Notícias

Falha em software de iPads de pilotos causou atrasos em voos da American Airlines ontem

Lembram quando a America Airlines anunciou com orgulho que tinha se livrado de vários quilos de papel graças à adoção do iPad no cockpit? Várias outras companhias adotaram o tablet da Apple como substituto de pesados manuais e documentos de voo, facilitando muito a vida dos pilotos.

Mas ontem aconteceu pela primeira vez um inconveniente causado pela adoção desta tecnologia: graças a um problema no software da AA usado nos iPads, dezenas de voos tiveram sua decolagem atrasada.

Ninguém diz exatamente o que aconteceu, mas ao que tudo indica, o problema ocorreu no software técnico instalado nos iPads, que tinha recebido uma atualização na semana passada. Como isso, o iPad de vários pilotos e co-pilotos ficaram bloqueados em uma tela branca, sem funcionar, momentos antes da decolagem, obrigando a voltar a um lugar com cobertura Wi-Fi para conseguir resolver o bug. Isto fez diversos voos da companhia atrasarem.

Não se sabe se outros casos do tipo já aconteceram antes, mas isso serve para nos fazer pensar o quanto é seguro depender exclusivamente de um suporte eletrônico para todos os documentos de voo. Ao mesmo tempo, se a FAA aprovou depois de longos e rígidos testes, pode ser que este caso isolado ainda não represente um perigo real à segurança de voo.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo