CuriosidadesiOS

Confira outras novidades que virão no futuro iOS 9 para iPhone e iPad

Depois de nossa extensa lista de novidades do iOS 9 (a qual muitos de vocês gostaram), está na hora de adicionarmos outras descobertas que não tínhamos ainda comentado. Afinal, são tantos detalhes novos que a todo momento vamos encontrando mais coisas novas. É claro que tudo o que aparecer aqui será adicionado àquela lista, que servirá como um grande resumo de nossas descobertas. :)

Vamos a elas!

→ Plug-ins de áudio

Os profissionais ou os amadores da música irão adorar esta novidade. O iOS 9 permitirá o uso de plug-ins de áudio, do mesmo tipo usado nos programas de áudio do computador. Será possível, por exemplo, adicionar instrumentos virtuais no GarageBand ou ferramentas de filtro e distorção. Até então, os músicos tinham que contar com soluções bem limitadas disponíveis no jailbreak. Agora, tudo será 100% incorporado ao sistema nativo.

→ Modo Leitor aprimorado

Quando você está visitando um site no iPhone ou iPad, você pode ativar o Visualizador de Leitura, que permite focar apenas no texto, sem distrações. No iOS 9, você poderá escolher o tamanho da letra, a cor de fundo e até a fonte que prefere ler a página. (dica do Rafael)

iOS9_leitor

→ Seleção de fotos

Muitos de vocês já devem ter percebido como é chato termos que selecionar um grupo de fotos no aplicativo nativo do iOS, obrigando-nos a selecionar uma por uma. No iOS 9 será possível selecionar várias, apenas arrastando o dedo por cima. Muito prático.

iOS 9 Seleção de fotos

→ Senhas em sites

Com o iOS 9, o gerenciamento das senhas do iCloud ficará muito melhor. Ao acessar um site, você poderá selecionar todas as senhas gravadas e não apenas aquelas relacionadas ao site, como é hoje. Isso facilita muito a vida do usuário.

iOS9_senhas

→ Senhas mais protegidas

Ainda falando de senhas do Safari, para acessá-las agora será necessário usar o Touch ID em dispositivos que possuam o sensor de digitais, garantindo que apenas o proprietário terá acesso à elas.

iOS9_senhas

→ Apps nativos

Mais dois aplicativos da Apple virarão nativos, sem precisar instalá-los: o Buscar Meu iPhone e o Amigos já virão com o sistema, sem poder apagá-los.

iOS9_amigos

→ Pastas nas Notas

O aplicativo Notas, além de todas as novidades que ganhou, também permitirá criar grupos de notas, que poderão ser divididos por assunto. Também haverá uma pasta chamada “Apagado Recentemente”, que mostrará, como o nome diz, todas as notas que você apagou.

ios9_notas

→ Atalhos de contatos

O iOS 8 incluiu atalhos para seus contatos mais frequentes na tela de troca de aplicativos. Estes atalhos agora foram para as sugestões da Siri, ao puxar a tela Inicial para a direita, perto do campo de busca. E o legal é que estes atalhos não fazem abrir os contatos para depois ligar ou mandar mensagens; é possível já fazer a ligação direto do atalho, sem perda de tempo.

iOS 9 buscas

→ Busca nos Ajustes

Você poderá buscar palavras nos Ajustes para encontrar mais rapidamente o que você procura.

iOS9_ajustes1

→ Fotos dos contatos no iMessage do iPhone 6

Na lista de mensagens, os usuários do iPhone 6 Plus sempre conseguiram visualizar fotos dos contatos. No iOS 9, quem tem um iPhone 6 (ou futuros) também poderá ter esta facilidade visual.

iOS9_iMessage1

→ Possibilidade de desligar a vibração do iPhone

Já é possível desligar a vibração do iPhone quando ele toca (Ajustes > Som), mas em outras situações (como em um jogo ou em alertas de terremoto) não há uma opção no sistema para desabilitar totalmente as vibrações. No iOS 9 esta opção existirá, no menu de Acessibilidade.

iOS9_vibracao

→ Desligar o “Sacudir para cancelar”

Provavelmente você deve saber que, quando está escrevendo algo no iPhone ou iPad e erra alguma coisa, dá para sacudir o aparelho para desfazer a ação. Aparentemente há quem não goste disso e a Apple resolveu disponibilizar uma opção para desligar esta função. É bom ter opções.

→ Widget de bateria

Se você tem um Apple Watch, deixou ele na mesa carregando e quer saber como está o nível de carga dele, será possível ver na Central de Notificações, através de um widget. Disponível apenas no iPhone.

iOS9_bateria

→ Widget do Buscar Meus Amigos

Você poderá ver por onde anda seus amigos ou familiares registrados no aplicativo Buscar Meus Amigos diretamente na Central de Notificações, sem precisar abrir o app.

→ Resolução dos vídeos

Você poderá configurar a resolução dos vídeos em suas filmagens com o iPhone. Não é sempre que precisamos de qualidade total, principalmente quando estamos com pouco espaço no aparelho.

iOS9_video

→ App Saúde na horizontal

Os gráficos do aplicativo Saúde poderão ser vistos em formato maior ao virar o iPhone na horizontal.

iOS9_saude

→ Busca em sites

Você sabe como buscar palavras dentro de um site no Safari do iPhone ou iPad? Pois é, isso não é muito intuitivo, e é por isso que agora a função virou um item do menu de compartilhamento, assim como a versão para computador do site.

iOS9_desktop

→ Nomes fonéticos

Esta não é exatamente uma novidade do iOS 9, pois já existia a possibilidade de incluir nos contatos a pronúncia fonética de um nome, para que a Siri nos entenda quando falamos (tente aí: Contato > Adicionar Campo). A diferença é que a opção ficará mais evidente no novo sistema.

iOS9_fonetico

→ Enviar mais de 5 fotos por email

Sabe a velha limitação que permitia você apenas compartilhar 5 fotos por email? Agora acabou de vez. Você poderá selecionar quantas fotos quiser para serem enviadas, tudo de uma vez só.

iOS9_fotosmail

→ Mail Drop para arquivos grandes

Enviar arquivos grandes por email nem sempre funciona, geralmente por limitações dos próprios serviços. A Apple criou uma solução para isso no Mac ano passado, chamada Mail Drop, em que o arquivo anexado fica armazenado no iCloud e você só precisa enviar o link para o remetente. Esta funcionalidade agora virá para o iOS 9. O arquivo poderá conter até 5GB, não ocupará seu espaço no iCloud e ficará disponível para baixar durante 30 dias. Você poderá ter diversos anexos no iCloud, com o limite máximo de 1TB.


Daqui uma ou duas semanas, a Apple deverá apresentar um segundo beta com melhorias e, possivelmente, mais algumas novidades. E é claro que ficaremos de olho para trazer para vocês todos os detalhes deste sistema que deverá chegar ao grande público somente em setembro. A atual versão de testes ainda não está completamente estável e apresenta grandes problemas de consumo de bateria, o que é de se esperar de uma versão beta. Por isso, o Blog do iPhone [mark]não recomenda[/mark] que usuários instalem esta versão em seus dispositivos principais, pois ele pode ocasionar problemas.

Confira outras novidades do iOS 9 neste link.

Botão Voltar ao topo