App StoreNotícias

Apple passa a permitir aplicativos de 4GB em sua loja

App Store

Desde que a App Store foi lançada, em 2008, havia um limite máximo para o tamanho de aplicativos: eles não poderiam ser maiores de 2GB. Isso acaba de mudar e agora a companhia está aceitando apps de até 4GB de tamanho.

Há um lado bom e outro ruim nisso.

O lado bom é que a potencialidade dos apps aumenta. Muitos jogos estilo console poderão ser mais facilmente portados, com a possibilidade de enviar para a publicação na loja arquivos maiores. Enfim, a gama de possibilidades aumenta, pois aplicativos mais potentes poderão ser criados.

O lado ruim é que aqueles que ainda possuem um dispositivo de 16GB de capacidade (ou ainda pior, aqueles que compraram aparelhos de 8GB) não poderão desfrutar deste tipo de novidade, pelo risco de não terem espaço suficiente para instalar grandes aplicativos.

Mesmo com o aumento, o limite para baixar aplicativos pela rede celular (e não pelo Wi-Fi) continua a mesma: 100MB.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Boa, Apple!

    [OFF] Leio essa notícia e lembro-me da época que eu sofria pra baixar e rodar (!) ROM de GBA no meu computador com apenas 128MB e um Celeron D, agora posso ter aplicativos/jogos pesados/grandes na palma da mão com meu iPhone. Isso me faz ter o bom pensamento de que assim como o problema que tínhamos com armazenamento e processamento; o atual, que é nossas conexões (brasileiras) ruins e a dificuldade de transferir coisas pesadas para a nuvem, desaparecerá em poucos anos.

    • Leonardo Negrisoli

      ahahah pode crer….

      Meu primeiro PC tinha 4GB de HD e 32MB RAM lol…. Mal conseguia jogar Paciência e Copas.

      Quando tive um PC com RAM de 128MB e HD de 40GB eu achava que estava arrasando em poder jogar RollerCoaster Tycon 1 😛

    • Felipe

      Vocês sempre falam de conexões ruins no brasil, e eu acho que moro em outro país.
      (acabei de fazer esses dois testes, o com 8MB de download foi no 4G da Vivo/RJ, com dois pauzinhos de sinal, e os 10MB foi na Wi-Fi da NET (pago por 10MB)

      • Roger Wesley

        Amigo já consegui quase 20MB de Down e UP, no tim beta, só que a limitação no plano e os planos são caros, sem falar que poucas as cidades têm 4G, e a cobertura não é tão boa. Mas internet banda larga de boa qualidade não é barata no Brasil, moro em Fortaleza, e uso 25MB da GvT, acho muito boa, mas o preço não é bom, principalmente para uma pessoa que possa ganhar menos de 1000 reais por mês. Só que fiz uma facatrua e pago 60 reais só

        • Felipe

          No NET Combo eu pago 30 reais pelos 10 mega, vou tentar mudar pra 30mb, que no site tá escrito que é 60 reais. Na Vivo eu tenho 4GB de download, 300 minutos, SMS ilimitado e pago 150.

      • Vinicius

        Moro no Rio de Janeiro também e acho a rede 3G da Vivo de péssima qualidade e pago um plano bem caro, em torno de 300 reais. Do 4G, eu não tenho do que reclamar.

      • Leandro Morais

        Conexão de internet rápida: http://youtu.be/4KkPpl8Dtf4

      • Pedro Lanas

        Aqui em São Paulo, fiz um plano de dados para o meu iPad com a Oi. O 4G funcionou somente nos dois primeiros dias e bateu 24 MBps para download e 20 MBps para upload. Depois disso, a Oi me jogou no 3G e estou nessa já há um mês. Reclamei lá, e ainda não obtive nem resposta nem o reestabelecimento do sinal de 4G pra mim. Não é à toa que os preços dos planos da Oi são a metade dos preços das outras operadoras. O serviço não é prestado conforme o esperado mesmo.

        • Jose Goncalves

          Tambem sou cliente da oi e no inicio eu consegui 40 megas de velocidade no iphone 6 agora sempre fica na casa dos 15 a 20 megas.

          • Pedro Lanas

            A Oi agora terminou de implantar a sua rede 4G em São Paulo, não estando mais em fase de testes. Mês passado eu naveguei dois GB de dados em alta velocidade no 4G (entre 20 e 25 MBps) tendo um plano de apenas 500 MB, nos poucos dias que o 4G funcionou. Naqueles dias, o acesso estava ilimitado e sem redução de velocidade! Hoje, o 4G sempre funciona, mas ao estourar a franquia do seu plano de dados a velocidade é reduzida para 1% da velocidade, o que dá uns 250 KBps. (0,25 MBps). Para navegar mais em alta velocidade agora, só pagando por um plano com mais dados no pacote.

  • Achei que o lado ruim seria dar margem para códigos mal escritos, imagens e vídeos menos tratados pela despreocupação com espaço. 😉

    • Filipe Gibson

      Também pensei nisso. O esforço pra fazer um app mais leve vai ser raro… Posso estar falando besteira por não ser desenvolvedor. Mas queria saber se tem fundamento o que estou dizendo.

      • Rafael Guerreiro

        Depende, a Apple tem um Guia de desenvolvimento (HIG) e ela costuma ser bem rígida na análise do aplicativo.

      • SérgioM

        Depende… vcs já fizeram download de algum aplicativo com 2Gb na Apple Store? eu nunca fiz, sei que deve ter, mas não é tão comum, Então se a teoria de vocês estivesse certa, hoje já iam exister varios apps proximos dos 2gb

        • Robson Olindo

          O Infinity Blade 3 tem 1,92Gb, então não é tão difícil achar, tem outros como RR3 entre outros

        • tchub27

          o disney infinity Toy Box 2.0 tem 3.8GB na app store, e ja baixei ele a 1 semana

      • Daniel Brito

        eh mais pra jogo, com certeza

    • Pensei na mesma coisa

  • Hades666

    Por isso só compro iPhones/iPads com no mínimo 64Gb, faz tempo. Nessas horas que não dá para entender a Apple, tira o de 32Gb e deixa o iPhone de 16Gb?!?! Vai entender…..

    • Leandro

      É para forçar o publico que adquiriu o modelo de 16GB a usar o iCloud pagando um aluguel mensal para conseguir mais espaço (sem considerar aqui os concorrentes, claro).
      Mas concordo que tirando essa visão capitalista, a logica seria manter 32GB como espaço minimo nos aparelhos.

    • Tem uma explicação sim. Em breve você saberá. 😉

      • Sérgio Sabino De Carvalho

        Só pra deixar curioso… Risos

      • Jonas

        iPhone 6S ??

      • Giovanni Santin

        Também fiquei curioso… Em breve quando nós saberemos? hehehehehe…

      • Anderson Campos

        Putz, assim não vale. Conta!

      • Felipe

        iThing Fevereiro? Já ta saindo? 😀

    • Diego Rosa

      Provavelmente a capacidade de 16gb vai se tornar a nova capacidade de entrada dos iphones de “baixo custo”, que atualmente é de 8gb.
      Assim a partir do iPhone 6s vai começar de 32, 64, 128 gb. E os iPhones de baixo custo vão vir todos com 16gb.

    • Gustavo Silveira

      qual dará mais lucro a apple ? o de 16gb vendido a 650USD ou o de 32gb a 650USD? O mais vendido é o de 16gb, então excluindo ele ficaria o de 32gb, que no caso iria da mais gasto.

    • Leandro de Oliveira

      Nas outras versões eu já estava sofrendo um pouco com somente 16gb.
      Porém, agora com 128gb estou feliz pakas 😀

    • Robinho Simões 

      Nossa, mas o motivo é óbvio. Ela faz isso para estimular os compradores a colocar 100 dólares a mais e partir para o de 64 GB já que 16 GB é muito pouco. Se ela colocasse 32 GB como modelo de entrada muita gente que acabou comprando o de 64 GB não teria gasto os 100 dólares a mais e teria ficado com o de 32 GB mesmo.

      Porém, acredito que isso vai durar pouco, pois com os aplicativos, as fotos, vídeos e o próprio iOS cada vez maiores ela vai ter que colocar 32 GB no modelo de entrada, pelo bem da própria plataforma e da experiência dos usuários.

  • CDelm_

    já estou no meu terceiro iPhone e todos tiveram 16GB de armazenamento… sofro às vezes com isso, mas não tanto como se poderia imaginar… o grande problema, ao meu ver, são as atualizações de sistema que pedem MUITO espaço… ai é foda ficar indo atrás de coisa para apagar e deletar… imagino um app de 4GB no meio dessa bagunça… isso ser o primeiro a sumir… hahaha…

  • Arley Martins

    A partir deste ano bem que a apple podia vender iphone com espaço minimo de 32GB pelo preço do 16GB atualmente. 16GB ja não tem mais como nos dias atuais. Eu sou daqueles que defende tamanhos 64 e 128GB apenas e caso possível um com 256GB, porque agente coloca musicas, jogos e vários aplicativos ja rola 30 ou 40GB fácil. O meu é um 5S de 64GB tem so 10GB livre……detalhe o de 64GB so vem com 56GB livre pra uso, kkkkkkkkkkkkk…Bom que agora com essa mudança vamos ter jogos com qualidade nivel PS4.

    • Leonardo Negrisoli

      Só de foto eu tenho 14GB… sei como é isso de ficar sem memória ahahaha
      64GB ainda da pra mim, pois acabei de migrar de um de 16GB 😛

  • Leonardo Negrisoli

    Meu 1º iPhone teve 8GB, tive alguns com 16GB e agora estou com 64GB…

    Estava completamente impraticável usar o de 16GB pra mim, pq eu ODEIO ter que apagar coisas pra poder colocar itens novos.
    Eu pensava que 32GB seria mais do que suficiente, mas ainda bem que eu peguei o de 64GB, pois agora tenho “apenas” 23GB livre, ou seja, o de 32GB já teria pedido arrego nesse momento 😛

    • Cassio Delmanto

      minha sorte é que eu foco mais em música… metade do meu aparelho é música… hahaha… não sou muito de joguinhos fudolescos e coisinhas assim… tenho mais os apps basicões e um ou outro diferente…

      • Igor Britto

        Você pode se livrar das músicas no iPhone ocupando espaço, é só mandar todas pro Google Play Music. É de graça.

        • Pedro Lanas

          Eu fiz isso com as minhas músicas, mandei todas para a nuvem. Mas fiz isso usando o iTunes Match, que embora pago, não é caro. Ele é um serviço com a qualidade Apple e perfeitamente integrado ao telefone, pois as músicas ficam todas lá no app nativo Música do iOS, podendo-se reproduzir as composições mesmo sem o download, por streaming. Toda minha biblioteca do iTunes está disponível remotamente para mim.

  • Fabricio

    Seria isso uma dica que a Apple irá acabar com dispositivos básicos de 8gb e deixar o de 16 como tal? Cairia na linha do fato que o iO9 será baseado em tamanho…será?

    • Lídison Santos

      É um caso obsceno esses iPhones de 8GB. E nem vale investir, se ao menos o preço fosse metade dos de 16GB, ainda valeria dar o direito de pensar 5 vezes antes de investir.

  • Jefferson Soares

    Maldito corretor automático de ” e ” para ” é “.

    • Alan Freitas

      Verdade.

  • Luciano Hilton

    Finalmente, sério! Sempre me perguntava porque isso não ocorria desde o chip A5. Perdemos algumas boas oportunidades de jogos excelentes por causa dessas limitações.
    E que venham os jogos no estilo console!

  • Espaço em disco é q nem agua: Sabendo usar, nao vai faltar. O que mais acabava com meu espaço no iPhone era o maldito WhatsApp… Limando todos os grupos com midias inuteis, nao me preocupo mais com isso. Alem de abusar da dupla iCloud+iTunes Match!

    • Vinicius

      Tenho um iPhone de 16 gb e o Whatsapp é sempre um problema, mas eu limpo todas as conversas mensalmente, visto que não olharei as mídias de novo.

  • Heiki

    Tenho um iPhone e um iPad, ambos com 16 GB. Nunca tive preoupação com espaço de armazenamento, talvez meu uso seja diferente da maioria das pessoas…

    Na verdade, o que mais consome espaço nos iDevices são jogos, e não os aplicativos comuns. Salvo raríssimas exceções, todos os jogos recentes da App Store adotam o modelo freemium ou vem poluídos com anúncios. Essa é uma prática da qual eu me recuso a fazer parte.
    Parabéns, Apple. Você conseguiu destruir o grande potencial da sua loja de aplicativos com as suas famosas “in-app purchases”.

  • Lucas

    Erro lá no texto:

    “Há um lado bom é outro ruim nisso” o “é” é sem acento:

    “Há um lado bom e outro ruim nisso”

  • Marcelo Felipe

    Então meu Iphone 5s com 16 GB não vai rodar apps de 4GB ?

    • Pedro Vitor

      Tendo espaço no aparelho, roda até em iPhone 4s 🙂

      • Marcelo Felipe

        pedro obrigado pela informação ! 🙂

  • Leodjan Coast

    Já eu, amo jogar no celular, tinha um i5s de 16Gb, passava raiva as vezes tendo que apagar algumas coisas, pra se ter outras novidades.. E dessa vez o upgrade foi para i6+ 128GB sorte a minha!

  • tchub27

    no custo final é 100 dolares mais caro de um modelo pro outro

  • Rafael Farina

    Vi esta mesma notícia em duas fontes brasileiras e ambas disseram que isso mudou recentemente, esta semana, no caso.
    Mas o aplicativo Disney ToyBox tem 3,8GB e está disponível desde o dia 29/01, ao menos na Store Brasileira.
    Será que o aumento do limite já é um pouco mais antiga, ou a Disney teve uma mãozinha da Apple nesse caso antes de todo mundo?

    • Robinho Simões 

      É bem provável, pois Disney e Apple têm relações bem estreitas.

  • Junio Pereira

    4GB é o espaço disponível no iPhone de 8GB que sofrimento kkkkkkkkkkkk

  • Caio Morais

    Antes desse anuncio, ja existia um app de 3.8GB … Disney Infinity
    Meu iPhone é 16, entao nem da pra instalar ;–;

  • Quem tem pouca memória vai se ferrar mesmo… Antes os jogos eram divididos em partes, agora será full e não vai caber…

  • Fabricio

    Exatamente, vende metade de tamanho pelo preço do dobro, é surreal isso. Acho um absurdo, fora que deveriam vender o espaço real e não esse mascarado com o sistema. Não entendo como até hoje não houve um basta nisso. Imagina se a moda pega, você compra o litro de gasolina mas na verdade só vai vir 700ml. O mundinho esse.