Notícias

Desenvolvedores não precisam mais ter um Apple Watch para lançar aplicativos para ele

Tesla app Apple Watch

Quando a Apple lançou o iOS 8.2, publicou também algumas regras para o desenvolvimento de aplicativos para o seu novo relógio. Uma delas era um pouco polêmica, pois obrigava os desenvolvedores a possuir um Apple Watch real.

A regra estabelecia que, para publicar na App Store um aplicativo compatível com o Watch, seria preciso screenshots (fotos da tela) feitos obrigatoriamente no Apple Watch. Não seria admitido imagens feitas pelo simulador do iOS, que é o instrumento disponibilizado para o desenvolvimento de apps.

A exigência era um pouco absurda. Além de obrigar os desenvolvedores a comprar o relógio, também os colocava em uma situação nada sustentável. Seria muito difícil, por exemplo, vermos aplicativos publicados no dia do lançamento do Watch (24 de abril), pois os devs não teriam como fazer screenshots antes do lançamento. Além disso, excluiria grande parte dos desenvolvedores dos países em que o Watch não será lançado na primeira leva, incluindo o Brasil. A Apple até chegou a convidar muitos desenvolvedores brasileiros a testar seus apps em relógios reais antes do lançamento, mas nem todos tem condições financeiras de bancar uma viagem para a Califórnia somente para fazer uma screenshot.

Felizmente, a Apple mudou na surdina a cláusula que exigia imagens feitas somente no aparelho real, permitindo usar o simulador, como já se faz para aplicativos de iPhone e iPad.

Regra da Apple

Neste final de semana, o presidente de marketing da Apple, Phill Schiller, postou no Twitter aquela que seria a primeira screenshots publica do Watch.

Screenshot Apple Watch

O Apple Watch será lançado no dia 24 de abril, nos Estados Unidos e alguns países. No Brasil, ainda não há nenhuma previsão de data nem de preços para o novo relógio inteligente da Maçã.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo