AppleNotícias

Apple pretende ter editores humanos para escolher as notícias do novo app News

Uma das novidades do iOS 9 que foram anunciadas na semana passada durante a abertura da WWDC foi um aplicativo feito especialmente para apresentar notícias de interesse do usuário, em um formato muito bem apresentável, quase como uma revista digital. Não comentamos muito sobre isso porque, a princípio, o serviço só ficará disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália e provavelmente nem aparecerá por enquanto para usuários que falam português.

Pois uma vaga de emprego sugere que a escolha das notícias será feita por uma equipe de pessoas e não de forma aleatória, como acontece hoje em dia com aplicativos de feeds.

Muitos sugeriram que o novo serviço da Apple era muito similar ao Flipboard, um agregador de notícias que usa feeds RSS para apresentar o conteúdo que é de interesse do usuário. O “problema” desta seleção automática pelo feed é que pode acontecer de você acabar lendo notícias repetidas quando vários sites resolvem falar do mesmo assunto (algo bem comum hoje em dia).

jobNews

Seguindo esta lógica, é até interessante saber que a Apple irá preparar uma equipe de editores que selecionarão manualmente as notícias, para que chegue mais qualidade às mãos dos usuários. Afinal, é isso que queremos, não?

O problema é que a teoria é linda, mas a prática ainda é duvidosa. Se formos analisar tudo isso com mais profundidade, na verdade teremos algo que pode ser perigoso. Como será esta escolha de notícias? Será que se alguém falar de jailbreak, a Apple irá deixar passar? E se for um review dizendo que um dispositivo da concorrência é melhor que o iPhone, será que esta informação aparecerá no app News?

São dúvidas genuínas e ao mesmo tempo preocupantes. Se é bem verdade que uma escolha manual de notícias pode melhorar e muito a qualidade de informação que recebemos, por outro lado ter um intermediário entre os usuários e os sites pode dar margem à censura de informação e um filtro que pode ser regulado segundo os interesses de quem controla isso.

É cedo ainda para afirmar qualquer coisa. Pode ser que esta equipe de editores seja apenas para preparar os canais especiais, que receberão um formato diferente, estilo revista digital, enquanto outros poderão ser visualizados sem filtros. A Apple mesmo já disse que está em contato com jornais, blogs e revistas para criar conteúdo especial para o seu aplicativo.

Newsapp2

Ninguém ainda sabe dos detalhes e teremos que esperar o serviço entrar no ar em setembro para sabermos melhor como irá funcionar.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Levi Pinheiro

    Foi umas das coisas que mais gostei… Confesso que estava com esperança de ser lançado tbm em português, mas se for depender de uma equipe e não só de escolhas automáticas, podemos esperar até 2017 para ter esse serviço aqui no Brasil

  • Jefferson Soares

    Não tendo propaganda do cogumelo do sol e tekpix está bom.

    • Danilo

      Pô cara,mas a Tekpix é a câmera mais vendida do Brasil …

      • Jefferson Soares

        “Agora vamos falar de coisa boa?”

  • Gustavo Henrique

    Quando será que sai o Beta 2 do iOS 9?
    Está meio bugada essa versão ! Claro é só um beta ! Mas está bem ruim

  • Luiz Assis

    Nao me conformo da banca sair é muito legal ver uma pasta de revista do que os quadradinhos dos Apps. Era um diferencial.

    • Anderson Campos

      Pô, nem fala…

    • Luiz Assis
    • Diego Azevedo

      Eu já não vejo a hora de chutar esse app para fora do meu iPhone. No iPad eu até vejo sentido, mas deveria ser um app baixável, como o iBooks era quando foi lançado (e que nunca deveria ter virado app nativo).

      Já cansei de apps que eu nunca uso, como o Podcasts, Tips, Apple Watch (qua ainda tem outro app invisível instalado)… ocupando memória. Se eu quiser eu baixo o app, não quero ele ocupando espaço caso contrário.

      • Luiz Assis

        Uai cara o iBooks antes de virar nativo com certeza foi testado pelos leitores que procuram mais leitora de ePub do que livros normais. Achei ótimo tbm! Alias uso todos os dois aplicativos tanto no iPhone tanto no iPad. Enquanto uns que gostam outros não. E infelizmente ela está retirando o bancas e colocando o news que por enquanto terá restrição de localidade.

        • Diego Azevedo

          Luiz: Sim, o iBooks é um ótimo app. Mas deveria ser uma escolha minha tê-lo ou não no meu celular ou tablet. Eu não uso ele no celular, mas ele continua lá ocupando memória. O mesmo acontece com vários outros. Eu mesmo uso o Stocks, mas sou o único do meu círculo social que o faz. Esses aplicativos deveriam TODOS serem baixáveis, e não nativos, justamente porque uns gostam/usam e outros não. Quem quiser, baixa =)

          Para mim, o fato dela retirar o Banca é algo bom. O fato dela colocar o News é ruim. E vou continuar torcendo para que a Apple mude de postura e passe a colocar menos apps nativos, ao invés de mais.

          • Luiz Assis

            Claro cara. Te entendo perfeitamente. Pra mim o aplicativo lembretes é uma merda perto de outros como o 2Do.

            Mas vc acha que a Apple não vai vender o próprio peixe? Ou ser falada por aí que ela não oferece nada no iPhone ou então obrigando as pessoas a baixar os aplicativos para acabar com os dados do cliente.

            O fato é que ela não quer perder pra concorrência. É um sonho de consumo pra qualquer um poder escolher o que quer no telefone. Mas se ela der essa autonomia para o cliente el vai sair perdendo.

            Do mesmo modo o app de streaming integrado à música. Vc acha que se ela colocasse como app para baixarem as pessoas não escolherias a concorrência. E é exatamente o que ela quer evitar.

            • Diego Azevedo

              A postura devia ser de oferecer o melhor app de todos, com melhor integração com o software e o hardware que eles mesmos fazem. Eles tem a faca e o queijo na mão para agradar a maioria dos usuários.

              Quando você compra um Mac, a App Store já sugere baixar a suite office deles, deveria ser assim com os apps menos relevantes do iPhone. Ou que já viessem instalados, mas com a opção de remover =)

  • Felipe

    E os apps que ficavam na banca? Vao deixar de existir? A Apple faz umas cagadas as vezes, pra que trocar a banca por esse app de noticias? Sinceramente… E eu duvido que uma noticia falando mal do app “News” vá aparecer nele por essa equipe humana, a imparcialidade é muito difícil, pra escolher noticias pra um app então, é quase impossível.

    • Heri Andrade

      ficarao em uma pasta assim como vc cria pasta e enche de seus aplicativos como por exemplo, social, dai vem, insta,face etc.

  • Mateus Miranda

    Alguém pode me dar uma explicação rápida do que é esse tal *feed rss*? nunca entendi bem

    • Salun Marvin

      Rapidamente: quando um site, ou blog, ou whatever tem um feed RSS, toda vez que ele é atualizado, você fica sabendo se assina essa lista. Vamos supor, você tem um agregador de feeds, cadastra seus feeds lá. Toda vez que algum for atualizado, você fica sabendo. É bem simples mesmo.

      • Mateus Miranda

        Vou tentar me informar melhor. O Blog do iPhone tem? É muito chato ficar olhando várias vezes por dia pra ver se postaram alguma notícia nos sites que acompanho.

  • Thiago

    Achei esse app bem tosco.
    Acho que acabar com a banca e deixar os apps de revistas soltos novamente um regresso, já que a ideia da banca é muito boa.
    (Mas convenhamos que a banca nunca funcionou como deveria. Até hoje minha iThing nunca baixou sozinha, e a configuração está toda ok).

  • Hades666

    Posso falar o que eu faria nesse caso: “puxar o assado para meu braseiro”, como dizemos aqui no sul… 😛

  • Rob Simões 

    O que eu não consigo entender é porque só vai estar disponível para Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

    Não me importa que o conteúdo seja somente em inglês. Na verdade até me agrada. Eu quero MUITO ter acesso a isso. Meu inglês é fluente, eu já leio mais os sites internacionais do que os nacionais, pois salvo raríssimas exceções, como este blog por exemplo, os sites de notícia brasileiros são péssimos.

    Se eu pude usar a Siri por quatro anos em inglês me deixe ter acesso a esse app de notícias Apple, mesmo que ele venha desabilitado por padrão.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Não consegue entender? É porque um percentual muito baixo de brasileiros é master-understand no inglês como você, destes que acha os sites brasileiros quase todos uma bosta e prefere as notícias do Namíbia do que as locais.

      Got it?

      • Rob Simões 

        Cara, na boa, deixa de ser babaca. Se no próprio ecossistema da Apple eu posso comprar revistas em inglês, livros em inglês, e até mesmo usar a Siri e o sistema em inglês, e até mesmo teremos uma rádio global em inglês transmitindo para o mundo todo, não faz nenhum sentido não poder usar esse app em inglês, mesmo porque todo o conteúdo dele está disponível na internet em inglês pra quem quiser ver. Se não tem em português, deixe desabilitado por padrão, pronto, mas dê opção a quem quer usar em inglês no Brasil ter o direito de fazer isso, mesmo porque existem estrangeiros por aqui que também gostariam de acompanhar.

        Entendeu ou quer que eu desenhe?

    • Larissa Motta

      Penso igal a você, Rob. Meu inglês é básico (indo para o intermediário, ainda), mas justamente por isso pratico a leitura no idioma p/aprender mais (:

      E, de fato, os sites internacionais são melhores! No Brasil, referência para mim, é Blog do iPhone, MacMagazine e Loop Infinito. O resto é amador…

  • Diego Mota

    Será que eu vou aposentar o Feedly?

  • Rob Simões 

    Bem lembrado. Pra quem quer aprender ou aprimorar o inglês o conteúdo de qualidade e bem diagramado desse app News será uma excelente ajuda.

    • Larissa Gama

      Com certeza! Aumenta vocabulário, ajuda na escrita também. Mas, pra mim, para ajudar mesmo no meu aprendizado, eu gostaria que criassem um app que ensinasse pronúncia. Será que existe?