Aplicativos

Google lança para iOS aplicativo de acesso remoto ao computador

Google Remote Desktop para iOS

Foi disponibilizado hoje na App Store um aplicativo do Google chamado Chrome Remote Desktop, que permite que usuários de iOS tenham acesso integral aos seus computadores de forma remota através da Internet. Ele é gratuito, útil, e funciona de uma forma interessante.

O processo de instalação do app no dispositivo iOS é bastante simples. Basta você baixar o app Chrome Remote Desktop na App Store, e fazer login com a sua conta Google. Uma vez instalado, o app exibirá a lista de computadores cadastrados e habilitados para usar o serviço. Inicialmente a lista estará vazia, pois você precisará cadastrar seus computadores ao baixar a versão de computador do app.

Acesso computador

Já a instalação do programa no computador é um pouco mais complicada. É necessário que você tenha o navegador Google Chrome instalado no seu computador para ter acesso à Chrome Web Store e poder baixar (link direto) o Chrome Remote Desktop no seu computador.  Uma vez com o programa instalado, você passa por um processo um tanto demorado de telas e mais telas de autorização para permitir ao aplicativo de iOS o acesso e controle total sobre o computador.

O passo mais importante envolve a escolha de uma senha numérica de no mínimo 6 dígitos. Ela deve ser digitada no aparelho iOS sempre que você quiser se conectar ao computador. Feito isso, o aparelho passa a ter total controle sobre a máquina.

Código PIN no iPad

Uma vez conectado, é possível correr o dedo pela tela para movimentar o mouse, selecionar a ferramenta de teclado para digitar um texto e navegar em modo Tela Cheia. Um botão de “Mais Opções” traz a possibilidade de enviar um comando de Ctrl-Alt-Del para o computador (o que evidentemente não surte nenhum efeito no Mac) e de enviar Feedback ou buscar ajuda para utilizar a ferramenta.

Durante os nossos testes o app se provou um pouco instável, fechando sem motivo aparente por duas vezes. Outro problema que encontramos foi a falta de suporte a acentos. Ao se digitar uma palavra como “estética”, por exemplo, o caractere acentuado foi ignorado, resultando na palavra “esttica”. Já uma coisa que nos surpreendeu bastante foi quando acessamos o YouTube pelo computador através do app, e começamos a reproduzir um vídeo. A reprodução aconteceu de forma relativamente fluida (com um número reduzido de quadros por segundo, evidente), porém sem audio.

Se você já passou um tempão pendurado no telefone, explicando para um familiar como fazer para acessar uma pasta e lhe enviar um email com um documento anexo, você certamente achará este app muito útil. A possibilidade de acessar o seu computador (desde que ele esteja ligado e conectado à internet, é claro) de qualquer lugar do mundo é algo bastante bem-vindo, e este app parece possibilitar isso da forma mais descomplicada e estável possível, apesar da instalação no computador ser um pouco trabalhosa.

Um detalhe importante: o app só permite que um aparelho se conecte ao computador por vez. Se você estiver conectado com o seu iPhone, e iniciar uma segunda conexão no seu iPad, a conexão pelo iPhone é finalizada automaticamente.

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • gutobittencourt

    Teamviewer continua reinando…

    • Vida longa!

      • Daniel Souza

        E próspera!

    • reinará para todo sempre.

    • Marcos Coelho

      Sempre! #teamviewer rules…

    • Ovídio Andrade

      cara mais ou menos, eu trabalho com TV (sim, comercialmente) diariamente e posso dizer que não é a melhor opção que tem no mercado, além de caro é instável.

  • Daniel Souza

    Uso costumo usar o TeamViewer. Atende bem às minhas necessidades, é grátis (para uso não comercial), está disponível para iOS na AppStore e OS X e é beeem simples de instalar, tanto no iPhone e no Mac, quanto no PC.
    Vou testar essa solução do Google e comparar elas duas.

    • Infomaster Informatica

      Teamviewer caro e instável? ví o custo dos concorrentes e achei bem mais caro (vide logmein), inclusive vou assinar este mês uma versão de mensalidade que posso adicionar quantos pcs eu quiser (R$ 120,00) e agora com a atualização consigo até video chamada com os clientes, minha empresa não vive sem este software. Inclusive atendo clientes com conexão 3g e funciona perfeitamente…. sem contar o fato de ser multi plataforma…

      Me diz qual você recomenda que seja melhor e mais barato?

      • Daniel Souza

        ??

  • Vitor Carvalho

    Não seria mais simples utilizar o Remote Desktop da Microsoft?

    • wbecher

      Como configuro ele no mac? 😛

    • Para atender algum cliente ou familiar, não.
      Configurar o RDP implica em muito mais configurações.

    • Gustavo Rezende

      Para Windows sim e é o melhor em minha opinião, mas aí temos Mac OS e Linux, então TeamViewer resolve mais fácil, porque imagine vc tento que explicar pra sua tia aposentada como instalar o Chrome Remote Desktop em apenas 359 passos?

  • Lipe

    Aqui não, Google.
    Ao meu computador vc não vai ter acesso remoto.

    • Rodrigo Araujo

      Pensei a mesma coisa !!

    • Danilo Araujo

      Se eles quisessem saber algo,acessariam seu PC você querendo ou não hahahahahaha.
      Pode ficar tranquilo e instalar.

      • Daniel Alencar

        Exato. Só um leigo vai achar que o Google não tem certos “poderes”. Eles nao fazem talvez por ética, sei la. hahaha Mas seria sacanagem. Eu acredito que eles nao queiram fazer coisas assim no futuro, é uma empresa muito grande, e bem vista (apesar de alguns pensarem assim ainda) se eles, com todas essas informações (que pode apostar que eles têm) pelo mundo inteiro, resolverem ferrar com alguém de uma hora pra outra, como vc acha que ficará a imagem deles? Só nao faz sentido, aí depois disso todo mundo vai largar os serviços e ja era… hahaha sei nao, só o tempo dirá 😛

  • Francis

    Não gosto de nada muito complicado. TeamViewer forever!!

    • gustavo bittar

      Quero ver com Avg cloud care que vem com remote IT, estou testando muito bom….. teamviewer que abre o olho

      • Francis

        Quanto mais opções, melhor! Só não pode ser complicado pra configurar, né?

  • Lucas

    Tenho um Chromobook. E na hora de parear, tem um aviso, de que não está disponível.

  • Aline

    Vai funcionar no windows ou só pra Mac?

  • Gustavo Rezende

    Interessante, apesar de não ser simples de instalar, sempre acho válido e bem-vindo mais opções para acesso remoto, mas eu gostaria de um para acessar celulares e tablets, será q existe? Alguém conhece algum???

  • Leonardo VimpriO

    Vou testa-lo para tentar ver meus filmes em cd no apple TV… Fazer uma hiper mega gambiarra… ai invez de simplesmente o itunes executar o filme e sincronizar com apple tv. 🙁

    • Leonardo VimpriO

      Não deu certo… o som não sai na TV. :'(

  • Rodrigo Vieira

    É algo legal, atraente, mas infelizmente eu não vejo muita utilidade prática controlar o Mac em um iPhone

  • Jhow NM

    Instalei e achei usável, mas ainda fico com o Teamviewer de sempre…