Notícias

Na Europa, Apple oferece direito de arrependimento de 14 dias em compras na iTunes

App Store

Às vezes acontece de você comprar um aplicativo e se arrepender logo depois, por descobrir que ele é diferente daquilo que você pensava. Na teoria, as regras da App Store não permitem que você “devolva” o app, mas na prática nós sabemos que basta pedir reembolso que ela geralmente dá.

Mas as regras esta semana foram alteradas na App Store, pelo menos na Europa: lá os clientes tem agora 14 dias para pedir reembolso sobre qualquer aplicativo, música, filme ou livro adquirido, sem precisar dar nenhuma justificativa.

A medida foi tomada após o reembolso virar lei na Comunidade Europeia. Lá, todos os comércios são obrigados a oferecer 14 dias de prazo para o cliente devolver a mercadoria caso tenha se arrependido da compra. A legislação está em vigor desde julho, mas somente agora a Apple se adaptou a ela.

No Brasil também há uma legislação similar. Segundo o código de defesa do consumidor, todo o cliente tem um prazo de 7 dias para se arrepender que uma compra realizada pela internet (e a App Store obviamente se enquadra nisso). Em nosso país, as regras da App Store não foram formalmente alteradas para deixar claro isso, mas até hoje nunca soubemos de casos que a Apple tenha se negado a devolver o valor pago no prazo estabelecido por lei.

Se você acabou de comprar um aplicativo e se arrependeu, pode pedir reembolso através deste tutorial. Mas saiba que depois disso, não poderá mais usar o aplicativo.

Fonte: iFun.de

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Já estuprei a opção de reembolso. Perdi a conta de quantas enganações engoli, de Senha pra Whatsapp a Wallpapers para iOS 7 que ficavam todos tortos, hahaha.

    • Alexandra

      Meu único reembolso foi (não me recordo nem o nome do jogo direito) Modern War.
      Comprei o pack, mas depois percebi que era descoordenada para jogar no iPhone. 🙂

  • Anderson Gomes

    Em Agosto comprei um show/filme, só que ao assistir percebi que era uma compilação dos melhores momentos, entrei em contato com a Apple e me ofereceram o reembolso, uma vez que o show não tinha descrição das musicas, nem que era um resumo.

  • Carlos Augusto Ribeiro

    Deviam avisar para a Microsoft essa questão do reembolso no Brasil, pois na loja de games do Xbox não é possível pedir reembolso.

    • Danilo Araujo

      Ai você baixa no seu HD um jogo de R$200 fala que não gostou ….Aqui é Brasil. Se o povo já vende no mercado Livre jogos da PSN com aquele esquema de conta primária..imagina se à Microsoft fizesse isso…..Brasileiro não tem credibilidade nenhuma na internet,mas claro…ninguém assume.

      • Carlos Augusto Ribeiro

        Concordo que brasileiro não tem credibilidade nenhuma, mas é um direito e ela tem que respeitar. Além do mais existem maneiras de fazer a coisa direito, caso contrário, a Amazon no Brasil já teria ido a falência.

  • Saulo Noleto

    Ótima iniciativa, mas com certeza as pessoas irão abusar de má fé!

  • Danilo Araujo

    Sou a favor de ser igual no Windows Phone…ter um Demo jogável ou um preview do App…não acho que este negócio de reembolso seja justo com o desenvolvedor. Até porque depois que você pede o reembolso o App não atualiza mais porém fica no seu dispositivo.

    • Gaius Baltar

      Pelo menos na Europa isso também mudou ou deverá mudar. Quando você sincronizar ou atualizar o iDevice o App é remotamente apagado.

  • Alan Freitas

    Comprando dentro do app também é possível pedir reembolso aqui no Brasil ? Abraço

    • Jefferson Soares

      Sim.

  • Evertonhxc

    Precisei de um reembolso essa semana e foi muito fácil, aparece um botão para o reembolso. conforme o tutorial do iLex.

  • Brunosh

    Mas isso não vai fazer com que pessoas de má fé utilizem a política para descarregar músicas, livros, etc.. para o computador e depois pedir reembolso? Estou perdendo algum detalhe?

    • Gaius Baltar

      Acredite, na Europa a quantidade de pessoas que fazem isso é irrisória. Esse tipo de atitude é que afasta o Brasil do desenvolvimento e não a riqueza.

  • Jonatan Lopes

    Uma dúvida: se tem um app em promoção, mas que comprei fora da promo, posso pedir reembolso e depois comprá-lo de volta com o desconto?

  • Mateus Torres

    A Google Play dá direito de arrependimento de 2 (duas) horas. Rsrs. Saudades iLex.

  • Guilherme

    It works, money back: Recently you reported an issue with Travelink app using iTunes Report a Problem. This email confirms that you have been issued a refund of €11.99 for this purchase.

  • alexandre m santos

    O meu controle da televisão está configurado para ser usado também na apple tv, acabou que sem querer mexendo na televisão uma compra foi efetuada na apple tv. Pelo Itunes, fui nas minhas compras, no item que foi comprado tinha o link Relatar um problema, cliquei nele, escolhi uma opção e imediatamente me deram a resposta dizendo que seria reembolsado.