Comparativos

Vídeo mostra como o iOS 8.0.2 está rodando no iPhone 4S

Caixa do iPhone 4S

A grande dúvida que ronda a mente dos proprietários de iPhone 4S: como o iOS 8 está rodando nos aparelhos mais antigos? Pelo que pudemos perceber pelo feedback de nossos leitores, grande parte está reclamando de lentidão, mas há ainda um bom número que diz que está rodando “liso”, como no iOS 7. Qual a diferença? O que será que influi na melhora da performance?

Temos aqui dois vídeos que fazem uma comparação e, baseado neles, podemos chegar a algumas conclusões e dicas para melhoria do iPhone 4S.

Atualização mais ampla

Antes de tudo, é importante destacar o esforço da Apple em oferecer atualização ao máximo de aparelhos possíveis, mesmo depois de tanto tempo que foram lançados. O 4S é de 2011 e o fato da Maçã ainda atualizar um aparelho com 3 anos de idade, com novidades, é algo a se destacar. Aparelhos com Android, por exemplo, dificilmente recebem atualizações depois de 1 ano e meio do lançamento, ficando defasados muito mais rápido.

Claro que este esforço tem um preço. O sistema não fica tão perfeito e redondo quando nos aparelhos novos e é comum observarmos momentos de lentidão e travamentos, por ser um sistema moderno em um hardware mais antigo. É a lógica e é absolutamente normal no mundo tecnológico, por isso é importante a decisão do usuário em passar ou não para o novo sistema.

Atualizar ou não?

Esta decisão é bem difícil. Manter a estabilidade que já se tem, mas ficar fora das diversas novidades que foram lançadas (como iCloud Drive, extensões, teclados de terceiros, ditado em português) ou atualizar logo para ter acesso a diversas novas funções, mas comprometer a performance geral do aparelho?

Sinto lhe decepcionar, mas a decisão continuará sendo sua, não podemos afirmar o que é melhor para você. O que podemos fazer é lhe mostrar como o novo iOS está rodando nos aparelhos 4S e listar algumas dicas de como melhorar a performance. Mas atenção: tenha em mente que uma vez que você passou para o iOS 8, não tem como voltar para o iOS 7.1.2. É um caminho sem volta.

Dicas para melhorar a performance no iPhone 4S

Se você decidiu passar para o iOS 8, há algumas dicas para otimizar a performance geral do sistema. Você ficará sem algumas funções, mas se considerar todas as que você ganha com o iOS 8, a troca acaba valendo a pena.

  • Restaure do zero: a melhor maneira de instalar o iOS 8 no seu iPhone 4S é restaurar o sistema completamente e não usar o backup. Isto mesmo, depois da instalação você deverá marcá-lo como “Novo iPhone” sem recuperar todos os seus dados. Isto ajuda a não herdar “lixo” e arquivos “mortos” do sistema, melhorando a performance e até o consumo de bateria. Dá muito mais trabalho ter que instalar novamente todos os aplicativos, um a um, mas este esforço acaba compensando no ganho de performance. Contatos e calendários são recuperados automaticamente pelo iCloud, o que facilita a tarefa.
  • Só instale o que você precisa: aproveite que você fez uma restauração do zero e deixe de fora aplicativos que você não costuma usar. Quanto menos cheio estiver seu aparelho, melhor será a performance dele.
  • Reduzir movimento: se você tirar os efeitos de movimento do aparelho, assim como o paralaxe, isto pode resultar em um sistema um pouco mais rápido. Vá em  Ajustes > Acessibilidade > Reduzir Movimento e ative esta opção.
  • Reduzir transparência: se você abrir mão das transparências do sistema, isso irá melhorar a performance do sistema. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Aumentar Contraste e ative o Reduzir Transparência.
  • Busca no Spotlight: Vá em Ajustes > Geral > Busca no Spotlight e desmarque tudo o que você não usa (geralmente usamos a busca apenas para aplicativos no aparelho). Isto ajuda a deixar o sistema um pouco menos devagar.

Seguindo estas dicas, você perceberá um ganho de performance notável, inclusive no consumo da bateria. E elas valem também para o iPad 2 e iPad mini de primeira geração. ;)

O iOS 8 no iPhone 4S

Abaixo você vê dois vídeos comparando a performance do iPhone 4S no iOS 7.1.2 e no iOS 8. Há sim uma leve diferença de performance, e no novo sistema é um pouquinho mais lento que no antigo. A demora mais marcante é na App Store. Confira:

YouTube video

YouTube video

Resultado da nossa pesquisa

Logo depois do lançamento do iOS 8 nós fizemos aqui uma enquete com nossos leitores que atualizaram o iPhone 4S para o iOS 8. O que pudemos perceber é que a maioria atualizou pelo próprio aparelho (OTA, over the air, sem o uso de um computador). E daqueles que fizeram a restauração pelo computador, a maior parte recuperou o backup antigo, recuperando também diversos “arquivos mortos” do sistema. Com isso, quase 70% deles reclamaram que notaram o aparelho mais lento e com travamentos repentinos.

Por isso, é importante seguir as dicas que demos acima, para que a performance não caia tanto. É uma decisão importante passar ou não para o novo iOS e cada um deve fazer a sua própria escolha.

Quem resolver ficar no iOS 7.x, ficará privado das novidades do sistema e talvez não poderá instalar determinados aplicativos, mas em compensação ficará com um aparelho estável.

Já quem decidir tomar coragem e atualizar, poderá seguir as dicas acima e se privar de algumas funcionalidades, em contraponto com várias outras que ganhará.

Se você atualizou e seguiu as dicas, comente aqui embaixo sobre como está a performance do seu dispositivo. Vamos junto encontrar o melhor caminho para que todos os usuários de iPhone 4S sejam beneficiados. ;)

Botão Voltar ao topo