Apple

Página da Apple explica causas mais comuns de rejeições de aplicativos

Criando apps de qualidade

Um dos pontos fortes da Apple (que muitos não gostam) é a sua exigência de analisar todo e qualquer aplicativo que é submetido para a App Store. Se tiver algo que ela não aprove, o app não fica disponível na loja. Ela faz isso para controlar, acima de tudo, a qualidade do que é disponibilizado, mas muitas vezes as rejeições causam polêmica por não se entender exatamente a causa da não aprovação da Maçã.

Para minimizar as reclamações, a Apple montou uma página em seu site de desenvolvedores explicando as causas mais comuns para um app ser rejeitado por ela.

Motivos mais comuns para rejeição de apps

Mais da metade das rejeições acontecem por 10 simples motivos e não tem nada a ver com algo arbitrário ou ao bel-prazer dos revisores. A causa maior de desaprovações é o fornecimento incompleto de informações por parte do próprio desenvolvedor, principalmente em aplicativos que exigem se conectar de alguma forma; se não for criada uma conta de demonstração para os engenheiros da Apple realizarem os testes, ele não é aprovado. Bugs, desrespeito às regras e aspecto horrível são outros motivos que impedem que o app chegue à loja.

Visual horrível

A tentativa da Apple parece ser a de ensinar melhor os desenvolvedores a respeitar as diretrizes de qualidade da empresa, para que todos tenham bons aplicativos em sua loja. Ela também disponibiliza todo o material necessário para ajudar os criadores de apps a melhorarem suas obras.

graficorejeicao5 graficorejeicao4 graficorejeicao3

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago César

    Padrão Fifa, ou melhor, padrão Apple de qualidade!!

    • Daniel Alencar

      HAHAHHA boa

  • André

    Agora, entra na GooglePlay e veja o lixão que encontra. A Apple tem que ser exigente mesmo!

  • GR

    Essa info é ótima… Para os desenvolvedores

  • Luiz Fernando Ferreira

    “Apresentação visual horrível”, por isso tudo é bonito no iPhone, Apple s2

    • Guest

      Ta vendo? hhaha

  • Fabio

    Por isso que o iPhone tem os aplicativos mais seguros para os usuários.

  • Thiago Lino

    Agora, sobre estimavas, quando a Apple as apresenta nas aberturas de praticamente toda Keynote fala-se em bons apps, ao menos, usáveis. Já na GooglePlay, pouco importa o número naquele oceano de “app-lixo”.

  • Gabriel Nogueira

    APPLE sendo APPLE! Ansiedade para dia 9, falta pouco galera

  • João Grillo

    Acho ótimo a Apple filtrar aplicativos que copiam ou de péssima qualidade, cheio de bugs. Até hoje não entendi aquela quantidade absurda de “Flappy bird” e genéricos que foram aparecendo. Que cada vez fique mais apurado esse controle.

  • Ta certo que na AppStore é mais rigido e tudo mais.. Mas tem alguns apps (poucos) que eu baixo e me pergunto como que aprovaram.. Lento e mal acabado esteticamente ‘-‘

    • Daniel Alencar

      Exatamente. Já aconteceu comigo. Ainda não é perfeito. Mas existe.

  • Antonio Frederico

    Pra quem tem ou teve um Windows Phone, deve saber que se tem uma coisa que não é verificada na marketplace da Microsoft é a beleza dos apps. É um app mais feio que o outro. O amadorismo beira o ridículo lá, talvez porque para poder dizer que a plataforma WP possui x aplicativos eles devem fazer vista grossa pra isso, deixando passar qualquer lixo.

    Uma coisa que me fez desistir da plataforma WP foi a falta de capricho na plataforma. O App de e-mail não centraliza o e-mail certinho ajustando-o à tela. Outra coisa, ao deletar um e-mail, ao invés dele ir para o próximo e-mail ele volta pra caixa de entrada, isso é muito esquisito.

    Se você escolhe um mp3 como toque do celular e pede para vibrar e tocar, ele vibra apenas 1 vez, se você está num lugar com barulho e não escuta ou não percebe a primeira (e unica) vibrada, você perde de atender a ligação.

    O cuidado e esmero que a Apple tem com seus aplicativos e com aplicativos de terceiros é notável, visto que uma má experiencia na plataforma repele o usuário, desvaloriza todo o trabalho, porque as pessoas associam isso à Apple e não ao desenvolvedor em si, então ser criteriosa com terceiros é zelar pela própria imagem, gera confiança, segurança e acima de tudo bem estar com o que se usa. Só tenho a parabenizar a Apple por isso.

    • Caio Morais
    • Adan De Moraes

      Eu que o diga. Vendi meu iPhone 5 e o meu HTC One M7 pra juntar pro iPhone 6 e estou usando um Nokia lumia de quebra galho. Que sistema mais horrível. E ainda dizem que iOS é limitado jajaja testem o Windows Phone vocês vão ver

  • KGB07

    Eu não entendi o ponto “4% – Apps com textos de exemplo”.
    Seria “sem” textos de exemplos? Ou com textos de exemplos incompletos? Ou alguma outra coisa? Ficou vago…

    • Magno

      Quer dizer que o desenvolvedor deixou textos como “non non non” ou aqueles textos em latim ou ainda “fulano” para um campo de nome e coisas assim no lugar dos rótulos e textos originais.

  • Daniel Alencar

    E bizarro que ainda tem muito app falso, mal feito, inútil ou cópia, na Loja.. Mas acho super legal essa exigência por parte da Apple. Por isso tem tantos apps/jogos bons na loja. E dificilmente se vê um app mais ou menos, em destaque.

  • KGB07

    Ahh! Valeu