Notícias

Desenvolvedores não precisam mais ter um Apple Watch para lançar aplicativos para ele

Tesla app Apple Watch

Quando a Apple lançou o iOS 8.2, publicou também algumas regras para o desenvolvimento de aplicativos para o seu novo relógio. Uma delas era um pouco polêmica, pois obrigava os desenvolvedores a possuir um Apple Watch real.

A regra estabelecia que, para publicar na App Store um aplicativo compatível com o Watch, seria preciso screenshots (fotos da tela) feitos obrigatoriamente no Apple Watch. Não seria admitido imagens feitas pelo simulador do iOS, que é o instrumento disponibilizado para o desenvolvimento de apps.

A exigência era um pouco absurda. Além de obrigar os desenvolvedores a comprar o relógio, também os colocava em uma situação nada sustentável. Seria muito difícil, por exemplo, vermos aplicativos publicados no dia do lançamento do Watch (24 de abril), pois os devs não teriam como fazer screenshots antes do lançamento. Além disso, excluiria grande parte dos desenvolvedores dos países em que o Watch não será lançado na primeira leva, incluindo o Brasil. A Apple até chegou a convidar muitos desenvolvedores brasileiros a testar seus apps em relógios reais antes do lançamento, mas nem todos tem condições financeiras de bancar uma viagem para a Califórnia somente para fazer uma screenshot.

Felizmente, a Apple mudou na surdina a cláusula que exigia imagens feitas somente no aparelho real, permitindo usar o simulador, como já se faz para aplicativos de iPhone e iPad.

Regra da Apple

Neste final de semana, o presidente de marketing da Apple, Phill Schiller, postou no Twitter aquela que seria a primeira screenshots publica do Watch.

Screenshot Apple Watch

O Apple Watch será lançado no dia 24 de abril, nos Estados Unidos e alguns países. No Brasil, ainda não há nenhuma previsão de data nem de preços para o novo relógio inteligente da Maçã.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mario Ueno

    Bacana!

  • Jhow NM

    Realmente a obrigatoriedade para a publicação do app é um absurdo, mas concordo com a idea de os desenvolvedores terem um Watch. Seria muito mais prático pra eles saberem onde melhorar seus apps usando-os no dia a dia, como no Iphone e Ipad. A Apple podia dar uma força pra eles por baixar um pouco os valores para desenvolvedores. Afinal os caras dão maior força com seus apps pro ecosistema do IOS ser um dos melhores hoje.

  • A Apple podia acabar com a obrigatoriedade com iPhones e iPads também.

  • Pablo Salvanha

    Como empresa credenciada para desenvolvimento fizemos esse questionamento da necessidade de ter o Apple Watch para screenshots. Realmente essa política complica muito a vida dos developers. Mesmo quem quisesse não teria o aparelho, recebemos o convite para ir a California no laboratório da Apple, mas o aviso foi feito muito em cima, e os custos são altos. Seria muito mais interessante a Apple vender os aparelhos aos desenvolvedores via importação a um custo mais acessível. Afinal de contas eles querem fomentar o desenvolvimento de apps, e para isso precisam dos developers. Tínhamos risco de não conseguir lançar nosso app para Apple Watch no lançamento por causa disso. Graças a mudança nas exigências conseguiremos lançar 🙂

    • Ricardo Marcílio De Britto

      Boa sorte!

  • Felipe Moreira

    A bateria de alguém com iPhone 6 melhorou muito após a ultima atualização do IOS? A minha melhorou uns 25%…

    • Daniel Barretog

      idem

  • Maksson Charamba

    Notícia boa para os desenvolvedores

  • Tinho Tenório

    Eu sou fã de apple mas sinceramente, achei esse relógio um mero adereço

  • Não entendo a utilidade de um SmartWatch já fiquei horas pensando e acho que seria algo fútil para uma pessoa como eu, prefiro comprar um relógio maravilindo de ponteiro.