Curiosidades

Imagem da semana: como se engana o ranking da App Store

App Store ranking manipulation farm

Muitos de vocês já devem ter visto aplicativos muito ruins que possuem excelentes comentários na App Store. Isso é porque, infelizmente, há uma péssima prática de alguns desenvolvedores de auto-avaliar os próprios apps e pedir para amigos e parentes também falarem bem, mesmo que seja mentira. Nos Estados Unidos e em outros países a coisa é ainda pior, porque existem empresas especializadas em gerar comentários falsos que cobram rios de dinheiro de desenvolvedores para que o aplicativo suba no ranking dos mais baixados e bem avaliados, ficando assim em exposição.

A foto acima foi postada em uma rede social chinesa, com o comentário “É duro ser um trabalhador de um app top 10“. Apesar de não haver maiores detalhes sobre a imagem, parece claro que se trata de uma ranking manipulation farm, que é como são chamadas as empresas que oferecem serviços de avaliações falsas para que o aplicativo suba no ranking. E o que mais impressiona é a enorme quantidade de iPhones, todos conectados à App Store cada um com uma conta de usuário diferente. O funcionário assim pode baixar o app e avaliá-lo, como se fosse um usuário legítimo, fazendo que seja quase impossível para a Apple identificar a fraude. Com este esquema armado, é possível criar centenas de avaliações falsas em pouco tempo, o que é suficiente para fazer subir rapidamente a posição do app no ranking.

O preço cobrado por estas empresas não é pequeno: cerca de 11 mil dólares para fazer o app entrar nos top 10. Será que a Apple um dia irá conseguir uma maneira de impedir este golpe?

via huxiu.com

Botão Voltar ao topo