Aplicativos

Aplicativo mostra como está a cobertura 4G da sua operadora na sua região

Anatel app

A Anatel lançou ontem um aplicativo capaz de mostrar como anda a cobertura de voz e dados da sua operadora em qualquer região do país. É o ANATEL Serviço Móvel.

O app tem a relação de todas as antenas (estações) licenciadas para as operadoras, colocando no mapa a cobertura exata de cada uma delas. Com isto, é possível ver, por exemplo, se a rede 4G já está disponível no seu bairro.

Os dados são oficiais da própria Anatel e servem como uma ótima referencia na hora de escolher qual operadora escolher na sua cidade. No meu bairro, por exemplo, não há ainda cobertura 4G, o que me fez levar um susto quando voltei ao Brasil com o iPhone 6 modelo AT&T. Só depois que percebi que o problema era com a rede, não com o aparelho, cujo 4G funciona em outras partes da cidade.

Anatel app

O ANATEL Serviço Móvel está disponível gratuitamente na App Store.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Excelente iniciativa! É sempre muito bem-vindo algo que permita ao usuário melhorar o serviço, principalmente um público. Eu gostaria de aproveitar o post pra promover um outro app, gratuito, que compara a velocidade e potência de sinal entre as operadoras: é o CarrierComp. É bem simples, pequeno e funciona bem. Quanto mais gente usá-lo melhor fica o quadro comparativo.

  • Felipe Kehl

    Grande porcaria! É uma vergonha para a Anatel ao acessar o aplicativo haver apenas 4 operadoras. Anatel, maior concentradora de mercado do Brasil!

    • O que é uma concentradora de mercado?

      • Felipe Kehl

        A Anatel é um órgão regulamentador de telefonia, que tem como função primordial o benefício dos consumidores no Brasil. Um dos meios de atingir este objetivo, seria prover a desconcentração de mercado, isto é, aumentar a quantidade de operadoras e diminuir o poder de mercado das 4 grandes operadoras que controlam o mercado brasileiro. Chamei a Anatel de concentradora de mercado, pois ao que parece, a Anatel está muito contente assim.

        • Sérgio Neto

          O aplicativo também tem a Nextel, só que a cobertura deles é um lixo…

          • Anathiare Crema Requena

            Jura? minha mãe te um nextel que funciona na cidade inteira e mais quando vamos pra outras cidades ele funciona na estrada inteira, a internet dela é ilimitada fico ouvindo musica e tudo, pode até ser 3g mas funciona muuito bem.

        • O mercado brasileiro conta com 5 provedoras de serviço, me geral. Não sao todas que atendem à todos os mercados, porém regionais compensam (ie, em Samoa se tem a Nextel, em Uberlândia se tem CTBC). Isso é uma margem de concorrência relativamente justa. Se comparar com os EUA, se compara 3 vs 4 (ATT, Verizon e T-mobile VS Oi, Claro, Vivo e Tim). Não há muita diferença.

          Aqueles que citarem operadoras americanas menores (como Sprint, Virgin, Boost, MetroPCS, Cricket e blah blah blah) tem que levar em conta que elas não oferecem cobertura própria nacional, e se oferecer a cobertura nacional é porque faz uso da rede de outra operadora. Ou seja, elas se comparam com Brasil Telecom, Nextel, CTBC, etc.

          Não fale asneiras, o mercado brasileira possui companhias suficientes… O problema está na falta de competitividade entre si e qualidade de serviço.

          • Felipe Kehl

            É justamente por não haver companhias pequenas em grande quantidade que a qualidade de serviço é tão ruim e o preço é tão caro. Pode pesquisar, telefonia brasileira é uma das mais caras do mundo.

            O preço só vai baixar se entrarem menores no mercado, nem que elas usem a rede de outra operadora. E já que você citou operadoras americanas, confira o preço de lá e a qualidade de sinal, os caras tem mais de 100 operadoras a disposição. Isso torna a concorrência muito mais justa. Aqui o cara paga o olho da cara, troca de operadora e serviço é o mesmo, tudo uma bosta.

            • Eu não tenho o que reclamar do meu serviço… Ops, tenho sim:

              Aonde eu moro a conexão é péssima, e mesmo o meu telefone indicando LTE, minha conexão é pior que 3G. Em casa, a maioria das linhas ligações caem, e o sinal varia entre -117dbm e -87dbm em questão de metros. A única solucao que me salva é o Wi-Fi calling, que é o salvador da pátria.

              No momento eu uso T-Mobile (melhor custo benefício), que indica uma excelente cobertura de LTE e 4G (HSPA+) na minha área (zip code 60634). AT&T tem uma qualidade equiparável, e a Sprint se torna inutilizável. Verizon tem um sinal estável e confiável na área, mas seus planos não são muito agradáveis (eu pagaria $15.00 mais para ter 2GB a menos de dados). Não tenho experiência com as companhias menores, mas a maioria não fornece LTE ou tem sinal fraco na área e/ou planos de dados péssimos.

              No Brasil eu usava a Tim, que tinha uma qualidade comparável (exceto com referência a velocidade de internet

        • Anathiare Crema Requena

          concordo com vc

  • André Luíz

    Uma observação: Não apenas 4g, sinal 3G e sinal de chamadas tbm são analisadas pelo app.
    É claro, que a questão da internet é mais útil, visto que não é toda área abrangida pelo 4G.

    Ótima iniciativa da Anatel, agora só faltar homologar logo o iPhone 6.

    • O app da Anatel analisa alguma coisa? Pelo que eu entendi ele apenas envia as informações da Anatel sobre a sua região ao seu app.

      • André Luíz

        Até onde vi homologou o iPhone 6 plus apenas. Falta o 6.
        Quanto ao APP, ele envia informações da REDE 3G,4G e informações de voz.

  • Pedro E.

    Não é o primeiro print que vejo com CGR, tu é do MS?

    • Não, mas é uma cidade que tenho enorme simpatia. 🙂

      • Fabio Stephan

        iLex, meu caro.
        Feliz pela declaração!

        Ass.: Um fiel leitor do blog, campo-grandense, apaixonado por Apple, e lisonjeado pela exposição positiva da minha cidade :]

        • Ricardo Marcílio De Britto

          Não fosse tão quente seria uma cidade perfeita 🙂
          Sou de Bsb, mas gosto muito de CG.

        • Melhor costela do mundo!

      • José Carlos Gonçalves Vieira

        Bela cidade morena!

      • Bruno Serrão

        O capeta chegou em Campo Grande e reclamou do calor.

  • Médicogyn

    Não consegui achar pra baixar na APPstore, qual o nome que esta esse aplicativo la???

    • Tem DOIS LINKS para ele no artigo. É só clicar…

  • Fernando Dos Santos

    Iniciativa bem vinda da ANATEL. Se o app cumpre o que propõe pode ajudar a quebrar a cara do marketing às vezes mentiroso de algumas operadoras.

    • Jorge P.

      Vc falou pouco mas disse tudo!!!!

  • Felipe Domingues 

    Quem diria que aonde eu moro, a Claro dá uma surra se tratando de cobertura 4G

    Bacana essa aplicativo

  • Jefferson Soares

    Eu uso o app Portabilidade para consultar as antenas, mas é bom saber que a Anatel está se mexendo nesse sentido.

  • Floydbh

    Que linda iniciativa! Agora sim vi Anatel trabalhar!

  • GiganteBA

    Impressionante como quantidade não é sinal de qualidade. Aqui em Salvador o sinal 4G da Vivo é imbatível em superioridade, porém é a que tem menos antenas.

  • Legal, curti bastante mas não tive muitas surpresas. A vivo continua sendo soberana aqui.

  • Francis

    Excelente aplicativo! Ele me deu a certeza que somente Claro e Vivo tem realmente 4G,as outras duas só enganam, pelo menos aqui onde moro em Brasília. E olha que uso as quatro!!

  • Hades666

    Já baixei…tudo que for ferramenta para controlar essas operadoras, é bem vinda!!

  • Adriano Korczagin

    Já existe um aplicativo assim há muito tempo, não?
    Inclusive eu tinha, mas o exclui há algum tempo.

    • Bruno Serrão

      O crowdmobi.

      • Adriano Korczagin

        Eu usava o “Cobertura”

  • Lucas Gouveia

    Já fui de todas as operadoras com o iPhone até me mudar para a Claro. Sem dúvidas é a melhor para iPhone, com o meu iPhone 6 o 4G está incrível e a rede ótima! Em quase dois anos como cliente eu nunca tive nenhum problema com a Claro.
    Eles ainda aumentaram a minha franquia de internet sem cobrar nada a mais por isso, além de me liberarem sempre um bônus cashback caso eu esgote a minha franquia de internet.

    • Francis

      Perfeito! A Claro é realmente a melhor de todas também pra mim. E agora, como vc observou, tá liberando uns agrados para a clientela. Muito bom mesmo!!

  • Lívia Deusimar

    Boa Noite…. Ilex estou aqui sem saber o que esta acontecendo com meu celular, fui baixar o programa e mesmo sendo gratuito aparece uma msgm dizer ( Requer Verificação… Antes de fazer compras, você precisa tocar em continuar para verificar suas informações de pagamento) até aí beleza… coloco em continuar, forneço todos os dados de cartão de crédito, endereço CEP etc. na hora que clico em concluir aparece uma msgm dizendo que meu CEP é invalido, não estou entendendo, meu CEP não esta invalido e é o mesmo de sempre, já aconteceu com alguém isso? como devo proceder??? HEEEEEELP

    • Estranho… Você tem certeza que está digitando seu CEP corretamente? Experimente buscar seu CEP no site dos correios para verificar se ele é válido.

  • Tamara Strotbek

    Não que tenha muito a ver, mas…

    Depois que atualizei meu iPhone (5s) para o iOS 8.0.2, meu sinal do 3G/4G (Claro) simplesmente desaparece depois de um tempo (ACHO que é quando fica inativo, dentro da bolsa, por exemplo). Tenho que reiniciar o celular pra voltar, mas só dura alguns minutos. Dei uma pesquisada na internet e vi que uma solução seria mudar o Carrier pra operadora em questão (Claro), em vez de deixar no automático. Fiz essa mudança, mas continua caindo. É um saco. Problema do novo iOS, será?
    (Numa matéria gringa, uma mulher relatou que tava com esse problema também, e a Apple já trocou o iPhone dela 3 vezes. Mas isso nos últimos 6 meses, antes de mudar pro novo iOS. Link: http://thenextdigit.com/12479/apple-ios-8-0-2-issues-wifi-cellular-connectivity/?fb_comment_id=fbc_973918009288866_974746302539370_974746302539370#f3e8ad30f4 )