Enquetes

[pesquisa] O que vocês acharam da nossa cobertura do Evento da Apple?

evento Apple

Hoje fizemos a cobertura do evento da Apple de uma forma diferente da habitual e gostaríamos de saber a opinião de nossos leitores sobre ela. Ela foi pensada para ser a melhor solução para o nosso público e gostaríamos de saber se a repetimos ou não nos próximos eventos.

Nós temos orgulho em dizer que fomos um dos primeiros blogs no Brasil a realizar coberturas em tempo real de eventos da Apple. Quem nos acompanha há mais tempo deve já ter acompanhado com a gente a tradução em português, em tempo real, de diversos lançamentos, como iPhones, iPads e diversas outras novidades. Depois de um tempo, nosso estilo de cobertura se tornou popular e hoje muitos outros sites seguem o mesmo estilo, com alguns inclusive se “inspirando” em nossa clássica contagem regressiva. É normal se copiar o que se acha bom (Samsung que o diga). 🙂

Com o tempo, todas as coberturas acabaram ficando muito parecidas, praticamente iguais, o que nos fez buscar novas soluções para tentar oferecer sempre o melhor para os nossos leitores. Tentamos, por exemplo, fazer transmissões ao vivo por vídeo, mas rapidamente descobrimos que, apesar de ser divertido, não se mostrava muito eficiente para nossos leitores. Primeiro, porque o atraso da transmissão em relação ao evento da Apple ficava muito grande, obrigando nossos seguidores a receber as notícias bem depois que sites estrangeiros publicavam. Segundo, porque nem todos podem se dar ao luxo de, em um dia de semana, ficar assistindo vídeo no meio da tarde.

Para nós, o que importa é encontrar uma forma eficiente de transmitir as novidades o mais rápido possível, para que vocês estejam informados seja lá onde for: em casa, no trabalho, no ônibus ou na faculdade. Quanto mais firulas fizermos, pior será para quem nos acompanha; nossas transmissões não devem ser centralizadas em nós e sim no nosso leitor. Foi por isso que já no evento de outubro passado tentamos uma nova forma de acompanhar as apresentações: já que a Apple está cada vez mais preocupada em transmitir a apresentação ao vivo, é inútil tentar competir com a fonte original, que é bem mais rápida e precisa.

No evento de agora, repetimos a fórmula, ainda mais organizados: indicamos o vídeo da Apple para que todos acompanhassem o evento. Para aqueles que estavam ocupados e não podiam acompanhar o vídeo, oferecemos uma cobertura pelo Twitter, apenas com os acontecimentos principais que eram apresentados em San Francisco, necessários para manter os leitores bem informados do que aconteciam.

Outra vantagem deste sistema é que nos deu muito mais tempo para prepararmos os artigos sobre as novidades aqui no Blog. Antes mesmo do final da apresentação, algumas novidades já estavam publicadas aqui e várias outras vieram logo depois, cobrindo as principais notícias da tarde. Com isso, pudemos oferecer aos nossos leitores um material muito mais completo e dinâmico, com espaço para se discutir sobre o que foi apresentado, coisa que nem sempre aconteceu no passado.

Alguns estranharam o fato de não termos transmitido o evento ao vivo por texto, mas houve uma razão bem precisa para isso, resultado de uma decisão editorial. Nossa intenção é procurar melhorar ainda mais nossos serviços, levando a você um produto de melhor qualidade. É pensando em você que está nos lendo agora que buscamos sempre soluções que melhorem ainda mais o Blog.

Dito isso, queremos saber a opinião de vocês, pois este feedback é importante para definirmos as próximas coberturas de eventos. Estamos no caminho certo ou devemos voltar com a transmissão em tempo real? A maioria de vocês prefere que façamos vídeos ao vivo ou preferem ter a informação de forma mais simples, mas mais rápida? O que achou da nossa cobertura desta segunda? Qual a sua sugestão para transmissões futuras?

Queremos ouvir vocês, pois é para vocês que nos esforçamos todos os dias. Obrigado a todos que nos acompanham. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafaela

    Não vai ter matéria sobre o Macbook?

  • Rodrigo Bolsoni

    Parece bobo mas eu realmente fiquei entusiasmado com o USB-C. Fiquei preocupado com a temperatura do novo Macbook, mas eles com certeza devem ter pensado nisso e creio que desempenho não seja perdido para manter os níveis de temperatura. No geral curti o novo Macbook mas aprendi a não ser afobado e aguardar eles anunciarem a versão com tela maior.

    O Apple Watch até o momento não me chamou a atenção, então para mim o grande astro da apresentação foi o Macbook.

    • Ronald Miranda

      cara…. isso é um processador mobile…. acho que deve esquentar que nem os iPhones….

    • Diego Azevedo

      Uma das coisas que mais me decepcionou foi o USB-C. Sempre adorei a Apple usar um plug magnético no carregador, evitando qualquer acidente que puxaria o computador para o chão. Além disso, apenas uma entrada? Sério? Enquanto está carregando, já era, não pode colocar mais nada? Já acho ridículo o mbp vir apenas com 2 USB 3, e 2 Thunderbolt, quem realmente usa esse maldito padrão?

      Essa apresentação para mim foi uma decepção completa. Apple Watch, apesar de interessante, não é algo que eu compraria. Novo macbook foi um passo para trás. Quando a Maçã lançou o iPad 2, disse que a era dos netbooks tinha acabado. No mesmo ano, fez um grande upgrade no macbook air, que deixou de ser um netbook para ser um notebook massa. E agora parece que voltaram atrás.

      • Cara, sempre haverá opções mais potentes na própria Apple. Eles não substituiram o macbook pro por esse novo, por exemplo! Tu viu os estudantes e empresários usando? Pra esse publico, que compra em alta, é uma evolução sim!

        Concordo que foi uma merda extinguirem o magsafe, mas vou lhe dizer que tenho macbook desde 2003 e NUNCA corri esse risco de cair no chão! Eles devem ter feito um levantamento!

        • Diego Azevedo

          Bem, porquê eu acho o novo macbook uma furada:

          1) Conectividade: Retirar a magsafe, cometer o erro (de novo) de colocar um padrão que ninguém ainda usa, diminuir o número de portas físicas. Sério, um computador que precisa de um adaptador para um pendrive, que nem pode ser colocado quando está carregando?

          2) Processador: Okay, existem opções mais possantes como a linha Pro. Mas peraí, a linha Pro começa mais barata que esse mac! Ele é o mesmo preço de um mbp 13′ retina!

          3) Portabilidade: Ele é ligeiramente mais leve que um macbook Air, de fato. Mas sinceramente, um Air é bastante portável, mais possante e custa 300 dólares a menos. Claramente ele está se virando para um público que quer portabilidade acima de tudo, inclusive preço e performance. Parabéns, Apple, você voltou a vender netbooks (mas agora, com Retina Display).

          Eu acho que a Apple deve vender o que ela quiser, sempre vai ter público para comprar. Mas eu acho esse novo computador uma grande furada, pelos motivos citados acima. Não acho que abrir mão de performance e preço por portabilidade seja uma evolução. O iPad sim foi uma (r)evolução, porque tem o máximo de portabilidade, (sacrificando o desempenho) com um preço ótimo.

          Não sei se fizeram algum levantamento com relação à quedas de notebooks, mas as críticas à falta de portas USB nos macbooks existe à algum tempo (2013, com o lançamento do novo Pro, que eles retiraram 1 USB para colocar 1 Thunderbolt, se brincar até antes). Migrar de novo para um padrão que ninguém ainda usa não me parece a decisão mais pautada em um levantamento feito com o público.

  • Rafaela, apesar de termos achado muito legais as novidades do novo MacBook, temos um foco editorial muito claro aqui no Blog. Nosso assunto é iOS e é sobre ele que falamos.
    Somos fiéis ao nosso foco e tentamos, sempre que possível, não fugir dele. 😉

    • Guest

      Entendo o foco do Blog,

    • Carlos

      Acho melhor concentrar só no IOS mesmo. Afinal é o Blog Do IPhone. E nem todos possuem MacBook como possuem aparelhos iOS. Eu tenho 1 iPad 2 iPhones aqui em casa e um iPod. Então focar no iOS é ótimo. E o blog está de parabéns! É o melhor e mais confiável e atencioso. Sem frescura e enrolação noticia certa e informativa! Bem Apple!

    • ‏Matt

      Não acho que vocês deveriam se limitar apenas ao iOS, vocês deram tantas notícias bacanas sobre projetos da Apple, patentes, novas lojas, mas aqui no Blog esta como se não tivesse lançado nada a linha de macs neste ultimo evento. Vale lembrar que não achamos com facilidade nada voltado ao OSX na internet com conteúdo em português, deviam pensar sobre!

    • Guilherme

      Cara, o evento teve boas novidades em relação ao software que pelo visto é o foco do BLOG. Mas o novo MACBOOK foi sem dúvida o grande e maior destaque, podiam dar mais destaque no blog! Mas qui o assunto é IPHONE E PONTO.

  • Marinho_abc

    Como no trabalho não tenho twitter ou a possibilidade de assistir via streaming, deu ruim para mim. Vou ter de assistir em casa, eu peguei algumas noticias em outros conteúdos.

  • JFerreira

    Sei que não tem nada haver com o post o que irei escrever mas digo que a bateria do iPhone esta durando mais nessa nova atualização!!! Carreguei 100% e to usando faz 30 min e gastou apenas 1% kk

  • Marinho_abc

    Será que HBO terá no Brasil na Apple TV? Ou vai ter que ser no jeitinho para funcionar, Netflix + HBO será perfeito!

  • William Youssef

    Preferia o modelo escrito ao vivo, parecia mais emocionante para mim…

    • Dian de Paula

      Também preferia este. 🙂

      • Tom Martins

        Também preferia, eu não falo/leio inglês, então pra mim não foi emocionante como era anteriormente.

    • Diego Azevedo

      Também preferia o antigo. Geralmente acompanhava aqui no bdi enquanto rolava o áudio pela transmissão da Apple (no trabalho fica difícil ver o vídeo o tempo todo)

  • Felipe

    Olá!

    Não cheguei a acompanhar os modelos anteriores das coberturas dos lançamentos realizados aqui. Acabava por esperar a poeira baixar e ler os artigos prontos. Hoje, pude acompanhar pelo Twitter, o que achei a forma mais eficiente, pois através de vídeo embora seja mais atrativo aos olhos, acaba-se não prestando 100% de atenção. Através de texto e imagens fica mais simples localizar um ou outro conteúdo de preferência.
    Quanto ao comentário sobre o Macbook, entendo que embora o foco do blog seja o iOS, nesses casos abrir uma excessão mesmo que somente no dia, seria boa idéia, afinal o público que busca iOS se não consome o OS X, Macs e afins, tem pelo menos vontade ou curiosidade, o que gera clics.
    Um abraço!

  • Não Goste

  • Marcel

    Não possuo Twitter e não pude acompanhar por streaming ao vivo, então tive que buscar outras mídias (sites, blogs, etc).
    Senti falta das apresentações antigas que o blog fazia!

    • Weliton Junior

      Pois é… senti o mesmo.
      Tive que ir assistir os textos ao vivo no TECMUNDO
      Achei vacilo do Blog do iPhone

  • Gustavo Henrique M. A. Rocha

    Eu prefiro a transmissão por texto de eventos passados. Hoje foi legal mas notei mesmo, assim como afirmam no texto, que só saíam comentários gerais sobre as coisas e não bem especificado como costumava ser.

  • Gosto da transmissão por texto. A cada update, uma emoção por vir.
    Notei que pelo Twitter, chega a ser interessante e rápido, mas acho que entraria na linha de outros tantos blogs e sites que usam o recurso. Notei que no quesito velocidade “em tempo real”, tinha um considerável distanciamento (delay) do que acontecia em Yerbabuena.
    MINHA SUGESTÃO: fazer transmissão somente por áudio! Muitos estavam em trabalho ou nos estudos. Munir da informação em um “live” auditivo pouparia banda (para salvar o ruim 3G que temos) e seria rápido e eficiente. Os comentários e críticas do blog em tempo real ajudaria bastante. 🙂

    • Filipe Gibson

      Gostei!

    • Daniel Souza

      Minha sugestão é fazer o live blogging com áudio, pois aí da pra ir acompanhando o evento pelo fone mesmo estando em outra página ou fazendo outra atividade e quando algo interessante surgir é só voltar ao navegador pra ver as imagens 😉

  • Rafael Portilho

    iLex, gostava muito de quando o Blog tinha parceria com o Loop Infinito. O clima era bastante descontraído e as opiniões eram bem colocadas nas discussões após cada evento…

  • iLex, acho que apesar do live-blogging não ser mais um diferencial do blog, ainda é muito bom; acompanhar pelo Twitter pode ficar meio vago e sem foco, enquanto a transmissão por texto (por experiência do próprio bdi) não. Além disso, imagino que ajuda muito pra quem ainda não consegue acompanhar o inglês da transmissão oficial. 😀

  • Marcus Malacarne

    Opinião pessoal… Eu prefiro o estilo antigo (live blogging, ou seja lá como se chama). A cobertura em vídeo é bacana, mas nem todos conseguem assistir, e mesmo aqueles que conseguem, podem preferir assistir diretamente pela Apple. Sou suspeito de opinar na transmissão pelo Twitter, porque não consigo criar empatia nessa rede social, até tenho minha conta lá, mas está abandonada, eu não uso e não gosto. Eu acabei optando por acompanhar através do live blogging da própria Apple, mas iria preferir acompanhar em PT_BR.

  • Ricardo Leme

    A transmissão pelo Twitter foi muito legal, principalmente pela agilidade da edição dos posts aqui no blog. Mas…. na minha opinião, a transmissão por texto, com fotos, era muito mais interessante. Era só deixar a página aberta, e entre um minutinho e outro de trabalho, abria a página e já via as novidades, com fotos e comentários. Hoje fiquei com o celular transmitindo o keynote, e de olho nas notificações do Twitter. Entendo o posição do blog, e admito que foi uma escolha bem racional, mas… novamente, na minha opinião, gosto mais da transmissão por texto.

    E também sobre as novidades do Macbook, foram o auge do evento, apple watch não empolgou, fiquei muito mais animado com as tecnologias do macbook. Merecia um post em caráter de excessão 😉

    Parabéns aos editores do blog, cada vez melhor, continuem assim!!!

  • Fiquei surpreso enquanto acompanhava pelo twitter que vcs postavam com tanta antecedência ‘-‘ ASUHSAUASH Gostei do modelo. Mas também gosto do estilo com vídeo “terceirizado”, não pelos comentários em português, mas por que o Streaming da Apple aqui nunca funciona direito :/ De toda maneira, é ótimo ter várias opções. A do bdi, foi diferente com propósito e foi legal ter vocês também!

  • Caros, o mais importante é termos o respeito ao leitor e um excelente editorial que são marcas do BDI.

  • Daniel Souza

    Eu particularmente prefiro a transmissão por texto que era feita no live.blogdoiphone.com, as imagens apareciam grandes já na tela, eram carregadas na hora, os textos e opiniões também. Twitter é um pouco complicado, muita gente não tem, não gosta e as opiniões de vocês ficam restritas a 140 caracteres =P Sem contar que mesmo não sendo o foco do blog eu gostaria muito de saber o que vocês acharam do novo Macbook, assim como foi na época que foi lançado o iMac mais fino nas laterais, o que vocês acharam quando viram e as reações apareceram ali, na live junto com as imagens. Com o áudio de vocês comentando então, melhor ainda!
    P.S.: A parceria com o Loop Infinito também foi bem legal 😉

  • Victor

    Opa! Primeiramente gostei demais da preocupação de vocês em saber o feedback da galera! Acompanho a cobertura de vocês já tem alguns eventos… Hoje eu tinha planejado para assistir o evento da apple mas infelizmente não pude acompanhar ao vivo dai recorri ao twitter do bdi. Achei muito bom porém vocês deram uma segurada em soltar as informações. Gostava do stream porque vocês não poupavam nada, sentavam informação na galera. Senti falta também dos comentários engraçados (não que não teve, mas foi mais contido). De resto estava excelente! Não se preocupem em lotar a timeline da galera não! E o meu muito obrigado pela cobertura! Se não fosse vocês eu não poderia ter acompanhado hoje!

  • Sergio Schiavon

    Achei ótima! Continuem dessa forma

  • Alex iPilot

    Não tenho Twitter… Então… Por texto simples, como faziam, era melhor. Parabéns pelo interesse no feedback!

  • Eu preferia o modelo antigo. Eu não uso o Twitter, e não consigo assistir a transmissão da Apple por falta de tempo no trabalho. Logo, o modelo em que tudo era passado para nós, sem ter que atualizar, com fotos e tudo mais, ficava mais interessante. De tempos em tempos, eu só dava uma olhada na página e rolava para o último conteúdo que eu tinha visto… Senti falta.

  • André Luis Dos Santos

    Achei que a cobertura via twitter foi precisa. E fui acompanhando o video pelo site da Apple. Acho que um video do Blog do iPhone caberia depois, como um review e opinião das novidades mas que também poderia ser substituído por uma matéria, já que não é comum vcs fazerem vídeos.

  • Renato Gomes

    nao consegui encontrar nenhuma reportagem sobre o novo macbook, tive que optar por outros site.

  • Jonatas Pereira

    Foi muito fraca, muito boa quando vocês faziam postagens em tempo “real” como realizada nas antigas, mas achei outros sites que trouxeram tudo em primeira mão. Nem li o texto acima, pra mim o blog nem participou da cobertura… lamentável.

  • Nao gostei! Tudo em ingles! Nao ajudou de nada!

  • Daniel Zibordi

    Gosto da transmissão por vídeo, mas não tenho a oportunidade de ficar assistindo o streaming.
    Por isso prefiro o modelo por texto que traz a mesma emoção das novidades do vídeo.

  • Danilo Cesar

    Eu achei bem fraca a cobertura
    Eu particularmente prefiro quando vai tendo a transcrição em tempo real.
    Tive que acompanhar por outro site.

  • Aldair

    Cobertura excelente, como sempre!!!

  • Danilo Gil

    Acompanho o blog faz 2 anos e nesse tempo já segui algumas apresentações da Apple. Confesso que ontem senti falta de informação, por não poder acompanhar pelo twitter, já que não tenho conta e nem acesso por estar no trabalho. Prefiro o modo de texto como era antes, assim fica mais fácil acompanhar em tempo real as novidades.

  • Tom Martins

    Acho que sou o único que não gostava, eles se atrapalhavam muito, às vezes o iLex ia falar algo/opinião e os caras cortavam do nada pra falar besteira. O live blogging era bem mais legal e emocionante, pois quando era apresentado algo novo, eu via a emoção do pessoal ao ler a notifica, já ontem não tive essa emoção pelo live da Apple, já que não leio nem falo inglês.

  • Alex Leal

    Prefiro o modelo antigo de transmissão, essa não pude acompanhar.

  • Vagner

    Sinceramente não curti…!
    Ao vivo é bem mais emocionante… e deixa a ansiedade controlável…!

  • Angelo Ramos

    Bom dia … Sou fã do blog …
    Mas busquei informações em outros lugares …
    Como sugestão gostaria que a transmissão fosse feita de várias maneiras diferentes e cada leitor do blog faria a melhor escolha para sua situação … Acredito que operacionalmente e financeiramente possa ter impedimentos, mas fica o registro …

    • No seu comentário você já matou a charada: operacionalmente e financeiramente.

      Se fôssemos uma mega organização, com 200 funcionários e muito dinheiro para investir, seria a maior cobertura DO MUNDO! Transmissão ao vivo em vídeo, pelo rádio (AM e FM), por texto (em três formatos diferentes), em braile… Uma equipe de repórteres estaria no local, cobrindo minuto-a-minuto em diversos pontos do Yerba Buena, com reação do público, curiosidades, como funciona por dentro uma keynote, helicóptero mostrando imagens aéreas do evento…

      Com nossa criatividade, bom gosto e preocupação pelo perfeccionismo, seria uma cobertura INCRÍVEL.

      Mas a realidade é outra, Angelo. Por isso, os feedbacks são muito mais úteis quando se encaixam dentro da nossa realidade, uma pequena equipe apaixonada pelo que faz que quer fazer o máximo (com o que tem) para trazer o melhor para quem nos acompanha. 😉

  • Gabriel Pinheiro

    Ontem vocês me salvaram…como estou estudando a tarde,nao poderia ver vídeos no meio da aula…então acompanhei pelo Twitter 🙂

  • Tech Easy

    Minha sugestão e continuar da maneira antiga com texto e também como muitos falaram por áudio. Ficaria mais interessante pra quem esta no trabalho e quer ficar ouvindo as novidades.

  • Renato

    Apesar da transmissão da Apple ter sido bem eficiente pra mim, eu senti falta do live de vocês pelos comentários e opiniões que vocês dão. Eu votaria pela volta do live já que os vídeos são complicados pra quem acompanha do trabalho.

  • Diego Diniz

    Sei que não é o foco do blog o Macbook, e sim o iOS e iPhone, mas como hj tá cada vez mais interligados os sistemas (iOS/macOS) acho importante sim a cobertura do blog sobre o assunto, achei bem legal as novidades desse novo Macbook… Em relação a cobertura acho o vídeo com comentários legal porém complicado pra quem precisa trabalhar difícil de acompanhar, eu gostava quando tinha fotos e comentários ao vivo, e com comentários tbm no Twitter acho esse o melhor jeito de acompanhamento pq quem não tem Twitter (ou tem igual a eu, mas não acompanha) continua seguindo pelo blog. Abraço

  • Robson Oliveira

    Tive que acompanhar por outro site. Apesar de entender os motivos pela escolha do novo formato, senti falta de acompanhar o texto ao vivo… A emoção não é a mesma!

  • Leonardo Ponso

    Eu acho que ficaria legal uma transmissão por áudio, usando o vídeo que vem do próprio site da Apple e os comentários ao vivo, em áudio. Aí era só colocar no mudo o vídeo da Apple e acompanhar o áudio por aqui (:

  • Diógenes Magnus

    Eu senti falta do texto ao vivo 🙁

  • Marcus Vinícius

    Eu curto aquela emoção de minuto a minuto. Não somente saber dos assuntos principais… Gosto de ler as opiniões ao vivo. Senti falta.

  • Felipe TX

    Eu gostava muito da transmissão do blog ao vivo e do liveblogging porque eram jeitos maravilhosos de acompanhar as novidades. A Apple se encarregou disso de uma forma muito interessante, porém sem as primeiras impressões de usuários e admiradores, que foi uma coisa super interessante quando houve o lançamento dos iPhones 5S e 5C. E no finalzinho da transmissão ainda teve um apanhado das opiniões, o que, pra mim, é muita valia.

    A equipe reunida para um pequeno debate ali, no calor dos anúncios é muuuito legal. O post completo é mais “frio”, feito com cuidado, e mesmo que seja postado durante o evento, se assimila a outros blogs e sites.

  • Thiago

    Acompanho o Blog desde 2009, e senti falta da cobertura por escrito no live.blogdoiphone.com .
    Tanto que entrei nesse endereço e fui redirecionado para o vídeo da Apple, então achei que não teria cobertura, então acabei acompanhando por outro blog.

    Lembro que em uma ocasião, o Blog do iPhone fez uma parceria com o Loop Infinito para cobertura em vídeo, e foi bem legal! Acho que isso poderia voltar a acontecer.

  • Jefferson Soares

    Prefiro por escrito.

  • Matheus

    Sou mais a transmissão ao vivo por texto

  • Kareka_almeida

    Qualquer cobertura que não tiver aquele gordo (sim eu tenho 125kgs bem distribuídos #sqn) atrapalhando você e o outro cara lá, tá de boa! Mas eu fiquei assistindo o video ao vivo no ipad e te acompanhando no twitter com os destaques. Achei excelente essa ‘modalidade’.

  • alpalombo

    Eu particularmente prefiro a transmissão em tempo real, pois na maioria do eventos estou no trabalho e assim é só correr a pagina para coletar todas informaçoes que foram passadas ate aquele momento.

  • Fillipe Nader

    Prefiro em texto pois acompanho tanto vídeo quanto por texto.
    Melhor do dois mundo (para quem não fala inglês): Loopinfinito + Blog do Iphone.
    E sobre falar ou não dos Macs, sei que já fizeram um post, eu acho que seria bem legal se eles entrarem no tema do blog. (Pode ser só no lançamento) por 2 motivos.
    As novidades criadas em um produto podem passar para outro e algumas funções só funcionam para quem tem Mac.
    Ex: O TouchID pode ser implementado no Mac. E poder atender ligações no Mac.
    Não fique tão fechado por causa do nome pois se não nem Ipad estariam no blog.