Comparativos

Vídeo mostra como o iOS 8.0.2 está rodando no iPhone 4S

Caixa do iPhone 4S

A grande dúvida que ronda a mente dos proprietários de iPhone 4S: como o iOS 8 está rodando nos aparelhos mais antigos? Pelo que pudemos perceber pelo feedback de nossos leitores, grande parte está reclamando de lentidão, mas há ainda um bom número que diz que está rodando “liso”, como no iOS 7. Qual a diferença? O que será que influi na melhora da performance?

Temos aqui dois vídeos que fazem uma comparação e, baseado neles, podemos chegar a algumas conclusões e dicas para melhoria do iPhone 4S.

Atualização mais ampla

Antes de tudo, é importante destacar o esforço da Apple em oferecer atualização ao máximo de aparelhos possíveis, mesmo depois de tanto tempo que foram lançados. O 4S é de 2011 e o fato da Maçã ainda atualizar um aparelho com 3 anos de idade, com novidades, é algo a se destacar. Aparelhos com Android, por exemplo, dificilmente recebem atualizações depois de 1 ano e meio do lançamento, ficando defasados muito mais rápido.

Claro que este esforço tem um preço. O sistema não fica tão perfeito e redondo quando nos aparelhos novos e é comum observarmos momentos de lentidão e travamentos, por ser um sistema moderno em um hardware mais antigo. É a lógica e é absolutamente normal no mundo tecnológico, por isso é importante a decisão do usuário em passar ou não para o novo sistema.

Atualizar ou não?

Esta decisão é bem difícil. Manter a estabilidade que já se tem, mas ficar fora das diversas novidades que foram lançadas (como iCloud Drive, extensões, teclados de terceiros, ditado em português) ou atualizar logo para ter acesso a diversas novas funções, mas comprometer a performance geral do aparelho?

Sinto lhe decepcionar, mas a decisão continuará sendo sua, não podemos afirmar o que é melhor para você. O que podemos fazer é lhe mostrar como o novo iOS está rodando nos aparelhos 4S e listar algumas dicas de como melhorar a performance. Mas atenção: tenha em mente que uma vez que você passou para o iOS 8, não tem como voltar para o iOS 7.1.2. É um caminho sem volta.

Dicas para melhorar a performance no iPhone 4S

Se você decidiu passar para o iOS 8, há algumas dicas para otimizar a performance geral do sistema. Você ficará sem algumas funções, mas se considerar todas as que você ganha com o iOS 8, a troca acaba valendo a pena.

  • Restaure do zero: a melhor maneira de instalar o iOS 8 no seu iPhone 4S é restaurar o sistema completamente e não usar o backup. Isto mesmo, depois da instalação você deverá marcá-lo como “Novo iPhone” sem recuperar todos os seus dados. Isto ajuda a não herdar “lixo” e arquivos “mortos” do sistema, melhorando a performance e até o consumo de bateria. Dá muito mais trabalho ter que instalar novamente todos os aplicativos, um a um, mas este esforço acaba compensando no ganho de performance. Contatos e calendários são recuperados automaticamente pelo iCloud, o que facilita a tarefa.
  • Só instale o que você precisa: aproveite que você fez uma restauração do zero e deixe de fora aplicativos que você não costuma usar. Quanto menos cheio estiver seu aparelho, melhor será a performance dele.
  • Reduzir movimento: se você tirar os efeitos de movimento do aparelho, assim como o paralaxe, isto pode resultar em um sistema um pouco mais rápido. Vá em  Ajustes > Acessibilidade > Reduzir Movimento e ative esta opção.
  • Reduzir transparência: se você abrir mão das transparências do sistema, isso irá melhorar a performance do sistema. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Aumentar Contraste e ative o Reduzir Transparência.
  • Busca no Spotlight: Vá em Ajustes > Geral > Busca no Spotlight e desmarque tudo o que você não usa (geralmente usamos a busca apenas para aplicativos no aparelho). Isto ajuda a deixar o sistema um pouco menos devagar.

Seguindo estas dicas, você perceberá um ganho de performance notável, inclusive no consumo da bateria. E elas valem também para o iPad 2 e iPad mini de primeira geração. 😉

O iOS 8 no iPhone 4S

Abaixo você vê dois vídeos comparando a performance do iPhone 4S no iOS 7.1.2 e no iOS 8. Há sim uma leve diferença de performance, e no novo sistema é um pouquinho mais lento que no antigo. A demora mais marcante é na App Store. Confira:

Resultado da nossa pesquisa

Logo depois do lançamento do iOS 8 nós fizemos aqui uma enquete com nossos leitores que atualizaram o iPhone 4S para o iOS 8. O que pudemos perceber é que a maioria atualizou pelo próprio aparelho (OTA, over the air, sem o uso de um computador). E daqueles que fizeram a restauração pelo computador, a maior parte recuperou o backup antigo, recuperando também diversos “arquivos mortos” do sistema. Com isso, quase 70% deles reclamaram que notaram o aparelho mais lento e com travamentos repentinos.

Por isso, é importante seguir as dicas que demos acima, para que a performance não caia tanto. É uma decisão importante passar ou não para o novo iOS e cada um deve fazer a sua própria escolha.

Quem resolver ficar no iOS 7.x, ficará privado das novidades do sistema e talvez não poderá instalar determinados aplicativos, mas em compensação ficará com um aparelho estável.

Já quem decidir tomar coragem e atualizar, poderá seguir as dicas acima e se privar de algumas funcionalidades, em contraponto com várias outras que ganhará.

Se você atualizou e seguiu as dicas, comente aqui embaixo sobre como está a performance do seu dispositivo. Vamos junto encontrar o melhor caminho para que todos os usuários de iPhone 4S sejam beneficiados. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André Luíz

    Não é grande a diferença assim.. Mas como as atualizações da Apple em algum momento se tornam obrigatórias, uma hora todos terão de atualizar.

    • Concordo!
      Tenho um 4S e um iPad 2 e tudo está lindo aqui. Ficou um pouco mais lento? Obvio. São mais recursos para gerenciar. Porém nada insuportável.

      O 4S merecia esta atualização.

      • Nathi S.C.

        Cara eu me lembro a quando atualizei o Iphone 4 pro iOS 7 dava uns lag q me tiravam tanto do sério q acabei comprando um iPhone 5.

    • Damyhonn Paulino

      Fiz uma restauração do zero no meu 4S e está, por incrível que pareça, mais rápido que no iOS 7

  • Vitor Antonio

    Todos esperamos que a Apple deixe ele mais liso possível no vindouro iOS 8.1 como foi com o iPhone 4

  • Lucas

    Atualizei o meu 4S pelo Itunes e restaurei o sistema, o IOS 8 já estava
    rodando legal. Com as dicas melhorou bastante, não tenho o que reclamar.

  • Adelson Santos

    1º instalei pelo aparelho e percebi uma lentidão, os apps fechavam do nada, ai eu deixei no modo DFU e formatei e instalei do zero pelo iTunes e deixei como o novo iPhone, melhorou muito, ficou mais levinho e os apps abriam, com alguns que até hoje não abre, mas, acho que é por falta de atualizacao dos desenvolvedores, como por exemplo o QUAL A OPERADORA? mais o iOS 8.0.2 tá de boa.

    • Matheus Dilon

      E deixa eu te perguntar. Como está a bateria?

  • Sidclei

    Estou nessa exata situação, com um 4S e um iPad 2 aqui querendo atualizar mas com receio de transformar os aparelhos em duas tartarugas. Cheguei a fazer um teste com o 4S instalando o 8.0 GM semanas atrás, mas mesmo fazendo uma instalação limpa, a diferença de performance era extremamente notável, principalmente em coisas simples como descer a tela de ajustes ou navegar pelas fotos, por isso voltei pro 7.1.2 enquanto dava.

    Em compensação, estou sentindo falta das novas funcionalidades, como ditado, a função autocompletar, e querer experimentar outras, como os teclados de terceiros e a “interatividade” entre aplicativos.

    Por que a Apple não deixou o downgrade liberado, né? Seria tudo tão mais fácil… kkk

  • Proper

    Ele realmente ficou mais lento, testei o GM até que fosse liberado ao público, e além da demora maior para abrir aplicativos, havia engasgos freqüentes nas animações (minimizado ao desativa-las conforme a matéria recomenda) e um delay irritante nas digitações (sobretudo se for usado teclado de terceiros, no que é melhor utilizar o nativo).

    Eu mantive no 7.1.2, espero que tal qual como o 7.1 a Apple otimize isso futuramente. Eu sempre elogio o suporte da Apple para gadgets antigos, o único contraponto que ressalvo é não ser permitido o downgrade, acho que da mesma maneira que ninguém é obrigado a atualizar também não é obrigado a permanecer, poder voltar atrás deveria ser também uma decisão do usuário.

  • Carlos Muniz

    Isso é muito importante, considerando a quantidade grande de 4s ainda à venda e em uso.

  • Vinicius Nagazaki

    Por aqui tudo bem, iPhone 4S 16GB com iOS 8.0.2 funcionando dentro da normalidade.
    Algumas raras travadinhas bem de leve, mas nada que comprometa o uso ou assuste, já que desde o lançamento do iOS7 esses pequenos engasgos já eram visíveis.
    Ao meu ver, o iOS 8 para aparelhos como i4S veio com muita coisa desnecessária, seria bem interessante a opção de se poder apagar determinados aplicativos nativos, Papeis de parede (Uns mais feios que o outros rsrs), ai sim, creio teria até uma melhora.

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    Atualizei de boa aqui. Senti mais lento sim, mas nada que não consiga viver. Lembrando que fiz restauração pelo iTunes e recuperação de backup. Dá pra sobreviver até chegar meu iPhone 6. rs

  • Luciano Cardoso

    Por isso a Apple vende um aparelho com 1gb de ram. Para fazer o usuário ter que comprar um aparelho novo todo ano. Mesmo tendo um aparelho perfeitamente funcional em mãos ele fica defasado. Hj o iPhone 6 voa, daqui 2 anos será uma carroça. Se viesse com mais memória teria uma sobrevida muito maior.

    • Luciano Cardoso

      Lembrando que não só a Apple faz isso.

      • Thales Willian

        Pura verdade. Por isso não dão a opção de estender a memoria , mesmo que seja pelo cartão SD . Mesmo sendo alvo de tantas críticas

    • Roberto

      Luciano, o que é memória RAM para você? Você pelo que está comentando não entende absolutamente nada de sistemas. RAM não é a solução de tudo. Antes de reclamar de um produto que foi lançado em 2011 e até hoje ainda está no ranking de melhores aparelhos do mercado, faça pesquisas, estude e aí sim venha com argumentos para discutirmos. Boa sorte champs!

      • Proper

        Você questiona de maneira mal educada o colega por erro de interpretação e ainda por cima age com soberba sem no entanto adicionar absolutamente nada de relevante no tema.

      • Luciano Cardoso

        Mais importante do que o conhecimento é a educação, que por ai deve ter passado longe. Antes de me mandar estudar, procurou saber minha formação? iPhone 4s entre os melhores do mercado? Vai sonhando. É claro que mais memoria RAM daria um gás maior no 4s. Como vc disse, é um aparelho lançado em 2011, não tem um placa gráfica ou um processador moderno como os aparelhos de 2014, então sim, se tivesse mais RAM rodaria muito melhor. Quanto a ter sido lançado em 2011, lembre que ele continuou a continua a ser comercializado por aqui. Então se ele é vendido zero bala, o consumidor merece atenção sim.

        • Thiago Godoy

          A Apple não precisa de números altos em processador, ram com números grandes, o SO dela é o mais estável, que sabe gerenciar muito bem memória, pois ela que fábrica o próprio sistema operacional. Você já viu um aparelho com 512MB de ram, fazer tudo o que um iPhone 4S faz com MUITO poucos engasgos, e imperceptíveis? Eu não! 🙂

          • Proper

            Se não tem como rodar um sistema perfeitamente fluido depois de 3 anos então ele tem engasgos perceptíveis, e não imperceptíveis como você falou. Rs.

            Eu concordo com o colega, a Apple é uma empresa que maximiza lucros e economiza no hardware, não importa a otimização do iOS, memória RAM nunca é demais.

            Mas lógico, além de maximizar os lucros ela pensa na obsolescência programada.

            • Thiago Godoy

              Mas são quase imperceptíveis, eu disse quase, ele não é um 5S da vida, mas faz as coisas com muito mais velocidade do que seus concorrentes. É um bom aparelho , o único ruim é que só é vendido em 8GB atualmente… Também concordo com você na parte da obsolescência programada, e não concordo com isso, mas é o que muitas empresas fazem atualmente.

    • Jonatan Lopes Gomes

      Luciano, a defasagem programada de fato existe. E ela está presente desde geladeira à automóveis.
      Mas veja bem, o iPhone 6, ‘voador’, como você se referiu, tem a mesma quantidade de RAM do iPhone ‘carroça’ 4s. Então, creio que simplesmente ter mais memória não ia sanar o problema, até porque o iOS é um dos melhores SOs mobile, se não o melhor, em gestão de memória.
      Não vou aqui afirmar qual deve ser o problema, ou apontar o que a Apple deveria fazer para solucionar, mas há inúmeros outros fatores a serem considerados em um hardware. Portanto, acho bobagem você afirmar que Apple vende iPhones com 1Gb de RAM pensando, unicamente, na defasagem do aparelho.

      • Proper

        O iPhone 6 tem 1 GB de RAM e o 4S apenas 512 MB.

      • Guest

        Mas esses engasgos são quase imperceptíveis, pelo menos no meu e de meus amigos! Não vou dizer que ele é um 5S da vida, mas ele não fica pra baixo com os concorrentes não. O considero um ótimo aparelho para aquisição ainda, o único ponto negativo é sua memória, que agora vende apenas em 8GB.

  • Cleber Augusto Borges

    Fiz a instalação do zero no meu iPad 2 e ele ficou aceitável, o iOS 7 eu já achava bem mais lento que o 6, mas daí eu reduzi os frufrus do sistema agora no 8 e ele ficou melhor mesmo.

  • Edson Oliveira

    O meu iPhone 4s está normal, já no meu iPad 2 notei ele meio lento.
    Poderia fazer um post passo a passo pra fazer essa instalação do zero.

  • Danilo Melo

    A queda de performance não é tão acentuada muito pelo processador dual core dele, diferente do a4 que era single. Minha esposa tem o 4S fiz os passos acima e está legal, quase como o iOS 7 .

    Acredito que haverá melhorias para ele, assim como ocorreu com o iPhone 4 no 7.1

  • Marciene Silva

    Fiz a atualização para o IOS 8 e ficou uma carroça. Voltei para o 7.1.2 e aguardei uma nova atualização. Fiz agora a 8.0.2 limpa e está rodando leve e sem os travamentos de antes.

  • UOu UOuU

    Instalei no ipad mini e apos atualização pra 8.0.2 notei ligeira melhora na performance e os travamentos quase que acabaram. O que persiste em ficar lento é o teclado SwiftKey que na busca do spotlight as vezes demora a aparecer.

  • Danilo Alonso

    Quando atualizei o 5S, ficou bem lento, bastou dar uma reiniciada, e tudo ficou maravilhoso, muito bizarro, o touchscreen dava uns “pipocos”, tipo, falhava varias vezes por segundo, bastou reiniciar e tudo ficou como se tivesse “comprado na loja”!
    No 4S não notei taaanta perda de performance assim, a diferença existe, mas não ao ponto de eu não atualizar, visto que a atual dona dele não é uma usuária extrema kkkkkkkkk

  • Daniel Alencar

    O 4S ainda é um bom aparelho, ele é Dual-Core. No iPhone 4, do iOS 6 pro 7 que foi uma diferença absurda!

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Atualizei via OTA e percebi uma pequena lentidão no sistema em geral. Mas não é nada que incomode muito ou até estresse o usuário. Utilizo meu iPhone perfeitamente!!

    Se você não for um usuário ávido por velocidade de processamento e não se incomode com curtíssimos lags que o iOS possa apresentar, recomendo a atualização!!

  • Isabel

    UMA DUVIDA, PEDIMOS PELO ITUNES PARA RESTAURAR O APARELHO DO ZERO; MAS DEPOIS PEDIMOS PARA FAZER A ATUALIZAÇÃO PARA O IOS8?

    • Lucas Silveira

      Ele vai reinstalar o sistema e na hora de instalar de novo ele já coloca o iOS 8

  • Reynan

    Bom dia galera, Comprei um iphone 5s ele esta chega aqui em casa la pra terça feira. Gostaria que quem tem me ajudasse a decidir se eu atualizo ou não. Tipo se vale a pena atualizar agora ou esperar mais um pouco. Só pra constar nunca tive nada da Apple, ate terça sou usuário do TRAVANDROIDE! Por favor ajudem! Agradeço desde já!

  • Fausto Paiva

    Também não percebi uma grande diferença. Até pensei em comprar o iPhone 6, mas já estou pensando em manter meu 4S mesmo… Não é algo que me incomode a ponto de querer trocar o aparelho, até porque ele continua bem fluido em várias partes. Acho que a maior diferença de velocidade mesmo é na abertura de apps. Eu não acho que seja questão de coragem ou não, chega uma hora que você tem que atualizar. E se você comparar com muitos Androids por aí, está até rápido.

  • Rafael Leão

    Tentei duas vezes atualizar meu iPad mini de primeira geração diretamente pelo aparelho, porém após baixar ele reinicia sem atualizar e pior, pede pra baixar a atualização novamente 🙁
    Agora estou baixando pelo iTunes no computador para mais uma tentativa.

  • Lucas A.

    Pra falar a verdade eu NUNCA usei o Spotlight tanto no iPhone quanto no iPad, só no Mac que uso um pouco. Deixo sempre desativado 😛

    • Rafael Leão

      Nem eu, inclusive antes do iOS 7 eu nem sabia que existia e mesmo após descobrir já se passou um ano e nunca usei. xD

    • Leonardo Negrisoli

      Eu uso pra achar apps que eu joguei dentro das pastas e esqueci exatamente onde estão.
      Dependendo de qual página você colocou a pasta e qual página dentro da pasta ta o app, chega a ser beeem mais rápido buscar pelo Spotlight =)

    • Brunosh

      Basicamente só usava para fazer pesquisa directa no Google, evitando o refresh ao abrir o safari. De resto também não usava nem uso o Spotlight para nada.

    • Fausto Paiva

      Também não uso.

  • Leonardo Negrisoli

    Quando atualizei o meu 5c OTA pro 8.0 foi lisinho…. não tive dores de cabeça.
    Na hora de atualizar pro 8.0.2, fiz o bkp no iTunes e mandei atualizar via OTA. Não sei o que houve, mas deu uma bugada animal na quele popup “Verifying update” e eu tive que reboot o celular… Nessa de reboot eu não conseguia mais fazer com que ele ligasse… Mesmo apertando o home e o power juntos e etc.
    Até aí tranquilo, liguei meu cel no iTunes, mandei restaurar e puxei o bkp que tinha feito. Não sei o que houve com aqueles bkp, mas meu iTunes no MAc travava na hora de instalar os apps, simplesmente não instalava nada e eu tinha que dar um “Force Quit” pra poder fechar o iTunes.. Coisa louca..

    Mora da história, restaurei o cel de novo no iTunes, querendo atira-lo contra a parede, só que dessa vez não recuperei bkp nenhum…
    Meu cel ta agora no 8.0.2, super redondo.. Essa se “Set up as a new iPhone” é excelente!

  • Anderson Dias

    Eu atualizei o 4S da minha mão, direto pelo aparelho e não percebi nenhum problema. O que melhorou ainda ainda mais com o 8.0.2 Digo está muito, tanto quanto o IOS 7 e com a vantagem de todos os novos recursos, que não são poucos… 🙂

  • Caio Lopes

    Sinceramente, não sei qual são as GRANDES novidades rs..teclado? No meu 5s, sempre dava umas travadas..(fiz o downgrade e baixei o cydia, só atualizo se realmente mudar muita coisa no proximo.) icloud? Não vi nenhuma grande diferença. Meu celular ficou mais lerdo (sim, achava que era impossivel ficar lerdo em um 5s), começava a esquentar ABSURDAMRNTE de uma hora pra outra, as vezes sem eu estar usando…fora os erros e travamentos! Achava que o ios 7 tinha sido o maior erro da apple, sinto saudades absurdas do ios 6, mas vejo que o ios 8, que foi um dos mais esperados foi a maior decepção! Se você tem um ios 7 e quer ter as mesmas coisas que o 8 NÃO atualize, seu celular vai ficar mais lento e se for igual o meu, a bateria vai acabar mais rapida e seu celular vai esquentar como um ferro de passar roupa! Faça jailbreak e se um dia precisar usar a garantia, apenas restaure e ele vai voltar ao normal! 🙂

  • Renato Bastos

    atualizei tanto meu 4s quanto meu Ipad Air juntos assim que estava disponível. estou tendo mais “problemas” no ipad air do que no 4s… o 4s rodou normal, nada que eu notasse de lerdeza, e isso que não fiz a restauração, vou fazer AGORA e ajustar conforme dica do post acima. quanto ao ipad… esse sim, tem fechado apps, reiniciou ontem 1 vez, coisa que nunca aconteceu antes, e tenho notado certa “perda no touch”, parece que toco algum botão e ele não aceita, tenho que fazer mais 1 ou 2 vezes pra aceitar… e a pior parte, tem falhado muito as opções de 4 dedos pra mostrar os apps abertos e os 5 dedos para minimizar o apps, coisas que uso muito. no safari então, quase nunca consigo sair dele utilizando o gesto com os 5 dedos pra minimizar, tenho q apertar o botão físico. alguém mais notou isso ou tem uma dica pra isso? é claro que utilizo muitíssimo mais o ipad do que o 4s, talvez seja por isso que notei mais “problemas” nele, e nada no iphone, mas no iphone tudo que utilizo foi tranquilo, inclusive o ditado para digitar… me apaixonei! “escrevi” parte do meu TCC enquanto aguardava um pessoal chegar na praça ditando pela nova função, foi excelente!
    ah, uma pergunta: não teríamos tela dupla no ipad com o ios8? era o que eu mais esperava… =/

    • Proper

      Você diz dois aplicativos de maneira simultânea e na mesma tela? Se for, posso estar enganado, mas não me lembro da Apple ter anunciado isto em algum momento, a maior parte eram rumores.

      E para ser franco, não acho que veremos isso tão cedo no iOS, já que possui um multitarefa bem limitado.

  • Theo Alves

    galera eu fiz a restauracao como “novo iphone” no iphone 5, porem todas as mensagens desapareceram…. como faço para recupera-las?

    Obrigado

  • Pedro Santos

    O ios 8.1 estava realmente lento no 4s, mas o 8.2 está rodando normalmente.

  • Antonio Frederico

    iLex, você sabe se ainda esta valendo o recurso da Apple de poder volta ao iOS 7 caso o usuário se arrependa?

    • steang

      Não existe mais esse recurso. Atualizou, já era. Por isso, pense bem antes de atualizar. 😉

  • Lucas Alcalde

    sei que não tem nada a ver com esse post, mas gostaria de saber, se alguém reparou algo diferente no álbum do app instagram que tem as fotos duplicadas?

  • Ana

    Instalei no 4s e senti uma lentidão com o efeito paralaxe ativado. Foi só desativar e tudo voltou ao normal. Aos que estão reclamando demais, pense que da mesma forma que um Fusca nunca atingirá 200 km/h só pq o combustível foi modificado, um celular “antigo” não vai alcançar o máximo de desempenho só pq está com um sistema operacional novo. Aceite que o 4s possui suas limitações. 😉

  • Thiago

    Eu acho que ficar restaurando aparelho do zero é meio que um “efeito placebo”.
    Isso me lembra certas manias que herdamos de maquinas com Windows, que praticamente nos obrigava a formatar o HD a cada seis meses devido a perda da performance.
    Quando vim do Windows para o OS X, tive que me readaptar para perder essas manias (verificação de disco, desfragmentação, formatações frequentes). E tudo me leva a acreditar que o iOS siga essa linha também.

  • Reynan

    Boa tarde, Pessoal comprei um Iphone 5s ele esta chegando la pra terça-feira. Gostaria de saber se vale a pena atualizar pro ios8 ou e melhor eu esperar mais um pouco. Lembrando que sou usuário do travANDROID, será meu primeiro contato com itens da APPLE. Agradeço desde já! abraço galera!

    • Rafael

      Atualize sem pena, muita gente aprovou a atualização no 5S. No meu 5 ficou 90% aprovado, com poucos bugs. Vale a pena sem dúvida. E cara, parabéns pela mudança, tenho certeza que vais adorar o iOS e não voltará mais para o Android. Hehehe.

    • Lucas Alcalde

      talvez que o seu iphone já vem iOS 8, depende de estoque.

      • Reynan

        Opa mano, acho que é muito difícil disso a acontecer! Mais obrigado mesmo assim!

  • Discordo quanto à atualização feita pelo computador. Ela é mais segura que pelo celular, porém, mais demorada. Já perdi o sistema instalando direto pelo celular, já pelo computador NUNCA! Além de notar aumento na velocidade do sistema por experiência própria.

  • Apenas uma correção no tópico das dicas para melhorar a performance no iPhone 4S

    Reduzir movimento: se você tirar os efeitos de movimento do aparelho, assim como o paralaxe, isto pode resultar em um sistema um pouco mais rápido. Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento e ative esta opção.

    Faltou apenas inserir Geral após ajustes 🙂

  • Edson Oliveira

    Restaurei meu iPad 2 agora pouco do zero, melhorou consideravelmente a vista do que estava.

  • simpletechbr

    É um caminho sem volta????

    Atualizei para o 8.0.0 achei que ficou muito lento (acostumado com velocidade) voltei 3 dias depois para o 7.1.2…..não sei ate quando poderá ser feito o Downgrade, massss……….o problema é que agora quero saber como ficou o 8.0.2…..mas da aquela aflição de que o Downgrade nao possa mais ser feito….ai sim…seria sem volta….(mas tenho o restore salvo)

    • Rafael

      O downgrade não poderá ser feito novamente. Se você for para a 8.0.2, será sem volta. No 4S da minha namorada o 8.0.2 ficou legal, sem engasgos graves ou bugs problemáticos, dá pra usar bem de boa, mas infelizmente é visível que o ciclo do 4S chegou ao fim.

      • simpletechbr

        e a agonia de querer experimentar o 8.0.2…..valew Rafael…Abraço Don!

  • Michel Batista

    Eu atualizei o meu 4S e não notei perda de performance, o sistema continua rodando liso…

  • steang

    A atualização no seu 5S, só vai lhe fazer bem. 🙂

    • Reynan

      XD, obrigado!

  • Mario

    Boa Tarde a todos do BDI !!!!

    Ontem resolvi fazer a atualização do meu iphone 4S , em meio a tantas opinioes que envolvem lentidao e outras coisas que voces devem estar cansados de ler….. Entao para tirar a duvida resolvir atualizar.
    Tenho um iphone 4S de 16 Gb.
    Na atualização utilizei o metodo de restaurar como fosse de fabrica ..Do Zero !!!
    Apos a instalaçao comecei a desativar tudo q pudesse prejudicar a performace dele
    Redução de transparecia, de movimento entre outras coisas, tentando deixar o mais clean possivel.

    Feito isso como ficou o iphone 4S !???!!

    de 16Gb caiu para 12 Gb devido ao novo IOS, entao imagino eu que uma pessoa que tenha um iphone 4S de 8Gb , sobre 4 Gb livre nao posso responder ao certo isso, mais é o q imagino….

    Instalei o seguintes aplicativos Whatsapp/Password1 /Download/Itau/Busca meu iphone/um joguinho
    Resumo 5 aplicativos que ja deixaram disponivel para o meu iphone 11Gb, entao comparando novamente com um 4S de 8Gb , estaria disponivel 3Gb….

    E ate agora nao coloquei musica , nao tenho video !!!! nda disso

    A pergunta que nao quer calar ….. TA LENTO ????
    Apesar te feito tudo isso acima , vc nota que o sistema nao flui como era no ios 7XX, mais tb nao esta travando , vc percebe que ha sim uma diferença de performace q agora eu vou ter q me acostumar…..
    Porem existe como o BDI disse alguns recursos novo q vc acaba ganhando …q eu curti muito…..

    A bateria , permanceu como era no IO7 e nao alterou nda

    Mais imagino que temos q levar tudo isso acima q disse em consideração… quantidade de GB, ter paciencia para configurar e tirar tudo q venha a prejudicar a performace…..
    Pq é muito facil vc atualizar e deixar tudo cheio de coisas e querer q o sistema nao fique lento……
    Como ja vi varios amigos meus q tem 4S com IOS8… querendo q ele faça milagre mediante a varias coisa q ele tinham…..

    Entao fica ai minha opiniao …..

  • Renata

    Fiz a instalação limpa no meu e está bem fluido. E até agora não percebi nenhum bug. Alguém aqui que tenha instalado o teclado Swiftkey para me passar um feedback? Grata.

    • Olivia Pincus

      Eu instalei o swiftkey no meu 4s, porém como se trata de um teclado que não é nativo do ios ele demora bastante “a subir” quando puxamos o teclado para responder uma mensagem, é uma pena pois gostei bastante desse tipo de teclado, em virtude desses lags tirei ele, mas não custa tentar ne? tente ai e depois nos responda

      • Rafael

        Ainda falta uma atualização que deixe o Swiftkey usável realmente, do jeito que está ficou bem ruim. Só não desinstalei porque estou aguardando essa melhoria dele (um dia sairá!). Ele fica muito lento e ainda não tem suporte aos Emojis do Whatsapp. E tipo, se você estiver usando o nativo e apertar sem querer no globinho do teclado, vai ativar o Swiftkey e depois tem que apertar novamente pra voltar pro nativo, isso ficou uma m*.

        • PaloZo

          Pessoal, tem uma solução pra isso:
          Vai em ajustes e “apaga” o teclado original, mantem somente o Swiftkey e o Emoji.
          Ele fica mais rapido e sem travar ao entrar em aplicativos, como acontece com os 2 teclados (parece que quando entra em alguns aplicativos, o sistema fica pensando qual teclado usar dando lag).

          • Rafael

            Obrigado PaloZo, ótima dica, fiquei pensando : “Como não pensei nisso antes?” Hehehe. Só perdi a função do ditado, mas não estava usando mesmo. O SwiftKey ficou abrindo bem mais rápido também. E a função flow é ótima. 😉

          • Renata

            Realmente, eu instalei o teclado e depois apaguei o original. Estou gostando, não está dando lags e nem demorando para “subir”. Só senti falta dos atalhos.

  • Junior

    Atualizei o 4s pro 8.0.2, mas acho q não funcionou legal no meu aparelho :/ Fiz atualização limpa, restaurei do zero, desativei animações, contatos recentes, spotlight, td, mas ele ainda esgasga com um simples scrolling em fotos e em qlqr outro aplicativo ou enqnto digito e demora demais pra abrir qlqr app, principalmente a app store.. O pior é q a Apple não permite mais o downgrade.
    Confesso q isso me decepcionou bastante, principalmente pq só tenho duas opçõs: ou troco de aparelho ou espero meses até qm sabe o ios 8.1 salvar o 4s

  • Alberto Rodrigo F. Carício

    Instalei o IOS 8.02 e está tudo funcionando normalmente, não senti perda de performance não. Ainda hoje me surpreendo com esse meu iPhone 4S. Para mim, um dos melhores iPhones lançados até hoje. Já faz três anos desde o seu lançamento e ele tem uma performance MUITO melhor do que vários celulares atuais que estão à venda hoje no mercado. Se eu for comparar com os outros celulares que foram lançados há 3 anos atrás, o 4S dá um banho em todos.

  • Gente tenho um 4s e percebo que ele demora um pouco pra abrir os aplicativos , será q isso de iniciar do zero sem o backup funciona mesmo ? penso só nas minhas fotos e arquivos que resgato com o backup, o que vcs me dizem alguém fez esse processo ?

  • Bruno Prado

    Formatem o iphone do zero antes de instalar o iOS 8 ai diminua o processamento de hardware conforme foi falado pelo blog do iphone ai em cima e vai rodar lindo….logico de 32 gb pra cima é aconselhavel no meu caso uso de 64 e fico com espaço de sobra no meu 4s aqui esta bem normal, de 8 gb não aconselho e de 16 gigas só se tiver quase nada no iphone o que acredito seja bem divicil !

    • Bruno o meu é de 16Gb, eu atualizei e percebo q alguns apps demoram pra abrir … será q se eu zerar melhora ?

      • Bruno Prado

        Com crtz cara..o meu atualizei a primeira vez sem zerar só coloquei o ios 8 por cima do ios 7e tive alguns travamentos depois da formatação do zero diminuiu em 80% os travamentos depois dos passos a cima então de ajuste de transparencia e reduzir o movimento de fundo esta muito proximo da qualidade que tinha no ios 7 ai se for fazer isso eu indico trocar sim! Aqui pelo menos esta Otimo não posso reclamar. A e provavelmente no mundo inteiro tem gente sofrendo com isso e bem provavel que numa proxima atualização venha melhorias pro pessoal do 4s.

        • Vlw então … tenho que salvar minhas fotos , antes de fazer esse processo…

  • Reynan

    Cara muito obrigado pelo conselho estou quase com 100% de certeza. XD espero mesmo não me arrepender!

  • Erick

    queria uma ajuda de vcs. já que a appsfire parou de funcional por um lado, queria saber se vcs tem alguma ideia de um applicativo parecido com ele, que possa marcar um aplicativo de desejo, para que me notifique quando há uma promocao do mesmo

  • Alci Fernandes

    Após a instalação do iOS 8.0.2 no meu iPhone 4s a busca Spotlight ficou preta. Alguém pode me ajudar?

  • Durepox

    4s aqui rodando uma beleza!

  • Gabriel Barros

    iLex, uma coisa q eu descobri e valeu bastante por meu iPhone 5S e para o da minha esposa o 4S, foi depois que atualizei eles para o iOS 8, foi apagar arquivos “mortos” com o PhoneClean (MAC)… notei grande diferença no desempenho… e no iPhone 5S… ganhei quase 1 GB de espaço na memória… recomendo o vc testar o programa…

  • Thiago Racca

    Meu 4S está liso é visivel a diferença do meu 5S e do 6 porem não é nada insuportável, da pra usar o 4S de boa no iOS 8.0.2

  • Joao Hilario Filho

    Atualizei o meu 4s para o iOS 8 e ficou um pouco lento. Então fiz o downgrade para o 7.1.2 pelo iTunes sem problemas.

  • Atualizei via OTA. A leve lentidão comparada ao iOS 7.1.2 é claramente visível, porém, a facilidade e as novidades do iOS 8 valem sim a atualização. 😀

  • Dhiogo Brustolin

    O aparelho nao ficou mais lento por causa do novo iOS, como mostra o benchmark. Sao algumas funcões que se tornaram mais pesadas. Se eu abro PvZ por exemplo no iOS 7 ou no 8 no meu 4S, ele se comporta da mesma maneira nos dois pois não utiliza nada especifico do novo iOS. Eu to de boa com o meu 4S usando desde o beta 1 do iOS 8.

  • rodrigo

    iLex, mas no próprio blog tem um programa que vc indica chamado PhoneClean que dá uma geral no Iphone e limpa tudo, fazendo isso já não seria suficiente? Minha esposa tem o 4S e ainda não atualizei.

  • Edinho Francisqueti

    Atualizei o IPad 2 para o iOS 8. Acontece que quando deixo o aparelho em stand-by durante um tempo ele perde o sinal do SIM ficando sem serviço. Para voltar com o sinal 3G preciso reiniciar o equipamento. E ficando sem usá-lo durante um tempo, volta a ficar sem o sinal. Alguém ta passando por isso ou sabe como resolver este problema? Grato

  • Gabrielle Nery

    Eu tenho um 4S de 8Gb, e tenho 4,7 Gb usado (com apps e docs) e 811 MB disponível! Ou seja, mais de 5Gb disponível pra uso!
    E tem rodado lindamente! Está mais lento? Claro, mas depois do trauma de atualizar um iPhone 4 pro iOS 7, tá super tranquilo. A lentidão é pouca e sobrevivo muito bem com ela! Pra mim, as novas funcionalidades do 8 valem a pena a espera de meio segundo a mais 🙂

  • Giselle

    Indo contra a maré, fiz atualização com restauração pelo iTunes ebackup e o meu 4s ficou bem melhor do que estava antes. Sem lags, travamentos ou coisas irritantes. O funcionamento comparado a um aparelho mais novo é claro, mais lento. Mas isso já era antes do novo iOS. Eu senti melhora na bateria, mas isso certamente se deve a restauração do sistema e app que apaguei no processo.

  • Reynan

    Bom dia galera, tudo bem? Gostaria de saber se vcs podem me ajudar que não tenho cartão de credito, o que faço para usar o Itunes?

    • Vinicius De Jesus

      Caro amigo, vc não precisa de cartão de crédito para usar o iTunes! basta vc entrar na app store escolher um app e clicar em comprar (o app tem que ser gratis) e clicar em criar conta. Quando chegar no passo de escolher opções de pagamento, clique em nenhum e pronto!

      • Reynan

        Muito Obrigado, você me ajudou muito. deu certo do jeito que você falou. thank you!

  • Guest

    Eu me lembro quando passei meu antigo iPhone 3GS do iOS 6 pro iOS 7. A coisa ficou lenta.

    • Lucas Silveira

      iPhone 3GS não teve suporte pro iOS 7, só do i4 pra cima

  • Alexandre Callegaro

    Eu me lembro quando fiz o upgrade do meu antigo iphone 3GS pro iOS 6. A coisa ficou lenta

  • Danilo

    Eu acho que os benefícios que a atualização trouxe superam esses pequenos lags.

  • Renato Herculano Menegasso

    Atualizei o meu 4S ontem, com o 8.0.2, e não tive problemas: Tanto a velocidade do aparelho quanto a duração da bateria ficaram iguais no IOS 7, valeu bastante a pena atualizar!!

    A unica diferença que notei mesmo foi para abrir a app store, está bem lento. Mas depois que abre, funciona normal, sem travamentos ou lentidão. Ficou show!

  • Luciene Silva

    Gostaria de saber se o seu Iphone está com o microfone nas mensagens ??????????????

  • Gilvan Santos

    O sistema esta um pouco mais lento sim, mas nada que chegue a incomodar, fiz a restauração e depois usei meu Back-up, a única coisa que me incomodou foi o fato de o meu BOTÃO HOME estar sensível ao toque, muitas vezes aperto ele uma vez somente e ele abre a tela com os aplicativos abertos como se eu tivesse apertado 2x, aconteceu isso com mais alguém? ou sera que o problema REALMENTE esta no meu Botão Home?

  • Junior

    Boa tarde amigos, alguém poderia me ajudar com uma pequena duvida? È o seguinte, estava com um iphone 4s que do nada começou a não habilitar o Wifi, isso no iOS 7.1.2. mesmo fazendo o update pelo itunes com o arquivo IPSW do ios 8, não voltou a habilitar o wifi. Alguém sabe como posso resolver isso?

    PS: o iPhone esta fora da garantia.

    • Fox

      Tenta fazer o seguinte…
      com o iphone ligado,pegue um secador de
      cabelo e coloca ele ha uma distancia de mais ou menos 10 cm do celular e
      esquente(a parte traseira) ate aparecer a mensagem do sistema de
      superaquecimento.Espere ele esfriar e veja se o wifi volta a funcionar.

  • Damyhonn Paulino

    Excelentes dicas, principalmente a da busca do spotlight. Não tinha pensado nisso.

  • Ana Carla

    Seria lindo se alguém ensinasse o passo a passo pra restauração do zero 😀

    • Fox

      É só conectar no pc abrir o itunes e clicar em restaurar…

  • Junio Pereira

    Luto – Telas de 3.5″, o bom é que eu ainda vou ficar com meu iPhone 3GS, e dar um salto para o iPhone 6 ano que vem. =)

  • Dúvida!!
    O Notas e a agenda continuam depois de atualizar pro 8? Sem perda de dados??
    Via OTA.

  • Brendo Lira

    meu iphone 4s ficou muito ruim travando o tempo todo !!!!!! IOS 8.0.2

  • Karina Felix

    Alguém sabe me dizer quando o 4s sairá de linha? E se ele ja vem com o novo sistema ios 8 ou eu vou precisar atualizar . . Obg *-*

    • Fox

      o 4S ja saiu de linha,ja a pergunta da atualizaçao nao entendi muito bem

  • Alinson Chagas

    Fiz a atualização pro ios 8 conforme orientação do site, mas não gostei. O aparelho dá umas travadas, aplicativos que fecham e o consumo de bateria está absurdamente maior. Alguém sabe um jeito pra fazer o downgrade, mesmo com o impedimento da apple?

    • Fox

      Por enquanto nao existe,quem sabe mais para frente saia alguma soluçao…

  • andré

    Preciso de uma ajuda dos fanboys. O meu celular está baixando o IOS 8 todo o dia automaticamente. Eu deleto, ele baixa, eu deleto, ele baixa. Já desabilitei tudo que é opção de download automático, mas continua a baixar. Alguém sabe como fazê-lo parar com isso?

  • Jorge Luiz

    Aqui tá muito lento, meu 4s tem travado com frequência.. tomarei coragem para fazer uma restauração do zero, mas preciso de coragem. rsrs

    • Fox

      Nao vai resolver muita coisa nao,so questao de tempo para que volte a travar…

  • Michael Sampietro

    Utilizo um iPhone 4s de 8GB (sim, eu sofro) e essas dicas me ajudaram MUITO! Na minha opinião, o que mais afeta o desempenho é a transparência e, após desabilitar essa opção, meu sistema ficou muito mais fluido (ficou feio, mas abro mão da beleza para fluidez). Quanto à redução de movimento, não vi nenhuma diferença.
    Enfim, post muito bom, me ajudou bastante,obrigado BDI!

  • Nathi S.C.

    Galera alguém sabe dizer qual o problema de não atualizar ao longo prazo??
    Pq eu tenho um iPad mini 1a geração e não quero atualizar pq se no IPhone 4s da minha prima já ficou lento avalie no ipad q é tipo o ipad 2.

  • Cleiton bernardes da costa

    ola boa tarde, comprei um iphone 4s, e ele vira com o IOS 5 instalado,
    posso atualizar para 7.1.2, pois tenho um dvd pionner, e quero usa-lo
    conectado no mesmo e o fabricante indica esta versao para uso!

  • Vinícius Sampaio

    Não vejo nenhum problema no iphone 4s com ios 8,eu acho que os sites de noticias estão fazendo uma “tempestade em copo d’agua”.Sinceramente esse problema tem uma soluçao bem simples so zerar o celular depois de atualizar e pronto o sistema fica igual ao ios 7

  • Edney Lobão

    Alguém está tendo problemas no armazenamento depois que atualizou pro 8.0.2 no iphone 5? Simplesmente 10 GB desapareceu no meu iPhone.

  • Thamires Gomes

    Eu agradeço a ajuda do site e da galera que comentou sobre o novo IOS, eu estava preocupada com a lentidão no 4S, mas fiz algumas alterações e esta nitida a diferença! ficou mais rápido 😀
    Vlwww!

  • Wendell Gonçalves

    gente, fiquei com um bug no ios8 com meu iphone 4s.. constantemente
    aparece o aviso na tela “Não Pôde Transferir Item” mais alguém com esse
    problema? até agora só vi uma outra pessoa com o mesmo problema no mesmo
    aparelho 4s. tem como arrumar isso?

  • tiago2011phl

    O IOS 8.1 VAI DEIXAR OS IPHONES 4S FILES ESPERO A ATUALIZAÇAO

  • Alan Gomes

    Estou com um problema. Instalei o IOS 8.0.2 no meu Iphone 4S e notei uma piora muito grande na durabilidade da bateria. Com o IOS 7, carregava meu iphone no máximo 2 vezes ao dia. Depois que atualizei para o 8, sem usar absolutamente nada no celular, a bateria dura umas 7 horas. Com pouco uso dura umas 5. Depois da atualização tô tendo que carregar o celular 4, 5 vezes ao dia… As vezes ele passa mais tempo no carregador que fora dele… rsrs. Alguém com o mesmo problema?

  • Alan Gomes

    Estou com um problema. Instalei o IOS 8.0.2 no meu Iphone 4S e notei uma piora muito grande na durabilidade da bateria. Com o IOS 7, carregava meu iphone no máximo 2 vezes ao dia. Depois que atualizei para o 8, sem usar absolutamente nada no celular, a bateria dura umas 7 horas. Com pouco uso dura umas 5. Depois da atualização tô tendo que carregar o celular 4, 5 vezes ao dia… As vezes ele passa mais tempo no carregador que fora dele… rsrs. Alguém com o mesmo problema?

  • Sabrina Vaz Vilela

    Eu fiz a última atualização e meu 4s não identifica mais nenhuma rede wi-fi!!! Já restaurei para os padrões de fábrica mas mesmo assim o problema persiste =/ alguém já passou por isso?

  • Hugo Heydrich

    Tentei atualizar e da erro. resultado nao fiquei com o aparelho em stand by.estou desesperado. Ja tentei varias vezes e nada

  • Hugo Heydrich

    Agradecia a vossa ajuda….

  • Neto Nascimento

    bom oque tenho a dizer é que quando o meu iphone 4s estava com o ios 8 ele estava mais rápido, e agora com o ios 9 ficou mais atualizado, porém um pouco mais lento.