iPadNotícias

Existe um teclado maior escondido no iOS 9

O desenvolvedor Steven Troughton-Smith (que já entrevistamos aqui) está sempre revirando os códigos dos novos sistemas, para ver o que consegue descobrir. E o que ele achou desta vez poderia ser a confirmação de que a Apple está mesmo pensando em lançar um iPad ainda maior.

Ele descobriu que o teclado do iPad, quando usado “em telas maiores”, mostra mais teclas, como o TAB e uma fileira superior com caracteres diversos. A questão é que, hoje, não existe nenhuma tela maior que a do iPad que rode iOS, o que faz muitos acreditarem que esta parte do código estaria preparando terreno para um tablet maior, que muitos chamam de iPad Pro.

teclado Pro

O rumor do suposto iPad Pro já circula há um bom tempo, com alguns tendo afirmado que ele seria lançado ainda no ano passado. Trata-se de um iPad com tela ainda maior (cerca de 12 polegadas) destinado a profissionais.

Hoje, grande parte dos aplicativos realmente profissionais (que tratam de vídeo, imagem, renderização 3D) só rodam em computadores e, apesar de apps de iOS serem de grande ajuda, há coisas que ainda só podem ser feitas no PC. Por isso, ainda não vemos muito sentido em um iPad maior que não rode estes aplicativos. Mesmo assim, a descoberta de um teclado expandido incorporado ao sistema parece ser um grande indício de que a Apple está pelo menos testando o iOS em dispositivos com telas maiores.

Como indícios não são provas, teremos que esperar até que a Apple decida nos revelar seus planos futuros para, só então, ter certeza de algo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares

    Então eles estão escondendo algum lançamento, hein… Interessante.

    • Mateus Miranda

      Estão escondendo muitos!

    • Mas o que é curioso é a “ingenuidade” de deixar isso no código… a muito tempo que se descobre evidências concretas interpretando os códigos, impossível eles serem tão negligentes com segredos estratégicos.

      Me parece que se aparece no código do beta, é pq já é fato consumado e não se tem mais nada a esconder, só falta formalizarem um um anuncio/keynote explicitamente.

      • Jefferson Soares

        Penso que a vontade da Apple é esconder isso, porém o nível dos hackers/desenvolvedores do mundo exterior é o mesmo dos programadores da Apple.

        • Falasse uma coisa interessante. Nunca me aprofundei em como essas informações vazam.

          O código do iOS é open source ?? Como tantas linhas de códigos aparece aberto ? Engenharia reversa ? Apenas parte das bibliotecas estas abertas ?

          Algum desenvolvedor pode explicar ? 🙂

          Me parece que não é necessário esforços de quebra de código para ter acesso a essas funções.

          • Open source? Longe disso. Não sou hacker, quem poderia te informar como são feitas essas descobertas são os próprios. Mas sou desenvolvedor.

            Nada é aberto. E sim é necessário muito esforço pra ter acesso a funções. Mas pelo que entendi da matéria ele não abriu código nenhum nem fez nada miraculoso, só emulou o iOS numa tela maior que a de um iPad convencional e ao fazer isso o teclado exibiu novas teclas.

            • Exato, forcei a barra no open source 🙂

              Realmente deu pra perceber que esse cara descobriu na força bruta, tentativa e erro.

            • Lucas Ramos

              Não estou com o Xcode agora. Se der, tenta aí usar o Simulador de “Resizable iPad” e teste um iPad maior, para ver se muda alguma coisa.

            • Não tenho Xcode aqui também, rs. O que eu tinha era via máquina virtual, mas faz um tempinho haha

      • A divisão de tela no iPad tinha sido descoberta no ano passado, ainda no iOS 8. Mas o sistema nunca chegou a disponibilizar a função que só veremos no iOS 9.
        Às vezes demora um pouco mais.

        • Larissa Gama

          iLex, pretendo comprar o iPhone 4S, mas não sei se vale a pena, mesmo com a afirmação da Apple de que o iOs 9 irá contemplá-lo. Compro ou não compro? rs

          • velociround

            Bom, teoricamente você vai ter mais esse ano de atualizações, mas em Setembro do ano que vem já não vai ter mais… se você não se importar com isso (e em comprar um aparelho lançado vários anos atrás), vá em frente.

            Se você quiser manter o aparelho por mais tempo recebendo atualizações, escolha o 5S, ou se estiver com pouco dinheiro, o iPhone 5c com 16GB (o 5c de 8GB eu só recomendo para pessoas que não usam jogos (ou no máximo 1 jogo) e têm internet ilimitada para usar todos os serviços de internet que poupam espaço interno do celular, como minha namorada)

            • Larissa Gama

              Obrigada pela resposta, Velociround! (:

            • Larissa Gama

              Perguntei mais por conta da novidade do iOs 9 ser compatível com o iPhone 4s (e iPad 2), embora com funcionalidades reduzidas. Mas, ainda não vi nenhum review sobre isso, se o iOs9 é fluido no 4S (ou se trava). Não imagino, por exemplo, que as multitarefas seriam feitas na telinha desse smartphone…Sabe. Eu, particularmente, não me incomodo com a tela pequena do 4S, pelo contrário: não costumo andar com bolsa, gosto de por smartphone no bolso da calça, gosto da mobilidade que uma tela pequena traz! E se eu preciso ver algo em tela grande, tenho meu iPad (estou sempre com ele, escrevo textos nele, video-aula, etc, trabalho de empresa, etc) que supre essa necessidade minha de tela maior. Minha preocupação é só com a questão de ter o iOs atualizado… (;

              Mesmo que smartphone com tela 4.7 seja um padrão atualmente de “tela ideal”, não acho que seja uma unaminidade, pois tela pequena não deixou de ter suas vantagens! (e desvantagem tanto tela grande qto pequena tem).

  • Vitor Hugo

    Boatos que seria o novo i7Plus, rumores.

  • Se a Apple estivesse apenas testando o iOS com telas maiores eu acho que ela teria uma versão interna do sistema para fazer esses testes. Esse teclado já no beta do iOS 9 me parece preparação para lançar um dispositivo novo no fim do ano.

    • velociround

      Gente, isso não quer dizer nada. É simples: dá trabalho demais (e aumenta significativamente a chance de ter ainda mais bugs) ficar tirando e colocando código nos betas. Além disso, a Apple também testa os betas e recebe feedback dos desenvolvedores, e é importante que toda as mudanças que ela fez já estejam no build para saber se elas afetaram o sistema ou não.

      É importante ressaltar, também, que os betas fazem parte do contrato de NDA (Non-disclosure agreement) que você assina ao ser um desenvolvedor; nele, dentre outras coisas, está escrito que você somente pode divulgar coisas ao público que a Apple já divulgou; quaisquer coisas encontradas no acesso antecipado que não tenha sido divulgado pela Apple não pode ser divulgada, com possibilidade da perda permanente dos privilégios de desenvolvedor.

      • Obrigado pelo esclarecimento. Então nesse caso, o desenvolvedor que encontrou esse teclado maior e divulgou se enquadra nesse trecho do contrato de desenvolvedor?

        • velociround

          Bom, a Apple falou de novidades no teclado do iOS 9 aproveitando melhor o espaço, mas não falou sobre teclados ainda maiores para telas maiores que as que já existem, então ele poderia ser enquadrado na regra sim. Quem poderia decidir isso é a Apple mesmo… Embora eu ache difícil ela sequer saber que ele divulgou essa foto, ou mesmo decidir banir ele por causa disso.

          Uma curiosidade interessante do WWDC desse ano é que a Apple deu uma palestra chamada “Como desenvolver aplicativos para produtos que não existem ainda”. Esse teclado provavelmente (não verifiquei) deve ter sido apresentado lá, ou no mínimo ter sido desenvolvido com essa finalidade… O que reforça que ter um teclado maior no iOS não significa muita coisa sobre os planos da Apple. O Xcode permite que você simule os aplicativos em tamanhos totalmente arbitrários tipo 900×900 (quadrado!), 1000×320 (super widescreen), etc.

  • Jonas Manoel

    ILex sabe me dizer como funciona troca de iPhone na apple store

    • Jefferson Soares

      Está na garantia?

      • Jonas Manoel

        Esta sim Jeferson sabe quanto eu pago quero trocar um 6 de 128Gb por um 6 Plus 128 preto ambos da mesma cor

        • Jefferson Soares

          Aqui no Brasil eles não têm esse procedimento, apenas trocam em caso de defeito que não pode ser reparado.

          Existem lojas que fazem isso, mas eu não recomendo, pois eles oferecem muito pouco pelo seu aparelho.

          Recomendo que anuncie no OLX ou no MercadoLivre, assim conseguirá um valor bem maior na venda e poderá completar na compra de um novo pela internet (que é mais barato).

          Boa sorte!

  • Alessandro Demarche Martins

    Poderia ser a possibilidade de rodar o iOS no Mac?

    • Ronald Miranda

      o mac ja roda iOS …..

      • velociround

        Uau. Estou presenciando desinformação em seu auge.

        O OS X roda um núcleo compatível com UNIX, e o iOS utiliza o mesmo núcleo, mas com os frameworks totalmente adaptados para aparelhos móveis.

        São sistemas diferentes, mas se forçar a barra daria para dizer que “o iOS roda OS X em sua base”. Só que o OS X veio antes então acho que seria forçar a barra demais dizer o contrário.

        A menos que você esteja se referindo ao iOS simulador, que é um programa que faz parte do Xcode e vem com o OS X, então sim, o Mac roda o iOS nativamente, só que sem a App Store e outras coisas não é tão útil quanto o iPhone ou iPad para usuários comuns, embora seja útil suficiente para nós desenvolvedores.

        • Ronald Miranda

          Estou falando do Xcode mesmo… eu também sou desenvolvedor 😀

  • Jayme Prado

    Acho que não pode ser só um teste se foi compilado no iOS 9, pra mim isso é praticamente uma confirmação do iPad Pro, quando vi o Split no iPad Air 2 já me pareceu um grandíssimo indício, agora então…

    • velociround

      A Apple apresentou uma palestra chamada algo parecido com “como desenvolver aplicativos para produtos que não existem”, e esse teclado provavelmente (não confirmei) faz parte dessa atualização.

      Interpretar isso como confirmação de um “iPad Pro” é forçar a barra… Pode ser qualquer coisa

  • Ainda não consigo entender a vantagem de um iPad maior. Pelo menos se ele tiver as mesmas funções do iPad atual.
    Pra mudar alguma coisa a Apple teria que trazer programas de OS X pro iPad. Mai ai ia ficar igual a Microsoft tentando colocar programas de Windows em tablets, e bem, não deu muito certo…

    • Pedro Henrique

      Surface está vendendo muito bem. Não tanto quanto um iPad obvio, mas só quem compra pra saber que bela máquina é essa. Troquei meu iPad por um Surface 2 (em breve comprarei o 3) e só estou esperando a Apple lançar esse Pro que tenha recursos de Mac. Pois por enquanto, não troco meu Surface por nada!

  • Diógenes Magnus

    opa! Ta ae um motivo pra mim pensar em trocar meu guerreiro iPad 3 🙂

    • [2]
      Não só guerreiro, mas limited edition

    • Lucas Ramos

      Trocar não trocarei. Em dias frios ele serve como ótimo aquecedor portátil.
      Mas pode ser que compre outro.

  • Gabriel

    Ta, nice, agora CADE RÁDIO FM NO IPHONE >..<

    • Felipe

      Agora que a Apple criou uma radio online que dá dinheiro pra ela mesma, duvido que um dia vamos ver rádio no iPhone.

    • Vinicius Alves

      Tá aí uma coisa que todo mundo fala, mas que eu nunca senti falta no iPhone.

  • Diego Mota

    Pois é

  • Lauro

    Por falar em iOS 9, não sei se alguém já disse isso aqui no blog, mas esse primeiro beta, no iPhone 6, está provocando travamento do iTunes quando sincroniza e a partir daí continua travado toda vez que conecta o iPhone no iTunes. Observei que o travamento acontece quando sincroniza o app Busca.

  • Bem, precisa mais do que uma tela maior e melhor RAM pra “substituir” o que um iPad de 9,7 faz, na minha opinião… Acho que a Apple deveria se esforçar pra melhorar ainda mais os atuais iPads, do que colocar mais um na linha. Ao menos teremos o iOS 9 com a bem-vinda multi-tarefa “real”.