Notícias

Falha em software de iPads de pilotos causou atrasos em voos da American Airlines ontem

Lembram quando a America Airlines anunciou com orgulho que tinha se livrado de vários quilos de papel graças à adoção do iPad no cockpit? Várias outras companhias adotaram o tablet da Apple como substituto de pesados manuais e documentos de voo, facilitando muito a vida dos pilotos.

Mas ontem aconteceu pela primeira vez um inconveniente causado pela adoção desta tecnologia: graças a um problema no software da AA usado nos iPads, dezenas de voos tiveram sua decolagem atrasada.

Ninguém diz exatamente o que aconteceu, mas ao que tudo indica, o problema ocorreu no software técnico instalado nos iPads, que tinha recebido uma atualização na semana passada. Como isso, o iPad de vários pilotos e co-pilotos ficaram bloqueados em uma tela branca, sem funcionar, momentos antes da decolagem, obrigando a voltar a um lugar com cobertura Wi-Fi para conseguir resolver o bug. Isto fez diversos voos da companhia atrasarem.

Não se sabe se outros casos do tipo já aconteceram antes, mas isso serve para nos fazer pensar o quanto é seguro depender exclusivamente de um suporte eletrônico para todos os documentos de voo. Ao mesmo tempo, se a FAA aprovou depois de longos e rígidos testes, pode ser que este caso isolado ainda não represente um perigo real à segurança de voo.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo Freitas

    Oi iLex, li a matéria e assim como muitas outras, trazem muitas informações bacanas para nós.
    Só existe um erro por conta do corretor ortográfico: No segundo parágrafo está escrito “adoçando”, creio que seria “adoção”..

    Abraço.

    • Puxa vida, o #mailditoCorretor agora ataca no Mac também!!!

      Obrigado pelo toque, Marcelo! 🙂

      • Marcelo Freitas

        Hahahah, acontece nas melhores famílias 😉
        Parabéns pelo Blog!

      • Também tem um “como isso”, ao invés de “com isso”! 😉

  • steang

    Tudo o que é demais, passa. Já diziam os antigos.

  • velociround

    Isso não é culpa da Apple, e sim da própria American Airlines e dos desenvolvedores da AA! Eles é quem fizeram o software, e foram eles quem falharam ao não realizar os testes de seu próprio aplicativo sem uma conexão de internet para ver como se comportava.

    Tudo isso teria sido resolvido se eles simplesmente testassem o aplicativo no modo avião (oh, ironia) antes de lançar a atualização.

    • Rodrigo Vieira

      Cara, a discussão não é essa.

      • velociround

        Embora o artigo não tenha culpado a Apple ou o iPad, ele também não deixou claro que não foi culpa deles; esse é meu primeiro comentário no blog do iPhone então não sei como costuma ser aqui, mas nos outros sites que visito essa vertente sempre surge, então para evitar esse tipo de desinformação nos comentários, como desenvolvedor iOS / OS X, já expliquei logo.

        Eu acho isso importante porque se a população começa a se sentir insegura com essas inovações tecnológicas, pode vir um juiz conservador (“pra quê trocar 4kg de papéis por 400g de tecnologia? estava funcionando antes, voltem a carregar aquela papelada toda”) lançar uma sentença que a companhia não vai mais poder usar iPads ou algo do tipo, e isso fere as inovações futuras. Não estou pensando “ah mas o artigo não disse isso”, estou pensando “é importante que essa informação seja dita para que não hajam efeitos colaterais”.

        E não me digam que não há precedente ou que juízes não fazem isso, porque existe sim: um juiz de não lembro qual estado já tinha mandado bloquear o WhatsApp…

        • A bola da vez foi o Uber. Um juiz proferiu uma decisão que beneficia a máfia dos taxistas, mandou a Apple e o Google retirarem o app da loja online.

          • Felipe

            Sinceramente, eu acho errado o Uber. A lei diz que só credenciados pela prefeitura podem realizar esse tipo de transporte, e recentemente teve um vídeo de um dos “motoristas” do Uber que apareceu em um vídeo com uma arma ameaçando os taxistas que pegassem os clientes “dele”…

            • A lei é difícil de discutir. Mas posso te adiantar que boa parte também é fruto de portarias e outras normas menores. No mais eu discordo completamente de você. Táxi no Brasil é uma máfia institucionalizada, é comum diversos táxis trafegando com a mesma licença, o serviço é ruim, o preço é caro. Não existe serviço de shuttle no Brasil por causa dos taxistas.

              Lei 12468/2011 , art 5º “Art. 5o São deveres dos profissionais taxistas:
              I – atender ao cliente com presteza e polidez;
              II – trajar-se adequadamente para a função;
              III – manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene;
              IV – manter em dia a documentação do veículo exigida pelas autoridades competentes;”

              Raramente eu encontro táxi que obedece aos 4 enunciados desse artigo.

              Você está individualizando uma conduta para desmerecer um serviço no qual geralmente se é atendido por uma pessoa com qualificação, bom equipamento, bem trajada e educada. Quando você escolhe o motorista, você sabe a qualificação dele, quem ele é. E na corrida não existem surpresas, você não precisa se estressar pra saber se ele vai tentar te passar a perna. Você já usou Uber? Enfim, certamente o Uber vai ter que ter uma forte inserção institucional para lubrificar a asquerosa legislação e portarias envolvidas com esse tipo de transporte.

              E se eu estivesse errado, os taxistas não precisariam apelar para a Justiça pra tentar “ganhar no grito” uma escolha natural dos brasileiros que já estão descobrindo o Uber e estão fartos desse nosso atual serviço de táxi. Cada povo tem o táxi que merece?

            • Felipe

              Onde você mora? Porque aqui no RJ o estranhamento ocorre justamente quando eu encontro um taxi que não respeite uma dessas normas (normalmente sujo), a prefeitura inclusive está obrigando os taxistas a trocar de carro pra renovar a licença (não sei qual o ano mínimo do carro), por aqui não tenho muitas reclamações sobre o serviço de taxi.

            • Sinceramente acho o Ubber bem errado. Independente de termos taxista desrespeitando a lei, as pessoas com o Ubber são isentas de quaisquer responsabilidade legal, não têm que pagar os impostos que os taxistas pagam e etc.

              É uma ideia genial? Sem dúvida. Mas é uma concorrência desleal com quem tem que ter um carro licenciado para trabalhar, pagar imposto, etc. Se a lei é justa ou não, se é seguida ou não, são outros quinhentos. Isso devemos cobrar do governo. Punir os trabalhadores com uma concorrência desleal é bastante injusto ao meu ver.

            • Na questão tributária você está completamente equivocado. Ao meu ver quem é punida é a população com um serviço de transporte precário, e ainda temos que defender a incompetência de quem não aguenta a concorrência. Isso é típico de um Estado Paternalista e patrimonialista.

            • Fique tranquilo! Entendi bem o seu ponto, fair enough! Você está certo quando diz que o serviço de táxi é precário muitas vezes, e acho que isso tem como principal culpado a fiscalização frouxa. Mas é baseado apenas numa conclusão lógica minha. Em todo caso, concordo que toda concorrência é benéfica! E como realmente não sei mais sobre essas questões legais, não vou me alongar para não falar bobagens! 😉

          • Henrique Imperial

            O que seria esse Uber? To por fora!

            Valeu

            • Basicamente é o nome de um app, que oferece uma espécie de serviço de carona remunerada, onde o utilizador do serviço paga diretamente a empresa, que também se chama Uber, que repassa uma parcela do valor ao motorista. O serviço assemelha-se com um transporte executivo, e tem um patamar de classe, mas com preços razoáveis. A empresa atua em diversos países, mas no Brasil, infelizmente, em poucas cidades, Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. O usuário pode escolher o motorista, pelo seu background, veículo e reviews, assim como o motorista pode escolher aceitar ou não a corrida. O grande diferencial é o alto padrão de qualidade, que compete com as tarifas cobradas pelos taxistas, aproximadamente. Dá de 10 a 0 em um táxi convencional, e sem quaisquer aborrecimentos, desconfortos ou desconfianças. No último ofereceram até latinha pequena de coca zero. Cortesia aos primeiros passageiros do dia. 😉 Caso viaje para alguma das cidades atendidas, pegue um código promocional e experimente, nunca mais vai querer táxi. (Nossa, eu devia estar recebendo pra isso… )

            • Henrique Imperial

              Valeu pelo esclarecimento Krika!

              Parece bacana, mas por nunca ter usado, apesar de estarem falando bem, dá uma certa insegurança pra usar pela primeira vez! Mas quando tiver oportunidade, usarei!

            • Sempre às ordens Henrique!

            • Neto Herrera

              Moro em Miami EUA e aqui funciona muito bem o Uber. Todos estão muito satisfeitos com o app. Parabéns pela explicação é concordo plenamente com você. Tomara que o Uber pegue no Brasil todo. Pq além de facilitar muito para todos, ainda gera emprego!

        • KB

          Excelente artigo, e excelente comentário e tréplica. É por isto que curto muito o Blog do iPhone, sempre agregando. Valeu pessoal.

        • Rodrigo Vieira

          De fato, ninguém disso que a culpa era da Apple, mas parece que o pessoal só se importa com isso, parece que não leram o real motivo do debate “a dependência de meios digitais/eletrônicos”.

          Acho que eu não critiquei o comentário em si, mas sim a cultura que nós temos de querer achar um culpado em tudo.

          E concordo plenamente quando os juízes realmente estão vivendo outro vindo além do nosso.

      • Concordo, independente do modelo do Tablet, se dependem dele pra plano de vôo ou qualquer coisa do tipo, imagine que a bateria pife ou que a tela queime… problemas podem acontecer… quanto a isso, os livros nao falham!

    • Daniel Alencar

      Já deixando claro que em nenhum momento foi dito que a culpa foi da Apple do iPad ou do iOS…. Realmente devem ter faltado alguns testes antes de liberarem a atualização do aplicativo. Tudo para evitar transtornos como esses.

  • Ajustes

    Esqueceram de ativar o modo avião!

    • Zerou a internet por hoje.

    • Felipe Fonseca

      Parabéns amigo, #winner

    • Felipe Borges

      The piada has been planted!

    • JanjaBoy

      O real, não o virtual!!:P

    • Thiago Racca

      achievement unlocked

  • Apertem os cintos, a tela sumiu I (música dos anos 80 / 90 tocando ao fundo)… Editado: que piada horrível!!!

    • Murilo Herrmann

      péssima, kkkkkk

  • Jefferson Soares

    Prevejo festa dos coreanos com esta notícia.

    • Mubarak Nunes Machado

      Fato!

  • Problemas técnicos acontecem, embora pareça mais difícil, os documentos em papel também podem dar problema. Acredito que se usado com cuidado e da maneira correta o uso da tecnologia pode trazer vários benefícios além de evitar o desperdício de papel.

    • Lucas

      Além do fato dos papéis causarem um aumento de peso, os mesmos são atualizados mensalmente. E não atualiza o bloco inteiro… É do tipo, remova tais páginas e insira tais páginas. A chance de alguém se confundir e fazer a substituição errada é maior do que o iPad falhar em voo! 😉

  • McKoe

    Não, pera, os manuais impressos não estão a bordo para uma emergência? Então não é para facilitar, é só para economizar combustível?

  • Onus e bonus…. Da proxima os técnico de TI vão prestar mais atenção no detalhe do WiFi… não foi falha dos dispositivos, isso ficou claro!

  • Daniel Alencar

    Hahahaha software buga SEMPRE depois de alguma atualização… AH A TECNOLOGIA…. Ao invés de corrigir alguma coisa buga outra, sempre assim… Quem mexe com isso sabe muito bem do que estou falando! É muito imprevisível… Os pilotos podiam ter os livros na cabine para uma emergência, não? Tem lugar pra deixar? Hehe

  • Celso Pimentel

    Em se tratando de avião essa notícia é séria e espanta clientes, ninguém quer saber se foi erro do desenvolvedor, da Apple, etc… existe um problema lá.

  • Microsoft anuncia que seus tablets são imunes a esse tipo de problema, visto que ninguém usa mesmo…

  • Hades666

    Lembrem-me…. nunca usar essa companhia ou alguma que use iPads 😛

  • Arley Martins

    Virou noticia pq era Ipad. Se fosse tablet zé da esquina teria passado em branco. Outra coisa, erro humano sempre terá.

  • Logrett

    Não existe “piloto e co-piloto”, ou é “comandante ou co-piloto” ou “pilotos”, todo comandante é piloto, e todo co-piloto é piloto também, a diferença está apenas na função.

  • Rob Simões 

    Enquanto isso os sites de tecnologia caça-cliques explorando essa notícia como se fosse culpa da Apple.