Notícias

Uso do Google Wallet aumentou depois do anúncio do Apple Pay

Google Wallet

Quem já viajou para os Estados Unidos deve ter percebido que na maioria dos negócios de lá há maquininhas ao lado dos caixas que permitem o pagamento com o celular, via tecnologia NFC (comunicação por proximidade). Porém, o uso deste recurso nunca foi tão expressivo, mesmo o Google apresentando uma solução de pagamentos desde 2011; as pessoas não substituiram a carteira pelo celular.

Porém um fato curioso está acontecendo: desde que a empresa de Tim Cook apresentou ao mundo o Apple Pay, o uso do Google Wallet como forma de pagamento cresceu cerca de 50%.

A indústria de NFC sempre reclamou do fato da Apple demorar tanto para adotar esta tecnologia, afirmando que ela só deslancharia de verdade quando a Maçã entrasse no mercado. E parece que é isto mesmo que está acontecendo: mesmo quem não tem um iPhone está começando a olhar para este tipo de pagamento com outros olhos.

A repercussão do Apple Pay foi tão grande que o próprio comércio quer adotar cada vez mais este tipo de pagamento, mais seguro para ambas as partes. Até mesmo a rede MCX, que proibiu seus parceiros de usarem transações em NFC, está voltando atrás e permitirá que os estabelecimentos aceitem também o sistema da Apple no futuro.

Mesmo que a solução do Google não tenha a mesma camada de segurança que a da Apple (que usa o controle biométrico para autorizar os pagamentos), a experiência de pagar facilmente sem precisar tirar o cartão de crédito do bolso é bem parecida (com alguns toques burocráticos a mais no sistema Android). E só agora, com toda a publicidade feita pela Apple, que muitos estão se dando conta que isto existe.

É a Apple mudando o rumo de todo o mercado.
De novo.

via Ars Technica

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael faria

    Apple sendo Apple. Ditando moda.

  • Yuri

    É sempre assim, Pode ter mais android que iPhone por aí, mas é a Apple que “dita” o avanço.

    • Luiz

      Acho engraçado existir mais android.. deve ser porque tô tão acostumado que todo mundo a minha volta tem iPhone que nem lembro da existência de android hahah

    • Cadu Nunes

      É importante uma ressalva, porque apesar de existir em números absolutos mais telefones ativados com Android do que com iOS, só podemos considerar os aparelhos Android “topo de linha” que contam com NFC, que representam uma fração de todos os aparelhos com Android disponíveis no mercado.

      Pode ser que este seja o motivo da baixa adoção desta forma de pagamento pelos usuários. Como todos os usuários dos novos iPhones tem a possibilidade de usar tal recurso, é natural que a adesão dos usuários de iPhone seja maior.

  • Leonardo Freitas

    “Eu já sabia”. 🙂 Sonhando com isso no Brasil. Eu uso MUITO cartão pra tudo.

    • Jéferson C. Flores

      Eu também uso muito. Esperemos pacientemente, então.

    • Mateus Cardoso

      Eu acho que não vai demorar muito pra chegar no Brasil. Nós somos o país mais avançado em tecnologia de pagamento via NFC e em bancos em geral. Por exemplo, nos EUA, a maioria dos cartões ainda não possuem nem chip, agora que eles estão adotando. Temos 1,5 milhão de máquinas NFC contra 250 mil dos EUA, acho que a Apple deve estar olhando pro Brasil neste caso.

      • Andre Rebitte

        O Bradesco já usa NFC nos cartões de crédito e débito, dá pra sacar só aproximando o cartão do caixa eletrônico . As máquinas de pagamento (POS) da maioria dos estabelecimentos já possui tecnologia NFC. Acredito que não vá demorar pra chegar no Brasil.

      • Filipesa

        Na verdade a adoção de chip nos cartões é uma medida de segurança para evitar fraudes, clonagens e etc. O fato de os EUA terem iniciado depois a adoção desse item não significa “atraso de tecnologia” e sim que a segurança lá nas transações financeiras é maior que aqui.

    • Marcio

      Eu, praticamente SÓ uso cartão. As vezes preciso de algum dinheiro e não tenho. KKKK

      • Já tive que pegar emprestado pra ir embora da faculdade quando a motoca resolveu não funcionar kkkkkkk

    • Cadu Nunes

      Pelo que entendi quem paga a conta é a instituição financeira, confere? Se realmente for assim, na minha humilde opinião, o Apple Pay nunca estará disponível no Brasil.

      É mais fácil os bancos entrarem com uma ação na justiça contra a Apple se ela quiser entrar com o Apple Pay no Brasil alegando que ela não é uma instituição financeira regulamentada pelas regras do BCB do que algum dia conseguirmos usar este tipo de recurso aqui na terra do bananal.

      Infelizmente no Brasil os clientes bancários são um mau necessário para que os banqueiros fiquem cada vez mais ricos. E o pior de tudo é que os bancários caem na lábia dos sindicatos achando que quando fazem greve estão prejudicando o patrão… #sabemdenadainocentes rsrsrs

      • Robinho Simões 

        Duvido.. Eu trabalho em banco e sei que a quantidade de fraudes que ocorre com cartões de crédito é absurda. Os bancos gastam milhões com segurança e mesmo assim os bandidos conseguem fraudar. O Apple Pay, além de gerar uma grande economia com os gastos de segurança, vai ainda estimular o gasto com os cartões, já que muita gente vai querer comprar só pra usar o serviço, pelo menos no início.

    • Hades666

      (2)….oI

  • Com o Apple Pay você não precisa nem mesmo desbloquear a tela do iPhone: é só aproximar o aparelho, tocar no Touch ID e BUM!, pagamento autorizado.

    Com o Google Wallet a coisa é mais burocrática do que isso. Você precisa desbloquear a tela, abrir o aplicativo do Google Wallet, ver se está logado no serviço, esperar aparecer a janela de confirmação, confirmar…

    • Raphael Sanches

      kkkk.. Essa foi boa… tocar no Touch ID e BUMMMMM =) boa!!!

      • Daniel Alencar

        HAHAHAHAH

    • Marcos Lucas Castro

      Legal, é burocratico mas pelo menos eles o tem desde 2011.

      • Diego Schulz

        NOSSA 😀
        Que legal, parabéns por você ser tao fod*

      • Diego Almeida

        tem desde 2011 mas parece que teve que esperar 3 anos pra deslanchar né amig.

      • Marcos Lucas Castro

        Valeu cara! Ainda bem que você não analisou minha frase a viu que eu disse “eles o tem”. Não sei se você intendeu, mas eu vou te explicar: eu não tenho Android 😉

    • Olivio Botelho

      “… E BUM!”

      Lembrei do Tio Steve agora. Kkkk

  • Arlindo Neto

    Agora os usuários de Android vão ficar falando que o deles ja tem desde 2011 e só agora a Apple fez, e vai chamar a empresa de merda e essas coisas. Sendo que eles nem sabiam da existência e o app deve ficar la no meio dos outros 30 apps desnecessários.
    Só a apple mesmo tem a capacidade mudar um mercado, o resto vai comer poeira por muito tempo, quem fala mal não deveria nem usar um Smartphone com tela multitouch, ou um notebook com trackpad ou windows, ou qualquer coisa no mundo da informatica, pois foi a apple que revolucionou todos esses itens.

  • E ainda assim meus amigos Androidianos insistem em dizer:
    Apple é só modinha.

    Ai, ai…

    • Na verdade eles estão certos se a visão for limitada ao Brasil. Pouquíssimos brasileiros usam o iphone pra algo produtivo de verdade, eu mesmo não conheço ninguém que faça uso do potencial do iphone como eu faço, a maioria sequer configura o mail.

      • Yuri Zanatta

        Meu amigo, 99% de quem tem iPhone não usa tudo que ele tem, no Brasil e também não em qualquer outro país. Muitos usam por moda sim, mas não ouso dizer que seja a maioria, mesmo no Brasil.

      • Cadu Nunes

        O fato do cara não configurar email no iPhone não significa que ele não use corretamente o iPhone. Não sei de onde você é, mas em São Paulo se você usar metro ou trem e der uma olhada de vez em quando pros lados vai ver uma penca de gente usando candy crush saga ou o zapzap no iPhone.

        Cada um tem uma necessidade específica quanto a um smartphone. Para alguns trocar mensagem no Zapzap é o Ó do borogodó, para outros jogar um joguinho já é mais do que suficiente, para outros ouvir música, e por ai vai. Agora dizer que ter um iPhone pra fazer “só isso” é jogar dinheiro fora, bem, ai ainda vivemos em um país livre pelo menos até o próximo mandato presidencial começar em 01/01/2015, então cada tem o direito de usar seu dinheiro da forma que considerar conveniente para si.

      • Augusto,
        Moda por moda, tem gente comprando o LG com imagem em 3D apenas pra dizer que tem celular que tira fotos em 3D e joga em 3D (tem 3 jogos assim, mas blz).
        Outros compram Galaxy S5 por moda, etc…
        Fora que seu argumento desmerece muito os usuários de outros aparelhos, pois quer dizer que nao tem capacidade de usar um iPhone, deve comprar outro aparelho. Sei que vc nao quis dizer isso, mas é a primeira ideia que passa seu comentário.

        Os meus amigos dizem “modinha” satirizando a Apple querendo dizer que seus aparelhos nao tem nada de especial, servem apenas para somar no visual, como se fossem apenas mais um item de beleza.
        Sacou?

      • Pessoal, vocês não sabem interpretar mesmo. Sem agressividade.

  • Antonio Frederico

    Não é necessário dizer que a Google vai se mexer para deixar o sistema de pagamento dela mais simples e mais parecido com o da Apple né?

    Só que tem um detalhe, é lógico que o sistema da Apple é quase “magia pura” de tão simples (e seguro) que é, mas quem tem Android poderá entrar na brincadeira também. Talvez não de uma forma tão “mágica” e segura, mas por outro lado não vai precisar pagar 3,5mil num smartphone. Tem que ver isso também.

    Obs: quando comparo o preço dos dois nesse comentário, estou falando em relação ao sistema de pagamentos e não nos produtos como um todo. Tem mais coisa envolvida mas isso é assunto para outro post 😉

  • CarlosM

    A proposta é, vamos fazer, mas quando estiver funcionando com segurança! Parabéns a Apple que entre erros e acertos, faz coisas com a cara dela, facilidade sem comprometer a segurança.

  • ickz

    Desculpe bater de novo nesta tecla, mas não dá pra dizer que a Apple está mudando o rumo só porque o EUA está aceitando mais o uso do pagamento por NFC, aqui no Japão pelo menos, o uso sempre existiu. A influência da Apple aqui seria quase nenhuma nesta parte. Mas é uma coisa que esperei anos para ter.
    Abraços

    • Arlindo Neto

      Eu lembro de ter lido em algum artigo aqui do blog falando que o Japão é o único país que é comum o uso do NFC. e que a Apple ia revolucionar nos outros países.

    • Cadu Nunes

      Verdade, lembro de ler matérias na Wired há 3 anos que diziam que pagamento via NFC no Japão era a coisa mais normal do mundo.

  • Fabricio

    Realmente é bom ver que alguma tendencia lá fora está crescendo, só penso que estamos muito lentos no quesito NFC dado ao fato que o mesmo fora criado há 12 anos, muito lenta essa evolução.

  • Ricardo Muniz

    E não funcionará no Brasil. É a Apple sendo Apple.

  • Leonardo Negrisoli

    Saudades de ver a Apple fazer essas revoluções no mercado 🙂

    Mal posso esperar pra usar aqui no BR.. Me atrevo a dizer que abro conta no 1º banco que disponibilizar isso aqui 😛

  • Agora a Apple além de ganhar em aparelhos, apps, conteúdo multimédia e outros, também vai ganhar em comissão de vendas kkkk

    • Cadu Nunes

      Justamente por conta desta comissão que acho que no Brasil o Apple Pay nunca vai conseguir entrar. A resistência do empresário brasileiro para adotar este tipo de tecnologia é absurda.

      Acho que as pessoas só vão conseguir usar o Apple Pay quando forem pros “Staits”.

      • Matheus Caldeira

        Hoje o estabalecimento paga 5% (em média) da venda para a administradora do cartão, pelo que entendi, o que vai mudar é que, ao invés da Cielo ganhar, quem vai ganhar é a Apple, é isso mesmo? Se for, nada muda para os empresários…

        • A Apple deveria fazer uma parceria com a cielo pra difundir o Apple pay no Brasil rapidamente.

  • OverlordBR

    Bom, o Google Play começou a aceitar cartão de crédito nacional para pagamentos na Play Store aqui no Brasil…

    E já anunciou que vai permitir pagamento por cartão de débito e lançar vales presentes.

    Tomara que a Apple se mexa e resolva fazer o mesmo… pelo menos, na questão dos GIFT CARDS!

  • Daniel Alencar

    A Apple sempre muda o rumo do mercado. Não importa a qual area se refira! Já pararam pra pensar sobre o iOS 7 quando anunciaram? “Ah é feio. Nao gostei, não vou usar!” Depois disso todos acham feio o antigo iOS 6, cujo design ficou arcaico. E fora isso, TUDO, absolutamente TUDO, agora, esta seguindo o mesmo design flat que a Apple implantou no iOS 7. O Yosemite seguiu o modelo (lógico, é dela); grande parte dos apps agora possuem esse visual clean, até mesmo no Android; muitas paginas da internet estão com um design flat também, com o HTML 5 (cujo uso também foi influenciado pela Apple, após adota-lo em seu site); e por fim, até o Google com seu novo sistema Android Lollipop (Android L) com o Material Design (só muda o nome, mas na pratica é a mesma teoria). A Apple é um exemplo seguido pelo mundo, não podemos negar!

  • Daniel Alencar

    Eu estava pensando esses dias… Acho q não vai ter essa demora que todo mundo esta esperando, para o ApplePay chegar ao Brasil. Observe, as maquinas são de empresas que também existem no Brasil: MasterCard, Visa… Por que eles não importariam e venderiam para os lojistas essas maquinas aqui também? Beleza que teria um outro custo. Talvez haverá sim um atraso na adoção por conta dos vendedores, mas não deixaria de chegar.

    • KB

      Torço para que não tenha muito custo. Li em alguma matéria que só o custo recuperado por conta de evitar fraudes, clonagens, etc (pelo conceito de segurança implementado), já valha para as operadoras a adoção do sistema. E talvez justamente isto torne as taxas até mais em conta para o lojista… mas aqui é .br, e já sabemos como a Lei Gérson opera…

  • Hades666

    Problema no Google/Android sempre será….segurança! Passo….

    • KB

      Disse tudo.

  • Rubens Nascimento

    Claro que a Apple impulsionaria essa tecnologia nos Estados Unidos, pois lá ela possui metade do mercado de smartphones (em nenhum outro lugar do mundo chega perto disso), então com certeza, tudo o que ela implementa em seus iPhones, tem boa aceitação no mercado. Podemos observar isso, que mesmo sendo bem ruim o app de mapas dela passou a ser o mais usado em seus aparelhos por lá.

  • Fabio

    Como sempre na vanguarda da tecnologia!!!

  • will

    Como faço para utilizar o NFC no meu iphone 6 ? existe algum app específico ?