isso. Desligamos ela e a situação melhorou bastante.

            • John Diego

              o meu já fica desligado desde o iOS 8 (2 plano)

            • Rodrigo Garcia Guimaraes

              Opa blz?
              Por mais que eu pesquise, leia e teste nunca vi vantagem em deixar ligada à Atualização em 2º plano. Você a utiliza para algum fim específico? Poderia nos dar algum exemplo de utilidade disto?

              Abraço

            • Destróier

              John, não ligue para esse povo que não entende nada de sistemas, e ficam repetindo que nem macaquinhos de circo o que outros falaram, e pior, sem qualquer conhecimento de causa. Já fui bloqueado zilhões de vezes aqui porque simplismente críticar estes indivíduos que sem qualquer conhecimento falam um monte de bobagens.
              Ps.: minha bateria também está sendo drenada no I6, me assustei quando cheguei no escritório hoje pela manhã e só tinha 25% de bateria.

          • Renê

            o mestre tem sempre a razão!!! #poder #naomebloqueie

        • Cristopher

          Fabricio , eu entendo o que voce quiz dizer, Você apenas quiz dizer que atualmente a versão beta 1 não mostrou nem uma diferença no quesito bateria , mais o seu ponto de vista, infelizmente da a entender outra coisa também …

        • Fabricio, da mesma forma que existem os Haters, dentro da comunidade Apple existe também um segmento jacobino. Infelizmente aqui no BDI tem alguns poucos que não somam nada aos comentários, apenas usam esse espaço pra atacar e ironizar opiniões divergentes. Ri muito do “picadeiro”.

    • Ronald Miranda

      Claro ….. Beta né…

    • John Diego

      Fabricio, passa o dia com o wifi desligado, fiz o teste e a bateria está durando mto mais, eu q so tenho um iphone e tenho q usar o beta para desenvolvimento estava me ferrando com a bateria, depois q fiz isso melhorou bastante

  • Léo Prado

    Conteúdo fantástico, parabéns Bdi .

    • Eduardo

      Muito bem elaborado e documentado, parabéns ao BDI.

  • Allan Ray

    Eu não me importaria se a Apple colocasse o iphone um pouco mais grosso e tivesse uma bateria maior.

    • É Allan, muita gente concorda com você.

      • Allan Ray

        Minha esperança é que a Apple mude esse conceito, como fez com os tamanhos das telas.

        • A Apple hoje me parece bem mais atenta ao que o consumidor pede. Também acredito que ela invista nisso, pois é uma das maiores reclamações de todos.

          • Arley Martins

            Tenho 6 colegas de trabalho que a unica reclamação de todos eles é para com a bateria, fora um monte de gente que vejo sempre reclamar somente isso, inclusive eu.

            • Eu tive que comprar um trambolho de capa-bateria pra não ficar desamparado. Sim, sei que existem as externas, mas quem lembra de sempre por elas no bolso ou mochila? Ou pior, lembrar de carregar? Espetei o iPhone na tomada, carrega as duas! Troco aqueles 2 mm a menos por uma bateria maior, com certeza!!

          • Ronald Miranda

            Concordo ! Eu to achando isso bacana , eu queria que os modelos de 4 polegadas voltassem pois não gosto de telas tao grandes , será que teria alguma chance no iPhone 7??

          • Varella

            Será que chegamos ao limite da tecnologia em baterias? Fala-se tanto em nanotecnologia e ainda não conseguimos armazenar grandes quantidades de energia em pequenos espaços… Ficaria feliz que a Apple adquirisse alguma empresa especializada neste tipo de tecnologia e apresentasse novamente ao publico o que é inovação… Nem precisaríamos de aparelhos mais grossos! rsrsrs

            • Gustavo Rezende

              Não. Vem aí as baterias de grafeno.

        • Eduardo

          Existe uma entrevista recente, aonde o Phil Schiller mostra a razão pela visão de diminuir a espessura, parte de um principio de modernidade e avanço tecnológico.

        • Rob Simões 

          Acho difícil, pois os iPhones de 4,7 e 5,5 polegadas ficariam muito pesados e mais difíceis de usar com uma mão. Eu ficarei satisfeito se a Apple parar de diminuir a espessura.

      • Ruan

        E muitas outras discordam

    • Star-Lord

      verdade, além disso acabaria com a protuberância da câmera rs

    • Wilan Carlos da Silva

      Acredito que o problema para a Apple nem seja espaço e sim peso, dentro do 6 ainda tem espaço para mais bateria, uma bateria mais gordinha, mas isso implica no peso do aparelho.

    • Arley Martins

      Concordo totalmente…O 5S tem 7.6mm, pra mim estava ótimo aquela espessura, bastava a apple ter feito o iph6 com a mesma espessura que iria ter uma bateria bem legal e manteria fino o iphone. Agora vem concorrente A ou B lança 6mm, outro lança 5.5mm e coloca bateria ridícula, ae não rola tem que ficar com o carregador plugado no cel/parede a cada 10 horas. Podia vir o ip6S com bateria de pelo ao menos 2.600Mah; ja seria um belo upgrade.

    • Tem uma entrevista do John Gruber, recente, com o Phil Schiller abordando exatamente esse assunto. Muito interessante.

      • Varella

        Manda o link para vermos!

        • Oi Varella, olha por enquanto tem só o podcast, não encontrei o vídeo. Além da opção de ouvir como podcast, no iTunes episódio 123, você pode ir no Google e escrever “john gruber phil schiller” clica na terceira opção, que é direto do site dele e tem o arquivo em MP3. Saudações

    • Carlos Alves

      Prova disso é que há pessoas que compram aquelas capas que possuem uma bateria e deixam o aparelho um trambolho.

    • Recentemente Phil Schiller botou a boca no trombone e respondeu:

      “A Apple atingiu o equilíbrio ideal entre ambos os aspectos. Se você quiser um produto com mais espessura e bateria maior, terá algo mais pesado, caro e que levará mais tempo para ser recarregado.”

    • Bruno

      O ideal seria a Apple criar um “iPhone 7 slim” e um “iPhone 7 fat”, e cada um escolheria (eu iria no ‘fat’, certeza). Só que desde que o Jobs retornou a Apple e podou uma penca de produtos, ela nunca mais gostou de dar muitas opções para o cliente, o cliente que tem que consumir a opção que ELA acha que é a melhor. Isso está mudando um pouco (i6 e i6+), e principalmente com o Watch, mas, embora eu quisesse, não acredito que ela dará essa opção para a bateria.

    • Juliano Nieckel

      Eles podiam ter parado na espessura do 5/5s, não vejo porque ser mais fino que aquilo. Única coisa que realmente me incomoda no iPhone é a bateria.

    • podia ter duas versões, uma mais grossa e outra mais fina.. a bateria do iPhone realmente não é das melhores, mas como eu não uso o 3G tanto e smp desligo quando não preciso, a bateria do meu iPhone dura 1 dia tranquilo e calmo, então no meu caso eu prefiro um iPhone fino

    • Arlindo Neto

      Já eu estou contente com o uso da bateria e amo o iPhone fininho, uso sem case e sem película do jeito que ele veio ao mundo, coisa mais linda e confortável de usar.
      Ps: i6, não é o plus, não sou fã de phablet.

    • Rennedy

      Concordo plenamente. Eu nunca vi alguém reclamar da espessura ou peso do iPhone 5s, mas a reclamação quanto a autonomia de bateria é generalizada. E quanto ao problema de demora na recarga, manda um carregador de maior amperagem. Muitos já o fazem. Espero que no próximo aparelho eles mudem essa abordagem.

    • Thiago Martins

      É verdade. Concordo 100%. Quem sabe se aumentasse 1mm de espessura, já fosse o suficiente pra mais alguns preciosos mAh!

  • Marcio Henrique

    Meu iPhone 6 nos dois últimos dias durou 9h ligado e comigo metendo o dedo no Safari e em joguinhos, em dois dias seguidos… Posso dizer que sim, melhorou a bateria.

    • Heri Andrade

      o meu sempre dura dois dias usando aplicativos de edições, Instagram, WhatsApp e outros 🙂

      • Heri Andrade

        6 Plus

        • Anderson Campos

          É, a bateria do 6 Plus é melhor por ser maior.

          • O mesmo para a bateria do 6, em relação aos anteriores 5/5S. Dura mais porque é “maior”.

          • Heri Andrade

            ah sim, que bom 🙂

  • Davi Romeo

    Muito bom! Parabéns pelo Artigo, Era exatamente o que eu esperava! Excelentes novidades para os Desenvolvedores e Estabilidade para os Usuários.

  • Mas ao chegar em 80%? Faria mais sentido quando o nível passar de 20% pra baixo, não?

    • Star-Lord

      Quando estiver carregando um iPhone que estava no modo de economia, ao atingir 80% de carga o iPhone desativa a função de economia. Acho que você quis dizer que quando a bateria estiver acabando e chegar aos 20% deveria ligar esse modo de economia, é isso?

  • Thainã Eduardo

    ILex, você escreveu acessa em vez de acesa.

    • Corrigido, obrigado!

  • Fabio

    Muito bom, belo artigo.

  • Eduardo Piazentim

    Faz um bom tempo que uso exclusivamente versões betas em meu iDevice e posso afirmar que este beta foi um dos melhores em relação a estabilidade e consumo de bateria!

  • Rodrigo Garcia Guimaraes

    Estou testando em um iPhone 5 com todos apps que uso diariamente e posso dizer uma coisa: estou positivamente impressionado com a otimização da bateria em modo normal.
    Para se ter uma ideia 3 horas ouvindo Spotify (radio e não playlist, ou seja toda comunicação streaming) e a bateria reduziu 2%. Enquanto no meu iphone 6 (iOS 8.3) caiu quase 10%.

    • JunioR

      Comigo foi diferente, no meu iphone 6 a bateria estava diminuindo mesmo com a tela bloqueada, no trajeto da minha casa até o serviço com tela bloqueada, de 100% foi para 82%, sendo que no IOS 8.3 continuava em 100% já que eu nao estava usando.

      • Lucas Bitencourt Santos

        JunioR após instalar o iOS 9 apague todo o conteúdo e configurações e depois restaure o backup.

        Rogrido fiz um breve teste do sistema no iPhone 5, as animações eram extremamente lerdas no sistema, nos aplicativos ficava normal, percebi também que o sistema ocupava menos RAM!

      • Igor Assad

        Mesma coisa em meu iPhone 6 Plus,bateria sendo sugada enquanto não estou usando

  • Todas essas “novas funções” já existem no Windows Phone. Bacana por parte da Apple querer melhorar o tempo de bateria nos iPhones, esse é sem duvida um dos ponto fraco da Apple, a bateria.
    Que venha o iOS 9.

  • Tiago Pimenta

    É… Minha vontade de poder escolher os ícones que eu gostaria que aparecesse na central de controle ficou para o iOS 10 🙁

  • Gabriel Guimarães

    A bateria dos iphones 6 e 6 plus poderiam ter sido ligeiramente maiores de forma acabar com a protuberância da câmera… Acabaria com dois problemas de uma vez!

    • Star-Lord

      Com certeza!

  • Lu Lu

    Acho que essa função poderia ser ativada automaticamente ao atingir pouca carga restante. Um tema escuro também iria ajudar a reduzir o consumo de energia.

    • Tema escuro? Nada a ver!

      • Star-Lord

        acho que ele quis dizer preto e branco e na verdade até tem essa função nos ajustes, mas acho que não muda muita coisa não.

        • rafaelpz

          É que o Android tem isso no modo de emergência, provavelmente por isso ele comentou. No iPhone, essa função está em Acessibilidade.

      • Eu também gostaria de um Night Mode, manual ou automático. Veja o plugin Eclipse da Cydia.

        • Sim, seria top, mas nao quer dizer q ele seria mais economico em eficiencia energetica…

    • Phillip César

      O Tema escuro so resolveria se realmente obtivesse o desligamento dos pixels, mas não é isso que ocorre quando uma cor preta está sendo mostrada, o backlight continua ligado em qualquer cor. A tonalidade é alcançada pelo mix de cores da paleta, que vem dos pixels…

      Então, tanto faz o tema escuro quanto o claro, teria o mesmo desempenho de bateria. O que a tela poderia fazer para aumentar o rendimento é realmente diminuir seu brilho.

      Falow

      • Você está certo, a tela precisaria ser do tipo OLED pra realmente economizar energia. Porém, evitaria o cansaço nos olhos ao ler de noite em ambientes com pouca luz.

      • Se eu ativar a funcao de tons de cinza vc sabe me dizer se o gasto da bateria vai ser o mesmo? Achei q consumia menos se comparado a tela colorida!

        • João Carlos Dell’Agnolo

          O consumo da bateria vai ser o mesmo.

        • É provável ate ser maior, já que tecnicamente o aparelho teria que processar as imagens frame a frame para transformá-la em tons de cinza.

      • Gustavo Rezende

        Só lembrando que assim não se economiza bateria no iPhone como em dispositivos com telas AMOLED, por essas não terem luz de fundo (backlight), assim cada pixel com a cor preto absoluto (apenas esta e nenhuma outra variação de preto funcionará) é realmente desligado economizando energia.

        Também gosto de temas escuros tanto para leitura noturna quanto para em uso em locais escuros.

    • Guilherme

      A tela teria que ser AMOLED para o tema escuro de fato economizasse energia, já que nesse tipo de tela o preto na verdade é o LED desligado.

  • Bruno Mello

    Nossa, iLex, SENSACIONAL! ”Como já dissemos aqui, a Apple preferiu este ano investir em melhorias do que já se tem, ao invés de adicionar coisas novas. E isso é muito bom, pois mais do que novidades mirabolantes como “abanar as mãos no ar para a tela desbloquear” ou “notificações que aparecem na lateral do aparelho”, o que a gente precisa é de um sistema que funcione bem e melhore nosso dia-a-dia. E parece que este é o objetivo da Apple no momento.” PALMAS, PALMAS, PALMAS

  • Luiz Victor

    Estou ansioso para saber como vai ser, ja estou baixando o Beta 1 para colocar no meu iPad Mini 3, pois no iOS 8 ta complicado a bateria

  • Jonas

    Tirando a parte de não ligar a tela em ligação e notificações, eu ajusto o meu iPhone pra não fazer a maiorias das coisas, que foram sitadas , que aumenta o consumo de bateria. Claro, pra quem não tem muito conhecimento , é uma mão na roda, ajustar o aparelho todo com um botão.

  • Jefferson Soares

    Gostei da solução que resolve o problema do beta “na hora”…kkkkkkkkkkkkk

  • Excelente artigo! Parabéns!

  • Wilan Carlos da Silva

    Gostei da explicação no final sobre o beta, ele realmente consome muita energia pela comunicação que faz com a Apple.

  • Francis

    Muito bom saber da preocupação da Apple com os seus usuários, tal e qual o BDi com os seus leitores.!!

  • Artigo ótimo.
    Trollada excelente! =D

  • Alguem sabe explicar como o beta de um sistema q se propõe a ser a melhoria do q ja existe consegue vir com essa desculpa de gastar mais bateria? Estranho isso hein!

    • Tem uma entrevista recente do John Gruber com o Phil Schiller abordando exatamente esse assunto. Bem interessante.

    • Sua resposta está bem explicada no final do texto.

      O problema são as pessoas que usam o beta sem autorização ou sem serem desenvolvedores, aí não sabem usar e ficam reclamando que o beta não funciona como a versão final.

      • Todas as versoes tem a opcao de diagnostico e uso e enviam dados a apple. As versoes beta por acaso fazem esse envio diferente, pq se for eh de um jeito bem burro pra usar essa desculpa de esse ser o motivo de gastar mais bateria!

        • Eduardo

          Cara, entenda uma coisa. Beta é uma fase muito prematura de desenvolvimento, aonde a maioria das ferramentas não estão finalizadas ou polidas de forma aceitável.

          Entenda a programação como um conjunto de caixas, várias caixas umas dentro das outras. Cada segmento são conjuntos diferentes de caixas aonde as mais internas são funções mais básicas e vitais, e as de fora são funções que dependem das camadas mais internas. Para que o sistema esteja redondo, as caixas “mais de dentro” precisam estar corretamente polidas e fechadas, para que as mais de fora possam estar igualmente polidas e fechadas.

          No Beta, as caixas mais internas, estão inacabadas, justamente porque precisam ser testadas antes de serem “finalizadas, polidas e fechadas”, para que as próximas camadas possam ser corretamente finalizadas também.

          Uma caixa muito interna mal fechada, faz o sistema ficar lento, dando erros aleatórios e sem sentido, assim como vemos muito no Yosemite ou em alguns aspectos do que foi o iOS 7 e um pouco do iOS 8.

          E de fato: se você não é desenvolvedor, e está instalando por traquinagem, recomendo retirá-la do aparelho e colocar uma versão estável para usuário final. Se você mesmo não sendo desenvolvedor, quiser mesmo assim insistir nessa versão BETA, saiba que está infringindo o EULA dessa versão e poderia ter o aparelho bloqueado. Mas se mesmo assim quer insistir nela, pare de reclamar de coisas do cenário Beta, e o aceite como ele é, até estar estável!

          Desculpa é gente usar versão pirata de sistema, e ainda reclamar!

          • E qdo foi q eu disse q eu estou usando versao beta? Ai ai…

          • E qdo foi q eu disse q eu estou usando versao beta? Ai ai…

        • CarlinhosDOWN

          Diego, sugiro você enviar seu currículo à Apple. Tim Cook precisa saber que existe um brasileiro que sabe muito mais que os atuais engenheiros da Apple, assim ela não precisa ficar inventando “desculpas” infantis e será uma empresa muito melhor. O Cook PRECISA descobrir o teu talento!

          • Hahaha, ganhou meu like e o trofeu de resposta mais cínica do dia! Adorei!

          • Jefferson Soares

            Kkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Beta = Teste, ou seja, não está pronto para produção. Gasta mais porque existem bugs pra resolver e serviços que estão sendo testados, e poderão ou não sair na versão final.

          • Tanto beta como versao oficial sempre vao ter bugs. Só q a proposta eh arrumar o ios8 e ai lancam um ios9 com bugs?! Estranho…

            • Rennedy

              O iOS 9 não foi lançado ainda. Estranho é seu comentário.

        • Essa sua dúvida e a observação foram boas, assim como a explicação pra elas.

          • Pois é, o problema aqui é postar uma duvida e ser criticado por “usar um beta e ainda achar q pode reclamar”. E olha q eu nem estou usando o sistema. Mas ai a gente faz uma pgta e a galera ao inves de vir ajudar explicando pra quem nao sabe acha melhor vir criticar como se nao pudessemos falar mal de nada da Apple. Mas blz! Ja percebi q aqui nao eh uma boa fonte pra discussoes serias.

            • João Carlos Dell’Agnolo

              É a mesma coisa que tu querer que um bebê de 6 meses saia andando e falando sozinho. A versão beta é uma versão de testes e desenvolvimento, pouco importa a autonomia da bateria numa versão de testes. O resultado virá logo meu jovem, não se altere, com certeza eles (Apple), não fariam algo para piorar o uso de seus clientes. heheh 😉

            • Ah tah! Usuarios de iphone 4 q bem sabem disso no passado qdo a propria apple alegou q uma das atualizacoes realmente deixou a performance dos aparelhos bem aquem do q ja era!

            • Rennedy

              Não é questão de ser “fonte para discussão séria”. O problema é que você parece fazer questão de que as pessoas concordem com você. A maioria acha que você está errado em querer que um sistema beta venha, de cara, já com as melhorias propostas para o sistema final. É só isso.

            • Diego, em vez de questionar este blog e o espaço de discussão aqui (do tipo “eu sou bom demais e este espaço não me merece”), talvez você devesse ser mais maduro e entender a questão de um âmbito mais amplo.

              Quem nos acompanha há mais tempo já sabe que versões betas são instáveis por definição. Desde o iOS 2 é assim. Quem já está mais acostumado com programação sabe que versões instáveis do sistema consomem mais processamento e, consequentemente, mais bateria. E é para isso mesmo que existem versões beta, para introduzir funções ainda não finalizadas, para ir otimizando com o tempo. Se o sistema já estivesse pronto e estável, não precisaria de versões de teste, concorda?

              Isso já foi explicado bastante aqui. Apesar disso, há sempre aqueles que insistem em culpar a Apple ou chamá-la de burra e de “arranjar desculpas”, como se o problema fosse ela e não os irresponsáveis que usam um beta sem entender as consequências disso.

              Fico triste que você tenha apelado e questionado o nosso blog só porque os outros não pensam como você.

            • Diego, fui analisar todo o papo feito aqui para ver se sua acusação de que “aqui o pessoal não responde uma simples dúvida e só critica” tinha sentido. E é só ler toda a discussão para concluir que você está sendo infantil.

              Você fez uma pergunta sobre o beta, certo? Pois lá em cima o Eduardo lhe deu uma resposta bem completa, explicando as razões do beta ser instável e, teoricamente, respondendo exatamente à pergunta que você fez.
              Você parece não ter lido e ainda respondeu para ele de forma irônica.

              Bem, se as pessoas aqui te respondem e você responde de forma irônica, então talvez não seja o espaço que não seja sério, mas você que não é sério suficiente para este espaço. Nós aqui apreciamos discussões inteligentes e com bons argumentos, com todos dispostos a aprender e mudar de ideia, caso convencidos. Isso se chama discussão madura.

              Se você não está disposto a isso, realmente este não é lugar para você.

    • Jefferson Soares

      A resposta está na observação do artigo.

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Para que a bateria dure mais, a Apple precisa investir no grafeno em vez dos íons de lítio na fabricação das baterias. http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI279327-17770,00-NOVA+BATERIA+DE+CELULAR+PODE+DURAR+ATE+UMA+SEMANA.html

  • Jefferson Soares

    Para que a bateria dure mais, a Apple precisa investir no grafeno em vez dos íons de lítio na fabricação das baterias.

  • Bateria, Bateria, Bateria, Bateria o/

  • Danilo Melo

    Façam a otimização que for, nunca será o suficiente devido ao vicio constante das pessoas de estar checando mensagens, emails, redes sociais… todo o tempo…

  • Fabrício

    Até o iOS 6, tinha um ícone bem legal que indicava carga completa (aquele com símbolo de desplugar). Gostava dele, pois quando o aparelho chegava em 100%, ele ficava um tempo ainda até mostrar carga completa. Do iOS 7 em diante, ele fica com o raio indicando carregando mesmo depois de muito tempo. Daí, você fica sem saber se de fato já chegou em carga plena (modo no qual o dispositivo para automaticamente de carregar). Beta testers, se vocês também sentem falta disso, por favor, reportem isso a eles.

  • Marlon Santos

    “mais do que novidades mirabolantes como “abanar as mãos no ar para a tela desbloquear” ou “notificações que aparecem na lateral do aparelho”, o que a gente precisa é de um sistema que funcione bem e melhore nosso dia-a-dia” adoro essas pequenas alfinetadas em redações do BDI! hahaha

    • Fabrício

      Apesar de, a princípio, arrancar um riso, acho que isto acaba incitando ira e provocação por parte da outra turma. Nas devidas proporções, acaba sendo o que acontece com palestinos e judeus. Cada lado sempre alega que a ação atual é uma retaliação a algo que sofreram. Sei que isto soa hipócrita, mas acho legal qualquer tipo de mudança. Daí, resta ao consumidor achar se é inovador ou útil. Adoro o iOS, mas, se um dia achar que algum outro me atenda melhor, não exitarei em migrar. Parafraseando um comercial que vi, o inconformismo é que muda o mundo.

      • Danilo

        A Apple aos poucos trás para o IOS tudo que os outros tem de bom,só que eles fazem com que quando lançam seja algo normal ou desnecessário ai eles lançam e tratam como mirabolante..ou não lembra da tela maior que 4 pol ser algo inconcebível?Esta tela da Samsung curvada nas bordas se fosse lançada pela Apple seria o lançamento do milênio.

        • Eu entendo a utilidade de uma tela de 4 polegadas.
          Mas talvez nunca entenda a utilidade de uma tela curva.

          Para mim, a principal diferença entre a Apple e a concorrência é que a primeira só adota algo que seja REALMENTE útil e melhore a vida do usuário. Tela curva só por ser curva, não tem sentido pra mim.

          • Fabrício

            Como conceito é válido, mas, na minha opinião, a tela curva no atual estágio está mais ligado ao design do que a funcionalidade. Todavia, acho que teremos benefícios quando as telas dobráveis chegarem. Opa, se bem que já estamos nos desviando bastante do tópico inicial, rsrsrs. Então, que venham as baterias super top top da TESLA, e dobráveis, para nossos dispositivos :).

          • Cowboy Up

            Nem tudo precisa ter funcionalidade, tem coisas que são apenas para ser apreciadas pelo belo design, pela aparência fora do comum e sensação de modernidade. Esse foi o erro da Ford no início, que permitiu a GM passar a frente. Criticaram a GM por lançar a novidade de cores nos carros pois sengundo eles isso não tinha funcionalidade alguma, bastando as cores preta e branca. Não sou de apreciar muito os dispositivos da Samsung, porém achei fantástico o belo design do Galaxy S6 Edge e confesso que tirei o chapéu para o feito deles.
            Essa é uma das coisas que aprecio por exemplo na BMW. Existem detalhes no design que não traz utilidade alguma, mas é um dos motivos que nos faz virar a cabeça quando um carro desses passa.

    • Fabrício

      Tecer comentários ácidos à concorrência só geram margem para discussões sem fim. Pior que muitas vezes o que ridicularizamos, acaba virando tendência no futuro. Então, deixem vir as novidades mirabolantes. O consumidor dirá se elas são ou não diferenciais

      • As vezes esquecemos que isso aqui é um blog, que como princípio básico é um lugar parcial, com a opinião do autor influenciando diretamente o post.

        Acho inclusive que o BDI podia usar ainda mais o recurso de opinião, com menos “pudor”. Então eu discordo quanto à alfinetada; se há um espaço para isso esse lugar certamente é um blog! 😉

        • Danilo

          Concordo com você,muita gente esquece de ler no rodapé do blog “Este site não é associado à Apple Inc. nem a nenhuma operadora de telefonia brasileira.” ficam achando que o blog é da Apple e por isso tem que ficar debatendo tudo o que eles postam como se fosse o que a Apple pensa,isso é apenas a opinião deles(donos do blog),você concorda se quiser,se não quiser apenas continue buscando outras formas de obter informações.

      • Fabrício, a resposta do Gui já seria suficiente para justificar nosso texto. Mas vou um pouco além.

        O usuário de Apple sofre no Brasil com uma mídia vendida é totalmente parcial, que prefere SEMPRE falar mal da Apple e seus usuários, sem que possamos nos defender. Para eles, somos todos lunáticos acéfalos que dizem amém a tudo que vem de Cupertino. Além disso, vangloriam novidades inúteis da concorrência (muitas vezes são pagos para isso) como se fossem INOVAÇÕES fantásticas, mas que não servem na prática pra bosta nenhuma. Só perfumaria.
        Como resultado, os usuários de iPhone são obrigados a ficar ouvindo besteiras de quem nunca usou um, de que a “Apple já era”, “não inova mais”, “a concorrência está muito melhor”, “tem que ser muito otário para pagar mais”, tudo baseado no resto da mídia vendida. E não adianta argumentar que o Touch ID é uma das melhores inovações no mundo mobile nos últimos tempos, ou que a união sistema/hardware faz com que não seja necessário um processador de 8 núcleos para rodar melhor. Se a mídia falou que os outros inovam mais, então “provavelmente é verdade”.

        Então, sempre que tivermos oportunidade de falar contra esta “mediocridade mediática” que vemos por aí, faremos. Porque se ficássemos quietos perante este tipo de coisa, não estaríamos cumprindo nossa missão de ser um porto seguro para usuários Apple, em uma internet em que se você defende a maçã, é massacrado.

        • Fabrício

          Entendo perfeitamente este ponto de vista e realmente os comentários das empresas e usuários concorrentes são terríveis. De fato, muito do que é divulgado por aí são matérias compradas com o intuito de denigrir os produtos da Apple. Também é verdade que nós usuários de iPhone acabamos sendo rotulados tal como você descreveu. Exemplo: Ah, seu aparelho parou no tempo! Só tira fotos em 8MP, enquanto o meu tira em 20MP (como se resolução fosse o fator preponderante de qualidade). Entretanto, no meu ponto de vista, não precisamos respondê-los na mesma moeda. Quem ataca, já espera pelo revide. Quando o revide não acontece, isto causa bem mais estrago psicológico no agressor. Bom, mas isto é apenas minha opinião. Acho este blog referência nacional e meus sinceros parabéns à todos vocês!

          • Victor Zavecz

            Particularmente, não acredito que o BDI esteja respondendo “na mesma moeda”. Fazer isso seria falar de todas as novidades do iPhone como revolucionárias, como um Tecmundo da vida faz da Samsung, por exemplo. Se for pesquisar as matérias da época do lançamento do S4 e seus infinitos sensores e matérias de 1, 1 ano e meio depois, você verá como o Tecmundo enalteceu esses sensores da Samsung no primeiro momento e como disse que eram desnecessários no segundo. Eu acompanho o BDI há quase 5 anos e nunca vi esse portal enaltecer desnecessariamente uma novidade que viesse no iPhone ou desmerecer alguma novidade realmente boa que viesse no Android.
            Apesar das poucas matérias que esse Blog publica, posso dizer que grande parte dela são de grande valia não só ao público que gosta da Apple, mas ao que gosta de tecnologia móvel no geral.

            Abraço!

        • Literalmente massacrado. O mais interessante é notar que a corja que patrulha os comentários de outros blogs de tecnologia e adora falar mal da Apple, do BDI e do iLex adoram vir aqui para ler as matérias e os posts… Mas neste lugar ou eles ficam quietinhos ou medem as palavras.

  • Lucas Bitencourt Santos

    Em resumo eles melhoraram a autonomia da bateria, colocaram vários pontos importantes que a concorrência já tinha e que muitos cobravam, melhoraram o espaço ocupado pelo sistema, mas esqueceram de uma unica coisa, uma limpeza de cachê dentro do aparelho, após um tempo utilizando aplicativos como Facebook, Instagram, Spotify, etc. O cachê guardado por aplicativos do tipo é gigantesco, o que custa uma função que limite o tempo que esses cachês ficarão no dispositivo ou até mesmo a eliminação total deles?

    • Cara, tá aí uma coisa que me incomoda. Os desenvolvedores têm a opção de salvar arquivos numa pasta permanente (“documents”) ou no cache, mas o sistema ainda deixa a desejar na questão de limpeza de cache. Quando a memória tá cheia, o sistema avisa espaço insuficiente 300 vezes antes de começar a limpar alguns apps. :/

    • Rennedy

      AMEM. pqp. Isso é imoral e eu espero que seja estupidez minha por não saber limpar isso. Uso o PhoneClean no Mac (não é mais compatível com a atual versão do iOS) e ele, a cada 15 dias, remove mais de 2gb de besteira do meu iPhone.

  • Luan

    Por padrão, o mínimo de tempo para o bloqueio da tela é 1 minuto, deve ter uma opção para no mínimo 15 segundos. Acho que assim já economizaria muito mais bateria.

    • Nossa, já imaginou o inferno que seria usar um celular com a tela desligando a cada 15 segundos? Ler email, sites, esperar algo conectar… Impossível!

      Particularmente eu nem uso o bloqueio automático. Deixo na opção “nunca” (bloquear), assim tenho 100% de controle. Isso também é bom pra eliminar o vício de largar o iPhone com a tela ligada e esperar que ele mesmo desligue, o que na minha opinião ajuda mais poupar. 😉

  • Marccus Phillipe

    melhor que o texto final, não há.

  • Guilherme Matsuo

    AHAHA REALEMNTE O BETA IOS9 TA COM MUITA FOME DE BATERIA, APENSAR DE SER BETA!

  • Netto Santana

    Mas pra fazer isso teria que ser retirado o botão home físico, eu acho que ta bom assim

  • Bryan Uhlig

    To usando versão beta aqui no meu 4s e realmente muitos bugs, erros no safari boot toda hora no aparelho , e como citou a matéria a bateria indo embora.

  • Sei que o post é sobre a bateria, mas deu pra reparar que todo o iOS está com a fonte San Francisco, do Apple Watch, no lugar da Helvetica. É oficial isso? Não lembro de ter visto uma confirmação.

    • Henrique Imperial

      Sim, tem no post das novidades

    • Pedro Lanas

      Não que eu não tenha gostado da San Francisco, mas ainda acho a fonte Helvetica mais bonita e elegante. Pelo jeito, a Maçã quer ter uma fonte própria, criada por ela, assim como o Google fez em seus apps e no sistema Android. A fonte Helvetica não foi criada pela Apple e já deve existir há quase 40 anos. (Agora fiquei curioso para saber a idade exata dessa fonte, mas lembro-me dela quando criança, em materiais impressos, no começo dos anos 80.)

  • RogerioFilho

    Em breve veremos se a teoria é verdadeira…

  • Fgo Fgo

    Tenho o 6 e pra mim o grande vilão é o sinal de dados bosta da Claro. Só pra comprovar, trabalho num prédio de cinco andares. Nosso setor era no 3º andar, e a bateria do cel durava muito. Tipo, carregava de manhã cedo e só precisava carregar depois do almoço no outro dia. Agora estamos no 1o andar e a bateria não chega até as 19h. A prova disso é que no wi-fi ele dura horrores, tipo uns 3 dias sem precisar recarregar.

    • Julian Domeneghini

      o 3G da claro é muito ruim. Tu habilita e começa a usar e de tão fraco que o sinal é, a bateria começa a descer.

  • Pedro Lanas

    Eu li na Revista Veja uma reportagem interessante sobre novas tecnologias para baterias, entre elas o Grafeno. O material é o favorito para compor as baterias da próxima geração. Elas podem ser recarregadas 10.000 vezes sem perder o desempenho, duram dez vezes mais do que as de íons de lítio e ainda por cima podem ser completamente carregadas em apenas dez minutos. Só não são adotadas em escala industrial ainda pois sua produção é caríssima. Atualmente só é produzida de forma experimental, em laboratórios.

    • Jefferson Soares

      Baterias com a mesma espessura de hoje, porém durando muito mais. Esse é o futuro.

    • Victor Zavecz

      Se bem me lembro, houve uma matéria que li “por aí” que a Apple havia patenteado um sistema de baterias de hidrogênio, com 10x mais capacidade de bateria com tempo de recarga 10x menor. Isso deve ter um ou dois anos… Creio ser até melhor que o uso do grafeno, mas não sei a que ponto isso seria comercial e financeiramente viável.

      Segue o link se quiser ler!
      https://tecnoblog.net/86652/apple-patente-baterias-hidrogenio/

  • Danilo Requena

    Essa função poderia estar disponível na central de controle, pois as vezes vc pode colocar pra carregar e continuar mexendo no iPhone sem nada estar desligado, ou melhor, essa função ser desligada automaticamente quando o iPhone estiver conectado a energia.

  • Factur

    O iphone poderia vir com um dínamo de acessório, os mais antigos vão lembrar daqueles colocados em bicicletas, acredito que só a opção de controle Power Mode, já é um avanço nos “imexíveis” ios.

  • caiqe

    geral tem o problema do iphone desligar quando a bateria mal chega a zerar completamente? no começo ela desligava só quando zerava, agora baixou de 20% pode desligar a qualquer momento, sera qe com esse modo ou essa melhoria ela vai voltar ao normal?

    • JunioR

      Pode levar em uma assistência que vão trocar a bateria.

    • Dã Levy Araújo

      Eu estava com esse problema no 8.4 beta 3, era chegar em 30% que nem podia ligar a lanterna que o iPhone desligava do nada. Com esse Modo de puxa energia chego aos 1% sem nenhum desligamento inesperado.

    • Gustavo Rezende

      Se seu iPhone for velho e/ou se já molhou bem provável que só resolva trocando a bateria, passei por isso com meus iPhones 4 e 5 e minha namorada também. Acabei trocando a bateria do meu 5 por conta disto e do da minha namorada conseguimos no programa de recall da Apple.
      Sobre o que o Dã Levy Araújo falou, eu fazia ajustes manualmente e o sistema consumia até zero porcento também quando eu desligava tudo que podia: Wi-Fi, Dados Celulares, GPS, brilho no mínimo, isto ocorre porquê quando a bateria já está ruim assim, ela não consegue fornecer a quantidade de energia requerida com todos estes recursos ligados e desliga subitamente, então reduzindo o consumo o restante de carga da bateria consegue alimentar o aparelho por mais algum tempo até seu esgotamento completo.

  • Guilherme

    Respeito a duração da bateria o iPhone faz muito bem, quem não faz é o usuário. Sempre consigo manter a carga o suficiente para o dia inteiro, é só saber administrar o celular (coisa que aprendi com o Android, que realmente possuía problemas de bateria). Desligar notificações desnecessárias, fechar aplicativos fora de uso, limpar a central de notificações são apenas algumas das coisas que podem contribuir pra a duração da bateria e que não vão afetar no uso do celular.

    • caiqe

      concordo com o “Respeito a duração da bateria o iPhone faz muito bem” e discordo do resto, pq a bateria do iphone parou de evoluir, e é minha unica grande reclamação, durante manha e tarde, uso pouco, só whats e bem as vzs pq a internet do serviço n é la essas coisas, nem manda foto, porem curto tudo ativado( notificações, gps, backup em segundo plano e etc) e nao faz sentido durar no máximo 5 horas, devia pelo menos umas 10 horas, entendo que com os celulares ficando mais fino a bateria sofre, mas ta na hora ja da apple melhorar isso, os celulares de todos amigos meus da um banho na minha, e nao é de uma hora a mais usando e sim o dobro que eu uso sem carregar, pra minha durar o dia todo, acho qe só se eu ficar usando no modo aviao

  • Vitor Ikarugi

    É ridículo atribuir um número novo de sistema operacional em uma atualização parcial ou melhoria de sistema. Eles deveriam mudar o segundo número, no formato iOS 8.X

    • ou fazer igua ao chrome q a cada melhoria muda o numero e ja está na versão 723648

  • Henrique Martinez

    Alguem Sabe se mudou algo nas opções de reduzir movimento?

  • John Diego

    Galera q está com problema de Bateria no iOS 9 Beta 1

    meu relato

    fui dormi 00h e a bateria estava em 100%

    acordei as 7h e a bateria estava em 10% resumo, em stand-by comeu toda a bateria, e isso ia ao longo do dia, tinha q carregar umas 3x por dia

    ai fiz outro teste, como o Beta fica mandando relatório a todo momento para a apple, por isso a bateria é sugada

    outro teste

    fui dormi 00h e a bateria estava em 100% (desliguei o Wifi)

    acordei e o celular estava com 80% da bateria

    resumo, se o wifi tiver ligado acredito q ele fica com uma conexao direto com a Apple e no 4G/3G ele manda relatórios de hora em hora por isso dura mais

    • E é assim, crianças, que se faz ciência ;).

    • Rennedy

      Estou usando o beta é não percebo isso. Fui dormir às 22h com 56% de bateria. Acordei às 7:30 com um pouco mais de 40%, isso com a Wi-Fi ligada. Não tenho percebido um gasto maior de bateria, a autonomia continua ruim (meu aparelho é antigo) como sempre. Vale ressaltar que não restaurei backup ao instalar o iOS 9, configurei como aparelho novo.

      • John Diego

        no meu iPhone 6 eu dormia com 100% da bateria e acordava com ele em 20%, já com o iOS 8.3 a bateria do meu iPhone 6 ele dura quase 48h

  • Eu carreguei meu 5S na última noite e antes de dormir coloquei no modo avião, lá pelas 00h. Acordei as 07 da manhã e ainda estava em 100%. A durabilidade da bateria, claro, depende muito de como você utiliza o aparelho. Não dá pra querer que ele dure o dia inteiro se você não o tira da mão em momento algum e o aparelho é um festival de notificações tempo todo. Passo o dia mexendo no meu e carrego duas vezes ao dia.

  • Jefferson Soares

    Tem tantas reclamações aqui sobre a duração da bateria, que começo a pensar que a Apple deveria restringir totalmente o uso de betas somente à desenvolvedores.
    O pessoal baixa o sistema inacabado e aberto à alterações e melhorias, mas não sabe que esta versão não é para o uso do dia a dia porque não é a final.

    Quero ler opiniões e não esse mimimi infantil de pessoas que sequer sabem para quê servem os betas.

  • “Nem tudo precisa ter funcionalidade, tem coisas que são apenas para ser apreciadas pelo belo design”
    A sua frase não é necessariamente uma verdade, é apenas a sua opinião. E eu discordo dela. Enfaticamente, ainda mais no mundo da tecnologia.

    Sou mais a opinião de um carinha aí, que infelizmente já morreu:
    “Design não é apenas o que parece. Design é como a coisa toda funciona”.

    Quem está certo? Não sei. São apenas nossas opiniões que divergem, não é mesmo? 🙂

    • Gustavo Rezende

      Também penso assim, como fiz na frase que é atribuída a ele:
      “Design é função, não forma” (Steve Jobs)

  • ah lógico Apple, ao invés de fazer uma bateria com tecnologia melhor é mais fácil desligar as funções e chamar isso de melhoria de desempenho… #fracasso

    • Não existe atualmente tecnologia melhor de baterias, pelo menos não comercialmente viável. A Apple só tinha duas opções: ou otimizava o sistema, ou aumentava o tamanho físico da bateria. Ela preferiu a primeira opção, eu optaria pelas duas :/.

      E sim, Low Power Mode é otimização, a Samsung tem o seu, a Sony fez e a Motorola foi atrás também. Esse é o grande gargalo atual dos devices…

      • o problema é anunciar isso como evolução no novo sistema… como se 1h ou 3h a mais a troco de menos funções fosse o mais inteligente q conseguissem propor como solução para esse problema… ainda mais a apple q se diz tanto prezar pela experiência do usuário…

  • CDelm_

    bateria é uma coisa difícil de discutir, porque cada pessoa tem um uso… tenho um amigo que tem um iPhone 5C, e ele não fica jogando, ouvindo música ou usando muitos apps, por ser o estilo dele, e a bateria dele dura dias… se perguntar pra ele, com certeza ele está satisfeito… já tem pessoas que usam direto e a bateria não chega ao final do dia… são dois extremos e o negócio é ficar no meio termo… e acho que a Apple consegue o meio termo perfeitamente…

  • Alex iPilot

    Com o perdão do OFF… Não há outra maneira de comentar sem utilizar o Disqus??? Ele é bloqueado na minha empresa e nem os campos, nem os comentários já escritos aparecem… 🙁 Senão amanhã já estarei novamente excluido por 5 semanas!!!

    • Será que não é possível utilizar uma conta do Facebook ou algo similar?

      • Alex iPilot

        Só pude responder agora porque estou de volta em casa… Não, não é possível… Toda a parte dos comentários (incluindo os campos de login) nem aparece no site do Blog… Obrigado!

  • Hades666

    Apple…..eu não quero modos de desligar funções, nem botões para poupar isso ou aquilo, não quero ter que desligar minha tela…..para de diminuir o aparelho. Quero uma bateria maior, capacidade maior, entendeu!? Ou esta difícil?!

  • A Apple já está “investindo” no grafeno, faz tempo, e várias outras empresas também.

  • Rodrigo Tavares

    Apple, pague milhões e compre as baterias da LG.

  • Pedro Henrique

    Sinceramente nenhuma novidade. Pegou elementos da concorrência e colocou no ios. Gostei mais da ironia no final do texto em relação a Samsung e a Motorola. Com relação a Samsung até tudo bem, agora com relação a motorola e suas notificações dinâmicas é nadar contra a maré pois reconhecidamente é uma das formas mais inteligentes e eficazes de se obter notificações sem gastar tanta energia.
    E a tela edge da Samsung também é interessante, apesar de menos eficaz, apesar dela não servir apenas para notificações hoje em dia.
    Acho que a Apple está indo pelo lado certo. Otimizar seu software para gastar menos ao invés de fazer uma bateria com função celular como é o moto Maxx que ainda por ser mal otimizado tem uma autonomia muito menor do que se espera de uma bateria de 3800mha.

  • Isso me lembra minha época de colégio, em que eu e um colega queríamos participar da feira de ciências construindo um pequeno Zeppelin de hidrogênio. Ao contarmos a ideia ao nosso professor, ele levou um susto e nos proibiu, pois na verdade estaríamos é criando uma bomba de hidrogênio altamente explosiva.

    Bem legal a Apple estar estudando maneiras de criar uma boa bateria com isso (e é óbvio que eles tem muito mais condições para isso que eu tinha no colegial), mas o resultado precisa ser algo totalmente seguro para o usuário, senão teríamos escândalos absurdos com baterias de iPhone que explodiram casas.

    • Victor Zavecz

      Concordo contigo iLex, mencionei essa informação apenas a título de conhecimento – apesar de acreditar que, assim como outras patentes “mirabolantes” que a Apple tem, esse projeto sequer verá a luz do dia.
      Com relação a segurança do processo, com certeza a Apple não lançaria milhões de mini-bombas de hidrogênio no mercado. kkkkkkk

  • Antonio Frederico

    Mas a Apple precisa parar de “capar”o sistema pra fazer de conta que aumentou a capacidade da bateria.

    Não custava nada aumentar a espessura do aparelho um pouquinho e dar mais bateria ao aparelho. Resolveria até a bizarra e saliente camera saltada pra fora.

    Se continuar assim, logo logo a tela do “modo de pouca energia” nos levara a seguinte tela:

    +—————————-+
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    | |
    | C:>_ |
    +—————————-+

  • Rubens Mateus Padoveze

    Como faz para ele ativar sempre que chegue nos 20%? O meu fica no bolso, não adianta muito ter que pedir minha autorização para ativar ele…