Comparativos

PonoPlayer vs. iPhone: quem tem o melhor som?

PonoPlayer

PonoPlayer foi uma das campanhas de maior sucesso no Kickstarter, o site que organiza “vaquinhas” para transformar projetos em realidade, juntando mais de 6 milhões de dólares. Idealizado pelo cantor Neil Young, este player de música digital prometia trazer som de qualidade analógica ao usuário, revolucionando o mercado.

O jornalista David Pogue resolveu fazer um teste às cegas do produto com algumas pessoas, comparando-o com o som do iPhone 6. Qual será que a maioria escolheu como melhor?

O teste contou com a ajuda de um A/B switch, para que a pessoa não soubesse de onde vinha o som, mas pudesse trocar e comparar ambas as fontes. Pogue também comprou duas versões das músicas, uma na Pono Music, que disponibiliza músicas em alta resolução, e outra na iTunes Store. É interessante notar que o mesmo álbum na Pono Music pode custar mais que o dobro que na loja da Apple.

Ele também fez duas baterias de testes, uma com um fone Sony MDR 7506 e outra com os fones EarPods normais que vem junto com o iPhone 6. Os ouvintes deveriam dizer qual som achavam melhor, do aparelho A, do B ou ambos. Confira o resultado (em inglês):

A maioria respondeu, surpreendentemente, que acharam o som do iPhone melhor que o do Pono, que na teoria deveria ser o revolucionário aparelho que traria a maior qualidade de som possível.

Pesquisa Pogue

Considerando que o tal PonoPlayer custa US$400, é de se perguntar se realmente vale todo este investimento. Parece o típico projeto que é muito mais bonito no papel que na vida real.

via David Pogue

Botão Voltar ao topo