Notícias

Vidro Gorilla Glass quer ser tão resistente a riscos quanto o cristal safira

Gorilla Glass

O iPhone foi o primeiro smartphone do mercado a trazer o Gorilla Glass, um material mais resistente e cristalino que funciona muito bem como telas multi-toque (já falamos sobre isso aqui). Mas no ano passado, rumores afirmavam que a Apple estava finalmente tentando trocar seu parceiro de tantos anos por outro material, bem mais resistente a riscos: o cristal Safira.

Aparentes problemas de produção fizeram o atual iPhone 6 vir sem a tela de safira, o que permitiu à fabricante do Gorilla Glass, a Corning, ter mais tempo para melhorar ainda mais o seu produto. Esta semana, eles revelaram seus planos de criar um material tão resistente à riscos quanto a safira sintética, e eles o estão chamando de “Projeto Phire“.

Em uma reunião com investidores em Nova York, o presidente da Corning, James Chappin, disse que quer que o novo material chegue ao mercado já no final de 2015.

“Nós dissemos a vocês no ano passado que o cristal safira é ótimo para evitar riscos, mas não se sai muito bem contra quedas. Então, criamos um produto que oferece a mesma resistência superior contra quedas existente no Gorilla Glass 4, com as qualidades anti-riscos do safira.”

Apesar do Gorilla Glass ser muito bem conceituado e dominar as telas de smartphones de diversas marcas, muita gente ainda reclama de riscos que aparecem facilmente nas telas dos iPhones. Isso fez a Apple pensar em mudar para safira, o que pressionou a Corning a criar algo mais resistente. Afinal, a Maçã é atualmente a sua maior cliente.

Além disso, outro mercado tende a crescer: o dos smartwatches. Alguns modelos do Apple Watch virão com tela em safira. Como o risco de queda de um relógio é bem menor que o de um telefone, uma proteção contra riscos acaba pesando muito mais na decisão de qual material usar.

Confira um vídeo promocional (em inglês) feito pela Corning, mostrando as qualidades do atual Gorilla Glass 4:

via CNET

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Allan Guimarães

    Queria confiar numa tela ao ponto de não precisar usar película. Tenho iphone 6, esse novo formato ao meu ver é muito propenso a quedas, se já viesse com safari ia ser bem melhor. Até por que na minha opiniao película prejudica a experiência dele. Espero que o 6S venha já com safari. 🙂

    • Eu usei películas no iPhone 4, depois mais nunca, meus iphones todos já levaram inúmeras quedas e rastões, e nunca aconteceu nada com eles, penso que os meus amigos tem muita má sorte mesmo. Juro que não entendo isso. Tô com o Plus desde o lançamento e nem penso em botar película, acho aquilo terrível de feio.

      • David

        Mesma coisa aqui. Também não uso película. mas uso capinha pq o alumínio de trás risca muito fácil

      • Pedro

        Meu iPhone 6 plus caiu esse fds da mesa e estraçalhou a tela!! Um dia depois de eu ter colocado uma película ultra glass! Muito azar!

        • Poxa, que pena Pedro! Vc usava capa ou só película? acho película tão bobagem!!! Agora capa sempre usei nos meus idevices, é indispensável e umas até dão uum toque legal.

        • Daniel Amaral

          Não entendi bem. Estraçalhou a película ou a tela, mesmo usando película?

          • Pedro

            A tela, mesmo usando a película! Acho a essas películas excelentes para previnir arranhões, mas como a tela do 6 Plus é muito grande, numa queda, como a que aconteceu com o meu, não adiantou muito. A tela quebrou e a película não.

    • Cara, tenho iPhone desde o 3GS, e passei a me interessar mais por Apple no iPhone 4, esse que nunca usou película e nem capa. Caiu várias vezes e nunca teve um arranhão. No 4S ainda teve um arranhãozinho, mas por que caiu na rampa de concreto.

      A partir so 5 realmente, a carcaça passou a ser frágil (até demais) mas isso só me fez colocar capa e nunca película. 5s a mesma coisa e no 6 não está sendo diferente, apesar de o esse lançamento ter vindo bem mais resistente na carcaça e eu ter dias de nem usar capas (e não ainda não tem um arranhão sequer).

      Pela minha experiência de celulares, em geral, a película ajuda só na hora da queda, impedindo a quebra dele. Se você não for uma pessoa desastrada, vale muito a pena usar sem película, a experiência é outra.

    • Ericfym

      Ah, pode ter certeza que o 6S virá com safari ;]
      brinks haha

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Chrome vai ser meio difícil.. Huhauahuahuahua

    • Silas Barbosa

      Mas o Safari sempre veio nos iPhones

      • Guest

        Dãaaaa

    • Rodrigo Pereira

      safari? kkkk

    • washington durans

      Safira.

    • washington durans

      Safira, amigo, safira.

    • Fabio Correa

      A película de vidro temperado era ótima alternativa até o iPhone 6, porque as bordas curvadas da tela, impede que a película de vidro temperado cubra toda ela.

    • Mas a quedas a tela de safira possui mais chances de quebrar, ela é mais resistente a riscos, não a quedas. Aqui eu não uso tela nem no iphone nem ipad e não contém nenhum risco. É saber cuidar tb. Eu sempre guardei em uma espécie de meia no bolso. É ter noção básica se não colocar outras coisas junto no mesmo bolso, principalmente chaves, etc.

    • Cinho

      Safari? Esse não é um app padrão do iPhone?

    • Gustavo Cordeiro

      Tenho usado em meu iPhone um vidro temperado que é colado na tela, protege contra arranhões e dependendo da queda esse primeiro vidro quebra e não a do celular… minha experiência com ele está sendo ótima pois como a película tira a experiência do toque o vidro temperado mantém o deslize do dedo de forma que vc não sente esse vidro… Não testei em um iPhone 6 pois uso o 5S ainda, mas não sei se tem esse vidro para o 6 devido a sua tela curva… mas para os antigos funciona que é uma beleza!

  • Roney Cezário

    Que ótima notícia!!!
    É o que todos nos queremos (PROTEÇÃO) pois por mais que tomamos cuidado um dia ele acaba caindo, e quando caiu já sabemos o resultado.

  • Vinicius Alves

    Só uma pequena correção: Alguns modelos do Apple Watch virão com tela em safira. 🙂

    • Erro de digitação. Obrigado. 🙂

  • Victor

    Essas mulheres estão precisando aprender a pegar as coisas na bolsa…

  • Luiz Fernando Ferreira

    Falam isso todos os anos mas se o aparelho cai no chão já era

  • David

    Lembro de uma das coisas que os usuários android mais debochavam do iPhone era o fato dele não ter gorilla glass. Mal sabem eles da verdade. Mas acho que tem que melhorar mesmo, pq ele risca com certa facilidade. Não falo de riscos profundos, mas aqueles pequenos riscos bem leves que a gente ve quando limpa bem a tela e olha em um lugar bem iluminado. Parece até que é resultado de passar algum pano ou deixar no bolso. Mas o pior é o alumínio mesmo. Esse risca a toa e por isso uso uma capinha, mas na tela prefiro não usar nada.

  • Ericfym

    Fiquei curioso para saber mais sobre esse material.

    Teria que ser um vidro com uma base diferente do atual de silício, já que apresentaria uma propriedade física diferente do mesmo, ou estou enganado?

    Acho que deve ser um “cristal de safira by Corning”. Processo similar ao atual na produção de safira sintética, mas com alguns toques da Corning.

    Se eles conseguirem um produto que seja, na prática, anti-riscos, mas mais flexível para diminuir as chances de quebra, já teríamos algo melhor que as, até então, futuras de safira.

    • Gabriel Moura

      Quem sabe seria com uma fina camada de grafeno?

  • Danilo Cesar

    Eu sempre fui meio pé atrás com Gorilla Glass. Foi quando meu chefe me deu um iPhone 5 antigo dele que o som não saia mais,decidi por a tela a prova..peguei uma tesoura com ponta e desferi com força umas 10 tesouradas contra a tela,para minha supresa a tela não quebrou ficou apenas umas Marquinhas leves de risco onde a ponta da tesoura pegou.

    • Ericfym

      Pode parecer um contrassenso, mas os metais em geral são relativamente “moles” em comparação aos não-metais mais duros.

      O vidro tratado da Corning tem um grau de dureza 7 na escala de Mohs, enquanto utensílios metálicos variam entre 5 e 6, mais ou menos.

      Apenas um outro material com dureza 7 ou superior pode riscar o Gorilla Glass. Infelizmente, é exatamente isso que temos no ar em praticamente qualquer lugar: partículas de areia, silício, quartzo, etc.

      • Diógenes Magnus

        bacana mano! Muito interessante saber disso! Já valeu a pena vir ler os comentários 🙂

        • Ericfym

          Fico feliz em saber. Vlw! :]

  • JanjaBoy

    Telas de Safira para iPhone

    O iPhone 6, que a Apple lançou em setembro era maior, mais fino e mais poderoso do que os modelos anteriores. Mas o telefone não vem com telas feitas de safira – um cristal transparente de alta dureza que a Apple uma vez esperava pudesse fazer seus telefones de US$ 700 brilhar nos olhos dos consumidores.

    O plano de US$ 1 bilhão da Apple para introduzir telas mais duras deu errado quando ela construiu uma nova fábrica para a produção de safira antes que a tecnologia subjacente estivesse totalmente dominada. Para produzir o material, a Apple contratou a GT Advanced Technologies, desenvolvedora de fornos inovadores, para produzir cristais de safira. Mas a empresa não tinha experiência na produção de cristais em quantidades comerciais, ou em atender os prazos notoriamente curtos da Apple.

    Durante o verão, os problemas se acumularam. Os grandes e pesados blocos de safira necessários para fabricar as telas (safira já é utilizado em alguns relógios de luxo, e para cobrir a câmera do iPhone) levavam um mês dentro de um forno fechado para serem produzidos, mas muitos saíam quebrado. E como cortar os blocos em placas de vidro, também não nunca foi resolvido.

    O resultado não foi bonito. GT entrou com pedido de falência e agora as empresas estão processando um à outra. GT diz que a Apple ofereceu um acordo injusto. A Apple, por sua vez, diz que a GT não conseguiu fazer “qualquer quantidade significativa de safira utilizável”.

    (Veja “Why Apple Failed to Make Sapphire iPhones. http://www.technologyreview.com/news/532636/why-apple-failed-to-make-sapphire-iphones/ “)

  • Douglas Gonçalves

    Que criem uma tela que seja blindada, pq hoje em dia fazem maior marketing e na hora do vamos ver #QUEBROU…

  • na teoria tudo é muito bonito, perfeito, na prática é muito diferente.
    é como eu sempre digno, a única proteção para um iPhone é o dono ser cuidadoso.

    • Renato Faria

      Disse tudo…

  • George Porto

    Tanto meu iPhone 4, como o 4s caíram e quebraram a tela e o fundo de vidro… Prejuízo da zorra. Logo, agora com o iPhone 6 estou xiita nos cuidados: Pelicula e capa boa ( spigen tough armor ). Perde sim parte da experiência original, mas prefiro assim a corre mais riscos. Estou de olho nessa nova tela do próximo Iphone… Se for algo assim ” duro de quebrar” mesmo eu faço o upgrade só por essa razão é ter uma experiencia com o aparelho como foi concebido

  • Fabio Correa

    Interessante que após a morte do Jobs, a carcaça do iPhone se tornou muito frágil.
    Será que tem dedo do Tim Cook nisso?
    Já as telas, só usando película mesmo. Talvez com a safira eu desista das películas.

  • Guest

    Safira, amigo, safira.

  • Raphael Sanches

    Próximo iPhone 6S vai sair $$$ 6 mil Dilma :-p

  • Relógio não cai no chão ??? Mas é as porradas quando o braço bate num marco de porta, mesa, porta de carro… Eu balanço os braços e saio dando tanta porrada no relógio como risco de queda do telefone 🙂

    • Na minha opinião, “braço bater na porta” é algo bem diferente de “cair no chão”.

      Parece que você não entendeu o texto, pois o que você disse se enquadra exatamente ao que ele disse. O Gorilla Glass é mais resistentes para QUEDAS, enquanto o safira é resistente a RISCOS. Como você mesmo disse, é mais lógico usar em um relógio então o cristal Safira, pois ele é muito mais propensos a riscos de batidas do que QUEDAS, visto que ele está constantemente preso ao braço, ao contrário do celular.

      • Renan

        Acho que ele quis dizer que uma prensada na porta, na mesa, [que são mais comuns do que quedas] tem o mesmo impacto, ou mais, que uma queda. E tem razão.
        Se o vidro de safira não for resistente o suficiente à esses impactos, pode quebrar em uma hora dessas.

      • Quis reforçar que relogio não cai no chão mas mesmo assim não está isento de tomar umas pauladas tão fortes quanto. Volta e meia esbarro o meu braço e o relógio bate em cheio em algum obstáculo. Me pegando como parâmetro, discordaria de abrir mão da resistência para ter menos risco. Preferia o gorilla a uma safira rachada.

        Tenho um Pebble. Realmente ele é todo arranhado, chega a destoar quando reflete o sol. Mas pelo menos ele resiste às pauladas que toma.

        Mas independente de Safira, migro para o relógio da Apple na próxima geração mais madura (se conseguir me segurar)

  • Nunca tive problemas com meus iPhones até o 6. Caiu de uma altura muito baixa (do canto da porta do carro pro chão) e quebrou a parte da frente no canto. Ja tem riscos na maça atras e no vidro… Podia fazer um iPhone todo de gorilla glass 😛

  • minha_opiniao

    LG G3 c/ gorilla glass 3 quebrou no primeiro tombo.

  • CDelm_

    acho que as pessoas esperam meio que um milagre… que eu saiba basicamente nada é feito para cair no chão… com exceção de bolas e Hot Wheels… hahahaha… os iPhones são aparelho extremamente leves, bonitos e bem acabados… o 5S tem bordas chanfradas por diamantes… é evidente que não foram desenhados para cair no chão e nem serão… é triste, mas o negócio é tomar cuidado e não derrubar mesmo… ou se é muito desastrado, arriscar uma case…

  • Fabio Luiz

    Gostei do post. Vale informar que além de ser resistente (não a prova de riscos, apenas resistente), uma das principais características do vidro de safira é a ausência de reflexo, o que seria espetacular em experiencia de uso com os ipads.
    Digo por experiencia em relógios de pulso com cristal de safira, quase todos que tive ficaram riscados ou quebraram com pancadas.

  • Hoje com o 5s ainda não tive uma queda tão grave, mas no iPhone 4 tive uma que achei que a tela iria quebrar, sou usuário de películas, até pq a tela não perde nitidez. Fiz um artigo sobre tecnologia móvel e li, e o que aparentemente é o mais óbvio, as grandes da tecnologia sempre têm atualizações na ponta do lápis, só esperam o momento certo para divulgarem, ou seja, imaginem se a Apple colocasse no iPhone 6 todas as suas armas? O 7 não teria tantas, então, e tela cristal de safira só irá surgir quando suas rivais lançarem um device com uma super tela.

    🙂

  • Eduardo Edu

    Goriila, esses são os CARAS das películas. Coloquei na minha HP Prime e ela tem qualidade realmente superior. Vale cada centavo, pois é cara. Ainda não achei para IPhone

  • Mais_um_atoa_do_ES

    Até hj eu só consegui arranhar a tela de um iphone 5s que uso hj, tomei um tombo violento e ele caiu no chão esfregando a tela no piso, tirando isso, nunca consegui arranhar a tela dos meus iphones, olha que sempre utilizei sem película, a parte traseira é outra historia, sempre arranha

  • Rodrigo Bitencourt

    A melhor proteção é o cuidado. Gorilla Glass (inclusive o 4) risca até com uma simples chave de porta. Experimente carregar numa mochila com um chaveiro chacoalhando.