AplicativosNotícias

Aplicativo do YouTube deixará de funcionar no iOS 6 e em Apple TVs antigas

Se você é daqueles que têm um iPhone, iPod touch ou iPad antigo que não roda o iOS 7 (ou escolheu ficar em algum iOS anterior por causa do skeumorfismo), saiba que seu aplicativo do YouTube deixará de funcionar. Isso também atingirá a primeira e segunda geração da Apple TV, além de algumas Smart TVs e dispositivos fabricados antes de 2013.

A informação pode ser vista em uma página de suporte do YouTube, além de um vídeo nos próprios dispositivos, mostrando uma mensagem em diversas línguas.

youtube old

O motivo disso é que o Google está mudando sua API, incluindo funções mais modernas (leia-se: anúncios publicitários), que ficam difíceis de implementar em sistemas que não podem mais ser atualizados.

Pais e mães que costumam colocar vídeos para crianças assistirem em Apple TVs de gerações passadas, serão fortemente prejudicados. Já quem possui dispositivos com iOS antigo, poderá ainda acessar o serviço pelo endereço m.youtube.com. Ainda será possível usar o AirPlay para jogar o YouTube do dispositivo para a Apple TV.

A mudança deve começar já nos próximos dias.

Uma Apple TV de terceira geração está custando cerca de R$359,10 atualmente. A grande questão são os boatos, desde o ano passado, de que ela deverá receber uma grande atualização, com diversas novidades. O problema é esperar por algo que não se sabe QUANDO e SE virá. Outra solução para quem precisa muito do YouTube na televisão seria um Chromecast, mais barato, que faz este tipo de serviço específico, mas aí você não teria diversas outras interatividades com o iOS.

Foto: Ariel Zambelich/Wired

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Dan

    Nessa de não saber se comprava ou não, comprei ano passado, e não fico mais sem minha Apple TV 🙂

    Para nova geração, seria ótimo funcionar como console de jogos e roteador wi-fi… e deve chegar logo, WWDC tá aí!

  • Henrique Barros

    Eu não uso pra nada a apple tv. Comprei achando que iria jogar com ipad e tv, dps de 1 mes comprei o ps4 e ela ficou pra lá…

    • Luiz Fernando Ferreira

      kkkkkkkkkk

    • Diego Schulz

      Quer vender?! E qto hehe

    • Danilo

      Até hoje único produto da Apple que não me gerou nenhum interesse foi esse.

    • João Galdino

      Também comprei e não vi utilidade. Uma boa SmartTV faz quase a mesma coisa (para o meu propósito) e ter um aparelho de mais de R$ 300 para apenas espelhar meus iDevices é um tanto quanto caro e desnecessário. Vendi na mesma semana que comprei.

    • Robinho Simões 

      Já eu uso tanto que não consigo viver sem, e estou pensando seriamente em cancelar minha SKY por causa dela, e me segurando para não comprar mais.

      • Kaka Freitas

        Olá Robinho.

        Poderia explicar como assim cancelar Sky, vejo as pessoas falando em cancelar a TV a Cabo (eu adoraria poder escolher qual canal comprar e que fosse através da Apple), mas por exemplo, tenho uma filha, ela adora os canais Nick, Warner, etc…. (pcte infantil), gosto dos canais Discovery Channel, Universal, os filmes TCP, Cult, ….

        Através dos Telecines, posso acessar o Telecine Play, os canais Globosat Play, devido a ser assinante… se cancelar….

        No caso, você está querendo dizer que só assiste Netflix (uma pena os lançamentos de filmes não estar disponível mais rápido… por isso que ainda não assinei…. )

        Também não vejo a hora de poder funcionar como console e utilizar um controle para jogar…

        Obrigada se você ou alguém puder explicar, ainda não sei muito bem como tirar 100% da minha Apple TV (mas adoro, levo onde não tem assinatura de TV e conecto através da minha conta).

        • Robinho Simões 

          Olha, é difícil responder isso sem escrever um texto gigantesco, mas o fato é que o sistema de distribuição de conteúdo atual das TVs principalmente no Brasil é extremamente antiquado e vai morrer mais cedo ou mais tarde. Pra filmes o Netflix e os lançamentos recentes da iTunes Store suprem todas as minhas necessidades, tornando desnecessário um Telecine da vida por exemplo. Canais como Qello e Vevo suprem com folga e variedade os canais de música. Outros canais de vídeo como YouTube, Vimeo e Dailymotion, possuem conteúdo que nem mesmo existe na TV paga. Conteúdo infantil tem de sobra em uma seção exclusiva do Netflix. E pra quem gosta de esportes tem ainda o canal Esporte Interativo que a SKY não possui ainda e que passa até mesmo a Champions League.

          Claro, ainda falta um canal de notícias como o Band News ou o Globo News, além de canais de documentários como um History ou um Discovery, ou até mais esporte nacional, mas essa teimosa causada principalmente pelo monopólio das Organizações Globo está com os dias contados, pois se eles não quiserem se adaptar aos tempos modernos, não verão mais a cor do meu dinheiro.

          Nos Estados Unidos não há esse problema, pois lá temos além da Netflix com um conteúdo muito superior ao brasileiro, temos também HULU Plus, HBO GO, HBO NOW, ESPN, ABC, FOX NOW, FX NOW, CNBC, CBF, CNN, ABC NEWS, PBS, PBS Kids, Disney Channel, Disney XD, Disney Junior, A&E, History, Sky News, The Weather Channel, Tennis Channel, WWE Network, UFC TV, MLB.TV, NFL Now, NBA, MLS, entre vários outros. Ou seja, filmes, séries, documentários, notícias, esportes, infantis, além de uma iTunes Store completa onde eu posso assistir inclusive séries conforme forem saindo. Basta escolher e assinar o canal que você quer.

          Aqui se eu quiser assistir UFC, além de assinar uma TV paga com centenas de canais que não uso, tenho que assinar o Canal Combate, pagando mais uma fortuna. Se eu quiser assistir ao futebol brasileiro, tenho que assinar o PFC. É um saco isso. Na Apple TV americana, posso assinar o esporte que eu quiser, sem depender de assinatura de TV paga, e posso assistir o que quiser quando e onde quiser, mas aqui não pode ser feito nada disso porque a Globo e os caciques do conteúdo brasileiro não permitem.

          Mas mesmo assim ainda vale a pena usar a Apple TV aqui no Brasil. Ela é leve, pequena, consome pouca energia, não precisa ficar ligada o tempo todo. Não exige instalações complicadas, cabos, antenas, pagamento de assistência técnica, pontos adicionais, nada. Posso levar onde eu quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Posso instalar na minha casa de campo ou de praia sem ter que fazer outra assinatura. Posso escolher o que quiser assistir e quando quiser assistir. E além de todo o conteúdo oferecido, ainda tem o AirPlay, que me permite jogar para a TV qualquer coisa do meu iPhone, iPad, ou Mac, inclusive coisas que não possuem canal na Apple TV, como o Spotify ou o próprio canal de conteúdo da Globo que tem aplicativo para iPhone com toda a sua programação. E ainda tem alguns jogos que podem ser jogados usando o iPhone como controle.

          Acho que nem vou esperar a nova Apple TV e cancelar essa SKY logo, afinal a atual já me dá motivos suficientes para isso.

          • Jason Bourne

            NetFlix, Toutube e Spotfy tem na minha SmartTV sem precisar de nenhum equipamento extra. E ainda faço espelhamento do meu tablet LG e do smartphone Lumia diretamente nela.

    • Gustavo Rezende

      Eu uso muito para espelhamento de tela do iPhone, iPad e Mac, depois para Netflix, YouTube e agora TED.

      • Jason Bourne

        Eu faço espelhamento do meu Tablet LG e do meu smartphone Lumia 730 na minha SmartTV sem precisar de nenhum equipamento a mais pra isso.

    • Lucas Ruas

      Btw, o Youtube app no PS4 é bem melhor. Como o PS$ responde bem na conexão WiFi, ele acaba sendo bem mais fluido (inclusive sendo controlado por iDevices).

      • Luciano Espinola

        Como controla PS4 pelo iDevice?? novidade pra mim…

        • Lucas Ruas

          Se o PS4 estiver no mesmo o WiFi que o iDevice, quando utilizar o YouTube, o ícone de compartilhamento estará ativo (da mesma forma que acontece com Smartvs). Em alguns casos ele pode solicitar o pareamento do YouTube app do PS4 com o Youtube App do iDevice.

          • Luciano Espinola

            obrigado!

      • Fgo Fgo

        Cara, o meu ps4 pega muito mal o wifi. Já coloquei até um roteador exclusivo pra isso, mas não adianta. Tenho conexao de 60mb, mas no ps4 pega no máximo 10.

    • Stand_up

      Uso ele sempre para assistir filmes direto do Macbook com legenda usando o player pago Beamer, excelente qualidade de som e imagem.

    • Ricardo Alexandre

      Tem razão,a minha estava encostada,ai resolvi doar pra minha ex poder assistir netlix,já que hoje qualquer tv faz isso,está sem utilidade pra mim.

  • Kareka_almeida

    Eu tenho os dois dispositivos. Apple tv e chromecast. A diferença que pesa e muito, é o controle remoto.

    • Thalisson Braña

      Eu estou numa duvida cruel em qual dos dois comprar.
      Como Chromescast é muito mais barato, pensei em comprar mas fico em dúvida se o device funciona bem utilizando um iPhone, se o app pra iOS funciona de boas e talz

      • Kareka_almeida

        Chromecast + iPhone/iPad = Perfeito. Só que não tem controle remoto. Imagina o mais simples: Você passou batido por uma legenda rápida. Quer voltar um pouco, pra ler novamente. Tem que desbloquear o iPhone, e voltar na barra de progresso. Com o dedo, e sem precisão nenhuma. Agora, imagina com um controle remoto? =D

        • Thalisson Braña

          Muito obrigado pelo feedback!
          Muito útil para me decidir qual device comprar!
          Obrigado pessoal!

        • Jason Bourne

          Meu tablet LG tem controle remoto infravermelho pra qualquer equipamento. Bingo.

      • Costa2012

        Eu comprei um Chromecast há pouquíssimo tempo e ainda não consegui explorá-lo com a devida atenção. Mas comparando com a Apple TV do meu cunhado, me pareceu que eles tem uma diferença essencial: enquanto a Apple TV roda aplicativos instalados nela mesma, como o Netflix, o YouTube e o Crackle, o Chromecast trabalha somente com espelhamento (talvez tecnicamente seja “streaming” e não espelhamento, mas vale a ideia que tô tentando passar!). Ou seja, no Chomecast tu precisas sempre de um device auxiliar, pode ser teu computador, celular ou tablet. Tu rodas o aplicativo no teu device (e todos os controles de reprodução estão nele, como play, pause, legendas, audio) e ele transmite o conteúdo pra TV. É como o Kareka_Almeida falou: Tem que desbloquear o iPhone pra controlar. Já a Apple TV faz tudo isso no controle remoto, sem que tu precises te preocupar em ter um celular ou tablet por perto.
        Na questão do espelhamento do conteúdo do iPhone, ainda não me dediquei, mas já li que o tal Plex faz isso muito bem. Acho que a maior dificuldade seria assistir um filme alugado no iTunes. Mas também já li que dá pra fazer. Vou testar e te aviso.
        O que pode pesar na escolha do Chromecast é a versatilidade para interagir com conteúdos de “fontes alternativas”, tipo o PopCorn Time instalado em um computador com o Windows. Com a Apple TV, acho que tu não vais conseguir isso.
        Boa sorte na escolha!

        • Kareka_almeida

          Perfeito seu comentário. Até tem um app do popcorn pra iOS sem jailbreak(procure no g i z br). Até instalei e está totalmente funcional (com espelhamento/streaming tanto pro chromecast como pra appletv). Mas não usei mais bankline pelo tablet, e mudo minha senha da apple, todo dia. Pelo computador, ou pelo iphone. Como é uma instalação “alternativa” , fico sempre com medo de ter instalado alguma coisa ‘a mais’.
          Outro assunto: Se você quiser um app bom pra assistir filmes e séries baixados via torrent, use o infuse pro. São U$ 9,99, mas é o único com suporte pra som DOLBY e não trava o video NUNCA. Aguenta 1080i fácil. Testei muitos free, mas não aguentam nem 720p. Esse app espelha pros dois dispositivos. Pode passar os vídeos via cabo ou via wifi, facinho.

          • Costa2012

            Eu vi a notícia, mas não fiquei seguro pra instalar o PopCornTime no iOS por essa via alternativa…
            Vou testar sim o Infuse Pro! Abração

  • Sinceramente, EU acho o app do YouTube desnecessário. Prefiro mil vezes acessar o site pelo navegador nativo do iOS, o Safari.

    • Eu uso um app alternativo para acessar o YouTube, o oficial é péssimo

      • Bem ruim mesmo. Outro dia um amigo mostrou que ao bloquear o iPhone, a reprodução do áudio do app YouTube pausava. Tipo, oi? Com navegador não só continua tocando, como é possível avançar ou retroceder faixas.

        • Lipe.·.

          Exatamente. Eu até usava uns apps genéricos de YouTube
          Mas aí descobri que pelo Safari da pra bloquear a tela e fica igual a um player de música se
          Deixar a playlist pronta no YouTube

          • O app que uso funciona com playlist também, acho ele bom como alternativa ao YouTube. Uso ele porque gosto de poder selecionar a qualidade dos vídeos.

            • Sávio Soares

              Qual app você utiliza?

            • Tubex, ele é uma cópia pobre do YouTube, mas funciona bem

            • Letícia Barreto

              Eu uso um muito bom o foxtube pena que é pago.

            • Vou testar esse

  • Pedro Henrique

    Apple TV para ios e chromecast para Android são dispositivos quase essenciais hoje pra quem não tem já uma smartv ou aparelhos que façam as vezes de um. Apple TV ainda mais, pois ele possibilita melhor interação com o conteúdo do idevice.

  • Bruno Castro

    Pois é, ao invés de ficar enfiando anúncios na porcaria do aplicativo deles, eles poderiam melhorar a versão do iOS.
    Ele mais parece uma versão beta, dá mais precária possível. Até a versão web é melhor.
    Para quem não usa vai alguns inconvenientes:

    – Nele, não é possível ouvir o áudio dos vídeos fora do aplicativo, inclusive com ele bloqueado (na minha opinião, é o pior deles);
    – o app trava mais que Real Racing 3 rodando no Galaxy Y;
    – ele ainda não tem a opção para compartilhamento no menu compartilhar do iOS, ou seja, se você quiser mandar o link de um vídeo para alguém você tem que copiar-lo é colar-lo no campo que você quer, e acredite, não é nada fácil;
    – Se você quer ver o vídeo na web, para poder ouvir-lo com a tela bloqueada, por exemplo, esquece, você sempre será redirecionado para o aplicativo, ao menos que você cole a URL 3 vezes, já que, na segunda ele pergunta, Mas se você pede para não abrir, ele não carrega a página, ai você tenta a terceira vez, ai sim, você consegue;
    – Não tem a metade das coisas que o do Android tem ( assim como um outro ai, o único que eu odeio mais que esse YouTube, *cof* WhatsApp *cof*), e falar que isso é porque o iOS é fechado não cola, a versão 8 abriu ele muito, é pouco caso mesmo, querem forçar a troca de SO entre os usuários na base da baixaria;

    Bem, isso é só uma amostra, é só começar a usar o YouTube para ser “agraciado” com muitas mais.

  • Jefferson Soares

    No mês passado eu comprei um adaptador da Sony para a TV da minha mãe para ela ver vídeos direto na TV, mas fiquei surpreso quando instalei e o APP do YouTube não funcionou. Dizia que seria descontinuado em abril/2015.
    Rapidamente eu vendi esse adaptador e com a grana comprei o Chromecast. O aparelho é muito bom!

    Ele é pequeno, mas tem um bom receptor de Wi-Fi. Além disso, é muito fácil controlar os vídeos do YouTube pelo APP dos iDevices.

    Recomendo.

    • Thalisson Braña

      Ele é bom mesmo?

      • Jefferson Soares

        Se você tem um bom sinal de Wi-Fi ele o Chromecast é excelente!

  • André D Palhares

    Deixará não, já deixou de funcionar, pelo menos desde dezembro do ano passado para um cliente que tinha uma AppleTV 2ª gén.

  • Bruno Eduardo

    Se não me engano, no Safari pra Windows não funciona mais.

  • Leonardo Negrisoli

    O meu já não está funcionando –‘
    Não consigo nem fazer login

  • Luiz Assis

    Galera quem tem iPhone saiu a atualização do WhatsApp

    Os iPhones atrasados agora liga por lá.

  • Martin

    Saudades do meu iPhone 4s com ios6, bons tempos.

  • Ok para iOS antigo. Mas AppleTV de segunda geração já é sacanagem.

  • Nicolas Veronezi

    Bom dia….Aproveitando o assunto, quando entro no youtube pela Apple TV aparece a seguinte mensagem: “Youtube não disponível no momento. Tente novamente mais tarde.”
    Alguém pode me ajudar? Já redefini os ajusteis, restaurei, etc. Nada…

  • Victor Lemos

    Material design vindo por ai

  • Evandro Arruda

    Estou precisando de grana, e vendendo a minha por R$ 250. Usei por uns 3 ou 4 meses, na caixa, ainda no plástico, com NF e tudo o que vem na caixa.

  • Leandro de Oliveira

    Olha a foto que o Hades postou no Instagram do IPhone 2G noutra semana, que o YT não estava rodando, fazendo sentido!