Curiosidades

O iOS do iPad Air 2 tem uma Central de Controle diferente dos demais

Novo iPad

Uma das coisas que chamaram a atenção no novo iPad Air 2 é a falta do interruptor lateral no tablet, que permitia bloquear a rotação da tela ou ativar o modo silencioso de acordo com nossa configuração. Nós usuários nos acostumamos a tê-lo sempre ali e será difícil se acostumar a não tê-lo mais. Para ativar as funções agora será possível ir diretamente na Central de Controle do iOS.

Nos outros iPads, a função do interruptor pode ser escolhida nos Ajustes: você decide se ele ativará o silencioso ou se bloqueará a tela. Se você escolhe uma, a outra fica automaticamente disponível na Central de Controle, que é aquele painel que você “puxa” para cima na parte inferior da tela. Como no novo iPad não há mais o interruptor físico, a dúvida era como ficaria para ativar a função que não aparece na Central. Será que a Apple nos obrigaria a ter que ir nos ajustes toda vez que precisasse?

Não foi o que aconteceu. Na verdade, o iPad Air 2 tem uma Central de Controle um pouco diferente dos outros iPads. Nela, aparecem os dois botões virtuais ao mesmo tempo para as duas funções.

Central de Controle iPad Air 2

Quem já está usando o novo iPad está estranhando muito a falta do interruptor, que era bem prático. Todo o hábito que é mudado traz certo desconforto em um primeiro momento, mas a tendência é, com o tempo, esquecermos dele. Será?

via iLounge

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Celso F. Araujo

    A cada dia eu passa mais penso em comprar o iPad Air 2.

  • Para iPads talvez, mas para o iPhone acho mais difícil essa mudança, pois em muitos momentos precisamos da simplicidade de uma ferramenta física pra o colocarmos no silencioso. Eu não consigo pensar em nada mais simples e rápido que um botão físico pra de forma discreta fazer isso.

    • Rafael Silva

      Eu também uso bastante esse botão no iPhone, mas no meu 4S deu problema e no 5S agora também. Quando coloco no silencioso, ele aparece na tela a mensagem saindo e entrando no silencioso.

      • Puxa, que chato. Será que é hardware? Você usa o seus devices com o assistive touch ligado? Já tive umas dificuldades usando o “mudo” e depois puxando a alavanca física do mudo.

        • Rafael Silva

          Não uso o Assistive Touch. Usava Jailbreak até o iOS 7, aí tinha tweak que facilitava a vida, e ficava como essa nova central de controle do iPad Air 2.

      • Leonardo Freitas

        Ixe, esse mal contato é beeem comum. Já aconteceu comigo e com minha esposa uma vez! O conserto não é tão caro, comparado com as outras peças.

        • Rafael Silva

          Precisa trocar o botão? Lembra quanto pagou?

          • ditom

            Uma vez desmontei e remontei um 3GS com esse problema. Acho que dei sorte de recolocar o botão de mudo numa posição correta e ele voltou a funcionar corretamente…

    • Yuri Zanatta

      No iPhone também uso bastante, mas logo devem tirar e deixar como é no Mac, abaixar o volume até chegar no mudo. O botão adicional acaba se tornando meio inútil.

      • Rafael Silva

        Sim, seria uma solução bem simples se fizessem isso no iPhone.

      • Mas no Mac tem os botões de volume e o que o deixa mudo. E uso bastante os 3 botões. Então, não vejo essa inutilidade com você vê, pois esse botão é bem prático.

      • Mateus Cardoso

        Eu acredito que eles nunca removerão este botão no iPhone. Praticidade em primeiro lugar.

    • Bruno Gonçalves Turri

      no meu razr d3, na tela bloqueada posso alterar o status entre silencioso e normal é tão simple quanto esse botão fisico, só que não precisa de botão fisico

  • Johannes Georg

    É engraçado isso.. estou passando por essa adaptação mas em um iPhone… sai de um i4 e fui pro 6 Plus.
    O iPhone em si, por ser bem maior é bem estranho por enquanto (mas não que seja algo negativo). O botão do Hold do lado tb é estranho (mas bem mais intuitivo), mas a coisa mais estranha/engraçada, é o ID Touch, que eu não estou habituado e ele “automaticamente” desbloqueia o telefone. Preciso aprender a deixar menos o dedo em cima do Botão Home.
    Acredito que é só uma questão de adaptação… (tanto iPhone quanto iPad). Mas concordo que é uma “volta” maior o procedimento para silenciar o iPad agora sem um botão físico.

    • Yuri Zanatta

      Quando comprei o 5s também deixava o dedo no home… Depois me acostumei. Agora com o 6 Plus ainda tem que ter mais cuidado, qualquer toque duplo no botão já faz a tela descer.

  • Leonardo Negrisoli

    Eu odiei quando mudaram o fone de ouvido da parte de cima para a parte de baixo do iPhone….
    Mas hj eu gosto mais e gosto mais, até.
    Toda mudança da uma chacoalhada nos nossos hábitos, mas dps fica tudo bem =)

    • Rodrigo Silva

      Eu gostei, achei mais prático!

      • Leonardo Negrisoli

        Cara, e achei legal, mas não acho mais prático que um botão físico onde posso habilitar sem nem levantar a smartcover

        • Rodrigo Silva

          Eu to falando da entrada do fone rs
          O botão eu tambem prefiro com ele do que sem.

  • steang

    Pessoalmente, não gostei da alteração. Não deixo a Central de Controle ativada com o dispositivo bloqueado. Aí já viu: tem que desbloquear, puxar a CC e só então escolher o que fazer. O botão era bem mais eficaz.

    • Gonçalo

      E então? Desbloquear com o Touch ID é igual a ter a Central de controlo no ecrã bloqueado.

  • João Victor L

    Pessoal, sei que aqui a materia não é sobre isso mas, meu 5s ta esquentando muito depois da atualização, quando tá na tomada mesmo sem uso, e quando estou usando desconectado da fonte de energia. Mais alguém?? ja restaurei pelo itunes, fiz 3 ciclos de carga, fiz a instalção limpa, e nada.

  • Yuri Zanatta

    Isso não me incomoda nem um pouco, acho até melhor um botão a menos pra poluir o design.

  • elcin

    Por mim tudo, bem. Desde que não tirem o do silenciador do iPhone, que sem tirar do bolso eu coloco no silencioso.

  • BS

    Mas o que mais sinto falta mesmo é de um ícone que mostra quando o telefone está no modo silencioso (da mesma forma que existe o ícone de bloqueio da tela). Várias vezes já perdi chamadas por ter colocado no silencioso em uma reunião e esquecido de voltar depois … com o ícone fica muito mais visível! Basta acender o display que já veria se está no silencioso ou não … isso eu sinto muita falta …

  • Na verdade, isso é um retrocesso. Imagina essa moda pegar no iPhone – que essa é a tendência se não houver manifestação do consumidor! Não vejo pelo lado da adaptação, mas pelo lado da praticidade. A única função para qual eu, particularmente, atribuo esse botão em meu iPad é o de silenciar sem ter que precisar ativar a tela. Ao meu ver isso é bem negativo.

    A Apple tentou remover os botões do iPod shuffle de 3ª geração, deixando que só os fones tivessem controle absoluto pelo aparelho. Não durou muito, pois todos estavam reclamando por não poder utilizar o iPod com um fone de terceiro, e na época não haviam no mercado nenhum fone de ouvido com controle, a Apple foi exclusiva. Hoje essa tecnologia virou tendência entre as marcas, como se pode ver. O consumidor reclamou e ela voltou com um novo shuffle com botões.

    Espero que os consumidores possam reclamar disso, porque não é preciso nem experimentar para saber que a falta de um botão físico/prático como esse fará falta no dia a dia. Entendo que a Apple quer se diferenciar no mercado, reduzindo a quantidade dos botões, fazendo com que tudo se resuma ao Touch ID e as centrais de controle e notificações. Mas, infelizmente, o que já a difere da concorrência é o que ela tem e vem carregando há muito. Espero ansioso pela volta deste pequeno amigo de todos, o botão que silencia e/ou trava a rotação.

  • João Victor L

    Porque o ilex apagou meu comentário??

  • Henrique Barros

    Espero que este ipad já esteja aqui no natal. Estarei no RJ e quero ter o prazer de compra-lo na própria loja da Apple.

    • Gonçalo

      Vai estar esgotado no Natal. Ainda por cima numa loja da Apple? Esgotado com certeza!…

      • Mateus Cardoso

        O histórico de lançamentos de iPad normalmente não são marcados pos esgotamentos. Eu fui no primeiro dia comprar o iPad Air ano passado, à noite e o vendedor disse que eu fui o segundo procurando o mesmo naquele dia.

        • Gonçalo

          Aqui em Portugal, o cenário é totalmente diferente. Excetuando a Apple Online Store, só esperando 10 a 15 dias úteis é que é possível conseguir o iPad…

  • Rodrigo Silva

    Esse iPad Air 2 ta lindo demais cara! eu quero com ou sem o botão!!

  • Dan Gomes

    O dia que tirarem esse botão do iPhone, vou deixar de gostar uns 30% dele.
    Esse botão físico já me livrou e me livra de mts enrascadas hehe

  • Leonardo Negrisoli

    Somos 2

  • Luiz Felipe

    Pra mim a central de notificação faltou dois botões que estão me fazendo uma falta absurda :
    – Ligar Desligar o 3g/4g
    – Ligar Desligar o GPS
    São coisas bobas como essas que faz a gente usar jailbreak -.-

  • Luiz Felipe

    Pra mim só faltam dois botões na central de controle do iOs ( faltam mais mas esses são mais importantes ) :
    – Liga/Desliga 3g/4g
    – Liga/Desliga GPS
    Esses dois botões que estão me fazendo uma falta imensa que são motivos suficiente para nos desbloquearmos o iOs 🙁

    • Artur Fonseca

      totalmente de acordo. já agora, que apps utiliza com jailbreak para essa funcionalidade?

      • Vinícius Santos

        Pra quem tem jailbreak, basta baixar o CC Settings pra conseguir personalizar a Central de Controle. Não vejo a hora de finalizarem logo o jailbreak do 8.1 pra voltar a ter essa belezinha.

  • Gladisson Caetano Ramos

    No ipad não tem tanto problema, mas se removerem do iphone ai vai ficar ruim vai ter muita gente reclamando pq tirou a praticidade teríamos(alguns) que desbloquear o telefone para acessar a barra de ajustes para poder silenciar o iphone.

  • Hades666

    Eu sempre gostei, fazer o que né?! Mudou tem que acostumar..

  • Bruno Mariano

    No iPhone não deviam tirar pois a coisa que destaca e faz falta em outros smartphones é essa “ferramenta” do iPhone no Android tenho que segurar o botão “power” depois tocar na tela para ativar, no iPhone é muito mais pratico e fácil. Espero que não removam do iPhone.

  • Artur Fonseca

    seria legal também na Central de Controlo dos iPhones e iPads ter mais
    dois botões para activar/desactivar: Dados Móveis (Rede Celular) e Serviços
    de Localização (GPS), concordam? 😉

    • Henrique Barros

      Concordo. Mas creio que ate o final do próximo ano teremos isso

    • Mateus Cardoso

      GPS eu não acho muito útil não, todavia não poderia concordar mais quanto aos dados móveis.

  • Artur Fonseca

    200% de acordo 😉 acho incrível a Apple ainda não ter colocado isso disponível, seria muito útil

  • Zephon

    Para os iPhones eu acho útil, mas prefiro o iPad sem interruptor mesmo. uma peça a menos pra quebrar.

  • Anderson Camões

    E a edição de outubro da revista nada..

  • Cleber Augusto Borges

    uso pouco o botão lateral no ipad… acho que não fará falta… já no iphone…

  • Daniel Souza

    6S/6S+ sem o botão físico? 🙂

    • Mateus Cardoso

      Sem o botão home? Improvável isto acontecer um dia.

      • Daniel Souza

        Na verdade eu me expressei mal, estava me referindo à chave para alternar o iPhone para silencioso. A mesma que foi retirada do iPad Air 2.

  • Pra mim também! Só falta isso mesmo!!

  • Guilherme Coura

    Eu acho que tá demorando fazer isso no iPhone. Esse pequeno botãozinho é mais uma coisa pra dar problema. No meu 4S ele começou dar mal contato e toda hora fica mudando de silencioso para não silencioso e quando muda vibra e eu acho que é alguma mensagem. –‘ Graças a Deus essa semana ele se tornará finado e meu Iphone 6 chegará.. 🙂

    • Mateus Cardoso

      Tem certeza que não foi mal uso? Minha prima tem um iPhone 4 desde o lançamento e até hoje está funcionando perfeitamente. Eu espero que a Apple nunca retire este botão.